27 de abril de 2009

Gripe Suína - Será que ela chega ao Brasil?

segunda-feira, abril 27, 2009 - 33 Comentários


Parece um enredo de filme de ficção científica, mas a situação é séria e pode afetar a vida de todo planeta, se as nossas autoridades não tomarem as devidas precauções. Há pouco mais de duas semanas, começou um surto de gripe suína no México, onde já se teve confirmados 22 mortes e um número provável de 103 que estão sendo investigadas. Para quem ainda não sabe, a gripe suína é uma doença respiratória originada de porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe.

Causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1, a gripe suína é transmitida de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarreia mais severos. De acordo com especialistas, para se diagnosticar a infecção é preciso de uma amostra de secreção respiratória coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, se mostraram eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais.

Aqui no Brasil, o diretor de Portos e Aeroportos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) José Agenor, disse em entrevista coletiva que não há motivo para alarme para a população brasileira em relação à gripe suína, pois todas as medidas de segurança já foram tomadas. Além disso, o governo brasileiro só foi alertado da pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde) na sexta-feira (24/04) à noite. A Anvisa informou ainda que foram enviados 20 mil folders para os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Cofins (MG), Salvador e postos de atendimento médico já estão sendo instalados nas principais saídas internacionais do país.


Suspeita


Em Belo Horizonte (MG) foi registrada a primeira suspeita grave de gripe suína no Brasil. Um casal de brasileiros que passou a lua de mel em Cancún, no México, chegou na madrugada desta segunda-feira (27/04), no aeroporto de Confins, com os sintomas da gripe suína. Eles foram encaminhados ao Hospital das Clínicas, onde estão internados em uma área de isolamento. O casal que não teve o nome divulgado está internado em uma unidade de isolamento respiratório que é única no Estado, de acordo com a assessoria do hospital.


A situação da gripe suína começa a preocupar as autoridades mundiais. A OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta do grau 3 para o grau 5, em escala que vai de 1 a 6. Isso significa que a organização admite um crescimento potencial da doença que pode ter um vasto alcance geográfico, talvez mundial. Ao longo do dia, novos casos foram detectados na França, Inglaterra, Espanha, Escócia, Colômbia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Israel.

E o combate à doença já está a todo vapor. O grupo farmacêutico suíço Roche afirmou já estar pronto para enviar o medicamento antiviral Tamiflu aos países com casos confirmados da gripe suína. Apesar de ter declarado ser o fabricante da vacina, a Roche ainda não recebeu pedidos do remédio de organizações internacionais ou países que possuem epidemia da gripe suína. O laboratório informou ainda que armazena metade de suas doses na Suíça e a outra metade nos EUA.


Opinião


Todo cuidado é pouco quando falamos em epidemia. Apesar dos principais órgãos de saúde pedirem a imprensa cautela no repasse de informações para não alarmar a sociedade, é evidente que a gripe suína é mais séria do que imaginamos. De acordo com os especialistas, o risco não está ligado diretamento ao consumo de carne suína, mas sim no contato entre seres humanos. Ao assistir matérias internacionais vemos a população mexicana com máscaras nas ruas, escolas e universidades sem ter aula, com medo de um possível aumento de casos. O risco, que parece um roteiro de filme de ficção científica, pode ser mais real do que imaginamos. Todos os noticiários nacionais enviaram correspondentes ao México para cobrir in loco a doença que entra para a história do nosso século, assim como no passado foi a gripe espanhola. Vamos torcer para que o mundo se una para evitar essa possível pandemia.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

  • Compartilhar:

Sobre o autor

Wander Veroni é jornalista especializado em Mídias Sociais e um entusiasta do empreendedorismo na web. Para segui-lo, basta acompanhar @wanderveroni e @cafecnoticias.
Veja outras postagens →

Mais café, por favor!

33 comentários :

  1. Wander aqmigo,
    É bom não há motivo para alarme para a população brasileira em relação à gripe suína, mas mesmo assim é uma doença que preocupa!

    parabéns pelo post!

    Bem informativo!

