Deputado mineiro cria Castelo e o omite para Justiça

fevereiro 07, 2009



Os castelos são construções de grande impacto arquitetônico que, na antiguidade possuiam a função residencial e defensiva, geralmente erguido no ponto mais alto de um terreno, no qual reis, imperadores e senhores feudais podiam ver o que aconteciam nas suas terras e até mesmo acompanhar - de forma visual - os inmigos que, por um acaso, poderiam querer ousar tomar para si este espaço. No senso comum, o castelo é a propriamente a representação do luxo e do poder. Na semana passada, após uma "turbulenta" organização política que deixou o PMDB comandado as duas maiores Casas do legislativo brasileiro, a Câmara Federal e o Senado, eis que um castelo foi o pivô de uma série de reportagens e denúncias nos principais noticiários.

Eleito para o cargo de 2º vice-presidente e corregedor da Câmara, o deputado deputado federal Edmar Moreira (DEM-MG), foi acusado de ter ocultado da Justiça Eleitoral um patrimônio que daria inveja a qualquer milhonário do planeta: trata-se de um castelo, na cidade de São João do Nepomuceno, em Minas Gerais (MG), com oito torres, 36 suítes, 18 salas, piscina com cascata, fontes, vários espelhos d'água e 275 janelas - com único detalhe impressionante: o castelo tem um valor estimado de R$ 25 milhões.

A pergunta que não quer calar...tachn-tachn: como um deputado conseguiu fazer um castelo tão grandioso como esse? Trabalhando honestamente e pagando seus impostos? Ou usando o dinheiro público e fazendo politicagem que garantiram a realização de tal obra grandiosa na Zona da Mata mineira, hein? Para piorar ainda mais a situação comprometedora, o deputado confirmou que construiu o empreendimento na década de 1980 e que só doou o imóvel para os filhos - o deputado estadual Leonardo Moreira e o delegado Júlio Moreira, em 1993.


Acusações


Questionado sobre a reportagem da Folha de São Paulo que trouxe com exclusividade o caso de uma ação contra a empresa da área de segurança do deputado em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e ainda de ser acusado de ter dívidas com o INSS no valor de até R$ 1 milhão, Edmar Moreira diz não conhecer o montante total da dívida e que confia na Justiça. Segundo a denúncia, a empresa recolhia a contribuição previdenciária dos trabalhadores, mas não encaminhava ao INSS. Moreira afirma que já enviou à justiça comprovantes do pagamento da suposta dívida.

Cargo perdido

Nomeado recentemente para o cargo de 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Edmar Moreira (DEM-MG), está prestes a perder a Corregedoria da Casa. O presidente Michel Temer (PMDB-SP) e alguns líderes partidários entraram em acordo para votar nesta próxima terça-feira (10/02) um projeto que que desmembra o posto ocupado por Moreira e cria um órgão de investigação independente da Mesa Diretora. O acordo foi costurado por Temer e anunciado ao parlamentar, que consentiu com a votação do projeto e com seu provável enfraquecimento. O deputado viu a sua situação se deteriorar desde que defendeu publicamente a falta de praticidade do Conselho de Ética e ao declarar que a Câmara não deveria mais julgar casos de quebra de decoro. Ainda, de acordo com alguns membros do DEM-MG, estuda-se a possibilidade de afastá-lo até que o caso seja resolvido.




:: Veja também





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

37 comentários

  1. E se fossemos um país sério ele perderia o cargo ou se tivesse caráter, renunciaria. Mas, sabe como é. Daqui a pouco o povo esquece e tudo fica na mesma.

