Reportagem Especial - Ginástica Rítmica, garra e pioneirismo

abril 30, 2009



Movimentos que unem ritmo musical, agilidade e coreografia. Essas são características da Ginástica Rítmica, um esporte que abusa da suavidade corporal feminina e que nasceu como uma variação da Ginástica Artística, durante a II Guerra Mundial. Geralmente praticado de forma coletiva ou individual, o esporte se dá com o acompanhamento de música e no manejo de aparelhos próprios dessa modalidade olímpica que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. No Brasil, a Ginástica Rítmica é praticada apenas por mulheres em nível de competição cuja iniciação se dá em média aos seis anos de idade. Para ver os bastidores dessa reportagem, clique aqui.


Em Minas Gerais, desde agosto de 2008, o Espaço Cultural de Ginástica Rítmica Mineira (GRM), localizado no bairro Castelo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, se tornou referência de treinamento em Ginástica Rítmica. Liderado por Maria Inês Machado de Salles, uma das técnicas mais premiadas do Brasil – que passou pela seleção brasileira como treinadora e atleta, sendo a única brasileira a ocupar o 16º lugar no ranking mundial, a GRM é atualmente o terceiro centro de treinamento do esporte no Brasil, ao lado de Vila velha, no Espírito Santo (onde treina a seleção brasileira), e o outro em Curitiba, no Paraná.




Ao lado da sócia e irmã Maria José Machado, que é artesã e árbitra, Maria Inês e ela resolveram criar um espaço que mesclasse cultura, esporte e lazer. Hoje, na GRM é possível encontrar além de aula de ginástica rítmica, que é o carro-chefe do espaço, aulas de alongamento e flexibilidade, dança de salão, dança do ventre e artesanato. Além disso, o espaço recebe semanalmente alunos da rede municipal de ensino para a prática de esporte e cultura – que é um compromisso de responsabilidade social que Maria Inês e Maria José fazem questão de desenvolver no local.


Mas a história, apesar de muitos louros, teve vários momentos de espinhos. Maria Inês, com ajuda de empresários e políticos, até alguns anos atrás, não tinha um espaço definitivo para o treinamento das atletas. “Começamos a treinar as meninas no Colégio Marconi, depois no BDM, Mackenzie, Anchieta e Uni-BH, até que finalmente conseguirmos erguer este espaço atual. Mas foi com muita luta, porque infelizmente o poder público e o empresariado ainda não se deram conta da importância social de se patrocinar o esporte. As primeiras meninas chegaram a treinar no sol, na grama, mas nem por isso deixamos de ganhar títulos. Com a estrutura que temos hoje, acreditamos que poderemos ir muito mais além – e vamos!”, comenta. Atualmente, a GRM conta com cerca de 80 integrantes, entre alunas e atletas, como Daniela Leite, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro, e a também campeã pan-americana, em El Salvador, Clarisse Viana dos Santos.



Com a chegada da GRM na região muitos moradores já começaram a se animar com o novo espaço esportivo. Foi o caso da funcionária pública e editora do blog Deixa Fluir Viviane Righi, de 34 anos, casada, que colocou a filha de quatro anos, Ana Luíza, para treinar na GRM. Por morar no bairro Castelo, ela ficou encantada com um centro de treinamento perto de casa e não quer perder essa oportunidade. “O que mais me chamou atenção é o fato do esporte trabalhar com a disciplina e feminilidade. Não faço sonhos da Aninha ser uma atleta profissional, mas quem sabe isso possa acontecer. Se for da vontade dela ela terá o apoio da família. A Aninha está muito empolgada com o esporte e tem tratado isso como um momento de lazer. Para a idade dela, acredito ser o mais saudável”, admite.


Seleção Brasileira



Quem vê de fora fica impressionado com o treinamento das ginastas. A elasticidade da sessão de alongamento nos treinos e a preocupação com a postura são o que mais chamam atenção. Para a ginasta Nathane Cássia Garcia, de 16 anos, o treinamento dos últimos meses têm sido puxado, mas valeu muito a pena. A mineira, no final de abril, irá para Vitória, no Espírito Santo, integrar a equipe titular da seleção brasileira. Nathane que é bi-campeã mineira e ocupa o sexto lugar nacional está como titular da seleção permanente de ginástica rítmica. Provavelmente você irá vê-la nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, que será exibido pela Rede Record com exclusividade, na TV aberta.


Natural de Poços de Caldas (MG), Nathane pensou várias vezes em desistir por falta de apoio e incentivo público que não há no esporte, de uma maneira geral. “Foi por meio de uma mãe de uma das meninas que treinam com a Maria Inês, que eu vim para cá. Cheguei a treinar na rua, porque na minha cidade não há um centro de treinamento como aqui. Tinha pensado em parar, mas queria sair do esporte com títulos. Vim treinar aqui e me consagrei campeã em várias disputas”. Outra curiosidade é que ela foi finalista, em novembro de 2008, na seletiva para integrar o elenco do famoso Cirque du Soleil. Infelizmente, Nathane não foi selecionada pela idade. Mas, pouco tempo depois, ela passou nos testes para integrar a equipe da seleção brasileira. Veja algumas fotos do treinamento das ginastas da GRM:



:: Para ver os bastidores dessa reportagem, clique aqui.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

35 comentários

  1. Boa noite Wander!

    Que matéria linda!

    Desejo muito sucesso a Maria Inês e Maria José, pois através deste trabalho, garotas como a Nathane vão conseguir a capacitação necessária para vencer no esporte e em outras áreas da vida!

    Kiso!

    ResponderExcluir
  2. Adoro ver apresentações de Ginástica Rítmica, acho muito lindo!
    E admiro muito a perseverança e graça das meninas que lutam para ter um espaço especial nesse esporte. =D

    ResponderExcluir
  3. UAUUU... CONFESSO QUE NÃO LI ATÉ O FINAL... MAS LI ATÉ A SELEÇÃO BRASILEIRA... EU ACHO QUE SE HOUVESSE UM MEGA CENTRO MULTIESPORTIVO PARA CRIANÇAS POBRES, DE COMUNIDADES, O GOVERNO PODERIA TREINAR FUTUROS ATLETAS PARA REPRESENTAR O PAÍS NAS OLÍMPIADAS... ENFIM...


    MUITO LEGAL SUA MATÉRIA! PARABÉNS, ATÉ FAVORITEI O BLOG!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Wander! Adorei o post (sou suspeita pra falar, né? rs).

    Você fez um excelente trabalho de divulgação do Espaço GRM e da Ginástica Rítmica em si. Parabéns!

    Iniciativas como a sua não se vê todo dia...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma matéria bem feita. E mais um esporte daqueles que apesar da prática com toda a seriedade são dxados de lado pelas políticas hipócritas de esporte desse país. Incentivos, pode esquecer.. somente em épocas como agora em que a delegação do COI tá aí pra "fiscalizar" as coisas. Aí m ostram uns videozinhos da Daiane dos Santos como se fosse tudo ótimo e o esporte aqui fosse as mil maravilhas. Hipocrisia danada...
    Parabéns pela matéria mais uma vez. Nem parece blog, rsrsrs

    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Acho que ainda falta muito incentivo do governo para o esporte, tantas crianças adolescentes e jovensque, que estão nas ruas poderia estar em um ginásio esportivo com treinadores competentes desenvolvendo suas habilidades para algum esporte.

    Um abraço!

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Que maneiro isso, Wander. Perdão por não ter vindo antes, mas o meu computador está uma droga. Ah! O post. Olha, a matéria está ótima, muito bem estruturada e mostra o que o jornalismo realmente é: Prestação de serviço (sei que há controvérsias). Mostra a história do esporte e das própias personagens da matéria. Achei fantástica a relação que vc fez.

    Acho que só tenho a dizer: Boa sorte para elas e que tragam mais alegrias pra nós, brasileiros! Temos que ter algo pra nos orgulhar .

    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. ótimo trabalho de divulgaçao e pesquisa...ajudando a iniciativa a atrair mais publico...bem legal

    ResponderExcluir
  9. Adorei a reportagem e principalmente ver crianças em atividades físicas.Parabéns p/ as pessoas `que trabalham na Academia. Muito boa a reportagem.
    Se quiser retribuir a visita , fique à vontade...
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog
    www.cgfilmpictures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A fita é meu aparelho favorito. Nos últimos Jogos Pan-Americanos, nossa equipe foi bem. Mas o desempenho das meninas ainda fica aquém do desejado quando a competição é em nível olímpico. Falta apoio e investimento até para o esporte de alto rendimento, que costuma dar retorno de mídia. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela reportagem muito interessante esse tipo de centro de treinamento creio que se o governo de nosso pais desse maior incentivo ao esporte teriamos mais crianças fora das ruas e com a cabeça voltada a outras coisas...

    ResponderExcluir
  12. Compadre, olha o tempo que demorou pra eu chegar de volta aqui! rs

    Desculpa, baby.:(

    Mas, vamos lá. Olha, a matéria ficou perfeita, reportagem de primeira, viu? Se tivesse sido feita por outra pesooa, não teria ficado tão especial, nem tão completa. Aprendi aspectos sobre ginástica rítmica que nao conhecia e o GRM está de parabéns pelo trabalho que desenvolve.

    A Vivi e a Aninha são umas fofas! Quem sabe um dia eu não me animo e tenho a minha fofinha tb, né? Deu vontade, viu? Manda um beijo especial pra elas por mim, compadre. Tô emocionada.

    Bj!

    ResponderExcluir
  13. Quando li o que ela disse sobre a falta de patrocinio, pensei na questão do esporte nas escolas e universidades, que deveriam ser mais incentivados. Está certo que - teoricamente - falta dinheiro até para as aulas normais, mas se os esportes fossem mais incentivados na escola, teríamos mais atletas por aí.

    Seja como for, muito interessante a matéria e a iniciativa. Que o projeto vá para frente! É ótimo para as ginastas, para BH, Minas e o Brasil...

    ResponderExcluir
  14. Muito bom ver pessoas como a Maria José e a Maria Inês, trabalhando em prol do esporte no Brasil.
    Atitudes como essa devem ser seguidas e, apoiadas. Seja pelo governo ou pelo empresariado.
    Parabéns Wander, como sempre um ótimo post!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Wander!

    Desta vez, venho ao teu blog para lhe presentear co um selo.

    Está publicado no meu blog junto com as regras.

    Kiso!

    ResponderExcluir
  16. seu café está ótimo, parabéns pela matéria! passarei aqui mais vezes!!!! Deus abençoe o trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Opa, assim como você sou jornalista, em Maceió. Cara parabens pelo blog, muito boa a escolha da pauta. A ginastica brasileira vem crescendo jpa há algum tempo e vc mostrou um pouco de como é essa realidade nos principais centros de formação do país. Estou lhe add aqui. Falou!

    ResponderExcluir
  18. Parabens aos mineiros por abrirem as portas a esporte tão gracioso e importante no nosso país.
    Uma modalidade onde além dAs meninas terem que desempenhar exercicios fisicos puxados com equilibrio impar, devem ter tambem muito charme e beleza.
    Muito legal essa reportagem
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Uau, que matéria maravilhosa.
    É uma forma linda de incentivar a nossa ginástica!!
    Parabéns, Wander!!!^^

    ResponderExcluir
  20. Matéria bem instrutiva!
    Quem faz parte da gama de esportes olímpicos se supera diariamente diante da falta de incentivos e a ignorância cultural que se detem aos esportes de massa.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  21. Passando pra dizer q seu blogs esta otimo!!
    Muitoo bom esta sempre dando apoio a todos as manifestacoes esportivas do Brasil
    Parabens
    www.purifikarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Quando penso que um talento com Dayane foi descoberto por acaso, imagino o desperdicio feito no nosso Pais com muitas crianças.

    Fazer o que nao é??

    http://martonolympio.blogspot.com/

    :)

    ResponderExcluir
  23. Ginastica Ritmica é mo da hora,lembro q qdo eu ia pros treinos de judô assistia as meninas treinando tb....

    pelas mulheres tb,mas a arte qelas fazem eh muito noa tb!

    Vistem: JaNjÃo ComicS

    ResponderExcluir
  24. Quando as Meninas do Brasil entra em Cena.. me seguroO na Cadeira.. acho incrivel o que elas fazem... Acho DignoO xDDD

    Parabens pela Reportagem

    Vim aquiI so tomar um Cafezinho e Ler uma Boa Noticia

    xD

    http://thierre-januth.blogspot.com
    Visita-me xD

    ResponderExcluir
  25. Olá, Wander!
    Foi um prazer estar junto de você, acompanhando todo o processo que gerou essa bela reportagem.

    O esporte talvez seja a solução para muitos problemas sociais e, se ele fosse mais incentivado e divulgado, o cenário do Brasil poderia ser outro - e bem melhor.

    Enquanto isso, podemos fazer a nossa parte sem esperar que ninguém o faça. Somos apenas um grãozinho de areia. Mas, juntos, formamos um oceano!

    Abraços pra vc e muito obrigada pelo carinho, meu amigo!

    Até breve!

    ResponderExcluir
  26. Só mais um detalhe:
    Sua postura em topar esse desafio foi algo espetacular!

    A matéria foi muito bacana, tanto para as atletas da GRM quanto para quem participou dos bastidores.

    Foi algo inesquecível! E tenho certeza que ainda repetiremos a dose!

    Abraços e, mais uma vez, muito obrigada por tudo...

    ResponderExcluir
  27. Ótima matéria!
    E aqui no Rio de Janeiro, o Flamengo, por falta de verbas, ameaça fechar o seu centro de treinamento.

    ResponderExcluir
  28. espetacular matéria Wander, bem como, os bastidores.

    Aproveito a oportunidade para informar que tem um selo para você lá no meu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Fala Wander! Que ótima esta matéria. Isso sim precisa de divulgaçao. História muito bonita. Sorte para todos do GRM! abraço!

    ResponderExcluir
  30. Muito interessante a matéria! Parabéns pelo blog e pelos seus textos, que são muito bem escritos! ^^

    ResponderExcluir
  31. Sou mais um para cumprimentar pela fantástica matéria que publicou. Está realmente de parabéns pela forma lúcida e informativa que trouxe o tema. Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Essa seu post sobre a enchente me fez lembrar uma matéria que li numa revista onde o cara dizia que os que mais seriam afetados pelas mudanças climaticas seria os mais pobres, e como ela é resultado de uma vida de desperdicios, seriam afetados logo quem não contribuiu para isso :~

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Caro Wander, mais uma vez parabéns pelo belo artigo.
    O que mais me admira no esporte, além é claro da garra e superação é o desenvolvimento disciplinar e coordenação motora dos(as) pequenos(as) cidadãos.
    Graças ao empenho, dedicação e luta da dupla dinâmica Maria José e Maria Inês foi possível esta bela conquista, o espaço cultural e social GRM.
    A minha esperança é que elas consigam o maior apoio possível do poder público e também do empresariado para continuar a desenvolver este trabalho para um Brasil cada vez mais sustentável.
    Ultimamente temos visto muitas notícias de pessoas, inclusive crianças envolvidas com as drogas que destróem suas vidas e de familiares também, por isso um espaço como este das irmãs Maria devem ser valorizados e apoiados incondicionalmente, para que possamos ver nossas crianças no esporte e não nas drogas, ou marginalidade como um todo.
    Irmãs Maria, parabéns pelas conquistas e trabalho árduo.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  34. ótima iniciativa e espero que tenha excelentes resultados.
    É a soma da coragem de pessoas como elas que fazem do nosso país um lugar bem melhor !!!

    ResponderExcluir