Clodovil Hernandes - ícone que fez história na moda, televisão e política

março 18, 2009


"Digo aos senhores que a única coisa de que tenho medo: já me fizeram muito medo aqui, como estrangeiro que sou nesta Casa, é da expressão 'decoro parlamentar'. Eu não sei o que é decoro, com um barulho destes enquanto um deputado fala. Eu não sei o que é decoro, porque aqui parece um mercado! Nós representamos o país! Não entendo por que há tanto barulho enquanto um orador está falando. Nem na televisão, que é popular, fazem isso." Primeiro discurso na Câmara dos Deputados, em 2007.




Ícone da TV brasileira: apresentador, estilista e deputado federal. Morre, aos 71 anos, Clodovil Hernandes, vítima de AVC e parada cardiorrespiratória. Sinceramente, a TV brasileira só de tê-lo afastado há algum tempo, já sofria da sua ausência. Agora, apenas a memória, críticas e o bom gosto dele se fazem presente. Não há como não lamantar a morte desse importante artista que, por não medir as suas palavras, ganhou notoriedade, respeito e o carinho do público. Uma trajetória política intensa, que começou em 2006, em meio há várias polêmica. A frase que ilustra o início deste post reforça a intenção dele de ir à Brasília para tentar mudar um pouco a política, mesmo que seja uma voz isolada, mas não calada.

Clodovil fez projetos de leis interessantes sobre a postura da sociedade - que infelizmente ainda não foram votados, mas que precisam ser discutidos na sociedade. Em homenagem ao falecido deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aprovou nesta manhã (18/03), um parecer favorável relativo ao projeto de Lei, idealizado por ele, que autoriza enteados adotarem o sobrenome de seus padastros. A matéria já foi aprovada na Câmara dos Deputados e depende agora de uma votação no plenário do Senado para se transformar em Lei. A relatora da matéria, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), pediu agilidade na apreciação do projeto e, junto de outros senadores, como uma forma de homenagear a figura póstuma de Clodovil. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o trabalho dele como deputado federal, clique aqui e acesse o blog do deputado.

Tudo bem: amados por uns, odiado por outros. A polêmica sempre fez parte da vida de Clodovil. Ele brigou com vários artistas, políticos e celebridades. Também fez amizades e foi um dos poucos comunicadores que se propôs a fazer uma TV de qualidade. Quem não se lembra do extinto vespertino "A Casa é Sua", entre 2003 e 2004, sob o comando de Clodovil Hernandes. De longe - e sem falsa modéstia, a Rede TV!, nos seus quase dez anos de existência, não teve até hoje um programa com a mesma qualidade editorial e de produção.


Para quem não se lembra - ou não teve oportunidade de assitir, o "A Casa é Sua" vinha de uma linha que explorava à exaustão a fofoca e a leitura de revistas do mesmo gênero, durante mais de quatro horas seguidas. O programa foi apresentado anteriomente por Sônia Abrão e Leonor Corrêa. Com a entrada de Clodovil à frente da atração ele redesenhou todo o programa e o transformou na sua casa, literalmente. Criou quadros e, praticamente, fez a atração ressurgir das cinzas. Clodovil, ao lado da empregada Ofrásia, faziam esquetes improvisadas, divertidas e até irônicas. E era com a empregada, com o quadro "Fuxico na Cozinha", que a fofoca tinha um breve espaço no programa.

Outro quadro muito querido pelos telespectadores era os seus editoriais, no início do programa: sempre muito polêmico com temas atuais ou que comentava assuntos da área cultural, principalmente de música, teatro ou cinema. A "Hora das Flores", outro quadro de bastante sucesso do programa, era um momento em que ele criava um arranjo de flores, sempre com plantas diferentes, para presentear uma personalidade. Era nesse quadro que Clodovil fazia um arranjo sempre ouvindo uma boa seleção musical - e o mais interessante era que o quadro dava a oportunidade de resgatar gêneros musicais ou artistas até então esquecidos do grande público.


E por falar em música, era o som instrumental da "Aquarela do Brasil", que Clodovil iniciava o programa para todo Brasil. Era o momento da frescura, como ele mesmo dizia. Dançava com as mãos imitando o gesto clássico de Carmem Miranda e saudava o Brasil - terra tão querida que precisa ser mais valorizada pelos próprios habitantes. Era nessa parte do programa que Clodovil interagia também com a jornalista Joana Matushita para ler e-mails dos telespectadores ou para apresentar as últimas notícias, de um modo geral. Ao lembrar do programa de Clodovil, se compararmos com as atrações que temos hoje na TV aberta, vemos o quanto a falta de produção e de qualidade reina na televisão. Os programas vespertinos atuais promovem a imbecilização do público e da polemização de tragédias que nada acrescentam na nossa vida.

Na época em que o programa do Clodovil passava eu era estudante de jornalismo. Não assistia o programa por causa do estágio, mas sempre quando podia ou era feriado eu dedicava algumas horas para assistí-lo. Na verdade, não era nem assistir. Como sou um inveterado fã de produção de conteúdo para mídia eletrônica, assistia o programa fazendo anotações, como até hoje faço com os programas que possuem bom acabamento editorial.

Assistir o Clodovil na TV era aprender, mesmo que de longe, um pouco de produção e apresentação de programa ao vivo. E, acima de tudo, que se é possível fazer uma TV aberta comercial respeitando a inteligência do público, sem perder o bom gosto - coisa rara, atualmente. A briga pela audiência deixou os produtores de conteúdo loucos por números no Ibope, e não por telespectadores. As emissoras de TV, principalmente no horário vespertino, não oferecem conteúdo, só inutilidades. E se tem algo que precisa ser martelado, aproveitando a deixa da morte de Clodovil, é justamente isso: aonde está a qualidade da televisão?


Perdemos um ícone que lutou, até o seus últimos dias na frente de um programa, por respeito ao telespectador e por valorizar a audiência dele ao máximo. A ida de Clodovil deixa um vazio. Perdemos alguém que estava disposto a alfinetar e para falar no ar o que os comunicadores sabem, mas tem medo de dizer. Alguns vão dizer que Clodovil não era "flor que se cheire". E quem não é? O próprio assumia que não era santo. Uma das suas frases mais famosas explicava muito bem isso: "Clodovil: Clô para os íntimos, Vil para os inimigos e Dô para que eu quero". Polêmico em suas declarações, mas transparente para dizer o que sentia. Ninguém é obrigado a gostar de niguém, mas no mínimo deve-se respeito. E não respeitar o legado dele é tolice.

Quando se chega em uma certa idade em que a experiência e a vivência falam mais alto, a franqueza de pensamentos se sobressai. Quem tem parentes mais velhos na família sabe que os idosos falam o que pensam e possui uma sabedoria que não está no livro ou na escola. É assim que eu via Clodovil: um homem que via um monte de coisas erradas, um mundo cheio de valores trocados e que ficava "puto" com tudo isso. Lógico: ele tinha seus defeitos. Era humano e uma pessoa, aparentemente, difícil de se conviver porque exigia dos outros a mesma qualidade que exigia para si. Errado ou certo era a verdade que ele acreditava.

Clodovil durante toda vida lutou pela sua verdade. Falou o que pensava. Comprou brigas e se quisesse trilhar um caminho mais "fácil", poderia ter feito diversas vezes o "jogo do contente". Mas ele preferiu ser ele mesmo e fez a diferença. E pelo fato do Café com Notícias ser um espaço para falar de comunicação, o blog presta as suas últimas homenagem ao comunicador Clodovil Hernandes que fez da arte e da oratória o seus sustento e meio de vida. Adeus, Clô! Você vai deixar saudades.


:: Mais café, por favor!


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

28 comentários

  1. Grande Wander, estava aguardando este post, desde suas twittadas "Morre Clodovil Hernandes:", "O Clô vai deixar saudades...um dos poucos apresentadores que realmente se propuseram fazer qualidade na TV aberta."
    Ficou muito bacana mesmo, eu concordo: Clô foi um "homem" de fibra, tinha personalidade, delicadeza, sabia tratar as mulheres (os homens também, claro!). rsrsrs
    Eu o admirava por ser competente, inteligente, educado, polêmico também, não tinha papa na língua, mas parecia ser digno de suas conquistas: moda, televisão e câmara dos deputados, e quando do discurso sobre decoro, aí sim fiquei mais fã do deputado, pessoa e profissional que era.
    (só lamento não ser o herdeiro de suas posses). kkkkk
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  2. Como eu tô velha... Me lembro do Clodovil ainda na Globo, na época que tinha um programa matinal que acho que a Marília gabriela apresentava. Nooooooossa, qto tempo. Clô fazia croquis ao vivo e na hora, para as pessoas que enviavam cartinhas. E sempre com a língua ferina e afiada e aquela gargalhada gostosa.

    Vai deixar saudades.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Wander!
    Olha excelente texto, viu? Muito sincero e coerente tudo que você escreveu!
    Também fiquei triste com a morte do Clodovil. Triste porque foi a perda de uma figura inteligente, verdadeira, preocupada, orgulhoso na medida certa e acima de tudo, humano!
    Depois que li na internet o testamento deixado por ele, pude concluir o quão bom ele era.
    Quanto à moda não posso falar, embora saiba da importância dele, mas para a TV e política é uma grande perda. Podiam até não gostar dele, mas como vão negar que o cara era autêntico? Era e pronto!
    Sei que é cliché, mas se faz necessário: com tanta gente cretina para morrer, hein?
    Mas enfim, descanse em paz Clodovil!

    ResponderExcluir
  4. Gostem dele ou não ninguém pode negar que ele era autêntico. E achei uma triste coincidência sua perda bem na hora em que iria fazer uma "peregrinação" por emissoras de TV e Rádio para divulgar seu projeto em diminuir o número de deputados dos atuais mais de 500 para 250. Mesmo que não fosse aprovado pelo menos a população iria tocar no assunto e isso seria um belo começo para mudarmos as coisas.

    Parabéns pelo brilhante artigo, Wander!

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Olá Wander, tudo bem?
    Parabéns pelo texto. Sem dúvida o Clodovil por mais que fosse polêmico e gostasse de "aparecer" deixou muitos exemplos positivos, principalmente com relação a sua postura quanto aos absurdos que a maioria insiste em ignorar.
    Não era exatamente um fã, mas acho que ele vai fazer falta. ;)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Crítico, polêmico, porém muito inteligente e certo do que ele queria para sua vida.

    Uma grande perda!

    Abração,

    Bianabac

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã dele. Mas algumas das coisas que ele falava eu dava total razão. Pego a frase desse discurso que ele diz "porque aqui parece um mercado", totalmente de acordo, onde deveria ser um lugar democratico, onde participantes demosntrando respeito e dando espaço para o outro falar, acontece justamente o contrario. Parlamentares brincam com os copos de plástico, falam de outros assuntos. É uma vergonha.

    Boa matéria. :)

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui com a cara dele(a) e nunca aprovei vários de seus atos, mas como parlamentar, realmente nã tinhamos o q reclamar.

    ResponderExcluir
  9. éé vai fazer falta bom homen ou mulher enfim polemico e firme.sincero qualidades que não se compram precisamos de mais pessoas com essa fibra ,e com poucas papas na lingua para fazer o que ele esta fazendo na camera

    http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/

    passa la e conhece minha goma haha

    ResponderExcluir
  10. hehe tbm falei do CLodovil no blog num rápido post...
    lembrei dessa jornalista, Joana Matushita, que apresentava e mandava bem. Por onde ela anda???

    Abs.!

    ResponderExcluir
  11. é o cara foi bem importante na tv brasileira não gostava dele mas a sicneridade que o cara tinha é admiravel

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não gostava muito de Clodovil. O achava arrogante e prepotente, mas tiro o chapéu pela sua coragem e por sua luta na câmara dos deputados. Como ele não era da turma, não compactuava com as ideias corruptas de seus colegas. Perdemos um político diferente da atual cambada de Brasília.

    ResponderExcluir
  13. Ola Wander, se prepare porque aqui o comentário vai ser longo...rsrs

    Me emocionei com este post.

    Passava as tardes assistindo A Casa É Sua (uma observação, gostava do A Casa até mesmo com a Sonia Abrão anteriormente - hj ela pega muito mais pesado do q naquela época).

    Me lembro de todos esses quadros que vc citou, mas faltou um chamado, se n me engano "DE FRENTE PARA O ESPELHO", onde ele sentava na sua mesa e batia um papo aberto com seu publico, um momento de desabafo que deixava transparecer que ele nao era apenas polêmico, mas um ser humano com muita experiencia pra contar. Só nao gostava das vezes em que ele extrapolava a sua sinceridade e acabava até por constranger quem n tinha nada a ver com a história.

    Outro momento que preciso registrar aqui é a sua preocupação com o público. Em 2004, numa época que estourou um bafafá do romance de Ronaldo e Daniela Cicarelli (lembra?), o Falando Francamente da Sonia, o De Olho nas Estrelas do Leão Lobo, o Mulheres entre outros falavam do mesmo assunto, e Clodovil mostrava um debate sobre bullying (agressao psicologica violenta, geralmente ocorrido na escola a um aluno "perseguido").

    O diretor do programa ficara preocupado pois a audiencia havia caído, e mandara o apresentador encerrar o debate e colocar a Ofrasia para falar do mesmo assunto q os outros programas. Ele se virou para a camera e os psicologos convidados, e disse no ar mais ou menos isso:

    - Olha, por isso que a televião está do jeito que está. O diretor quer que eu interrompa um assunto importantissimo para falar de Ronaldo e Daniela Cicarelli pq a audiencia tá baixa. Ah, mas faça-me o favor! Audiencia não é nada! O que importa é o conteúdo. Pode ficar apenas UM telespectador sintonizado neste programa, UM, mas se ele acha que o que estamos discutindo aqui é mais importante pra sua vida do que ficar falando de um casal que nao paga as suas contas, eu vou continuar...Eu tenho respeito ao meu público, se quem nao estiver interessado sinta-se a vontade para mudar de canal(...)

    Por essas e outras que eu admiro, ainda que tenha discordado de muito de seus defeitos, mas com certeza ele deixará saudades.

    Parabéns pelo post. E PARABÉNS TAMBÉM A TODOS QUE COMENTARAM DE MANEIRA DIGNA, DESPIDO DE PRECONCEITOS E DEBOCHES, como anda acontecendo em outros sites que falam do mesmo assunto.

    Gde abraço Wander, desculpe o texto longo, mas precisava escrever isso.

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    (atualizado ontem, e mais picante do que nunca...rsrs)

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto, não sei se concordo com tudo, mas tenho que admitir que encontrei nele toda a coerência e inteligência de alguém que conhece o que fala.

    ResponderExcluir
  15. Eu me lembro de Clodovil ainda na Globo, na TV Mulher...
    Me lembro tb de adorar vê-lo fazendo os desenhos de vestidos deslumbrantes.
    Ele era polêmico por ser verdadeiro, por não colocar as máscaras da sociedade!
    Como politico pouco acompanhei sua tragetória.
    Eu acho uma perda lamentavel!
    Abços

    ResponderExcluir
  16. A maneira como retratou tão respeitosamente a trajetória de vida e as memórias (que sem sombra de dúvida ficarão na mente e nas altitudes de muitos)de Clodovil, realmente nos abre os olhos para o que realmente interessa sobre essa figura, que fez a diferença na história brasileira.
    Opiniões aparte, de valores pessoais que possamos ter e que nunca concordariam com a impactante "Língua de Clodovil", nesse momento se tornam sem efeito necessário, e isso é para que se reconheça que ele fez algo nesse mundo, algo que muitos de nós, não seriamos capazes...

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre admirei muito o Clodovil. Ele era um cara super inteligente, tá certo que algumas vezes ele falava demais, mas quem as vezes não peca nas palavras?!!
    Ele vai deixar saudade!!

    beijos, Wander!!!
    Feliz dia do blogueiro!!!
    Bom fds

    ResponderExcluir
  18. Compadre, como vc bem disse, assistir o Clodovil era aprender, mesmo que a distância. Eu tb sou fã do estilista/apresentador, sempre fui, desde os tempos do TVMulher (vc não era nascido... hehehe). Polêmico, irritante, talentosíssimo e único, esse era Clodovil, com sua sinceridade à flor da pele.
    Adorava vê-lo com a Ofrásia tb, impagável.
    Linda homenagem, amigo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Poxa! Estávamos eu e minha mãe comentando o quão sentiremos falta das entrevistas do Clodovil. Admirávamos muito essa pessoa, suas palavras, suas ações... Estávmos sempre atentas aos passos dele, desde a época de seu sucesso, de seu insucesso, de sua glória como político. Pelo menos temos a certeza de que este deputado realmente pensava no povo... Vai fazer muita falta aqui na Terra, mas que Deus o receba de braços abertos...

