Ginástica Rítmica e bastidores de uma reportagem

abril 29, 2009


O que mais me encanta no jornalismo é a oportunidade de conhecer coisas novas e, ao mesmo tempo, sentir de perto histórias de pessoas que sonham, lutam e se emocionam. Outra coisa que me fascina no dia-dia da profissão é a interação com o público, seja com comentários, sugestão de pauta, crítica ou elogio. Semana passada tive a oportunidade de cumprir uma sugestão de pauta enviada pela minha amiga, leitora do Café com Notícias e blogueira Viviane Righi, do blog Deixa Fluir. A Vivi - que é de Belo Horizonte (MG), assim como eu, mandou-me um e-mail falando de um centro de treinamento de ginástica rítmica na capital mineira, chamado de Espaço Cultural de Ginástica Rítmica (GRM), localizado no bairro Castelo, que é pioneiro no Estado - quiçá do Brasil, onde treinam ginastas profissionais e meninas que querem começar no esporte, como a filha dela, a Ana Luíza, de quatro anos de idade.


Para quem não sabe, a Ginástica Rítmica é um esporte praticado apenas por mulheres no Brasil e que abusa da suavidade corporal dos movimentos. Praticado de forma coletiva ou individual, o esporte lembra – à grosso modo, aquelas apresentações do Cirque du Soleil, no qual o corpo e a criatividade são os principais desafios dessas atletas. Ainda, a Ginástica Rítmica se dá com o acompanhamento de música e no manejo de aparelhos próprios dessa modalidade olímpica que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.


Com muita vontade de ajudar na divulgação de um esporte tão bonito e diferenciado, resolvi fazer essa pauta não só aqui para o Café com Notícias, mas também para a Revista Diário de Bordo, publicação na qual trabalho como repórter. Na revista, infelizmente não tenho poder de decisão sobre o que será publicado - o que cabe diretamente ao meu editor. Como sou um pouco "atrevido", mesmo com o dead line (prazo final de entrega de reportagens) da revista já fechado, fiz a reportagem assim mesmo, e entreguei ao editor - inclusive com fotos. Espero que ele goste e que o material seja publicado. Se não entrar nessa edição, espero que entre na próxima, pois a revista é trimestral. Mas aqui no Café, onde detenho o controle sobre o que será publicado, a reportagem sobre Ginástica Rítmica será postada amanhã, quinta-feira (30/04), às 20h.

Além de me dar de presente uma pauta tão bacana, ainda tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Vivi, a Aninha - que é filha dela e treina na GRM, e a irmã dela - e também blogueira, Lucina Righi do blog Minha Viagem Interior. Não tem nada melhor do que fazer uma pauta "do bem", onde é possível mostrar um esporte que ainda não é muito conhecido do grande público, mas que com toda certeza é uma das apresentações mais bonita das Olímpíadas. Não vou me esquecer desse dia, tanto pelo fato de ter conhecido uma leitora que já é amiga de longa data aqui do Café, como do fato de ver os olhinhos dos profissionais da GRM e das ginastas brilhando quando falam do amor ao esporte.


Não tinha como publicar essa reportagem sem fazer um texto no melhor estilo bastidores. Espero que você, leitor do Café com Notícias goste da matéria e que conheça um pouco mais sobre Ginástica Rítmica. Quem sabe, nas Olimpíadas de 2012, ao ver a competição, você se lembre que o Brasil não é apenas o país do futebol e que os nossos outros atletas tiram, literalmente, "leite de pedra" para poder estar nesta competição.


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

28 comentários

  1. Que legal, Wander! Espero que a matéria saia mesmo na revista, pois se trata de um assunto muito importante, que é o valor do esporte na vida de crianças, adolescentes e jovens, principalmente quando se trata de um esporte olímpico. É importante que seja divulgado.
    Legal me ver na sua reportagem... rs

    Tudo de bom pra você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Jornalismo realmente é fascinante. Ter um blog então...rs
    Vou ler com carinho os outros posts! Abs.

    ResponderExcluir
  3. tenho um colega que esta quase formando em jornalismo e ele fala maravilhas do curso. Ate da vontade de ser jornalista =)

    ResponderExcluir
  4. É sempre gratificante quando blogueiros passam a se conhecer na vida real.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Wander, a GR (Ginástica Rítmica) é um dos esportes mais belo de se ver nas olimpíadas, gosto da ginástica como um todo e as brasileirinhas se mostram cada vez mais preparadas nesta modalidade, ainda é um dos esportes que mandamos muito bem, outro que gosto de ver nas olimpíadas é o Judô.
    Futebol, eu gosto, inclusive tenho algumas medalhas de ouro no Futsal, mas como esporte olímpíco temos muito que melhorar ainda.

    Wander, ficou bem nas fotos, hein? que privilégio conhecer parte da equipe olímpica e também da família Righi, uma bela família, parabéns!

    Espero dentro em breve poder te conhecer pessoalmente, a família Righi e demais blogueiros deste nosso convívio blogosférico.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  6. Parabens Moço!
    estou torcendo por vc tb!
    Adorei o blog
    parabens mesmo!
    abraçao
    www.purifikarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,eu tenho um sonho,ser jornalista hoje tenho 12 anos mas quando eu me formar vou ser jornalista,jornalismo é um profissão cheia de oportunidades diferentes na vida,deve ótimo ser jornalista!!

    Bem eu espero quer vc visite meus blogs!!

    verdadeirosamigosdeninaboop.blogspot.com

    thetwilightsaga.blogspot.com

    todosnozes.blogspot.com


    OBRIGADO DESDE JÁ!

    ResponderExcluir
  8. O Jornalismo é uma coisa fascinante!
    Você se envolve com histórias!
    Se eu não tivesse tão facinada pela Medicina eu faria Jornalismo!

    ResponderExcluir
  9. Rapaz.. tomara que saia lá na revista a reportagem, assim esse esporte será mais divulgado....

    Seu blog parece ter uma rotação me interessante... meu parabéns...

    ResponderExcluir
  10. Não faz parte da minha lista de esportes favoritos mas admiro muito a beleza e o encanto das praticantes....... aliás você foi lá como repórter ou como fã hein Veroni ?? !!!!!!!!! he he he !!!! vou voltar pra dar um confere na matéria depois..... T+

    ResponderExcluir
  11. Legal a matéria Wander, ficou bem explicativa. É sempre bom conhecer outras modalidades esportivas além do futebol. Parabéns pela iniciativa e pela matéria. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Um canto agradável, com escrita leve e alegre, esse seu!
    Parabéns e sucesso!
    Visite-me:
    Blog em Português: http://goiaschaopoemadobao.blogspot.com/
    Blog in English: http://onaldoscorner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Wander
    Parabéns pela matéria que além de estar muito boa é de grande importância. A ginástica Ritmica é um dos esportes mais lindo, pena que ainda não é dado a devida importância.

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito do Café com Notícias, sempre que posso leio.

    Esse assunto que foi abordado é muito importante, o esporte faz a diferença na vida das crianças.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. É um universo completamente diferente do de qualquer ser humano, não?! Atletas com uma dedicação tão intensa, por um trabalho tão belo...

    Wander que bom que te deram uma pauta tão deliciosa!

    beijo!!!

    ResponderExcluir
  17. Queridão,
    Que bela surpresa!
    Eu esperava a matéria, mas não sabia que vc também faria os bastidores...

    Só tenho a agradecer pelo carinho e já estou vidrada no relógio, só esperando o horário de publicação da matéria completa.

    Por sinal, o post deve estar brilhante, assim como tudo que vc escreve.

    Bjão e até breve!

    30 de Abril de 2009 15:26

    ResponderExcluir
  18. Wander, vc é um grande jornalista! Eu te admiro muito!! Sempre com notícias maravilhosas e sempre incentivando a todos!!
    Parabéns meu amigo e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  19. O virtual é ótimo – nossos blogs são a prova disso. Mas o real é muito melhor, não? Ainda mais quando vem acompanhado dos bastidores... Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  20. Este encontro foi o primeiro de muitos!

    Uma amizade assim deve ser cultivada...

    abração!

    ResponderExcluir
  21. Ola Wander!!!

    Parabéns pela reportagem abordando nao só a instituiçãop que dá o treinamento mas todas as características da ginastica rítmica. Isso é tão diferente e bom de se ler, pois os blogs qdo tocam no assunto esporte sempre é o futebol que toma conta, qdo na verdade há outros esportes tão interessantes qto pra se conhecer.

    Vlw pelo comentário no meu blog.

    Abçs!!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Que legal!
    Que a amizade continue,né?

    Sucesso!

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Wander!
    Parabéns pela reportagem. Adorei ver o trabalho de meninas tão dedicadas.
    Espero ler essa matéria na revista, afinal é necessario dar maior atenção para um esporte que apesar da beleza é ainda pouco reconhecido.
    Adorei seu blog.
    Abs.

    ResponderExcluir
  24. Oii ..
    Adoro ginástica rítmica! Sempre assisto na TV. Muito boa a notícia!!
    Esse assunto é ótimo!
    Bjos e sucesso com o blog

    ResponderExcluir
  25. Acho este esporte maravilhoso.
    Gostaria de vê-lo mais divulgado, ver fotos e cobertura dos campeonatos.
    Parabéns pela iniciativa.
    Aguardo a revista.

    ResponderExcluir
  26. Carlos Cardoso Apresentador TV Adorei os comentarios sobre ginastica Ritmica tenho um filho que tambem e de Poços de Caldas esta viajando para BH treinar no melhor centro de treinamento GRM Maria José Machado, a técnica Maria Inês Sales, esa indo a convite pois treinava com nas ruas com Nthane Boa sorte garoto

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Wander, como eu gostaria que tivessem encontros de blogueiros na minha região. Gostei muito do seu blog, difícil achar blogs com conteúdo hj em dia

    ResponderExcluir
  28. acompanhei minha irmã durante alguns anos enquanto ela praticou ginástica olímpica e foi muito legal pois é um mundo muito competitivo e q exige muito esforço e força de vontade.
    Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir