Congonhas: riqueza e arte no interior de Minas Gerais

janeiro 26, 2009



Na última semana ausentei-me do Café com Notícias. Peço desculpa aos leitores, mas foi por um bom motivo: viajei. O passeio que era para durar apenas três dias, de tão bom virou uma semana. Aproveitei para descansar e para criar muitas outras pautas. Antes de mais nada, agredeço a cada leitor que veio aqui neste espaço, comentou não só no último post sobre a polêmica do Jornalismo minuto a minuto, mas que fuçou o blog e reascendeu o debate de post mais antigos. O meu muito obrigado pela audiência expressiva! Para mim, que estou do lado de cá da tela do computador, escrevendo, editando e produzindo o Café com Notícias, o meu muito obrigado a você que lê, comenta e indica o blog para amigos do lado de lá da tela. Valeu mesmo!


Apesar de ter dado, em outro momento férias para o blog, aproveitei o convite que tive para viajar para o interior de Minas Gerais, mais precisamente para a cidade de Congonhas, onde minha tia (e madrinha) possui uma linda e bucólica chácara, localizada na área rural do município. Nessa minha estádia aproveitei para descansar do mundo online e do stresse diário do mundo jornalístico - o que foi muito bom, por sinal. Carreguei as baterias, literalmente. Congonhas faz parte das cidades que participam do roteiro histórico e cultural da Estrada Real, cercada por montanhas, grandes mineradoras e sede da obra fantástica do Aleijadinho, com os 12 Profetas escupidos em pedra sabão, no Santuário barroco de Bom Jesus de Matosinhos, de forma tão grandiosa, no século XVIII. Uma obra de arte sacra viva, na rua, para todo mundo poder conferir.


O interior tem outros hábitos, outra visão de mundo e o dia rende. Lá não tem internet e o celular só pega no centro da cidade. Parece estranho largar tudo e fugir para roça, mas mesmo para aqueles que amam a metrópole, é um prazer inenarrável poder comer comida feita no fogão de lenha, comer fruta tirada do pé (pomar), alimentar os bichos no quintal, ver uma coméia de perto, ouvir o burburinho do rio e das nascentes que brotam da terra e correr para ver o trem (locomotiva) carregada de minério no pontilhão, como se fosse criança.


Acho que toda criança sonhou um dia ser maquinista e dirigir um trem, principalmente aquelas que viveram ou iam passar as férias na roça. Ainda mais quando podemos ver o trem cortar a cidade de ponta a ponta. Tanta história e tantos causos, que dava para fazer um especial sobre Congonhas, aqui no Café...rs. Ao obsevar a natureza parece que estamos diante de um Discovery Channel ao vivo, de tão intenso. Como é bom observar a natureza, viu! E para quem é amante da fotografia como eu, o lugar não poderia ser melhor cenário para poder fotografar toda beleza da nossa querida Minas Gerais. Gostaria de dividir com você, leitor do Café com Notícias, alguns desses deliciosos momentos de descanso, registrados por meio de fotos. Acompanhe:




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA
O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

29 comentários

  1. É muito bom começar a semana com um artigo desses. O stress até diminui com essas imagens e relatos tão prazerosos.

    Eu que preciso de um final de semana num lugar assim pra conseguir recarregar as baterias que estão quase no fim! hehehe

    Abração e ótima semana, Wander!

    ResponderExcluir
  2. O santuário pela foto é lindíssimo...as férias foram muito proveitosas heim??

    Depois passa no 30 e poucos anos pois tem selo pra vc.

    http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/01/novos-selos.html

    ResponderExcluir
  3. Congonhas, que belíssimo lugar! Como bom mineiro, não poderia deixar de conferir a cidade dos doze profetas esculpidos pelo mestre Aleijadinho. Não sei você e os leitores do Café saem, mas são dezesseis profetas (do Velho Testamento) e existem versões para o fato de Aleijadinho não ter feito os outros quatro.

    Há quem diga que devido a sua saúde debilita, ele não tenha conseguido terminar os dezesseis. A outra história é que foram encomendados doze, em referência aos doze apóstolos. Mas uma é que ele só esculpiria os profetas menores. E por fim, há outra história por trás das obras: a de que elas são a descrição dos inconfidentes mineiros mais atuantes.

    Lendas ou não, Congonhas é um paraíso místico, bucólico, religioso e capaz de recuperar o stress diário.

    Espero que tenhas voltado com mais criativo do que nunca. Pelo menos, parece que sim.

    Abraços e ótimo retorno Wander.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, hein?!!
    Descansou e ainda aproveitou essas belezas!! Tudo muito maravilhoso!!!
    E que imagens belíssimas, ô vontade de conhecer esse santuário, sô!!

    Que bom que vc voltou!!
    Beijos eAbraços!!
    Uma semaninha maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que todo mundo tem um cantinho assim: a casa de uma tia, um lugar onde passou férias na adolescência, um cantinho no mundo...O lugar que te permite uma certa distância entre você e o outro lado do mundo onde costumeiramente se vive para entender-se e sentir-se melhor...O seu em Congonhas não poderia ser diferente...Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Pelas fotos e pela sua descrição, parece ser um lugar maravilhoso.Me deu até vontade de conhecer esse lugar!
    É sempre bom ficar um tempo longe do conforto da tecnologia.

    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Viemos comunicar que o seu blog tem um selo ganho conosco..
    http://nationanimes.blogspot.com

    Abraços a todos vocês!

    ResponderExcluir
  8. Como boa interiorana que sou (não nascida, mas vivida), digo que essas fotos me fazem lembrar a infância na fazenda!!!

    Nada como um leitinho tirado na hora, um queijinho fresco, ovos quentinhos, pão feito do fogão de lenha, cheiro de mato, grilos cantantes e tudo que só uma boa cidadezinha pacata do interior pode nos oferecer!!! :o)

    De alma lavada né?!?! Boa semana!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. PS: Tem um Meme pra vc no meu blog!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Wander,

    Me esqueci de ressaltar a beleza natural de Congonhas, refúgio interessante e propício àqueles estressados com a vida urbana. Suas fotos ressaltam muito bem essa faceta da cidade, que tem no turismo rural, um setor tão importante quanto o turismo histórico/ religioso.

    Parabéns pelas fotografias, que ficam ótimas. O enquadramento certamente agradaria o Hamilton.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma tia que tem um sítio no interior daqui e não tem internet e celular é uma desgraça p/ pegar. No primeiro dia que passei lá , juro, que pensei que ia ficar naluca, mas depois de 3 dias, comecei a ver que existia outras coisas além . Ai, foi maravilhoso, até conversei mais com minha filha, acredita? Aprendi bastante, serinho. Para vc ter uma idéia, não rolei a tela p/ ler notícias. Apenas sentei e assisti.
    Beijinhos!!

    http://cgfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amigo e compadre, tá tudo explicado agora, né? rs
    Que lindas as fotos de Congonhas! Quanta história e riqueza cultural, fiquei babando aqui. Um dia, vou conhecer essa rota toda, prepare-se que vc vai de guia, viu?
    Sentimos muito a sua falta, mas a causa foi muito boa, sem dúvidas. hehehe
    Beijo carinhoso e adorei conhecer a cidade!

    ResponderExcluir
  13. Já estive em Congonhas algumas vezes - adoro cidades históricas! Até o clima parece que é diferente...

    Você chegou a ir ao Parque das Águas? Tem tanto tempo que fui lá... na época, era um lugar deslumbrante!

    Olha, Wander, no stress que estou ultimamente, ler o seu post me fez "respirar" o ar puro da chácara da sua madrinha... Que delícia!

    Abração...

    ResponderExcluir
  14. congonhas é realmente muito bonita, uma cidade deslumbrante
    e, as fotos que você tirou, são realmente muito interessantes, parabens

    http://rockexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Hummm. Fiquei com vontade de conhecer! :o)

    ResponderExcluir
  16. Gostei do jeito que descreveu o lugar. Eu fiz turismo e gosto do jeito que os turistas descrevem os lugares, cada um tem um olhar diferente das mesmas coisas.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, lindo mesmo o lugar.
    Calmo, paz, rural, tudo que uma pessoa estresada como eu precisa ^^

    ResponderExcluir
  18. Turismo histórico...Hummm...que delícia. Adoro... E o melhor lugar para fazer isso no Brasil, sem dúvida, é MG.

    Deixa Rio e SP no chinelo...

    Belas fotos! Carnaval está chegando...

    E logo eu me ausentarei, mas depois voltarei com belas fotos tb! Abç

    ResponderExcluir
  19. O interior é um belo lugar pra se viver.

    Pra quem tá acostumado com esse monte de cinza de São Paulo, essas imagens são um verdadeiro paraíso...

    http://greenbedroom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Lindas fotos, delícia de passeio esse seu, dá inveja! E é gratificante saber que mesmo na ausência o blog foi visitado, né? Beijinhos!!
    http://cgfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Tem presente para vc e seu blog lá no Pequenos Fragmentos de Luz
    Passe lá para pegar!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Wander! Belo registro de Congonhas. Como disse uma vez para mim: jornalista é jornalista em todo lugar. E coo você não foi diferente. Gostaria de ressaltar que as belezas naturais e artísticas são verdadeiras relíquias da cidade, mas quando se trata de preservação do patrimônio histórico e artístico é outra história. Os profetas de Aleijadinho estão cada vez mais deteriorados pela ação do tempo e nada é feito. A criação do museu não sai do papel. De acordo com denúncia no jornal Estado de Minas, do último domingo, os 12 profetas, uma das mais importantes obras das américas, estão com os dias contados. Abraço!

    ResponderExcluir
  23. OLA

    Eu te indiquei com o selo DARDOS no meu blog, por ter gostado do conteúdo do seu blog
    passa la e da uma olhada e veja as instruções

    http://midiainteressante.blogspot.com/2009/01/compartilhando-selo-dardos.html


    vlw abraços

    ResponderExcluir
  24. Hum... vida boa, hein?! hahaha. eu já sou super urbana e agitada que nem férias assim calminhas eu quero nao. quero agiiito. Bom, ando hiper ultra sem tempo, por conta do trabalho (pq trabalho com turismo) e tb pq faco mil atividades paralelas (aula de tenis, salsa, percussao, personal), ou seja... me falta tempo pra navegar, e pior que nem meu blog tô atualizando. Mas enfim.. resolvi da rum pulinho aqui hj e espiar. Bjo pra ti

    ResponderExcluir
  25. Coisa linda, Wander. Pretendo aproveitar o carnaval para conhecer as cidades históricas de Minas. Sempre tive vontade e enfim vou matar essa vontade.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Wander,
    sabia que gostavas de fotografia mas não sabia que fotografava tão bem rapaz, parabéns pelas fotos, creio eu que sejão bem melhores que as que eu tiro e não direi que é por teres viajado para um lugar com tanta beleza pois as minhas são tiradas em lugares tão bonitos quanto estes, realmente sabes o que fazer com uma máquina fotográfica nas mãos e sabe onde tirar férias também, belissímo lugar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Wander!

    Que viagem deliciosa, hein?

    Sou grata, como leitora do Café, por vc ter compartilhado isso com as pessoas que prestigiam o teu trabalho.

    Ainda não conheço MG, que pecado!
    hihihi...

    Você contribuiu para me deixar louca de vontade de ir até lá e conhecer as belezas desta terra.

    PS.: Está desculpado, sua ausência foi por excelente motivo!
    hihii...

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. olá,sou uma moradora de Congonhas,e fico feliz de você ter vindo visitar a minha cidade e ainda mostrá-la a todos os seus amigos ,espero que eles também venham um dia visitar a minha cidade e que todos saiam daqui satisfeitos com o que virem.
    Abraço a todo, até mais!

    ResponderExcluir