BBB 9 - Criatividade para inovar e a máscara de um jogador

abril 08, 2009


Uns amam, outros odeiam. Não existe um meio termo. Geralmente, quem não gosta do reality show passa mal só de ouvir algum comentário. Já quem assiste, é fã do jogo da convivência e da realidade (artificial) proposta pelo Big Brother Brasil. Diferente das versões de outros países, a TV Globo prioriza o formato novela dentro da atração, no qual a convivência e as várias disputas chamam atenção do telespectador ao longo do programa - o que é uma estratégia interessante de fidelizar a audiência. Acompanhe abaixo algumas impressões e curiosiddes sobre o BBB 9:


Criatividade

Geralmente, as edições ímpares do Big Brother são as melhores. O BBB 5 (da Grazi e do Jean Willys) e o BBB 7 (do Diego Alemão e da Siri) não me deixam mentir. O BBB 9 surpreendeu em todos os sentidos. Recorde de faturamento comercial - em torno de R$ 110 milhões, e todos os intervalos comerciais e cotas de merchandising vendidos. Outro ponto forte desta edição foi a criatividade da equipe de produção, roteiro e edição para criar situações de conflito entre os participantes, como por exemplo: o muro que os dividiu em lado A e B; a casa de vidro; o Big Fone e o temido quarto branco. Pedro Bial, Boninho e equipe se superaram. Mérito com louvor!


Elenco

A escolha dos participantes foi deciva para que a curiosidade em torno do formato do programa não despencasse ainda mais. Era nítido que dos 18 participantes a maioria estava interessada em chegar à final, e não só viver de aparências. Claro, houve alguns participantes que não convenceram por não transmitir simpatia ou sinceridade, mas nem por isso deixaram de lutar até o final para se manter dentro da disputa. Esse ano, ao que parece, a escolha do elenco melhorou muito - o que é um bom sinal para dar fôlego ao BBB.

Público

Todas as armas de jogo condenadas nas outras edições, como a combinação de votos e a perseguição a um determinado participante foram apoiadas pelo público. Os telespectadores compraram várias histórias e se identificou com muitos conflitos apresentados, como: a entrada de um casal de idosos no programa; a carinhosa relação entre a vovó Naiá e a netinha Ana; a formação de vários casais que protoganizaram cenas calientes; a casa de vidro dentro do shopping (e no quintal do BBB) e o temido quarto branco - que foi alvo de inúmeras polêmicas. O BBB 9 foi a edição mais interativa de todas no qual o público participou efetivamente de muitas decisões - o que prova a vontade de inovar da produção.

Gostosa, porém inteligente!


Ela é exuberante. Foi apelidade no início da atração como a "Mulher Pomar", por reunir uma beleza física de tirar o chapéu. A jornalista Priscila Pires, de 26 anos, no decorrer da atração provou que uma mulher pode ser gostosa e inteligente. Com uma história de vida bastante dramática - por perder os pais muito cedo e ter que cuidar dos irmãos, Priscila foi conquistando todos da casa do Big Brother e foi a jogadora mais diplomática e astuta. Priscila chegou admitir várias vezes que temia ser taxada como a "Gostosona do BBB" e pensou que não duraria uma semana. Mas durou e conquistou o 2º lugar. Mesmo que não ganhe um milhão, provavelmente Priscila irá faturar alto com um ensaio para as revistas masculinas e com a provável carreira artística.


Final Sertaneja

Nada contra os sertanejos. Até gosto de algumas músicas e artistas desse segmento. Mas, Zezé di Camargo e Luciano cantando na final não combinou em nada com a proposta alegre do Big Brother. Tudo bem que o Luciano é fã do programa, mas a direção do programa poderia ter escolhido um artista mais alegre e dançante para estar no palco. Opções não faltam - é só pensar bem! Zezé e Luciano só cantaram o repertório melódico e não empolgou a platéia, muito menos o telespectador. O ideal é que eles tivessem a oportunidade de cantar em uma das festas temáticas que o BBB 9 teve, por exemplo. Seria uma alternativa mais plausível e menos entediante.

Máscara milionária


Querendo ou não, o público não engoliu a vitória do artista plástico Max Porto, de 30 anos. Contrariando todas as prévias e enquetes de sites e blogs especializados na cobertura do Big Brother Brasil, ele venceu a nona edição praticamente no grito. Com atitudes egocentricas e auto-afirmativas, Max se declarou assumidamente um jogador e seguiu a cartilha BBB, digna de quem estudou as edições anteriores para ganhar a disputa - e conseguiu pela força de pensamento. Além disso, ele se auto-intitulou um jogador forte na disputa (o que é questionável, do ponto de vista de carisma) e por muitas vezes dentro da edição foi apontado, ao lado de Milena, o grande vilão da história. Muitos internautas consideram a atitude dele dentro do BBB como falsa e armada. Max, na primeira semana, tentou passar a ideia de um cara extrovertido e alto astral. Logo em seguida, adotou uma postura fria e calculista. Me desculpem os fãs, mas a vitória dele não me convenceu.


Sexo no BBB 9

A amizade de Max e Flávio dentro da casa levantou a suspeita de que os dois seriam homossexuais. Muitos blogs e sites especializados no mundo do entretenimento levantaram essa hipótese que logo foi desmentida pelos próprios participantes. Para contribuir ainda mais com o disse-me-disse, muitos colegas de confinamento afirmavam não levar fé no relacionamento de Max e Francine e acreditarem que a relação seria uma estratégia dele para pemanecer na disputa. Será? Pelo menos deu certo: Max é o mais novo milionário do Brasil. Outra polêmica levantada foi o fato de Milena e Ralf supostamente teriam feito sexo no programa, durante uma estadia do casal no quarto do líder. Ainda, para completar o tema "sexo" vazou na internet fotos de Emanuel completamente pelado durante uma conversa de MSN e um video pornô caseiro de Maíra com o ex-marido dela. Será que foi uma jogada de marketing para se promoverem?


Audiência

A final do programa obteve 41 pontos de audiência e manteve a TV Globo na liderança absoluta. Alguns críticos de televisão teimam em crucificar o programa com a pior audiência de todos os tempos. Infelizmente, é ignorância comparar a audiência da TV Aberta de agora com a de anos anteriores - o contexto é completamente diferente! Se pararmos pra pensar, a TV aberta mudou muito de uns tempos para cá. A Record assumiu a concorrência direta com a Globo e sonha em conquistar o monopólio da emissora carioca - coisa que a oito anos atrás não era nem se quer almejada. O fato é que a TV mudou. Não dá para somar a popularidade de um programa apenas pela audiência. Sucesso significa público comentando, e não apenas números. Gostando ou não, o Big Brother Brasil ,nos seus três meses de duração, é o programa mais discutido nas rodas de conversa, blogosfera e imprensa. Quem não gosta de dar uma espiadinha, hein?




:: Mais Café, por favor!






Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

19 comentários

  1. Assistia o bbb9 sempre que o sono me permitia. Ontem mesmo acordei um pouco antes do Bial anunciar a terceira colocada (perdi muita coisa?). Ainda bem que não precisei escutar muito o choro sertanejo.
    O fato da Ana Carolina (arghhhh!) permanecer tanto tempo na casa, voltando de vários paredões, já mostrava que ganharia o milhão quem a Globo quisesse.
    Confesso que, mesmo com toda frieza, sempre torci pro Max. O carinha do chapéu estiloso e com ares de Volverine ganhou minha simpatia de cara.
    Foi mesmo uma das melhores (senão a melhor)edições do BBB. A tensão do big fone e do quarto branco me deixavam com frio na barriga. E a revelação do vencedor ontem me deixou de pernas bambas.
    Sei lá...matéria paga ou não, vou sentir saudades do programa.

    Ah...e por falar em Record e audiencia, hoje começa o programa do Roberto Justus (acredita que esqueci o nome agora?).

    Beijão e valeu a visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bella! Obrigado pelo comentário. Realmente, essa edição foi muito boa. Confesso que tenho antipatia do Max por acreditar que algumas atitudes dele soaram falsas. Mas, gosto é gosto e não se discute. Só para deixar claro a você e aos leitores, se caso um dia o Café com Notícias tiver uma matéria paga ela será avisada aos leitores no rodapé do post, ok.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, amigo Wander!
    Como você já sabe, não sou nem um pouquinho fã de BBB - eu mesma vou dispensar aqui meus comentários sobre essa questão, rs...

    Mas vou te dizer uma coisa, e acredite se quiser: nenhum dia sequer dei nem meia espiadinha, mas só pelo seu texto já deu pra ter uma boa idéia sobre o que aconteceu por lá.

    Mais uma vez, o Café foi demais!
    Jornalismo de qualidade é isso.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. nao gosto de bbb, perda de tempo =\

    ResponderExcluir
  5. Achei muito boa tb essa edição mas como sempre me decepcionei no final, nunca ganha quem eu gosto mais, assim como vc não engoli nadinha a vitória do Max, principalmente por causa das enquetes na internet, assim como no Paredão Ana X Ralf e na entrada ou não de Maíra e André, o Não sempre ganho nas enquetes..... hoje por exemplo a pergunta nas enquetes é "vc achou justa a vitória do Max" em todas ganha o não ...... por essas e outras to qurendo parar dever depois de três anos seguidos.

    Inaugurei meu blog hoje falando de BBB, se puder passa lá:
    http://diretodeplutao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Wander!

    Rapaz, vou te dizer que eu sou voto vencido aqui em casa, já que minha mãe e minha irmã gostam de assistir o BBB, se eu quiser passar um tempo com elas, tenho que assistir também (olha a desculpa pra ficar garrado no Big Brother :D).

    E a vitória do tal do Max também não me convenceu (cheirinho de manipulação no ar, mas... deixa pra lá). Eu estava mesmo era torcendo para a Priscila (meramente por questões de intelecto, claro :D).

    Eu sinceramente acredito que tanto ele (Max), quanto a "namorada" dele, estavam é fazendo um belo de um teatro e que funcionou muito bem (pelo menos para ele né? Um milhão no bolso). ;)

    E na dúvida da Bella aí, se não me engano, o programa do Justus que ela disse é "O Aprendiz".

    Agora, diz aí, foi a globo que pagou o post? :D

    Sério, meu amigo, não precisa nem avisar que você deixaria claro se fosse um post pago, seu caráter já é de conhecimento público! ;)

    Ps: Muito obrigado pelos comentários sobre a minha pequena pessoa, tanto lá no Babel, quanto no Novo na Rede, fico muito feliz e agradeço a força!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. parabens...para o max;;;;por ter ganho 1 milhão....

    ResponderExcluir
  8. n assisto...

    ^^

    perda total de tempo!

    ResponderExcluir
  9. Wander, eu não gosto de BBB. Acho uma perda de tempo. Sério... Mas enfim, gosto não se discute. Acho que o melhor do BBB foi o fato de ter acabado. E tenho que concordar com você que ele é o programa mais comentado de todos. Nunca vi disso. Fala-se mais de BBB do que da Novela das 8. Um fenômeno da comunicação. Mas posso dizer que isso é reflexo do brasileiro da mesma forma que é o orkut.

    Enfim, o texto tá 10, o BBB 9. rsrs

    Abraços! E tem uma paradinha pra vc lá no Melhor Opinião. rs

    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Wander, nada contra, ví alguns "capítulos" do BBB e creio que como a idéia do programa é queos participantes joguem lá dentro, Max mereceu realmente o prêmio pois ele não foi lá pra brincar e nem pra brigar com ninguém ele foi pra jogar e tentar ficar lá até chegar na final, como ele disse que estudou os outros programas pra ganhar este. Parabéns, pois fez bem o dever-de-casa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá Wander ... respondendo sobre opost no meu blog sobre a mulher com o maior físico do mundo, foi um trocadilho pois é Albert Einstein na foto com uma desconhecida !!!

    Sobre o BBB9, infelizmente não pude acompanhar pois esse semestre estou chegando em casa bem tarde ... foi uma pena pois lendo sseu post essa edição deve ter se superado realmente.

    ResponderExcluir
  12. Eu acompanhei indiretamente. quem lê jornal e ouve rádio não tem como não ouvir falar nas tramas do BBB. Sinceramente, não tenho a mínima dúvida de que isso é tudo manipulado de acordo com os interesses da Globo pela audiência. Fico com pena daqueles que se envolvem de verdade, torcem e votam desesperadamente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Para um tremendo azar dos críticos e sorte dos fãns do formato, o BBB deve durar por, pelo menos, mais um cinco anos.

    É claro que a AUDIENCIA FOI A MAIS BAIXA DE TODOS OS OUTROS, mas ainda sim é altíssima e possui um faturamento que... dispensa até comentários.
    Se não bastasse este fato, os produtores mostram estar dispostos a adaptar e adotar mudanças e adaptações afim de criar um maior envolvimento e fôlego para o formato.

    ÓTIMA análize do Reality esta aqui do Café.

    Este BBB foi 2.0 Além dos motivos já citados neste post, ainda entra o fato de os participantes, pelo menos uma grande parte deles, terem vindo de um site de relacionamento, criado pelos produtores do programa.

    Deu um ar de inovação e de que qualquer internauta pode entrar na atração.

    Devemos tirar o chapel mesmo para a produção e reconhecer que o faturamento é alto, as críticas são muitas, as suspeitas (MAX vencedor?) e teorias da conspiração também. Mas o formato ainda tem folego para mais BBBs

    ResponderExcluir
  14. Cara gostei da vitória do Max que não escondeu ser quem realmente era no jogo, enquanto o resto fazia tipo pra fingir q não estava jogando. O BBB9 na minha opinião foi um dos melhores junto com o primeiro BBB que ninguem sabia como seria o negócio. Se é manipulado ou não, eu não sei. Só sei que ainda continua fazendo sucesso.

    Abraços

    Blog: Leitura Dinâmica - www.habibsarquis.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Amigo Wander, você é mesmo um mestre na arte de noticiar / comunicar e por isso me inspirou a comentar.
    Bem, eu assisti o primeiro BBB, que foi o suficiente para eu perceber a inutilidade do programa que não me agregaria nada, aliás me segregaria.
    Este BBB 9, só vi mesmo no último dia a pedido de minha esposa, afinal o que não fazemos por nossas esposas. Ela queria ver o desfecho, quem seria o vencedor desta bolada, e que bolada, hein?
    Ganhar um milhão de reais não é nada mal, mas não me presto a este papel, prefiro ficar aqui com meus razoáveis reais que ganho com muito suor.
    Na bíblia encontramos a expressão: Do suor do teu rosto comerás o pão, e é isto que faço.
    Criatividade há com certeza e boa estratégia para prender atenção do público também, nisto tiro o chapéu, afinal eles ganham pra isto, né?
    (B)esteirol, (B)obagens e (B)rincadeiras libertinas isso sim e nada mais.

    Frase no Twitter: Mulheres: nós temos televisão. Homens: nós temos DVD.

    Amigo Wander, amei o Kit Café com Notícias, já estou usando o boné, obrigado.

    Feliz Pascoa, sem ovos ou coelhinhos, mas com saúde, paz, gozo, amor e presença espiritual de Jesus em sua vida e dos familiares. Amém!

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  16. Compadre, belíssima crítica ao BBB9, vc expôs de maneira completa todos os meandros dessa edição, com os seus pormenores (adorei os comentários sobre a Priscila e fiquei fã da moça ao longo do programa tb). A única marmelada, previsível depois da saída da Ana, foi a vitória do Max, mas enfim.
    A Globo conseguiu emplacar mesmo o Big Brother e isso se deve tb ao carisma do Bial na condução do show, o que não aconteceu com o Zeca Camargo em "No Limite", cujo formato eu adorava. Imagino o sucesso que O Aprendiz não faria na platinada, pois a emissora conseguiria dar o toque grandiloquente para fazer o programa bombar tb.
    Acho difícil não ser jogada de marketing, viu compadre? As fichas do Boninho são sempre marcadas, o famoso "script" em torno do programa. Mas, eles sempre fizeram sexo desde o tempo do Bambam, né? Anyway... É humano.
    Amore, parabéns pelo texto, está um primor, uma senhora repercussão completa do BBB9.

    Beijos e fica com Deus, viu? ; )

    ResponderExcluir
  17. Toda vez em que um novo reality show tem sua estréia, me faço a promessa de não assisti-lo. Por ser algo considerado, por mim, banal. Pessoas confinadas dentro de uma casa. Se divertindo com festas, provas de líder, mulheres na piscina. Essas pessoas que trazem consigo experiências diversificadas, mas que as deixam de lado para concorrerem ao prêmio final: UM MILHÃO. Ao longo dos dias, muita pressão é exercida sobre essas pessoas, a carga emocional se eleva muito. Para no final, ganharem 1 milhão, APENAS? Para as emissoras, o valor desse prêmio é arrecadado em poucos dias em que o programa está no ar, graças a publicidade e marketing exercidos.

    Não consigo deixar de assistir, infelizmente, influenciado pelos outros. Os temas entre amigos se tornam o comportamento das pessoas, o corpo das mulheres na conversa deles, e o jeito dos homens, na conversa delas. Tudo isso, após o prêmio final, é apagado. E no outro ano, novos comentários surgirão.

    Parabéns pelo excelente post!

    ResponderExcluir
  18. Esse já foi... mais uumas semanas e ninguém se lembrará quem é Max.
    Mas não vou negar que gosto de dar uma espiadinha e conversar sobre na hora do almoço.
    Não achei os participantes tão fortes nessa edição, mas o programa teve novidades bem interessantes, isso ajudou muito.
    Vamos esperar o décimo, não é?
    Afinal parece que a Globo não largará esse 'osso' tão cedo!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou fã do big brother, mas quando não se tem escolha acabo assistindo algumas cenas. E acho que o programa deu certo, muitos brasileiros esperam as programções de final de ano só paara assistirem ao BBB. E quanto a vitória do Max e a dupla responsável pelo show de encerramento, concordo com vc! A globo deixou a desejar!!! rsrs...
    Que venham as próximas edições! O que eu gosto do BBB é o abuso da criatividade dos participantes em cativar o público! Creio que todo brasileiro assiste o BBB, gostando ou não!! rsrsrs

    Beijo, Wander!!!

    ResponderExcluir