    ResponderExcluir
  20. Eh...
    Nunca fui fan dele, mas confesso que deixara lembranças...
    As vezes, ele falava bem, como numa vez em que apresentava o programa (A casa é sua) que 'cutucou' o chef que estava desperdiçando o oleo da fritura enquanto fazia um prato. Ele falava do desperdicio nesse caso.
    E tambem, como nessa declaraçao aqui da postagem.
    O que eu nao gostava dele, é que as vezes ele falava de uma maneira seca, estupida... Eu achava...
    Bem como aqui (na postagem) tambem diz...
    ...
    E ali, falou bem, sobre o esquema da audiencia... Coisa que nao rimava com o jeito do Clodovil... Faz tempo, lembro de alguma coisa ou outra daquela epoca...
    Jah imaginou o Clodovil trabalhando no TVFAMA? Nossa...!
    ...

    Eh isso ai...
    VLW!

    ResponderExcluir
  21. O Clodovil, mesmo polêmico, sempre teve coragem de dizer o que pensa e para todos ouvirem. Foi autêntico.

    ResponderExcluir
  22. Belo post, Wander.
    Devo confessar que nunca prestei muita atenção no Clodovil, mas passar por aqui hoje me deu uma grande noção de pequenos grandes detalhes que perdi.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  23. Cara, o texto está excelente. Eu não gostava dele pra ser sincero porque não achava certo ser arrogante de forma alguma. Tenho que concordar com o fato de ele ter sido um grande profissional disso não tinha dúvida, mas o programa dele com a Ofrásia era um saco. Eu nunca tive paciência pra ver todo porque me cansava (isso se explica pelo estudo de publico-alvo). Concordo com você ao dizer que a TV aberta hoje, principalmente no horário da tarde, é um lixo. Nada presta. Eu nem vejo mais TV, pra ser sincero, prefiro ver a Maísa (que decadência rs)...

    Quanto a vida dele como parlamentar, realmente não tenho o que reclamar. Acho que ele foi eleito como protesto do povo descrente (mais do que credibilidade). No final, até que ele foi um bom deputado... Nunca pensei que ia dizer isso de um ...

    Valeu!

    ResponderExcluir
  24. Agora respondendo o comentário que vc deixou lá no Melhor Opínião:

    Valeu por ter achado o meu blog legal. rsrs Eu já conhecia o seu faz um tempo. E sou seu seguidor desde sei lá quando rsrs. Falar de jornalismo é sempre muito bom. Eu adoro. Tenho muito o que aprender, falta pouco pra me formar, mas vou morrer aprendendo. Você já conheceu o meu outro blog que era de games, onde tem umas entrevisats com o pessoal que cria jogos. Lembra da entrevista com o pessoal do jogo de capoeira? Então, ,foi lá no meu blog que vc leu. rs

    E não se importe em se empolgar, eu tbm me empolgo nos comentários. Tento ser sucinto, mas não consigo. E olha que é essa a nossa obrigação como jornalistas: sintetizar tudo de forma coerente. A sua opinião sobre o meu blog foi muito bem vinda e fiquei muito feliz. Valeu mesmo. A letícia é um amor de pessoa. Adoro o blog dela. e coinscidência ou não, mas te encontrei por lá também. rsrs

    Bem, falo muito. Vou te linkar tbm, esse é um dos blogs mais informativos que já vi. De verdade. Eu leio sempre que posso.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  25. Pois é.
    Pensei em escrever sobre Clodovil no meu blog, mas descartei as primeiras tentativas porque ficaram parecendo "café requentado".

    Foi muito bom ler algo tão bem escrito a respeito dele.

    Precisamos de muitos Clodovis (acabei de inventar, rs) no Congresso e na vida brasileira.

    ResponderExcluir
  26. O Brasil perde um grande Homem, com H maiúsculo....homem que sempre teve coragem de falar e lutar não importasse as broncas e problemas que viessaem depois.

    ResponderExcluir
  27. FIQUEI MUITO EMOCIONADO COM O CARINHO,RESPEITO,CONSIDERAÇÃO E RECONHECIMENTO,COM QUE ESSE BLOG TRATOU O ÍCONE DE MODA BRASILEIRA E DE PERSONALIDADE FORTE E VERDADEIRA CLODOVIL HERNANDES.MUITO LINDA ESSA HOMENAGEM PARABÉNS

    ResponderExcluir