Café em Debate - Religião, ciência, aborto e a discussão sobre a vida

março 10, 2009


Não é possível fugir desse assunto. As principais rodas de conversa, blogs, fóruns de discussão e redes sociais pela web ainda falam sobre esse caso que revoltou todo o Brasil. No dia 04/03, uma menina de nove anos de idade realizou um aborto na Maternidade Cisam, vinculada à Universidade de Pernambuco, no Recife. A criança foi abusada sexualmente pelo padrasto em Alagoinha (Pernambuco) e ficou grávida de gêmeos. De acordo com médicos, a garotinha corria risco de vida por não ter órgãos formados, além de psicologicamente, ser incapaz de administrar com maturidade a tarefa de ser mãe que geraria filhos de uma violência - sem contar o debate em torno do fato de uma criança gerar outra criança.

O caso é que a Igreja Católica excomungou a equipe médica e a mãe da menina, por serem coniventes com o aborto - e não o padrasto que fez o ato mostruoso. Mais uma vez a religião se confronta com a ciência - e neste caso o embate chega até ser moral. Por mais que qualquer religião seja a favor da vida, não se pode ser conivente com um estupro e falar que um é mais grave que o outro. Ambas ações possuem o seu peso legal e moral. Até o presidente Luís Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira (09/03), em um evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher, chegou a comentar o caso da menina estuprada pelo padrasto. Lula disse que foi um absurdo tentarem impedir o aborto, que segundo os médicos, salvou a vida da menina.


Esta edição do quadro Café em Debate é uma sugestão da blogueira, amiga e vencedora da edição de dezembro/2008 da Promoção Cultural Top Comentarista, Suzana Martins, do blog Entre Marés. Indignada com a postura da Igreja Católica perante o assunto e, principalmente, pelo tabu moral e social envolvendo o ato do aborto, Suzana me escreveu sugerindo que o tema fosse discutido no Café com Notícias.

E você, o que acha dessa história? Religião versus ciência: quem vence a briga? A Igreja Católica deveria repensar o seu posicionamento diante de alguns fatos? Veja a opinião de alguns blogueiros sobre o assunto:


1) Suzana Martins, do blog Entre Marés:

"Estou completamente perplexa com toda essa situação. Eu podia jurar que essas coisas só aconteciam no século passado. A igreja resolveu excomungar a equipe médica, a família e uma criança de nove anos só porque obtou pelo aborto, pois a criança em questão não tinha condições de gerar um filho. Em que época do mundo estamos vivendo onde um padrasto, que comete um crime desses, é completamente salvo das palavras brutais desse tal homem de Deus? Padres que condenam jovens que tem relação sexual antes do casamento, discriminam gays, mas enquanto isso eles cometem pedofilia, bigamia, preconceito, mas estão lá no altar condenando aqueles que tem opinião própria. Eu continuo sendo a favor da legalização do aborto".

2) Daniel Leite, dos blogs Repercutiu e Por Dentro do Mundo da Bola:


"A chave para solucionar o dilema do aborto está intimamente ligada ao bom senso. Por mera convicção religiosa, sou contra a prática quando falamos de um modo natural de gravidez, proveniente (ainda que indesejadamente) de um ato sexual espontâneo de ambas as partes. Quanto à questão da excomunhão em Pernambuco, considero a atitude da Igreja plenamente equivocada. Não analisar o acontecimento com o caráter excepcional que ele merecia representou uma inversão de valores. A instituição ficou olhando permanentemente para o feto e virou as costas para uma vida consolidada. Agora, arruinada, ou, pelo menos, eternamente marcada por esta ferida".


3) Letícia Castro, jornalista, do blog Babel Ponto Com e Master New Media - Brasil:


"Sou mulher, tenho 35 anos e sou absolutamente a favor do aborto quando a gestação envolve risco de vida para a mãe ou é oriunda de abuso sexual. Quanto ao caso específico da garota de nove anos, antes de mais nada, quero deixar minha opinião (e a repito perante qualquer pessoa e em qualquer lugar) sobre a punição mais adequada para estupradores: um estuprador deve, sem exceção, ser empalado até a morte em praça pública. Ponto. Em relação ao caso, não há o que dizer. É uma dessas situações absurdas, surreais dentro de uma sociedade civilizada e moderna. A igreja anda precisando chamar a atenção e usar uma garotinha vítima de uma barbárie para isso explica muito em que pé anda o catolicismo nos dias de hoje (o que não é diferente do pé em que sempre se apoiou ao longo da história: inquisição, etc. etc). O que surpreende é a repercussão em torno do assunto. Decisões como essa (de tentar impedir o aborto da criança, excomungar todo mundo, etc) devem ser ignoradas pela lei. A igreja está submetida à lei e não o contrário".


4) Erich Pontoldio, do blog 30 e poucos anos:


"Excomungar é o ato de EXPULSAR alguém da religião Católica. Minha questão é: será que a menina, a família dela e a equipe médica que realizou o aborto estavam preocupados com as missas de domingo que vão perder depois da excomunhão? Ou será que era a integridade física da menina de nove anos, que poderia morrer, caso levasse a gravidez adiante? Onde fica o bom senso neste caso? A igreja iria autorizar o batismo da criança sendo a mãe menor de 10 anos de idade, mãe solteira e vítima de uma violência? A Igreja Católica excomungou o maníaco do parque que atacou e estuprou várias mulheres em São Paulo ? Excomungou algum político que desviou dinheiro público deixando hospitais em situações críticas com pessoas morrendo pelos corredores ? É por isso que digo que sou a favor da vida...sou PRÓ-VIDA!!!!"



"Sinceramente, acho que o aborto deveria ser legalizado, sim. Ele sendo ilegal, coloca em risco as vidas de milhares de mulheres que todos os anos abortam clandestinamente. Se fosse legalizado, elas fariam o procedimento em hospitais, com toda o amparo médico. O problema quanto à legalização do aborto é que ele passaria a ser utilizado como método anticoncepcional, o que eu acho que não seja benéfico. Quanto a posição da Igreja, vejo esse episódio como mais uma prova do atraso e da incoerência da instituição. Afinal, qualquer pessoa de bom senso, até mesmo Jesus Cristo, se estivesse vivo nos dias de hoje, diria que permitir a gravidez de uma menina de 1.36m e 36kg é um risco desnecessário para sua vida e dos filhos dela".


6) Rodrigo Piva, do site Curiosando:


"Sou católico, de família católica por parte de pai e mãe. Porém, sou a favor do aborto. Aliás, o aborto é "legalizado" para quem tem dinheiro, haja vista uma reportagem recente publicada pela revista Veja em que médicos renomados admitiram que fizeram ou acompanharam pacientes que decidiram abortar, seja por questões financeiras — sem condição para criar o filho — seja por outras questões, como fim de casamento, etc. Os pobres recorrem aos 'açougues da vida' e muitos morrem. Outros — a maioria — têm a criança sem a mínima condição de criar o que acarreta em abandono, maus tratos, exploração sexual e assim por diante. Creio que somente a mãe sabe o que é melhor para si. O caso desta menina de nove anos é a prova que a Igreja Católica parou no tempo, mais precisamente na idade da pedra, ao cometer esse ato repugnante de excomungar mãe, médicos, família e a própria menina que sofreu a violência inaceitável. E pergunto: excomungou também o estuprador? É a volta da famosa e infeliz frase de Paulo Maluf: estupra, mas não mata".


7) Douglas Teixeira, do blog Proud Brasil:

"Todos nós nos surpreendemos com a atitude radical e intolerante da Igreja, neste polêmico caso de estupro, aborto e excomunhão. Mas não deveríamos. Afinal, conhecemos a Igreja a um longo tempo e já deveríamos saber que para manter as suas convicções ela é capaz de tudo! Mesmo que este tudo resulte no aumento do número de infectados por HIV, já que proíbem o uso do preservativo; Na proliferação do preconceito, violência e intolerância contra os homossexuais, já que, segundo a Bíblia, eles vão para o Inferno. E mesmo que uma criança inocente tenha sua vida e seu futuro posto em risco, a Igreja é irredutível, apenas para não se contradizer.


8) Karina Castro, jornalista, do blog Divã da Notícia:

"Eu não sou a favor do aborto porque acredito que é mais inteligente prevenir que remediar. Contudo, em casos de estupro, é a solução mais humana. Não pode-se exigir que uma mulher vítima de violência sexual passe nove meses remoendo lembranças e ainda conceba o fruto do trauma. No caso da menina de Pernambuco eu não pensaria duas vezes para indicar o aborto. Trata-se de uma menina que não tem estrutura física, psicológica, nem econômica para ter duas crianças. Além disso, pensem na mãe dela: a mulher foi traída pelo marido, teve a filha abusada e de brinde ganhou dois netos. É pesado demais! O bom senso tem que prevalecer. Ao invés de buscar uma solução para a crescente prostituição de adolescentes e jovens no Estado de Pernambuco, ou mesmo ajudar os pobres que não tem nem o que comer, o bispo chamou a imprensa para aparecer. Certamente, é mais importante excomungar do que ajudar o próximo! É por isso que a tão sagrada religião católica tem perdido espaço para os evangélicos que apesar de serem radicais na maioria dos casos, são mais humanos, admitem que erram e não se intitulam santos. Temos que acabar com a hipocrisia!"






Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

36 comentários

  1. Wander, em primeiro lugar muito obrigada por abrir esse espaço aqui. O café é a minha segunda casa, é onde eu venho todas as manhãs deliciar com um saboroso café mineiro e ler notícias quentinhas! Obrigada mesmo por aceitar a sugestão de matéria! =)

    E quanto a esse assunto, ele tem me deixado incrivelmente irritada! É um tremendo absurdo o que esse bispo fez. O que me deixou chateada nisso tudo, foi a ignorância com que ele (o bispo) tratou o assunto. Então quer dizer que é pecado fazer um aborto onde crianças correm risco, mas não é pecado um padrasto estuprar uma criança de nove anos. O que dá a entender é que a pedofilia não é pecado, é um ato lícito! Sinceramente, não tem como não se irritar com tudo isso?! E o que esse bispo pensa do padastro?! Que ele fez algo bom?! Excomungar a família, médico e envolvidos no aborto é algo certo, então?! Excomungar alguém que salvou a vida de uma criança é certo, mas deixar impune um monstro que estupra sua própria enteada não tem nada haver!
    É inacreditável como a igreja fecha os olhos para isso. É revoltante. Então se um padre pratica pedofilia ele é simplesmente transferido para outra diocese e está tudo bem. Um monstro que estupra uma criança é preso e está tudo bem, agora um homem que salva a vida de uma criança é condenado por um ser humano que não enxerga a verdade que está bem diante dos seus olhos. Que igreja é essa? Que membro é esse? Onde está o pecado?!
    Eu fico me perguntando, se aborto é crime a santa inquisição foi o que?

    Beijos, caro amigo!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente a ideia do debate, Wander. Conte comigo nos próximos pois somente com discussões como essas que podemos levar a sociedade para o tão esperado progresso.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, o Wander não recebeu minha opinião por e-mail em tempo de publicar, mas minha opiniao sobre o tema segue no debate pelos comentários.

    O aborto é e sempre será uma discussão infinita e, portanto, polêmica, além disso grande parte das pessoas já ultrapassou a época de ser guiado pela Igreja, os excomungados deste caso nem devem acreditar nos dogmas católicos. Avalio que somente a gestante pode saber se quer ou não levar uma gravidez até o fim e se tornar de fato mãe. Mas, a meu ver, exceto em casos de estupro, o aborto deve ser cuidadoso, existe a camisinha e só engravida quem ‘quer’, o aborto não pode se tornar a solução rápida para a imprudência sexual das pessoas.

    Ruleandson do Carmo

    ResponderExcluir
  4. Wander, importantíssima essa tua iniciativa de pautar a questão e principalmente de debatê-la.

    Nos últimos dias, em toda e qualquer roda de conversas que eu entrasse esse tema estava sendo discutido.

    Não vou falar da minha posição sobre o aborto, apenas deixar claro que o defendo, especialmente por que acontece legal ou ilegalmente e as condições diferem apenas em cifras financeiras dos pacientes.

    O que me preocupou em toda essa questão não foi a excomunhão como um ato isolado. Creio que pouco importa aos destinatários da sentença sua existência, por todos os argumentos que já foram expostos, pela própria justiça da decisão de realizar o aborto. O que mais me preocupa é a aceitação por parte dos fiéis e da própria Igreja de que essa postura ainda possa existir. Se os católicos reprovam o aborto e se calam em tantas situações, por que não se calam nesta ao invés de incentivar o estupro?
    Por quê o autor da excomunhão deixou claro que o crime do estuprador era menor!
    E mais do que tudo, a decisão de propalar aos quatro cantos que houve a excomunhão me indignou profundamente. No jogo de poderes, o dito bispo usou de uma condição privilegiada, que os médicos, a mãe da criança e os seus defensores não usufruem.
    Mais que tudo, isso me indigna.

    Assim, a Igreja me faz questionar a favor da vida de quem ela se posiciona.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a Igreja foi conservadora demais e infantil demais pra entender que, caso não houvesse o estupro, não precisaria ocorrer o aborto.

    Eu, como católico, fiquei indignado com a atitude do arcebispo e, como consequencia, da atitude da Igreja como um todo. Tiraram o foque do grande vilão da história: o padrasto que estuprou a pequena vítima. É ele que deveria ser excomungado. É ele que deveria ser o centro das atenções, e não a mãe e a equipe médica que salvou a vida da garota de 9 anos.

    Abraços e bom blog!!

    www.danpessoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O aborto é uma questão delicada. Não condeno ninguém que o faça. Cada um tem sua consciência e segue o que ela diz. Se uma mulher decidir abordar, que aborte, mas que aguente as consequecias depois. Nesse caso, o aborto era a opção mais sensata e justa.

    Vivemos em um país laico, onde o Estado está separado da religião, mas a Igreja Católica não entende isso. Quer se meter em tudo e faz terrorismo (excomunhão)para pregar seus ideais. É triste ver onde parou essa Igreja. Se Deus e Cristo existem, ficarãom envergonhados.

    ResponderExcluir
  7. Wander, mais uma vez, ótimo post.

    Em um dos comentários foi dito que o que espanta é a repercussão que isso tomou. Será mesmo que os médicos estão se lixando por terem sido excomungados? Eram "praticantes" do catolicismo? Por que que, de repente, todos estão preocupados com o que fala a igreja, se em seus bons conselhos, nunca lhe ouvem ou são até mesmo ridicularizados? Por isso também caio na mesma questão.. na minha opinião Igreja Católica cumpriu o seu papel, dentro de suas crenças, puro e simplesmente, mas não invadiu qualquer outra área política/social. Em outras palavras, ela emitiu a sua opinião e exerceu-la. Se está certa ou errada em sua atitudade, eu tenho pouca bagagem para argumentar, mas achei exagerada.

    Agora, pessoalmente, sou completamente contra o aborto, salvo quando o feto ou a mulher correm risco de morrer (que foi esse caso). Contudo, o aborto puro e simples não faz qualquer sentido.

    Uma criança ser estuprada e ficar grávida caberia à igreja considerar o bom senso antes de emitir a sua opinião. Mas cabe a nós também ouvirmos os seus motivos. Não é esse o princípio do jornalismo imparcial? Ouvir os lados envolvidos? O que se tem visto é um bombardeio de críticas, mas mak sabemos os motivos da católica.

    Me fica uma pulga: Ok, é muito traumatizante (e mais do horrível) uma criança de nove anos sofrer estupro, engravidar e criar uma outra criança. Mas, por outro lado, não é do mesmo modo traumatizante uma criança realizar um aborto? Como ela carregará esse trauma o resto da vida? Ou seja, agora são dois traumas: o estupro e o aborto.

    Finalizando: Sou cristão (protestante), mas achei equivocada a dedisão da católica.

    Complicado.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Wander, meu comentário já está ali na opinião postada no texto. É quase consenso que a atitude da Igreja foi equivocada!

    As vezes (botando mais lenha na fogueira) me pergunto se o bispo não excomungou o estuprador por causa dos inúmeros casos de padres pedófilos...

    ResponderExcluir
  9. Cara,naum concordo com o Aborto(A naum ser em certas condicoes),acho que as pessoas devem arcar com suas consequencias

    http://www.ownedando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou totalmente contra o aborto. Só o apóio em algumas situaões extremas como essa exposta no texto e, sendo assim, não cabe a nós decidirmos o futuro dela. Sou contra o aborto porque há uma vida em questão e como tal não pode ser, meramente, descartada porque veio em um momento inapropriado para mãe.Acredito que as pessoas tenham que assumir as conseqüências dos seus atos, pois, como já disse, existe uma vida em jogo e nem adianta algumas pessoas virem me tapar o sol com a peneira me fazendo aquela pergunta idiota de quando começa a vida, porque, para mim, essa é uma justificativa frouxa para justificar um ato brutal como o aborto e amenizar a cride de cnsciência de quem a faz se é que tem alguma.

    ResponderExcluir
  11. Queria ter participado ! ¬¬'


    Mas ainda sou a favor, em qualquer caso.

    ResponderExcluir
  12. Compadre, querido, faço eco mais absoluto com o que disse a Suzana sobre a questão do bedelho que a igreja tenta meter e reitero, está submetida às leis.
    Muito obrigada pela oportunidade e parabéns pela iniciativa. Esses teus debaates são verdaderios fóruns-cabeça, com opinião de gente de peso (tudo meu amigo rs).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Caro Wander, assuntos muito polêmicos quando envolve Religião, ciência, aborto e vida, pois cada um tem uma opinião, e é bom que tenha opinião, o maior problema às vezes são aqueles que não tem opinião, blá, blá, blá, agora vamos à minha opinião:
    Sou cristão evangélico por opção e faço questão de deixar aqui minha tristeza em primeiro, porque estupro é um crime hediondo e vejo agravante contra uma criança que não pode se defender.
    Religião, uma necessidade humana de se apegar ao espiritual, algo imaginário, desconhecido e que pode lhe trazer consolo, conforto, paz, sentimento de bem-estar, diz-se que cada um tem a sua.
    Ciência, algo fantástico que em alguns momentos trazem benefícios à humanidade e em grande parte coisas para a destruição da humanidade e do próprio planeta.
    "Deus criou tudo perfeito, mas os homens preferiram muitas invenções"
    Eclesiastes 7.29 (depende da tradução de cada Bíblia).
    Aborto, uma necessidade em casos extremos: Estupro, seja de crianças, ou de quem quer que seja, ainda mais quando semelhantes a este da garotinha de apenas 9 anos, sem estrutura física e psicológica para gerar filhos.
    O que temos visto, infelizmente é que a igreja católica, seja aqui, ou no vaticano, não evoluiu, não vive contextualizada com seu povo ou sua época.
    Não devemos viver de forma desregrada, no entanto temos que viver no tempo atual, com suas tendências.
    Eu acredito sinceramente que excomunhão nunca influenciou em nada a vida das pessoas, seja de forma positiva ou negativa, aliás tem muito que se diz católico que nunca foi na igreja, nem sabe o que é missa.
    O problema da igreja católica, é pensar que só ela tem a verdade, e do jetio que eles fazem as coisas, são as aprovadas por Deus, puro engano, ainda estão vivendo na época dos monarcas reis do reino do norte quando da morte de Salomão rei de israel filho de Davi, onde a bíblia diz que estes reis fizeram o que era mal aos olhos de Deus, e por isso foram mal-sucedidos.
    Que a graça e paz do Senhor Deus seja com a garotinha, a mãe e os médicos que fizeram um belo trabalho salvando a vida da criança.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Moura

    ResponderExcluir
  14. O fato ocorrido é de deixar qualquer um horrorizado. São casos como esses que deixo a religiosidade de lado par ser a favor do aborto, mesmo a Igreja sendo contra. Alías as pessoas só são contra enquanto não aconte com algum ente querido.

    Roberto Costa - Blog Vistoriando

    ResponderExcluir
  15. Cara, eu sou contra o aborto em alguns casos, mas esse eu sou totalmente a favor e faço um protesto a Igreja Catolica por essa besteira e a maior cagada da igreja que eu vi até hj. Chega a ser nojento uma declaração do ArceBispo que não manda porra nenhuma.

    Indignado !!!

    Ass: Habib Sarquis

    Blog: Leitura Dinâmica - www.habibsarquis.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Só queria saber porque o padrasto da menina não sofreu qualquer crítica por parte do tal bispo de meia tigela! É bem capaz dele ir se apoiar na Bíblia para se justificar e dizer que o padrasto tinha todo o direito de fazer o que fez!

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Wander, tudo bem?

    Rapaz, vou te dizer que essa é uma questão na qual eu pensei um milhão de vezes em escrever um texto dos mais "cabeludos" sobre, mas acabei deixando passar.

    Quanto ao convite, claro que aceito e se você quer a minha opinião, aí vai:

    Sinceramente, já faz algum tempo que quando me perguntam qual minha religião, digo que acredito em Deus, acredito no bem, mas como não acredito no Papa (esse que está aí) e muito menos em suas "leis" não me considero católico (nasci assim, não sou mais).

    O aborto, como aconteceu, está previsto em lei. Nossas leis estão ultrapassadas, mas nesse caso, estão milhares de anos na frente das "leis" da igreja.

    Falando do caso da menina de Pernambuco, custo a acreditar que algo assim ainda aconteça. Fiquei abismado com tanta ignorância, mas não creio que (perdoe o trocadilho) o padre possa ser crucificado por isso. A igreja católica como um todo, com seus dogmas e crenças, na maioria das vezes advogando em causa própria, está ultrapassada e a figura do Papa é um retrato fiel disso.

    O padre em questão, na minha opinião, nada mais fez que seguir "ordens" e está pagando o pato. Ele (o padre) é um homem que acredita no que prega (infelizmente), mas não pode ser julgado por repassar aquilo que lhe foi ensinado como certo. No mais, acredito que tanto a família quanto a equipe médica não estão nem um pouco preocupados se vão ou não poder assistir a missa de domingo. Mas os católicos de uma maneira geral, deveriam estar preocupados com os rumos que a sua igreja está tomando.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Depois que um escândalo desse é mostrado pela mídia, vários outros aparecem, entrevistaram uma menina de onze anos aqui na minha cidade ( Goiânia ), o padrasto a estuprou e ela está grávida já de 6 meses, ela nao vai abortar, e se eu nao me engano chamará Gabriel... nao podemos fazer nada né, uns psicopatas desses !!!

    www.tutoart.net

    ResponderExcluir
  19. eu sou afavor do aborto,
    p/ qm foi estrupada,
    eu o bebe não tem xances d vida,
    eu pode coloca a vida da mulher em risco

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  20. o debate é válido, mas parece que não vai a lugar algum. a ciência ataca, a igreja contra-ataca, como sempre. a excomunhão foi totalmente exagerada e errônea: por que não o padrasto?

    essa conversa ainda rende...

    ResponderExcluir
  21. Creio que tanto a total liberação como a proibição tem seus aspectos perversos. Se de um lado temos uma indústria informal, verdadeiros carniceiros lucrando muito com isso e matando mulheres, do outro vemos uma demanda reprimida e uma sociedade erotizada como nunca vimos.

    Antes de liberalizar a gente precisa ver se o nosso sistema público de saúde tem condições de suportar essa nova demanda. Numa sociedade excludente como a nossa, por menos gente no mundo certamente beneficia quem não liga muito para programas sociais. Exterminar pela raíz quem nasce já fadado a ser miserável convém para alguns.

    Creio que o Estado, sendo ele a nossa representação, deve mediar e regular essa situação para que a coisa não se torne um grande mercado de carne. O fato de a mulher já ser respaldada em casos de estupro ou má formação do feto já é uma evolução levando em conta a moral cristã que circula por aí.


    São questões que, creio eu, não tem nada a ver com a igreja católica, que continua atuando de maneira medieval frente as necessidades do nosso tempo. Precisamos tratar a causa de maneira crítica e laica. Só assim saberemos o real impacto do aborto em nossa sociedade.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. São atitudes como essa que me fazem cada vez mais desacreditar da igreja católica.
    Sou espírita e como tal contra o aborto. Só que é preciso ser coerente. Neste caso o aborto era uma questão de manter a vida de uma criança já tão machucada por ela. É salvar uma menina que nem tinha noção do que estava acontecendo.
    Quem devia ser excomungado era o bispo!

    ResponderExcluir
  23. Ótima discussão!

    Adoro assuntos polêmicos...valeu pelo espaço querido. Bjos

    ResponderExcluir
  24. Eu, particularmente, sou contra o assassinato... Em qualquer estagio de vida.

    E de qualquer vida. Seja gente ou animal (sou vegetariano). Porém, há de estudar casos de estupro, sexo equivocado (dois desconhecidos + uma noite = uma vida :o)

    Enfim, o post traz à baila a questão levantada pelo bispo católico, que foi totalmente infeliz ao afirmar que o aborto é pior do que o estupro...

    É uma questão muito ampla que não pode ser reduzida à polêmica e, repito, infeliz opinião do religioso.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado por ter comentado no meu blog.
    =)
    sou contra o aborto, poremem casos de estupros e concordo...mas enfim, isso é uma assunto que gera muito polemica.
    parabéns pelo blog.
    beijos, tchau.

    ResponderExcluir
  26. Eu escrevi sobre isso no Pequenos Fragmentos no dia em que a menina fez o aborto. Como a maioria, estava indignada e não podia deixar de lado.
    Não tenho uma opinião 'fixa' sobre o aborto. São casos diversos. Nesse caso, que é o que interessa, sou totalmente a favor. Jamais uma menina de 9 anos poderia ser mãe. Jamais uma mulher estuprada poderia dar a luz ao fruto de um crime. JAMAIS.
    Agora, tenho uma opinião bem formada a respeito da Igreja Catolica (e sou catolica) a respeito disso: Hipocrisia!!!!!!!
    A Igreja anda tão retrógrada que daqui a pouco morreremos queimados numa fogueira.
    Eu sou uma excomungada. Sou divorciada. Me enquadro nos milhares de casos de excomunhão da Madre Igreja.
    Haja saco para aguentar tanto absurdo vomitado pelo Vaticano e seguidores!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Excelente post e idéia de debater sobre um caso que virou 1º página em todos os jornais do Brasil....
    Parabéns e pode contar comigo nos próximos!!!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Wander!

    Cheguei atrasada para este debate, mas tanto pela postagem em si quanto pelos comentários, pude notar que este café ainda está quentinho e no ponto!

    rs...

    Concede a mim o prazer de comentar este post?

    Lá vou eu:

    Já me chamaram por uma porção de adjetivos por causa de algumas das minhas posturas (entre elas o meu apoio ao aborto legalizado, em qualquer caso!). Não temo em afirmar que envolvendo a gestação, a decisão SEMPRE será da mulher.
    Quando se trata de risco de morte, estupro e coisas do tipo, a interrupção é sim, mais que bem vinda, torna-se uma questão de saúde, bem-estar...
    Antes de usar o cliche pró-vida, eu prezo a vida sim, mas com qualidade. Já vi casos semelhantes a este (meninas grávidas de frutos de um abuso) terem a INTROMIÇÃO da igreja católica e , devido a pressão psicológica, levaram a gestação a diante.
    Eu gostaria, mesmo, de saber, hoje, como está aquela menina?
    Será que o papa se dispôs a oferecer ajuda de alguma forma?
    Como vive hoje o filho do abuso?
    Como a menina que teve a infância dilacerada encara o filho não planejado?
    Será que essa família vive bem?
    Será que esta criança é amada?
    Sei que o assunto é longo, complexo e que se eu for escrever tudo o que eu penso farei um comentário maior que o seu texto, mas registro uma pontinha do que penso:
    Esse camarada devia arder nos quintos dos infernos por dizer uma sandice dessas sobre os médicos e a família da garota. Eu creio em DEUS e creio que ele preza a justiça e este camarada não está sendo nem um pouco justo. Falei!

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Sou contrário a legalização irrestrita do aborto, porém creio que em tais casos há de se ter uma flexibilidade e liberação para que ocorra. Tais atitudes, como esta da Igreja Católica, revelam algo que considero realmente preocupante: a constante perda da Humanidades.
    Líderes religiosos preocupados em manter postulações vazias e que não levam em questão os problemas reais do ser humano são uma constante.

    E o pior é esta atribuição de valores. O estuprador melhor que a vitima? Aquele que pratica uma ato violento e animalesco imune e a sua "presa" acusada?

    Se esta é a Igreja que seguem a maior parte dos brasileiros, o que esperar deste país?


    Abraços!

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. A Igreja Católica é uma piada. Desde o Império Romano, ela é nada mais que a Hipocrizia Instucionalizada. Excomungar uma criança vítima de uma violência brutal é uma atitude razoável? Assim como beatificar um pelego (desculpe a palavra) que diz que os campos de concentração não passaram de um devaneio ficcional da história é tão... tão... tão Igreja Católica isso.
    Atrasar o desenvolvimento de pesquisas genéticas que podem salvar e recuperar vidas, condenar o uso de camisinha e anti-concepcional são atitudes retrógradas de uma instituição com um histórico secular de profanação que perdeu o poder que um dia teve, mas que ainda pensa ter.
    Eu fui criado numa família fortemente católica e o discurso hipócrita ainda é muito arraigado. Ainda bem que eu nunca me prendi a relegiaão nenhuma.
    A Igreja Católica devia se preocupar em resolver seus problemas internos, como a pedofilia - ou será que ela esqueceu que existem padres que colocam menininhos de joelho diante de si não para rezar?
    O aborto é uma questão emblemática que deve ser discutida com seriedade, livre dos dogmas obsoletos de uma instituição vexatória.

    ResponderExcluir
  31. Wander, ótima essa iniciativa de sempre colocar aqui uma discussão como essa, que traz muito para todos nós. O ponto é muito controverso, por isso não é simples entender. Devemos olhar a questão com muita reflexão e não toma juízos baseados em senso comum. Como já disse uma vez, é necessário não apenas o direito à vida, mas à vida com dignidade. Como alcançá-la ainda é meta muito árdua a todos nós. Por isso, creio em certa relativização dos valores.
    Até mais,
    All3X

    ResponderExcluir
  32. Te indiquei a um selo ^^

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Todo mundo olha o caso como se ele não passasse de mais um "erro" da igreja católica.

    Ora, antes de jugarmos o caso devemos analisá-lo com cuidado, pois se tratam de vidas humanas.

    Toda vida humana tem valor igual. Isso deve ser para todos nós um conceito básico de ética e moral.

    Então como podemos dizer simplesmente que a família está certa em optar pelo aborto? A menina tinha mais direito de viver que os dois filhos que ela carregava em seu ventre? É justo matar duas pessoas que ainda nem nasceram só por que são filhos de um estuprador pedófilo?

    Vamos deixar de ser hipócritas e manipuláveis e pensar um pouco mais nos fatos e não em sua repercussão. O que estamos falando não é sobre a igreja e a ciência, é sobre o direito a vida de duas crianças inocentes!

    ResponderExcluir
  34. Antes de tudo, quero dizer que meu comentário se aproxima muito do que expos o leitor Samuel, que relatou seu entendimento.
    Sou totalmente CONTRA o aborto, pois entendo que quem pratica este ato monstruoso é alguém covarde, insensível, irracional e de uma leviandade deplorável e condenável.
    Temops aí tantos recursos que podem impedir uma gravidez indesejável: camisinha, remédios, cirurgias.
    E se a mulher ficar grávida, deve obrigar o pai a assumir o filho que não pediu e nem teve culpa de ter sido gerado, ou então ela deve arcar com a responsabilidade pelo seu ato sozinha, se não quiser ou tiver disposição para isso, que espere a criança nascer e entregue a mesma numa instituição governamental (conselho tutelar) para ser criada por um casal digno e honrado, que com certeza daão àquela criança tudo aquilo, que os pais biológicos não seriam capazes de oferecer.
    No caso específico, sou obrigado, a abrir uma excessão ao meu posicionamento contrário ao crime que é o Aborto, pois deixar ir adiante um gestação com tantos riscos de vida para a "mãe", que é uma criança de 9 anos de idade é algo muito temerário e arriscado, ainda mais quando se tem um péssimo e incompetente atendimento médico nos hospitais público no Brasil. Neste caso, acredito, que para se preservar a vida da "mãe", deve- se, infelizmente, impedir a continuação desta trágica gravidez. Existe também a possibilidade de que, no caso, em discussão as crianças possam nascer com sequelas irreversíveis.
    Mas reafirmo o seguinte: SOU CONTRA O ABORTO!! Um erro não justifica o outro.

    ResponderExcluir
  35. É com essa decisão e várias outras tomadas pela igreja ao longo da história nos mostram como esta instituição é atrasada em relação a evolução por que passamos. Enquanto o Estado não entender e "deixar de lado" a ideia de que a igreja é a instituição soberana e entender que as leis são feitas pelo o Estado e para TODOS (não só para os cristãos)essa visão de que tudo é pecado e,portanto, incorporado a constituição o mundo não vai para frente.
    Sou a favor do aborto, em situações onde fica provado que a mulher em questão não tem direito a criar seu filho levando em consideração sua situação econômica, social, física e mental.
    Para que isso seja efetivado é preciso um maior cuidado em campanhas preventivas realizadas pelo governo. Essas campanhas que existem atualmente como panfletos que quase ninguém lê e a simples distribuição de métodos anticoncepcionais não funcionam.
    É preciso uma maior interação com o assunto e enquanto for "proibido" mencionar a palavra "SEXO" e "educação sexual" no ensino fundamental, este assunto será assim, precário, escandaloso e pandemoníaco.

    ResponderExcluir