    Mais um dos absurdos que temos de engolir.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Durante um periodo de minha vida (não faz muito tempo) passava ferias e feriados em Rochedo de Minas. Rochedo é a cidadezinha que fica entre esse castelo (não me lembro agora o nome do vilarejo) e São João Nepomuceno - MG.
    Sabe o que é mais impressionante???
    Para chegar a esse castelo, que realmente é uma contrução que surpreende pelo tamanho e beleza, você pega uma estradinha de terra, passa por uma aldeia extremamente pobre onde as galinhas andam soltas no meio das vielas de terra e de repente se depara com a monstruosidade desse 'lar'. É um disparate. Uma coisa que vc não imagina, 'tanto luxo no meio de tanta pobreza'
    O castelo, ao contrario do que vc falou, não está no alto, não está visivel.... está escondido e muito bem escondido no meio do 'nada'. Mas é claro que a nobre esposa do deputado não precisa se preocupar em passar no meio dos reles mortais. Ela passa 'sobre' eles...
    Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rê! O seu relato engrandeceu muito o artigo, pode ter certeza disso - pois é a visão de quem viu a obra de perto. Porém, quando falei que o castelo fica numa posição alta do terreno, não me referi a este do deputado, mas sim ao conceito geral que envolve os castelos na antiguidade, blza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Chamar isso de absurdo é pouco...
    É impressionante como o povo pode votar em um cara desses.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Essa foi espetacular, incrível como é possível roubar tanto, apesar que já não é novidade pra ninguém.... mas fazer castelo de 25 milhões foi sinistro, o pior de tudo é que mais uma vez, como sempre acontece, acaba igual aos sábados a noite.... pizza pra todo lado........... Será que desse vez teremos mesmo uma punição justa ???

    ResponderExcluir
  6. E quem pagou pelo castelo fomos nós! :(

    ResponderExcluir
  7. Parece que o castelo de cartas está ruindo para o Corregedor... Olha o cargo do cara!
    No Michaellis:
    "corregedor:
    Magistrado superior que fiscaliza a distribuição da justiça, o exercício da advocacia e o bom andamento dos serviços forenses."
    Quem o fiscaliza?!??!!?

    ResponderExcluir
  8. Quando penso que já vi de tudo neste belo país, eis que aparece um castelo de um deputado que jura tê-lo construído com dinheiro de suas empresas. Fala sério gente! Tá na hora das autoridades sérias fazerem alguma coisa para tentar salvar a reputação do Brasil. Eu adoraria ver o tal castelinho se transformar no museu da corrupção. O nome dele seria...MEMORIAL DA CORRUPÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA. Para completar eu mandaria fazer estátuas dos mais picaretas, com históricos, cifras roubadas e objetos pessoais tipo...Ferrari comprada com dinheiro público. Cueca usada por mensaleiros...assim, serão eternizados! Eu tô de saco cheio da classe política deste país!

    ResponderExcluir
  9. Isso é um absurdo dos absurdos!!!Sem dúvida nenhuma foi construido com dinheiro público! Por que esses desgraçados não vão presos?

    Politicos corruptos que não vão presos, uma emissora que controla o Brasil, os homicidios que só crescem... Por isso que o Brasil tem uma reputação tão ruim em outros países!

    ResponderExcluir
  10. Duas coisas que eu creio serem chocantes nesta matéria (ou pelo menos deveriam ser, mesmo que a maioria de nós já esteja habituada com isso): corrupção e sonegação vindas de um representante político.

    Bom, o que podemos esperar de políticos, que ao invés de assumirem seu compromisso como representantes de seus eleitores,praticam ações ilegais?
    E mais, enganam o povo com o intuito de permanecerem no poder para manter seus privilégios.

    Outro ponto, é mais uma contradição a uma moralidade que esses senhores no mais dizem defender. Mas suas práticas revelam-se totalmente desonestas e particularmente mesquinhas. Não há mais respeito pelo próximo, não há respeito pelo povo...
    Parece que tais pessoas só preocupam com elas mesmas e se esquecem dos problemas (reais) do mundo.

    Para esses senhores, talvez seja mais interessante se resguardarem em seus castelos e do alto de suas torres observarem a miséria ao seu redor.
    Enquanto isso, continuam a enganar pessoas. Pessoas de um país em que por mais que exista informação vinda de todas as partes, a maior parte delas não se destina a propor uma ação reflexiva que as permita perceber a série de atrocidades que se cometem contra elas mesmas cotidianamente.

    E por esses caminhos se perpetua... a corrupção, a miséria, a extração desmedida dos recursos naturais...
    E assim nosso mundo caminha para um destino incerto. Onde um triste fim se aponta cada vez mais com um realidade muito possível.


    http://marmotatomica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Aquele castelinho, o pqno ao lado do grande, é a "casinha" do cachorro? (rs) Um sonho poder visitar um castelo e essa robalheira toda já virou rotina. Se um infeliz se faz de aleijado para conseguir uns míseros trocadinhos do INSS é preso e ainda tem que devolver o dinheiro, mas no caso de um político... Bem, deixa pra lá.

    ResponderExcluir
  12. Velho, com todo respeito, mas dá raiva ver que um filhadaputa desse tá no poder e tá fazendo meleca. Dá raiva saber que um merda desse constroi um castelo de 25 milhões, sendo que tem gente debaixo da ponte. Cara, isso é um absurdo! Dá revolta. E assim não dá, cara. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Será que um dia eu consigo me tornar um deputado corrup´to e fazer um castelinho "modesto" desses pra mim?

    asashaushasuas

    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. eu vi esse caso, nossa, tanto gente morando debaixo da ponte e ele com um castelo desses neh, se os nossos politicos fossem no minimo honestos, ele perdia o cargo dele, mas vivemos nesse país que se chama BRASIL, todo mundo rouba rouba e continua assim, nessa mediocridade, infelizmente, esse pais desse jeito o pais num vai pra frente nunk
    começando por essa merda desse presidente, desculpem-me a palavra, mas, é isso o q eu penso

    http://rockexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Queria eu morar num castelo como aquele, mas com o que tenho (e é honesto sem roubo) só consigo um castelo de areia.

    ResponderExcluir
  16. Oi Wander, não sei se cliquei no lugar certo para comentar....(hoje o tico tá brigando com o teco...rsrs), mas,sobre o castelo do deputado, vou falar a mesma expressão que usei quando via noticia na TV.
    QUE ABSURDO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. po..será que alguem ainda duvida que politico não vale nada?

    eu morando aki na capital da vergonha me toquei disso há muito tempo..
    moro perto do senado..da camara e fiko indignado por não poder fazer nada contra esses vagabundos..

    é uma palhaçada a politica brasileira..

    e o safado ainda alega que deu pros filhos..safadooo!
    :@

    abraço wnader..eu sepre passo no seu blog..
    muito bom!


    parabens!

    ResponderExcluir
  18. Segunda a Folha de S. Paulo, os deputado estão planejando uma saída honrosa para esse sujeitinho do PFL. É o fim do mundo mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Ai, ai...
    Eu já não gosto de uns escândalos políticos, hein?
    Bom, o caso desse fétido deputado Wander, é maaaaais uma prova do que sempre soubemos: a corrupção, o descaramento, a mais pura falta de vergonha na cara que faltam nesses membros do Congresso.
    É também outra evidência que a maioria destes senhores não estão pensando em servir os interesses do povo (deputados) ou estados (senadores), mas sim encaram seus mandatos como um cargo, um emprego, o que, teoricamente, não seria correto.
    Mas é isso aí... Parece que o DEM construiu uma saída honrosa para o nobre deputado.
    Vamos aguardar!
    Ah, obrigado pelo comentário no SF.

    ResponderExcluir
  20. Não se pode negar a beleza da construção, nem o fantástico local em que o castelo foi erguido. O "omi" tem bom gosto, mas é uma verdadeira falta de respeito, ética, moral, vergonha na cara...vivemos em um país miserável, embora existam controvérsias (rsrsrs), pessoas passam fome, não têm atendimento médico adequado, não possuem moradia digna e os detentores do poder político ostentam castelos, ou seja, o povo vale nada, a eleição é um jogo de interesses para contemplar grupos poderosos. É preciso "redescobrir" este país, mas esta redescoberta somente será feita a partir da base e, na base, está uma boa educação - que, os políticos de plantão insistem em sucatear! Como moro no RS, começo a considerar que uma das saídas viáveis é a rodovia que leva a Rivera e, de lá, a Montevidéu - brincadeira absurda, amo este país e farei a parte que me compete, embora saiba que a tarefa, cada dia mais, é inglória!!!! Estou triste com meu país e com a gente que elege políticos como este senhor feudal.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Wander! Eu não li os vinte comentários, li apenas o seu texto, mas eu tenho certeza que nenhum desses comentário foi de elogio para esse canalha. Uma pessoa que tem o caráter desse sujeito não merece nem ser chefe de família. Uma coisa que eu vou falar que talvez irrite um pouco aos meus amigos e minhas amigas mineiros. É que o grande culpado disso é o povo mineiro que o elegeu deputado. Se as pessoas de bem tivessem feito uma pesquisa bem feita sobre esse canalha certamente teriam votado em outro candidato e ele não teria sido eleito. Não adianta só chamar o político sem caráter de ladrão sem culpar um dos principais culpados que são os eleitores. As pessoas não querem saber de política, não procuram se informar sobre os seu candidatos, quando procuram o fazem de forma superficial. A hipocrisia deveria sair de nossas análises de de nossas opiniões para passarmos a ver a realidade como de fato ela é.

    Esperamos que a nossa Câmara dos Deputados passe um corretivo nisso de casse o mandanto desse larápio.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  22. Absurdo isso, o nosso tão suado dinheirinho pra onde vai né!
    Será que um dia os políticos brasileiros irão honrar o cargo para o qual foram eleitos?
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  23. A mansão do Silvio Santos e a do Paulo Maluf é casinha perto dele.

    Agora, diante disso tudo, vejo esse cara dizendo com aquela cara de pau q construiu aquilo com dinheiro honesto e dando a entender que "nem se lembrava mais dele pq passou pros filhos", cara, e pisar no nosso calo, dar risada e ainda dizer, nao fui eu!

    Achei excelente o comentário da Karina, já que os processos são arquivados mesmo, pq nao transferi-los para aquele castelo, formando o MEMORIAL DA CORRUPÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA.

    Hj só me choco com os casos, mas sinceramente, nao me choco mais com as suas "soluções".

    Gde abraço Wander!!!

    ResponderExcluir
  24. Wander, como gosto de comentar as entrelinhas da notícia, o Lado B; não posso deixar de falar que me surpreendi com o fato de ninguém comentar a brejeirice do castelo.

    Arquitetura medieval no interior de MG é muito over! rs

    P.S.: Não vim aqui por causa de joguinhos... Apareça com mais freqüência lá no

    http://www.ocri-critico.blogspot.com/

    Abç, Leo Pinheiro

    ResponderExcluir
  25. Bem, o que pesa não é o fato de ele ter o castelo, afinal cada um pode ter o que quiser, desde que o adquira honestamente, a e visto que o deputado dono do castelo é empresário, conclui-se que ele realmente tem condições de construir a edificação (não estou afirmando que ele realmente tenha construído o castelo licitamente). Mais o que gera suspeita é o fato da não declaração do castelo ao TRE, somado às outras várias acusações que pesam contra o deputado.

    Você foi homenageado com um selo no meu blog, confira lá:

    www.marciodanielramos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Enquanto eles conseguem castelos e mais castelos, há tantas crianças passando fome, a criminalidade aumenta e o país fica nesse caos todo!

    isso não é mais lamentável, é irritante e muito vergonhoso!!

    Beijos, Wander!!!

    ResponderExcluir
  27. É muito triste ver nossos políticos tão corruptos como são, enquanto vivemos num país cheio de miséria e fome. Como disse uma colega aí em cima, o castelo foi construído perto de um vilarejo muito pobre. Por que as pessoas não podem ser menos egoístas e ajudar ao próximo ao invés de ostentar o qu tem. Que alías, nem foi conquistado e sim roubado!
    Pelo menos ele renunciou né.. era o minímo que podia fazer.
    Ahh, Wander, parabéns pelo blog!!
    Está cada dia melhor.

    ResponderExcluir
  28. é triste de se comentar uma noticia desta... isso é um atestado de que pra nós???

    http://infocasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Wander, foi isso mesmo que quis dizer...
    Ele não fica no alto de um terreno para ser visto, admirado ou mesmo ter uma visão privilegiada dos inimigos que estão chegando
    Ao contrario dos castelos da antiguidade.
    Ele fica em um lugar ermo, plano, no meio do nada. O terreno deve ter sido escolhido a dedo para que não chamasse muita atenção durante sua construção.
    Se é que é possivel manter uma obra grandiosa dessa em 'quase segredo'...

    Abços

    ResponderExcluir
  30. O dono do Castelo se diz perseguido e se diz inocente, apesar de não ter mostrado nenhuma prova.
    Ele entrou com pedido de desfiliação ao DEM, mas o PSOL quer cassa-lo.
    Tomara que seja cassado, o Brasil não merece um cara desse em Brasilía.

    ResponderExcluir
  31. Cara, eu não sei se vc participa desses lances de selo.

    Enfim, de qualquer forma indiquei seu blog a um.


    Abraços
    .

    http;//marmotatomica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Wander ainda não consigo acreditar em tamanho absurdo.


    :(



    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  33. O mais interessante aqui foram os detalhes da Rê lá em cima. Incrível.
    Quanto ao nobre' deputado, cairá no esquecimento, do povo e da justiça...
    Até mais Wander.
    All3X

    ResponderExcluir
  34. Fiquei chocada com essa notícia, que parece mais uma brincadeira do que realidade.

    Eu sabia da velha cara de pau que assola a política brasileira, mas esse aí extrapolou todos os limites - se é que existe algum limite para tanta cara de pau.

    É vergonhoso e inaceitável.
    Crianças choram de fome nos becos da vida, enquanto uns e outros ostentam algo que na realidade não deve ser digno e respeitável. Sem contar dos altos absurdos que devem ocorrer nos bastidores da política e que nem fazemos idéia.

    Até quando isso vai continuar???

    ResponderExcluir
  35. Meu Deus, que absurdo! Um elefante branco desses e ninguém percebe. Ai, Brasil, Brasil.
    Às vezes, me dá medo, viu compade? Nossa representatividade é péssima e a grande maioria do eleitorado, idem.
    Resta-nos denunciar e vc o fez muito bem, aplausos, amigão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Wander!

    Sabe que marcar o seu blog para acompanhar foi ótimo?
    Tem um tempinho que não vou nas comus de comente no blog acima, então, acompanhando estou sempre de olho e sentindo este cheirinho de café fresquinho, hihihi...

    Este camarada acha mesmo que é o rei da cocada preta, não é?

    Ele tem tanta convicção disto que, veja só, construiu um castelo. Não é uma gracinha? Gracinha, não, é uma palhaçada com o dinheiro público! Que os palhaços me desculpem por usar este termo!

    Em tempo: Passei para lhe avisar que lhe indiquei para receber um selo.

    Passe no 'Garota Pendurada' para resgatá-lo.

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente as coisas aqui em nosso querido e belo país andam a passos de tartaruga, muitas vezes os processos são engavetados por apadrinhamento e tudo cai no esquecimento.
    Eu sinceramente espero que a justiça federal deveria usar a lei e leiloar o Castelo de forma a devolver aos cofres público o dinheiro lavado por este tal deputado, ele tem é que ser deportado de nosso país isso sim.
    A política não me enoja, mas sim os políticos corruptos, corruptores e corruptíveis.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir