Evento tranforma Tiradentes na capital do cinema

janeiro 28, 2009



Um caminho que mistura história, belezas naturais e cultura. Neste mesmo percurso, desde o século XVII, escravos, colonos, garimpeiros e a Corte Portuguesa povoaram um circuito de cidades, chamado de Estrada Real, que hoje é um dos pontos turísticos com mais de 1600 km de patrimônio artístico, cercado de montanhas e natureza. Em meio a toda essa história cultural, nos dias 23 a 31 de janeiro, a cidade de Tiradentes - que faz parte da Estrada Real e que conserva com muito cuidado os seus casarões antigos e ruas de pedra de sabão, sedia a 12ª Mostra de Cinema, sob a realização da Universo Produção.


O evento que já entrou no circuito nacional e internacional de cinema conta com mais de 100 filmes brasileiros, entre longas e curtas - em todos os gêneros e formatos, oficinas, seminário, debates, mostrinha de cinema, exposições, atrações artísticas e shows musicais. O que mais encanta no evento é a possibilidade de assitir filmes em praça pública, de forma gratuita. Além disso, a cidade recebe de forma muito amistosa os turistas das mais variadas partes do Brasil e do mundo.

De acordo com a organização, o evento pretende manter a tradição de trazer ao grande público as principais produções de todo o fomento cinematográfico e, ao mesmo tempo, debater de forma crítica a produção e o seu modo de construção no imaginário social. Desde a primeira edição, a Mostra promove gratuitamente oficinas de cinema ao público interessado em reciclar conteúdos pertinentes ao fazer cinematográfico ou adquirir experiência nesse ramo de atividade.

Ao vivo de Tiradentes


O programa Bazar Maravilha, apresentado pelo jornalista e produtor cultural Tutti Maravilha, na Rádio Inconfidência (FM 100,9 / AM 880 / OC 6010) e exibido das 14h às 16h, é o único programa que está transmitindo o programa direto do evento, com informações, entrevistas e bastidores de tudo que está contecendo na 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Para quem não está em Minas Gerais, o programa pode ser escutado por meio das ondas curtas ou via internet no site da rádio.


No Bazar dessa semana, Tutti entrevistou a atriz Malu Mader, que agora se entrega a carreira dos bastidores, ao estrear o documentário Contratempo, no qual atua como diretora. O longa-metragem, que foi exibido na Mostra, conta histórias e depoímentos de alunos do projeto Casa Villa Lobinhos, na qual é madrinha, no Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço de formação musical para jovens de comunidades pobres como, por exemplo, o Morro Santa Marta.

“Foi uma descoberta pessoal e profissional fazer o documentário. Sempre sonhei em dirigir ficção, mas creio que o projeto foi um passo importante para entender melhor a linguagem. Tenho alguns projetos ainda na parte dos bastidores, como a criação de um roteiro de ficção que está há muitos anos na minha cabeça sobre conflitos familiares. Estou pensando nesse roteiro há muito tempo, mas pretendo escrever ele sozinha. Se não conseguir, chamo alguém mais experiente para me ajudar - como o Selton Melo fez, mas a minha vontade mesmo é de experimentar e aprender", conta.


Uma outra entrevista que merece destaque foi com o roteirista Di Moretti, que atua como instrutor pelo quinto ano consecutivo de uma das oficinas da Mostra, que acontece nos dias 29/01 e 31/01, de 10h às 14h, e que pretende fazer um panorama da prática e das etapas de construção de um roteiro cinematográfico de longa metragem.

"Uma dúvida muita constante dos roteiristas iniciantes é a questão cronológica do que se pretende contar e, ao mesmo tempo, entender que a produção do projeto depende totalmente do roteiro. Uma lauda do roteiro tem em média um minuto de produção, então já dar para roteirista ter uma idéia do que quer contar dentro do tempo média de um filme. O roteiro de audiovisual não é simplesmente um bom andamento de diálogos, mas sim de ações, de atitudes que os personagens possuem dentro da história e ordenar os fatos de modo atraente a ponto de cativar o público e prendê-lo dentro da história", avalia.





Fotos: Universo Produção, O Tempo, Prefeitura de Tiradentes.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

32 comentários

  1. Um evento que deve ser maravilhoso ao se somar com a paisagem bucólica de Tiradentes.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. wander - mostras sao muito mais interessantes que festivais/ nao fica aquela pre$$ao sobre o juri como ocorre em gramado/ nao tem tanto ostentaçao mas de repende vale mais a pena. abraços

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Deve ser mesmo um espetáculo esse festival numa cidade carregada de apelo histórico e belíssimas construções.

    ResponderExcluir
  4. Me deu vontade de ir!

    Eu já admirava a Mallu por ser linda demais, inteligente, um orgulho para as mulheres. Com essa iniciativa dela então, nem se fala. Minha admiração cresceu.

    ResponderExcluir
  5. Ain, por que eu moro tão longe??!!!
    Esse evento eu não perderia por nada, tenho certeza que vai ser muito legal!!

    Beijos, Wander!!
    Desculpa o sumiço!!

    ResponderExcluir
  6. O cinema brasileiro tem crescido muito nos ultimos tempos, com apoio,patrocinio,e publico. Sem contar a qualidade, da qual era bastante criticado nos anos 80, hoje em dia o enredo, os atores e aprodução não perdem muito há muitosm filmes americanos. Acho q de fundamental importancia festivais como este...abraços Wander...quando tiver um tempo concersamos no orkut..abraços

    ResponderExcluir
  7. A cidade mais charmosa de Minas (pelo menos entre as que eu conheço) está recebendo uma mostra de cinema?
    Ah, como eu gostaria de estar lá! Tenho muita curiosidade de ver como são essas oficinas...

    Wander, tem selo pra você lá no Meus Pensamentos!

    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi :D
    Nossa, que legal esse festival!
    Tiradentes é uma cidade linda e agora, abrigando tantos filmes e curtas deve ficar mais ainda.
    Muito bacana você divulgar isso por aqui, já que são poucas as pessoas que conhecem sobre esses festivais.
    Gostei muito do seu blog e gostaria de saber se posso adicioná-lo aos links do meu.

    Abraços,
    Daniel.
    http://www.esovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. É realmente um evento senssacional. Outra cidade que eu queria visitar!

    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Super bacana! Sou uma cinéfila! Sou total a favor desses eventos.
    hehe'

    ResponderExcluir
  11. Grandes eventos que se não fosse pelo seu blog eu nem iria ficar sabendo ...

    ResponderExcluir
  12. Essa região, além de possuir uma riqueza sem tamanho em termos de história é um dos lugares mais deslumbrantes e maravilhoso que eu já conheci. Vale a pena conhecer, ninguém se arrependenrá.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  13. Conheço Tiradentes , é um lugar incrível , e como os amigos acima já disseram , um evento desse somado com a paisagem linda do lugar , vai atrair cada vez mais turistas . Isso é muito bom pra cidade e também para os cidadãos da mesma =)

    Abração e Parabéns pelo Post !

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lindo um post parecido com esse em outro blog, e achei ótimo, esse evento é muito bom. além de mostrar a cultura brasileira regional... serve como uma fonte de renda.

    ResponderExcluir
  15. adorei o blog....Parabéns!!!!
    voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  16. Wander, vc sabe que, além de jornalista, eu sou ator-produtor tb, né?

    Penso em levar um dos meus filmes para o festival de Tiradentes, mas a divulgação dele se restringe somente à época da mostra e (depois) à sites e blogs.

    Acho que eles deveriam contratar vc como assessor de imprensa para divulgar nos veículos tradicionais em MG e resto do Brasil.

    Seu texto despojado funcionaria melhor do que muitos releases caretas e excessivamente institucionais que eu costumo receber.

    Abç, Leo Pinheiro

    ResponderExcluir
  17. Sou uma apaixonada por cinema, estou louca pra ir nesse evento, ainda mais por ser nessa cidade maravilhosa que é Tiradentes!
    Seu blog, sempre inovando e divulgando cultura, parabéns Wander!

    ResponderExcluir
  18. Adoro passear pelas ruas das cidades historicas de Minas, mas por incrível que pareça você acredita que eu ainda não conheci Tiradentes? Um dia ainda passarei por aquelas bandas...

    Adoro essas iniciativas que abrem as portas para o público - precisamos disso! E amo o Tutti, apesar de estar prestigiando muito pouco o Bazar ultimamente... o tempo está muito corrido!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  19. Wander,

    A Mostra de Tiradentes é um sucesso e repercute nacionalmente. Um fato e que poucos contestam, certo? Mas, há uma coisa que sempre me intriga em torno desta mostra de cinema: será que o fato de Tiradentes não possuir um cinema próprio, faz do evento um sucesso de público, comparado ou pouco inferior apenas a Gramado?

    A arte é um direito e através dela abrimos nossos horizontes e permitimos aflorar a criatividade, dom humano. Então, fica a pergunta.

    Sei que a população é pequena e isso inviabiliza a manutenção de um cinema, contudo sessões semanais ou quinzenais poderiam ocorrer, caso houve interesse da autoridade local e da elite, que não se preocupa com as camadas mais excluídas de Tiradentes de muitas histórias e mitos.

    O ponto positivo fica para a Estrada Real, que passa por uma recuperação, importante para a história do estado e para o turismo histórico, religioso e ecológico.

    Abraços.
    ______________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sem contar que o cenário em si já rende um filme, né? Que coisa linda! Adoraria ter ido, em uma outra oportunidade, com certeza.
    Então, a Malu virou diretora? Que legal, né? É um caminho natural que poucos aproveitam.
    Compadre, a reportagem ficou linda, parabéns.
    Esse Brasilsão que adora cinema... Lá no Babel, o post é sobre isso tb, que coincidência, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Aí está um evento que eu me mordo de vontade de estar presente! Mas...

    Ao menos me contento em saber um pouco mais por enquanto né? Obrigado!

    Um abraço Wander!

    ResponderExcluir
  22. É um evento que, pelo que me pareceu, vale a pena acompanhar. Pena que é tão longe de onde eu vivo, senão com certeza eu ia dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  23. Festival de cinema. O Internacional é muito bom
    se bem que eu assisti um filme mais ou menos

    ResponderExcluir
  24. Wander, já comentei neste post e acho que ele está bem escrito, como de costume. Mas o que freqüentemente noto em seus posts é o excesso de links.

    Eu sei que conhecimento não ocupa espaço na cabeça. Principalmente de assuntos que nos interessa e que nos dão vontade de prestigiar.

    Porém, no espaço físico dos blogs eles o excesso de informação atrapalha.

    É muita coisa na tela que arrisca o leitor a clicar e...

    Se dar por satisfeito no primeiro link, abandonando o seu post.

    Acredite, o leitor não é fiel. No cyberspace então... rs

    Pense nisso ;)

    ResponderExcluir
  25. Adorei o blog, informação e cultura tem que andar juntos, exatamente por isso que eu só assisto noticiários quando se trata de culturas...
    Adorei!

    Parabens !

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. parece ser um grande evento
    e para você, jornalista ao que entendi

    deve ser uma grande oportunidade profissional

    ResponderExcluir
  27. Oi, Léo!

    Agradeço a crítica e avaliação do meu trabalho. Mas, pela linha editorial mais informativa que optei, a até para dar um diferencial na blogosfera, sempre que posso, coloco link de outros sites/blogs no post para que o leitor sinta estimulado a buscar o conhecimento sobre um assunto.

    Sei também que a teoria (e prática, em alguns casos) falam que o leitor/internauta não é fiel. Mas o que noto no Café é, justamente o contrário. Essa constatação veio do meu quase um ano e meio de blogosfera.

    Claro, o estímulo das redes sociais ajuda muito. Mas se o conteúdo não agradar o leitor, ele não volta: finge que lê ou nem clica.

    O hipertexto, que é máxima da internet, onde um assunto liga o outro, é o ponto que quero chegar nos posts do Café - por isso que há tantos links.

    Tem assuntos que não dão para ser desenvolvidos neste espaço e que mereçam ser levados mais adinte, caso o leitor queira. Ou ainda, nomes, cidades, conceitos, que o leitor nunca viu, mas que ficou com vontade de saber. É nesse sentido que coloco os links.

    Acredito que um blog consiga ter leitores fiéis e, por isso, ele consiga se manter na blogosfera. Audiência é sempre bem vinda, ainda mais quando o internauta não só lê, mas consome os anúncios do blog.

    Mas, confesso, que a minha preocupação é mostrar que se é possível fazer um veículo de comunicação, principalmente quando falamos em blog. De qualquer modo, a sua crítica é muito oportuna e será levada em consideração.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Oii, tem um selo pra você lá no meu blog se te interessar passa lá e pega !!


    Bjo

    ResponderExcluir
  29. O Tutti arrasou na cobertura da Mostra de Tiradentes. Fazia tempo que não escutava o Bazar. Só voltei a escutá-lo, graças ao "Café com Notícias" que traz sempre dicas maravilhosas. Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Está aí um evento que ainda pretendo participar. Está na minha lista, assim como a Festa Literária de Parati.

    abs
    www.euforiamelancolica.blogspot.com

    ps: ótimo comentário feito no Euforia sobre a questão dos jornalistas, historiadores e o diploma. Dei seguimento ao assunto, se quiser participar novamente, será bem vindo.

    ResponderExcluir
  31. Wander,
    gostei de saber que está a andar pelas cidades da Estrada Real, tem um postagem no meu blog a respeito de uma destas cidades, a minha terra natal Rio de Contas na Bahia, talvez não seja tão bela quanto as cidades de Congonhas e Tiradentes, mas creio eu que vale a oena visitá-la, não sabia da existência desta mostra de cinema em Tiradentes, quem sabe na próxima eu não apareça por lá.


    Abraços

    ResponderExcluir