II Congresso PQN de Comunicação enaltece o empreendedorismo - Final

dezembro 15, 2008

Nos dias 05 e 06 de dezembro, realizou-se em Belo Horizonte o II Congresso PQN de Comunicação, no qual participei como palestrante sobre blogs e redes sociais. Se você não viu a primeira e a segunda parte dessa saga, clique aqui.



Para encerrar essa série especial do Café com Notícias sobre o II Congresso PQN de Comunicação, não posso deixar de falar do tema mais importante do evento: o empreendedorismo

Muitos comunicólogos, principalmente os jornalistas, saem da faculdade com a única visão de trabalhar numa empresa de comunicação. No máximo uma assessoria de imprensa para dar um tempo enquanto não se consegue entrar no mundinho fechado das redações - que geralmente acontece via indicação.

Vários palestrantes levantaram essa bola. Por que não criar um veículo de comunicação e fazer a sua história profissional? Ficar se lamentando que o mercado de comunicação em Belo Horizonte é muito fechado, não dá mais. Precisamos arregaçar as mangas e mostrar que a imprensa é feita por jornalistas. 

Duas palestras em si me chamaram atenção por esse fator empreendedor, de forma mais pulsante. A primeira foi da jornalista de Brasília-DF, Fernanda Lara, que criou o Gater List, depois que saiu da faculdade e viu que existia uma lacuna de mercado entre as redações e as assessorias de imprensa. 

A ideia do site é ser um local onde se é possível ter acesso aos contatos de todas as assessorias de imprensa das principais empresas do Brasil organizadas por região e setor.

Em um ano, Fernanda recuperou todo o investimento inicial do site que conta atualmente com um banco de dados de milhares de cadastros de grandes empresas, profissionais, celebridades e veículos de comunicação. 

Outro dado interessante que ela trouxe foi que Minas Gerais é o Estado que mais possui empresas de grande porte e menos de 10% delas tem assessoria de imprensa. 

Fernanda "puxou a orelha" dos mineiros por saber que existe um mercado em potencial de trabalho - e que poucos tiveram a ousadia de correr atrás e batalhar. Nem que seja para criar e um plano de comunicação ou oferecer a criação de produtos de comunicação, como a manutenção de um site ou jornal institucional. 

O que não falta é frente de trabalho - mas é preciso, contudo, ter lábia para convencer o empresariado mineiro da importância de se investir em comunicação.

Já a outra palestra, que também está ligada fortemente ao empreendedorismo, foi a do jornalista de Belo Horizonte, Roger Victor, idealizador da Folha de Venda Nova. A capital mineira possui mais de 800 bairros e conta com apenas dois grandes jornais regionais. 

Ou seja, falta iniciativa dos comunicólogos de se criar, no mínimo, dois jornais em cada região da cidade. Isso abriria frente de trabalho não só para jornalistas, mas para publicitários, designers e por aí à fora. 

Volto a dizer: o jornalista hoje que está desempregado precisa e deve ser mais empreendedor. Se não tem financiamento para montar um veículo sozinho, que seja um site, um blog, uma revista ou um jornal de bairro, convide outros amigos ou colegas para entrar no projeto e, dessa forma, dividir as despesas e lucro.

Pode parecer um tanto otimista, mas a palestra me alertou ainda mais sobre esse lance do empreendedorismo. O mercado de trabalho atual não está mais para os competidores, mas para aqueles que se arriscam e conseguem trabalhar por meio de parcerias, criando grupos de trabalho. 

O ditado popular é sábio: a união faz a força. Comunicólogos, uni-vos! O mundo é grande e tem espaço para todo mundo, basta ter garra, humildade e força de vontade.




O presente


Além da oportunidade que o Congresso nos deu para expormos os nossos trabalhos, pude conhecer pessoalmente a jornalista Letícia Castro. 

Mesmo ela tendo consciência de que o presente maior que ela poderia me dar foi a visita dela à BH, Letícia ainda me trouxe um lindo agrado: uma fonte oriental, que jorra água constantemente e faz um barulhinho tranquilizador. 

Todos aqui em casa adoraram - principalmente a minha mãe que recebeu o mimo das mãos de Letícia. Lendo na internet descobri que uma fonte em casa, segundo a sabedoria oriental, canaliza boas energias e simboliza a renovação.

Outro presente, foi a oportunidade de conhecer mais outros três amigos blogueiros e estudantes de jornalismo, do blog Sem Fronteiras na Web, André Martins, Lucas Catta Prêta e Lucas Fernandes, mais uma amiga e futura companheira profissional, a Miriane Barbosa. 

Sentados em um bar do Edifício Maleta, na área central de BH, e frequentada por jornalistas e universitários, podemos conversar e nos conhecer pessoalmente, já que há mais de seis meses conversamos via internet. 

Além disso, a união serviu para selar a parceria para o lançamento de um projeto, que em breve será comentado aqui no Café com Notícias. Amigos, encontrar todos vocês foi o maior presente este ano: jornalistas e blogueiros unidos!




O Café com Notícias agradece a forma gentil e cordial ao jornalista Robson Abreu, idealizador da Revista PQN e do II Congresso de Comunicação, que nos recebeu e convidou para essa incumbência de representar a blogosfera para comunicólogos de todo o Brasil. Muito obrigado!







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

18 comentários

  1. Mas que golpe baixo! rs Tô aqui com lágrima nos olhos, viu? Que dias maravilhosos! Foi o melhor presente que eu podia ganhar este ano. A fontezinha ficou linda na foto. hehehe
    Realmente, compadre, somos exemplo de como o empreendedorismo faz bem para o profissional, né? E vem coisa boa por aí, não é verdade? ; )
    Beijocas emocionadas!

    ResponderExcluir
  2. Eita, Wander que maravilha, hein?!!
    Um encontro desses... nossa!! Conhecer blogueiros que nao serão mais links e farão parte do grupo de amigos... que del´ciiia!!
    parabéns, meu caro!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Tomara que encontros como esse possam cada vez mais dar bons frutos!
    Ótima iniciativa

    ResponderExcluir
  4. bem, a iniciativa do encontro eh otima.....
    mas o q realmente me interessou foi o prémio de comentarista mais aciduo....
    esse eh meu, ninguem tasca!

    q a força esteja com vc....

    ResponderExcluir
  5. hu...

    temos que espreitar neh!
    e torcer para que nosso futuro nos gere suepresas boas!




    http://paginadacomedia.blogspot.com

    Noticias reais e curiosas, todas verdadeiras e com fonte.

    -----------------------------------------
    parceria?
    marciosc1986@hotmail.com
    Vamos ajudar a aumentar nossos ganhos, clicando nos adsenses de nossos blogs parceiros!

    ResponderExcluir
  6. Um espaço de muitas idéias , uma pena na minha área nao ser tao movimentada quanto a de jornalismo....

    Destaque para bandeira de minas com o bom e velho queijo mineiro ...

    Baum d++++++


    Eita blog movimentado ....

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse post, principalmente o presente kkkk adoro coisas orientais e acredito muito na energia boa que eles podem nos trazer...
    Seu blog otimo como sempre, nao sei c vai lembrar de mim, mais tinha um outro blog, e acabei excluindo e fazendo outro hehe....
    Bjim

    ResponderExcluir
  8. Nossa, muito interessante, pretendo me formar em jornalismo e achei muito legal estas informações! Me fez ter conhecimento de coisas que serão importantes pra mim!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Foi um ótimo encontro mesmo!
    E com certeza além da parceria, grandes amizades surgirão! =)

    E parabéns pelo Congresso Wander!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Wander,

    É curiosa essa história de cliques, links,conversas pelo Orkut, depois pelo msn e a primeira vez que nos vemos. Um encontro despretensioso pelos corredores do Uni-BH e depois, nossa reunião ou encontro de blogueiros.

    Saiba que o prazer deste encontro foi nosso e que muitos, melhor, inúmeros virão, a fim de selar esta amizade que se solidifica a cada dia e que será o nascedouro de grandes planos para todos nós.

    Abraços e parabéns pelo trabalho, pelo empreendedorismo e principalmente, obrigado pela amizade.
    ___________________________________
    http://www.semfronteiras.co.cc

    ResponderExcluir
  11. amigo,obrigado pela visita,volte sempre.

    tenha uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  12. Oi Wander!
    Vi o seu blog numa referência que o "Saco de Filó" fez ao seu blog, aí resolvi vir aki dar uma bicada (rsrs), gostei demais... Parabéns!!! Vi que temos duas coisas em comum; a primeira é que temos um blog (rs), a segunda é que moramos na mesma cidade! Achei tudo aki bastante criativo tanto é que decidi acompanhá-lo.

    Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  13. Postagem sensacional, Wander!

    Afinal, não há melhor profissional para efetivar um veículo de comunicação do que o próprio jornalista. É a visão de comando de quem está por dentro do assunto. E isso é muito bem ilustrado pelos exemplos das palestras.

    E outra: ótimo você ter aberto espaço aos amigos! Afinal, nós (agora, incluo-me) seremos empreendedores...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Pois é Wander...as vezes temos grandes surpresas e fazemos grandes amizades ... espero que os projetos se realizem e que no próximo congresso vc esteja representando todos nós novamente.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom ( ou melhor, ruim, porque é um problema sério) saber dessa informação sobre a deficiência de assessoria nas emresas de Minas...

    De certo modo isso reflete um tipo misto "de Lei de Gérson" com o "deixa que eu chuto" que envolve parte das mentes brasileiras.

    Quer dizer, o pãodurismo pode parecer bom quando a pessoa acha que pode improvisar nessa questão, mas de fato, quando há necessidade urgente de alguém realmente capacitado para reazliar esse trabalho, pode ser tarde demais.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Wander,
    Você acredita em Gigantes?
    E na Terra dos Gigantes?
    Prepare-se para um 2009 Gigante!!!
    Seu Blog é um pedaço da Terra dos Gigantes.

    ResponderExcluir
  17. Conhecer blogueiros é uma oportunidade unica e rara.
    Alias, muito bonita a fonte!

    Parabéns pelo blog, você escreve muito bem.

    ResponderExcluir