    Abração,

    Bia

    ResponderExcluir
  2. Morro de pena dos porcos. Tem gente que pensa que comer carne de porco é um risco de se contrair a doença. Coitados. Aliás, fiquei gripado uns dias atrás. Se eu ficar gripado por agora, vão achar que é a epidemia mexicana. Essa gripe deve ter alguma relação com a Susan Boyle. Não sei qual, mas deve ter.




    http://blogdopequi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O que me preocupa é que as fronteiras do Brasil não são muito protegidas, até onde eu sei é muito fácil estrangeiros entrarem no país.

    ResponderExcluir
  4. Cara eu acho que chega sim viu...
    agora fui dar uma olhada no jornal, mais 3 casos de suspeitas em BH...a tendencia para essas coisas não é melhorar...infelizmente...creio que iremos passar por tempos muito dificeis.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wander!

    Esperamos que não chegue ao nosso país, embora existam alguns casos suspeitos. Eu desejo firmemente que não sejam confirmados. Ao mesmo tempo esperamos que as autoridades dos países onde essa doença afetou comprovadamente algumas ou várias pessoas consigam debelar essa gripe e deixe em paz toda a população, não somente a população desses países como também toda a população mundial.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  6. E mais uma vez a gripe fala espanhol. rs piada idiota. rs Olha, se não tomarmos cuidado o negócio vira uma pandemia e fica tudo ao Deus dará. eu tenho medo, imagina se isso se expalha? Bem, espero que contenham logo isso e deixem lá.

    Wander, essa foi a matéria mais completa que li sobre o assunto.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Todo cuidado é preciso. Com a globalização até doença está internacional. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. A julgar pela competência das nossas autoridades, acho difícil passarmos ilesos. Disseram que iriam monitorar passageiros que chegassem do México e Estados Unidos quando reportagens constataram que eles não receberam quaisquer orientações de ninguém por aqui. Exceção é claro, quando a imprensa acompanhou a Vigilância Sanitária em alguns aeroportos.

    Epidemia não acredito, mas casos isolados acho que teremos.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. a epidemia que existe no nosso país é a da descaração pública... essa é a nossa maior doença.

    ResponderExcluir
  10. Como foi dito, mesmo nao sendo alarmante, é preocupante.

    Pode nao ter casos confirmados aqui no Brasil, mas pode virar uma epidemia mundial, com certeza.

    Só qeu comparar com a gripe espanhola é muito, creio eu. Naquela época nao existia METADE dos laboratórios e estudo que temos hoje. Naquela época nada era tratado e todo mundo estava condenado. Hoje temos tratamento, laboratório, pesquisadores, temos mais chance de sair ilesos do que antigamente.
    _____________________________

    De uma passada no meu blog, amigo jornalista. Lá você ficará conhecendo bandas novas, sou do antigo blog Protótipo de Um Jornalista, acho que tu se lembra.
    Comecei um blog novo sexta feira passada com um podcast ligado diretamente ao blog, passe lá e escute, nao esqueça de comentar.
    Um abraço
    http://degaragemcast.blogspot.com

    Estamos com uma nova politica de parceria tbm, se quiser adicione no msn degaragem@hotmail.com ou podemos conversar por emails.

    ResponderExcluir
  11. acho que só nos resta torcer para não chegar ou demorar até que se tenha alguma medicação eficiente.

    Ontem mesmo assisti a uma reportagem mostrando vôos chegando do México sem nenhuma fiscalização.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. No meu tempo, gripe suína era palmeirense resfriado... Brincadeiras à parte, nossas autoridades têm de estar atentas a quem vem do México e dos Estados Unidos. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  13. essa gripe não é brincadeira
    é muito pior do que a gripe aviária
    e se prolifera com uma facilidade assustadora tomara que as autoridades estejam msm fazendo tudo para impedir que ela chegue aqui
    se puder
    http://aflaudisiodantas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Wander, acho que não.

    Baseado em que?

    Porra, nosso país é protegido pelos bons epíritos mesmo. Só isso para justificar a ausência de pragas no Brasil.

    Pq se depender ads autoridades...

    A campanha de prevenção e informação sobre a 'gripe mexicana' chega a ser ridícula.

    Mais um gol contra dos ministérios da Saúde, Defesa, Relações Exteriores...

    ResponderExcluir
  15. Eu estava feliz por ser vegetariano e ter certa distância da doença, mas pelo visto a coisa não é ligada ao consumo de carne suína em si.

    Pena o governo brasileiro ser tão descuidado com a saúde do país. Espero que os folders e os postos de atendimento médico funcionem.

    Muito boa matéria, parabéns.

    Obs.: Acabo de ver uma reportagem na Record onde passageiros de voos que chagam do México dizem não haver nenhum cuidado com quem chega ao país. Ô.ó

    Abraço.


    Lucas M.
    (http://discorro.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  16. Oi Wander, concordo co sua opinião!
    falou!
    Sabe, fico assustada com tantas "doenças novas" que estão aparecendo...

    ResponderExcluir
  17. Olá Wander!

    Você não deve ter noção do quanto me alegra quando vai ao meu blog!

    =D rs...

    Bom, vamos voltar para sua postagem, né?!

    Toda vez que ocorre uma epidemia, várias idéias rondam a minha mente a cerca dos culpados e razões que 'motivam' o problema:

    Degradação ambiental, falta de respeito com o próximo e, logicamente, alguma teoria da conspiração!

    Pode parecer loucura, mas sempre que há um grande surto, ocorre uma espécie de controle populacional e vendas em massa de medicamentos.

    O que há por trás disso, só Deus sabe, mas eu gostaria que as autoridades parassem de achar que ludibriando o povo, vão conseguir manter a calma e a ordem.

    É preciso mais agilidade e responsabilidade antes que o caos tome conta do mundo.

    Kiso!

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, Wander! Seu post veio mesmo a calhar. Eu não costumo assistir televisão, então ando muito desatualizada, mas lendo seu post pude saber um pouco mais sobre essa "nova" doença que tem causado medo em tanta gente. E não é pra menos, né?

    Uma boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  19. No mundo globalizado como o nosso, é quase certo de que um vírus com a gripe suína chegue aos quatro cantos do planeta. E o Brasil é claro que está nesta rota.

    O que eu espero é que uma epidemia não tome conta do país e que os casos fiquem restritos a casos isolados.

    Não acho mesmo que é exagero a atenção e a cobertura que a mídia está dando. Pânico ninguém quer que contagie a população, mas é inevitável o receio e cuidados a serem tomados.

    Agora, vale lembrar que a gripe não é uma sentença de morte. Casos mortais ocorreram somente no México e a expectativa de cura é grande, levando em conta o sistema imunológico de cada um, é claro.


    **-*-*-*-**
    Usamos a mesma foto em um post sobre (+/- o mesmo tema). Mas considerei esta imagem no ônibus e com o bebê com a máscara a mais 'interessante'.

    ResponderExcluir
  20. Nosso principal inimigo não é o vírus; é a ineficiência e a morosidade das autoridades sanitárias brasileiras e o caótico sistema de saúde. Onde isso não ocorre, a letalidade do vírus é extremamente baixa.

    Pelo "andar da carruagem" podemos esperar, por aqui, algo na casa dos milhares de mortes.

    ResponderExcluir
  21. Pelo que andei sabendo a contaminaçao da gripe é bem rapida e facil, acho sim que ela possa tanto chegar no Brasil como no resto do mundo, mas, espero que nao né hehe

    ResponderExcluir
  22. Caro Wander, a palavra do diretor José Agenor é compreensível, afinal ele é um líder, e líderes não podem ser os primeiros a se desesperarem nem tampouco divulgar informações que cause pânico ou tensão à população.
    O problema maior neste caso é que aqui no Brasil, infelizmente nossas autoridades são tardios nas ações de prevenção ou correção de um problema, acredito que seja porque eles se focam no problema e não na solução.
    Mas pelo jeito não é só aqui no Brasil não, visto que alista de países que já identificaram casos da gripe ainda não solicitaram a Roche o medicamento, a não ser que eles já encontraram outra solução.

    Graças a Deus já controlamos a dengue, logo tenho esperança que esta doença será erradicada antes de causar polêmica aos brasileiros.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  23. Cara é incrível como esse vírus se porífera com facilidade. O Brasil tem que fazer um sistema nos aeroportos semelhante aos dos já experientes asiáticos que estão fazendo pente fino nos aeroportos...

    Abraço

    ResponderExcluir
  24. 2001. O Anthrax chegou ao Brasil? Não.
    1999. A Vaca Louca atacou os rebanhos brasileiros? Não.
    Com esta vai ser só mais uma histeria coletiva que bai pegar o mundo todo enquanto a doença vai atacar uns poucos povos.

    (Enquanto isso, já comprei duas máscaras, por precaução)

    ResponderExcluir
  25. Pode ter certeza que chega! tudo que tem de ruim no exterior o Brasil consegue atrair,diziamos antigamente que o Brasil era bom porque não tinha furacões,terremotos,e tals,os furacões já estão começandoa a aparecer...

    rsrsrs

    Vistem: JaNjÃo ComicS

    ResponderExcluir
  26. Wander,
    Seguindo o link que você colocou sobre a PANDEMIA e lendo os conceitos de endemia, epidemia e pandemia, deu para ter uma noção mais esclarecedora do problema.

    Eu não acredito firmemente que não tenhamos motivos para nos preocupar com essa doença, pois bem sabemos como anda a questão das nossas fronteiras e também da "fiscalização" nos aeroportos de quem chega aqui no Brasil.

    E como diz o Léo Pinheiro, "nosso país é protegido pelos bons espíritos mesmo"...

    Todos devem ficar atentos!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  27. Wander, acabei de ler no site do Diário Catarinese(www.clickrbs.com.br) que três pessoas de uma mesma família de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, estão sendo monitoradas por suspeita de estarem com o vírus da gripe suína. Segundo o site eles tiveram contato com um estudante brasileiro que vivia no México, e que também está sendo monitorado em Curitiba no Paraná .
    Acho que não é difícil chegar por aqui não e as medidas de prevenção estão muito devagar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Amigo Wander,
    É impressionante a capacidade que a natureza tem de nos alertar sobre o seu poder. Hoje mesmo assisti uma conferência que falava das epidemias que assolavam o mundo no Século XIX. Pois é, estão todas aí, ainda. E quando a gente acha que controla essas, surge uma nova. Tomara que o preconceito e a incompetência não transformem a epidemia em pandemia, como já aconteceu antes, tantas vezes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Wander, posso ser sincero contigo?
    Não estou falando que não seja pra se preocupar com a Gripe Suína, nem que - parafraseando o Lula - ela vai obrigatoriamente ser uma marolinha, mas desde 2000 já falaram em pandemia de SARS, de pandemia de Gripe Aviária, de sei lá o que...
    Será mesmo que essa gripe suína é para tudo isso mesmo?

    Mais uma vez, não tiro a razão de se preocuparem nem de agirem para parar a doença. Só também estou acreditando menos em pandemias...

    ResponderExcluir
  30. Mais uma "epidemia" que vai dar vários pontos o IBOPE de quem conseguir destacar e dramatizar mais sobre o assunto.

    É sério mas acho q a mídia está fazendo tremenda confusão e não está ajudando!!!

    ResponderExcluir
  31. Não sei hein, acho que a imprensa está assustando sim, to vendo a hora que vou começar a ver gente andando de mascara pelas ruas. Quando aos termos, eu já ouvi sim, pandemia. Como já disseram aí, acho que isso pode ser bom pra IBOPE e talvez seja uma nova "gripe aviária". Mas acho que dessa vez tem uma repercussão maior e o numero de mortos também já é preocupante. Meu medo, resume-se ao seguinte,se a Dengue que já é íntima e uma doença relativamente tranquila de diagnosticar e tatar ainda mata gente... imagina a tal da gripe suína. Sem contar que ouvir o presidente dizer que o Brasil está preparado, tanto com medicamentos como com pessoas e hospitais, não me convence muito. Não sei bem pq.

    ResponderExcluir
  32. É gente, nao entrem em Panico mais fiquem em Alerta, compreem mascaras e se possivel os remedios.

    Fiquem em casa se puderem e procurem nao ficar em aglomerados e evitar o contato humano pq até um aperto de mão a pessoa pode contrair a doença

    ResponderExcluir
  33. Estou acompanhando pelos noticiários televisivos este caso, o da gripe suína, que enfatizo aqui mais uma vez que o contágio NÃO se dá através da INGESTÃO DE CARNE DE PROCO, mas pelo contato humano.
    Acho importante deixar isso bem frisado, né?
    Sinceramente, não me preocupo qto ao fato de a doença chegar ao Brasil, pois os países de "primeiro mundo" estão controlando bem esse caso.

    ResponderExcluir

E-mail Newsletter

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a ficar sabendo o que rola no Café com Notícias

Adaptado por Giselle Carvalho | Imagem Header Crédito Psyho .
back to top