Café Literário - Livro faz reflexão sobre obra de Leonardo Boff

abril 09, 2009


Ser cidadão é desenvolver um olhar crítico sobre a sociedade e lutar com as armas democráticas para um ambiente melhor. Com cerca de 89 livros publicados em quatro décadas, Leonardo Boff - pseudônimo de Genézio Darci Boff, é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário que exerce constantemente essa postura crítica. Além disso, Boff foi membro da Ordem dos Frades Menores - mais conhecidos como Franciscanos, e hoje atua como um dos intelectuais mais ativo do Brasil.

Erudita, crítica, original, a obra de Boff dialoga com vários campos do conhecimento, buscando sempre novas perspectivas para um mesmo olhar. Por meio de sua obra, Leonardo Boff - que nasceu em 1938, na cidade de Concórdia, em Santa Catarina, deu expressão a um dos mais importantes movimentos do cristianismo, a Teologia da Libertação, o que lhe valeu severa punição do conservador do Vaticano.


O cientista político Juarez Guimarães - que também atua como professor da UFMG, é organizador do livro "Leituras críticas sobre Leonardo Boff". Na obra é possível encontrar, além de uma extensa entrevista com o homenageado, ensaios sob diversas perspectivas de autores convidados que analisam a vida literária de Boff. Em um dos textos, por exemplo, Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula, discorre sobre as contribuições decisivas de Leonardo Boff para a renovação dos valores sociais da tradição cristã, do ponto de vista sociopolítico. Outros pensadores importantes também marcam presença no livro com registros importantes e diversificados sobre a obra de Boff e a contribuição dela para a crítica social e religiosa.


Na última quinta-feira (02/04), às 19h, no Teatro dos Bancários, em Brasília - DF, houve um evento de lançamento do livro que contou com um debate entre com as presenças de Leonardo Boff - teólogo e homenageado; Juarez Guimarães - organizador do livro; Marina Silva - senadora; Patrus Ananias - ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Nilmário Miranda - presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA) e Hamilton Pereira - do Conselho Curador da FPA. Ainda, no dia 16 de abril, haverá um evento de lançamento do livro em Recife, às 16h, no JCPM Trade Center, na Avenida Engenheiro Antônio Góes, 60. Informações pelo telefone (11) 5517-4299 / (31) 3409-4556 ou no site da Fundação Editora Perseu Abramo.


O Café Literário ainda não acabou. Na próxima quinta-feira (16/04), o quadro continua e vai falar sobre o livro "Dos filhos deste solo", dos jornalistas Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio que conta sobre os mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar. Não perca!






:: Presente Especial

A Fundação Editora Perseu Abramo vai dar de presente para o vencedor da Promoção Cultural Top Comentarista, do blog Café com Notícias, o livro "Leituras críticas sobre Leonardo Boff" que virá dentro do Kit Café com Notícias. Todo leitor que comenta no blog e o segue em várias redes sociais já está participando do concurso. Fique ligado!



:: Mais Café, por favor!





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

--------------------------
PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA
O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. wander - se eu falar alguma coisa sobre ele vai ser chute - somente me lembro das mijadas que ele levou do Papa - tu sabe porque eu sou recalcado com religiosos, né?!!! A resenha ta legal mas quero distancia de religiosos pois literalmente pensamos diferentes - O mundo nao precisa de donos - um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Leonardo Bof e sua teoria da Libertação, mas o post está excelente.

    ResponderExcluir
  3. Conheço um pouco do trabalho dos Franciscanos, tem uma casa de formação deles aqui onde moro.
    Não sou muito inteirado do assunto, mas desejo sucesso para o livro.
    Parabéns pelo blog, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Já li alguns textos muito inteligentes de Leonardo Boff, mas não conheço profundamente sua obra. Mas gostaria!

    Cultura nunca é demais...

    ResponderExcluir
  5. Oi Wander, tudo bem?
    Li apenas um livro do Boff, gostei muito.
    Pessoas como ele fazem a diferença

    ResponderExcluir
  6. so conheço alguns textos dele, a obra e novidade

    ResponderExcluir
  7. Não sei muito sobre ele, só conheço por nome.
    Mas acho essencial que alguém aproxime a religião da realidade vivida, da "administração" da vida em sociedade, que não é a mesma de 2000 anos atrás e codifique a aplicação dos preceitos de caridade e amor para o que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. Não acompanhei essa obra... mas achei interessante.
    Vlw

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo avassalador...
    Boff, apesar de mais conhecido pela Teoria da libertação e seu "pecado" enquanro religioso... é um filosofo da ordem de Giordano Bruno.. e por sorte não contemporaneo... caso contrario ... morrecia na fogueira ao invez de ser respeitado e homenageado.
    Não vou nem esperar.. vou comprar o livro!

    ResponderExcluir
  10. ainda não conheço os textos do Leonardo Boff...
    mas seu post está mto bom!

    =*

    ResponderExcluir
  11. Wander, não li nada dele, mas achei bacana seu texto sobre o evento, e pelo menos aprendi um pouco mais sobre o autor.

    Vim aqui, te agradecer e muito pelas dicas. Estou doido com tanta informação. estou preparando e lendo minha monografia desde o 4º período, to no sexto e tenho muita coisa pra colocar nela. Defendo só em julho do ano que vem, mas já vou escrevendo. Muito obrigado, Wander de verdade, tanto pela atenção, quanto pelo carinho.

    E fico até encabulado de ver alguém inteligente lendo meus textos que são para fazer rir. Nem todos entendem as críticas. rs

    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Você, ein, sempre surpreendente! O espaço Café Literário é uma grata surpresa para nós blogueiros jornalistas ou não. Leonardo Boff foi uma boa escolha, uma personalidade polêmica e sempre presente nas discussões sociais. Abraço! (respondi seu post lá no Circo).

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander!!!! Há algum tempo vc entrou no meu blog (http://cinemasemtempo.blogspot.com/) e disse que era uma aula de cinema. Pois bem, também adorei o seu blog e, como repórter, considero igualmente um espaço ótimo, estruturado e com muito conteúdo. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  14. Amigo Wander, pra mim o Sir Leonardo Boff é um mito e um lendário vivo e bem vivo, com tantas formações, qualificações e títulos (prêmios) é um dos mais qualificados com certeza no quesito Teologia, religião e espiritualidade.
    Não vejo a hora de receber o novo Kit Café com Notícias que virá acompanhado deste belo presente especial, o livro em questão.
    Não vou comprar, porque quero ganhar, afinal ganhado é mais gostoso.

    Tenha um excelente final de semana com saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi alguns artigos sobre Leonardo Boff, não sou conhecedora da obra dele, mas pela sua apresentação vale a pena conferir!!!
    E quarta-feira estarei aqui!!
    Eu quero muito ler o livro: "Dos filhos deste solo!" Já ouvi a crítica dele e fiquei curiosíssima!!!

    Abraços

    ResponderExcluir