Denúncia: Ipatinga sofre com guerra de ego entre políticos

janeiro 09, 2009



Pode até parecer senso comum, mas uma frase está ganhando cada vez mais força em Ipatinga, cidade mineira da região do Vale do Aço: "político bom, será que existe?". Infelizmente, essa foi uma constatação feita também pelo internauta morador deste município e leitor do Café com Notícias, Diego Lopez que me escreveu sugerindo que se falasse sobre o caos político que se encontra um dos municípios mais importantes de Minas Gerais.

Ao que parece, não só as eleições municipais de Belo Horizonte que pegaram fogo, em 2008. Ipatinga ganhou notoriedade por dois motivos aqui na capital mineira: Sebastião Quintão (PMDB), atual prefeito de Ipatinga, que na época concorria e eleição, praticamente destrui todo o trabalho político da cidade, segundo relato dos próprios moradores - cuja as obras e projetos foram feitas apenas com verbas do Governo Federal. Então, para onde foi o dinheiro do município? Em contrapartida, o filho de Sebastião, o deputado federal Leonardo Quintão, também do PMDB, concorria em Belo Horizonte à prefeitura.

Muitos alertas na internet foram divulgados sobre o histórico político do pai que poderia ter sido refletido aqui em BH pelo filho. O povo ficou perdido e no Primeiro Turno resolveu dar um voto de confiança à Leonardo, pois muitos compraram a idéia caipirizada e humilde que o candidato estampou na sua propaganda eleitoral. "Ôh, gente! Dá para fazer...dá um jóia aí!?!", dizia Leonardo na campanha.

Mas foi o próprio jeito caipira e falastrão que prejudicaram Leonardo, além é claro de videos que viraram sucesso no Youtube, como o chute na bunda dos políticos e a imitação de Tom Cavalcanti. Sorte ou não, Belo Horizonte acabou elegendo o candidato de Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), Márcio Lacerda (PSB), que assumiu a prefeitura no dia primeiro de janeiro com um pepino nas mãos: concertar os estragos da chuva no último dia do ano de 2008. Mas voltando ao assunto de Ipatinga, de acordo o relato de Diego Lopez, a cidade elegeu o candidato do PT, Chico Ferramenta. Porém, a Justiça eleitoral impugnou a posse dele devido há uma série de problemas de prestação de conta. Desse modo, no dia primeiro de janeiro, quem assumiu Ipatinga, foi o segundo colocado, Sebastião Quintão - em meio a aplausos e vaias.


Olhando para trás e analisando as notícias do final do ano passado, Belo Horizonte correu um sério risco político. Ipatinga pede ajuda e a população não está calada. O Café se une ao coro dos moradores dessa cidade e pede para que os outros amigos jornalistas também denunciem esse descaso político. Uma outra denúncia feita por Diego Lopez é que a cidade nestes três últimos meses de 2008 ficou entregue as moscas. Como Sebastião não sabia se ia assumir ou não a prefeitura devido a impugnação, resolveu não cuidar da cidade - e nem enfeitá-la para o Natal, deixando muitos moradores revoltados. Ruas ficaram mais esburacadas ainda devido as chuvas presente em todo Estado. As árvores caídas continuam jogadas e os próprios moradores tiveram que se virar para fazer alguma coisa. Lamentável ver que o poder público só resolve as coisas para benefício próprio!

O Café com Notícias deixa o espaço aberto tanto para Chico Ferramenta quanto Sebastião Quintão se pronuciarem. Deixo bem claro que a intenção do blog é de ser a favor da população e da transparência política. Não podemos deixar que a guerra de egos esteja vigente na política e prejudique os cidadãos.


:: Veja também







Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

32 comentários

  1. Meu cunhado é de Ipatinga. Minha irmã morou lá com ele alguns anos, mas em 2008 voltaram para BH. Dizem que realmente a cidade está um caos, o que apenas reforçou a idéia de que, se Leonardo Quintão ganhasse aqui, certamente sentiríamos o reflexo negativo desse tipo de gestão bem de perto. A postura de Leonardo Quintão aqui em BH enganou a poucos. A fala dele era muito mansa... muito bonzinho pro meu gosto. E não creio que o resultado que ele teve no primeiro turno foi somente por uma questão de "voto de confiança" dado pela população. Penso que talvez tenha sido mais uma estratégia para dar um susto, abrir mais os olhos dos atuais governantes, pois na hora do "vamos ver" não foi ele quem ganhou o processo eleitoral. Enfim, a população deu o seu recado. E queremos a família Quintão bem longe de nós!

    Sinto muito por Ipatinga. Acho que as autoridades não deveriam assistir a esse espetáculo de circo sem fazer nada. As pessoas precisam se mobilizar mais e a mídia pode realmente ajudar muito.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Olá Wander, com essas pessoas militando na política é que deixam essa atividade tão nobre e descente, que é a política, desacreditada pelas pessoas de bem e de bom caráter. Devemos fazer o máximo para mudar esse tipo de coisa.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. É Wander, infelizmente temos que conviver mais quatro anos com políticos que não querem nada com nada, ou melhor querem apenas o seu.
    É triste ver que esse descaso político acontece em todo país. Somos livres para votar em quem quizer e mesmo assim políticos com carater duvidoso conseguem se eleger. A população esquece muito fácil das injustiças sociais, e infelizmente o nosso maior eleitorado, que é a população carente, vende-se por muito pouco. E como eles não são careente apenas de bens materias, eles acabam sendo iludidos com sorrisos e abraços frios.
    Como disse temos a liberdade de votar em quem quizermos, mas se o nosso canditado não ganhou temos que lutar e cobrar do prefeito/vereador eleito. Temos uma luta dura por mais quatro anos, falo isso porque aqui em Porto tbm vai ser duro!!

    Abraços e beijos, meu amigo!!
    Bom diia!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Rio existe um político chamado Sivuca que usa o slogan 'Bandido bom é bandido morto'. Concordo. Mas...

    Boa parte dos políticos se encaixam nesse grotesco ditado.

    O que notei em seu post é que a vaidade é o maior problema entre os políticos de Ipatinga. Parece que ela é exarcebada em cidades menores e ainda (e infelizmente) sob a influência de 'Coronéis'.

    É esse o caso? acertei?

    ResponderExcluir
  5. ando very very busy.

    só pra te falar lá de um selo. num sei se vc já tem. ve la no meu blog.

    bjuu

    ResponderExcluir
  6. O triste é constatar que a política está como está não só em cidades grandes. É geral. Será que um dia mudaremos isso? Já que o poder teoricamente é nosso, pelo voto, já passou da hora...

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Wander! Vira e mexe, passam-se anos a fio e continua tudo igual na política, né? Olha, posso parecer pessimista e derrotista demais, mas não acredito mais na política e em bons políticos, vou explicar.

    Acho que existem pessoas bem intencionadas sim, meu pai foi uma delas, mas não agüentou o tranco por muito tempo, justamente por ter tentado fazer as coisas de um modo decente e honesto... São muitos conchavos, muito dis-que-não-dis-que, muita sujeira!!!

    Pensem bem, se em uma empresa qualquer, que é uma instituição em uma escala bem menor, rola sujeira, politicagens, o que dirá de uma estrutura bem mais complexa como um município, estado ou país?
    Em suma, políticos bem intencionados, de um modo geral, acabam se decepcionando com a política e acabam abandonando este meio pérfido... Assim penso eu.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Política é igual em todo lugar. Infelizmente ela sempre é utilizada do modo errado: para benefício próprio.

    ResponderExcluir
  9. Acho que enquanto nós, povo brasileiro, ficarmos assistindo a tudo isso como um platéia, essas coisa nunca vão parar de acontecer...

    ResponderExcluir
  10. Muito bem Wander!

    Bem sou suspeito de comentar sobre candidatos do eixo do mal (PMDB-PSDB-PFL-PP)mas vou tentar ser o menos enfatico possivel.

    Como vc mesmo disse as guerras de ego na politica , e não so no Brasil, mas em todos os lugares, acabam por deixar o povo na espera.Opovo que colocou a confiança e seu voto, muitas vezes de graça hehe, em candidatos que depois de eleitos alem de não fazerem absolutamente nada, mantem uma pose de autoridade desprezivel.

    Caso de Ipatinga. Se um dos dois fosse relamente prestavel a prefeitura, tinha feito o curso seguir, mesmo que logo ali, tivesse que deixar o cargo.

    Mas Ipatinga preferiu o PMDB, então, que se f...hehehe..ta não vou ser tão radical assim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. É triste o que muitos politicos fazem hoje em dia.
    O dinheiro que poderia ser usado em beneficio publico é usado, por muitos politicos, para beneficio próprio..

    ResponderExcluir
  12. Acho mesmo que a pergunta que deveria estar rolando na boca do povo por lá era: "eleitor bom, existe?"

    Afinal de contas quem escolhe o corrupto e o incompetente para um cargo assim somos nós. A culpa do eleitor não se restringe ao mau voto. Ela se estende e se amplia pelo não acompanhamento e pela total ausência de cobrança e de atuação direta da população junto aos políticos.

    ResponderExcluir
  13. Wander,

    Infelizmente corremos risco e por isso, fui firme quando levantei a bandeira de um candidato de pouca expressão: Sérgio Miranda.

    Bem, Quintão tem 13 processos nas costas e ainda é acusado de nepotismo, por colocar mais de 50 parentes em cargos públicos, por admissão de seu governo - gestão 2004 - 2007 (a família Quintão é grande mesmo. Não se assuste!).

    Citando a brilhante frase de um internauta, digo (ou ele, não sei mais): "No Quintal dos Quintão, sempre haverá espaço para mais um Quintãozinho".

    Enfim, precisamos abrir os olhos e lutar contra essa situação, mas principalmente, a favor do cumprimento da lei: em impossibilidade de posse do prefeito eleito, Chico Ferramenta, que sejam feitas novas eleições. É o que reza a Constituição Federal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Foi um alívio saber que nenhuma das gerações terá voz ativa pelos próximos quatro anos... Só na igreja deles...

    ResponderExcluir
  15. Olá Wander!

    Primeiro quero agradecer pelos elogios e comentários que fez no meu tão novinho blog! Fico feliz que o Lucas tenha o recomendado pra você..E também o seu pra mim!

    É, ao ler o que você escreveu, comprovamos que mal caratismo é hereditário...Os Quintão que o digam! Imagino que a população de Ipatinga esteja um tanto revoltada com tudo isso..Daqui a pouco acontece como em Tutóia, lá no Maranhão..que os manifestantes provocaram o maior quebra-quebra após esperar pelos salários atrasados...

    É...O Brasil é um grande barril de pólvora!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Absurdo! A política no Brasil cada dia mais me surpreende! Estava em BH na epóca da eleição. Estava na boca do povo! Da universidade ao motorista de taxi.
    abs

    ResponderExcluir
  17. Olá Wander,

    Na verdade sou carioca, mas já me concidero mineiro, essa terra aqui é boa demais da conta sô!...rs...a comida, as mulheres, o povo...não tenho pq ser carioca mais...rs.

    Obrigado pela visita e parabens pelo blog, muito conteúdo maneiro.

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  18. Meus parabens. Você tem um excelente blog aqui. Gostei dos assuntos abordados e do modo que você abordou estes assuntos.

    Como costumo dizer, você merece elogios redundantes. E vou assinar seu feed para não perder seu blog...

    http://www.teiacast.com.br

    ResponderExcluir
  19. ai, desde que nasci politica neste país é um assunto de dar náusea, mas concordo com o amigo de cima, a gente reclama dos políticos, mas quem tem estomago pra acompanhar as propagandas na epoca de eleição e depois conferir as mentiradas???

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Acabo de conhecer o Café com Notícias, é maravilhoso! Quero apenas dar os parabéns, pois é um dos melhores - se não o melhor - blog de notícias que já li. Muito prazer, L.
    www.enfoqueessencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente eu não conheço muito...da política de Ipatinga..mas sei que, alguns desses candidatos, fazem ou apoiaram quem faz...que é investir dinheiro Público no time do Ipatinga, que é um absurdo..

    ResponderExcluir
  22. fazer o q? é a realidade do brasil todo!!

    ^^

    e ninguém faz nd

    ResponderExcluir
  23. ih cara
    queria escrever um comentario bom
    mas li o texto até metade e me senti perdido
    nao sei nada sobre politica e muito menos a de Ipatinga
    mas desejo sorte a cidade

    ResponderExcluir
  24. Ipatinga e BH sofrem de dois males típicos da política. Um deles é a propagação de raposas felpudas. Não que Sebastião e Leonardo tenham as mesmas "habilidades" de Maluf e Berlusconi, até muito pelo contrário. Entretanto, ambos conseguem (ou procuram conseguir)alguns objetivos através de meios estranhos.

    O outro problema é o de guerrinhas políticas. Rixas locais, questões pessoais e rivalidades partidárias são capazes de colocar a cidade em segundo plano com uma facilidade tremenda. Eu morava em Passos (MG). Lá, como em Ipatinga, é assim que funciona.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  25. E, claro, havia me esquecido de elogiar a escolha do tema. É sempre preciso tomar cuidado com as palavras, mas o fato é que o povo de Ipatinga merece esse espaço de comentários e informações.

    Abração, Wander!

    ResponderExcluir
  26. A coisa está feia mesmo,achei que aqui no Paraná fosse pior,mas agora estou em duvida.
    :/

    ResponderExcluir
  27. Sacanagem do Sebastião ter deixa a cidade a mercê, pelo fato de não saber se seu mandato seria impugnado. Mas isso acontece em todo o Brasil, só não é divulgado como deveria.
    Pàrabéns pelo artigo!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  28. E como foi que o Sr Ferramenta conseguiu se tornar candidato mesmo temdo problemas com o tribunal de contas?

    ResponderExcluir
  29. Oi, Erich!

    Esta aí uma boa pergunta, viu. Tem coisas que nem a Justiça brasileira consegue explicar, pois tanto o Ferramenta quanto o Quintão estão com problemas que impedem eles concorrerem.

    A boa notícia desta semana é que o Ministério Público quer que ocorra uma nova eleição em Ipatina. Isso, com certeza, é uma vitória e tanto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  30. eu começei a ter intimidade com Ipatinga por causa do time de futebol. Desconhecia o politico chico ferramenta!!! o interessante do mundo dos blogs é a possibilidade de acesso a coisas que nunca eu viria a saber - Pelotas foi uma roubalheira so - o prefeito teve preso dois anos (sério!!!) agora a cidade esta nas maos dos coroneis e a coisa se acalmou. chico ferramenta...fica dificil...a populaçao pode berrar, espenear e tudo mais que nao da nada pois chega nos TRIBUNAIS e tudo tranca.

    ResponderExcluir
  31. Amigo Wander, é como disse em comentário anterior (post: sobre MST e invasores de terra alheia), o nosso maior problema gira em torno da corrupção e seus corruptores.
    Como você disse: obras feitas com verbas (recurso) do governo federal, pois é os recursos municipais, ou estaduais acabam muitas vezes indo para cofres particulares, muitas vezes sempre no cofre do filho ou outro parente de "confiança" e por isso nossos municípios vive um caos.
    Não é "privilégio" de ipatinga, não, muitos municípios sofrem com o descaso político, por não haver compromisso da parte do vencedor da eleição.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir