Café Rapidinhas - Baixaria na TV, mudança da Rede TV! e jornalistas que viram notícia

outubro 10, 2008


Que tal tomar um café e ler algumas notícias de destaque dessa semana, hein? Aceita o convite? Então, vá até a cozinha e sirva-se à vontade. Entre, a casa é sua. Atendendo a pedidos de alguns visitantes desse blog, em especial ao leitores assíduos Rodrigo Lima, de Brasília - DF, Tâmara Silva, de Porto Alegre, e Rosângela Moreira, de Belo Horizonte, o quadro Café Rapidinhas volta com alguns dos destaques mais quentes para quem quer ficar ligado no mundo da comunicação e do jornalismo. O Café com Notícias classificou por tipo de café cada notícia de destaque. Qual é o seu café preferido? Acompanhe, divirta-se e fique bem informado:


Café quente: Uma coisa é certa: confundir liberdade com libertinagem, não dá! Ainda mais quando estamos falando de meios de comunicação, como TV, Rádio, Web e impresso. Na última quinta-feira (09/11), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que coordena a campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania divulgou a lista com os 15 programas que estão no "ranking da baixaria" da TV Aberta. O primeiro lugar ficou com o programa Terceiro Tempo, da TV Band, apresentado por Milton Neves; em segundo ficou com Pânico na TV, da Rede TV!, seguido pelo Superpop, apresentado por Luciana Gimenez, também da Rede TV!; o telejornal SP no Ar, da TV Record, ficou com na quarta posição e o femino A Tarde é Sua, de Sônia Abrãao, da Rede TV! ficou em quinto lugar. A Rede TV! precisa repensar essa grade que está cada vez mais apelativa e conteúdo informativo de baixa qualidade.


Café frio: Na coluna desta sexta-feira (10/10) da jornalista Mônica Bergamo no jornal Folha de São Paulo, uma declaração de Marcelo de Carvalho, dono da Rede TV!, revelou que o programa Show Business, do empresário João Doria Jr., seria tirado dor ar. Carvalho, que chamou Doria de arrogante, diz que o notificou da interrupção do programa com antecedência, pois o jornalismo teria prioridade no horário durante a cobertura da apuração dos votos das eleições municipais, no último domingo (05/10). O programa entrou no ar assim que a apuração dos votos foi encerrada, nas principais capitais brasileiras. "[Doria] Não queria que seu programa sofresse atraso no dia da divulgação do resultado das eleições e o jornalismo não pode ceder a interesses empresariais", disse Carvalho.


Café Expresso: Na manhã desta sexta-feira (10/10), Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV!, anunciou, ao vivo, durante a programação da emissora, que a sede do canal em São Paulo irá mudar de lugar. As novas instalações serão tranferidas de Barueri para um centro de televisão digital em Osasco. Oficialmente, a mudança começa no final do ano, durante as férias coletivas dos funcionários, e será concluída no dia 15 de novembro de 2009, data em que a empresa completa dez anos. "A RedeTV! cresce quase 50% ao ano. A RedeTV! quer crescer e estamos no caminho certo", disse o vice-presidente da emissora. Agora, SBT e Rede TV!, duas emissoras nacionais, possuem sede em Osasco. Só espero que, até ano que vem, a emissora invista na produção de conteúdo de qualidade, principalmente na área do entretenimento, para comemorar a sua primeira década com estilo.


Café amargo: Alguns mesários levaram à risca da proibição de câmeras de filmagem e fotografia nas eleições, o que dificultou muito o trabalho da imprensa em vários estados brasileiros. Na Bahia, as cidade de São Francisco do Conde e Barreiras duas equipes do Jornal A Tarde, repórter e fotogáfo, foram detidos pelos fiscais da mesa durante as eleições municipais do último domingo (05/10), no decorrer da cobertura. Só depois que o juiz eleitoral explicou que a proibição era para os eleitores e não para a imprensa é que as equipes foram liberadas. Erro de quem formulou os avisos e para quem não respeita o trabalho da imprensa.


Café com leite: Piratas virtuais criaram um e-mail divulgando um falso acidente com um ator famoso da Globo, com intuiito de invadir computadores, informou o Portal Imprensa. A mensagem enganosa é escrita em nome da Central Globo de Jornalismo e usa os logotipos da Rede Globo e do portal de notícias G1. A mensagem criminosa informa ainda que o conteúdo foi verificado por uma empresa de segurança. A estratégia visa passar credibilidade ao internauta, para que ele clique no link sugerido na mensagem. Este tipo de fraude é conhecida como phishing scam. Quando aceitam a sugestão, a vítima infecta o computador com programas maliciosos que têm como objetivo roubar suas informações pessoais.


Café com creme: Durante participação no programa Brasil Urgente, da TV Band, a candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Marta Suplicy, cometeu uma gafe ao trocar o nome do apresentador da atração, Datena, por Faustão. O apresentador levou na esportiva e brincou com a confusão: "Gostei do Faustão; Eu até pareço com ele", disse Datena. Ao perceber o equívoco, Marta deu risada e disse: "Olha, Deus meu". De acordo com o Portal Imprensa, após o incidente, os dois retomaram a entrevista que abordava a virada do adversário da petista, Gilberto Kassab (DEM), nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno da eleição 2008, na capital paulista.


Capuccino: Não é a primeira vez que um vídeo de um jornalista da TV Globo vaza na internet. A onda da vez é o da jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora titular do telejornal Bom Dia Brasil. No vídeo em questão, ela está apresentando o Jornal Nacional de sábado, onde acontece o revezamento entre jornalistas da emissora. Na ocasião em que foi gravado, no último sábado (04/10), Renata estava substituindo a apresentadora Fátima Bernardes, ao lado do jornalista Alexandre Garcia. O vídeo flagra Renata retocando a maquiagem, repassando o roteiro e, ao ser questionada por alguém, brinca, mostrando a língua e fazendo alguns gestos. Para ver o vídeo, clique aqui.


*Com informações do Portal da Imprensa e Folha de São Paulo.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

16 comentários

  1. Adorei a seleção de notícias. O Café estava delicioso! Obrigada por indicar meu nome aqui. Fiquei realmente feliz por saber que você leva em conta a opinião dos leitores e é aberto às sugestões. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A rede tv realmente está caminhando para uma programação totalmente bizarra ... será que precisa tanto para ter audiência?
    O superpop da Luciana Gimenez é impossível de assistir, não leva nada a lugar nenhum.

    Marta confundir Datena com Faustão é o fim da picada....só ela mesmo.

    ResponderExcluir
  3. A Rede TV! investe em tecnologia, mas deixa muito a desejar no quesito de qualidade nas suas produções. Não no jornalismo, mas igual você disse na área do entrtenimento. A Sônia Abrão só fala de morte ou algum artista que está passando por dificuldade financeira. E a Luciana Gimenez faz um debate totalmente sem noção sobre atores pornôs ou artistas que ganham dinheiro projetando a vida soacial vazia e vulgar. Muito legal seu blog. Adoro passar aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Wander.
    Estou passando para falar que tem um Meme pra você lá no Estórias Medíocres, caso queira, claro.

    Passa lá e faz um favor,comenta no post do Vitor e Léo, não tem comentários ainda.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom essa de fazer seleções de notícias rápidas.
    E vamos deixar claro, a RedeTV precisa mudar e muito para melhorar sua grade de programação...
    All3X

    ResponderExcluir
  6. Nossa, seu blog é muito bom...
    Parabéns...
    E afff...Trocar Datena por Faustão é foda viu...Huahsduashda...



    (atualização no Séries.Com - Passa lá)

    Abraços !

    ResponderExcluir
  7. Seus cafés estão ótimos.
    Boas notícias com fácil leitura.
    Tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  8. A presença do Terceiro Tempo como o líder disparado em "baixarias" tem explicação. Como o ranking é feito com base em denúncias, creio que houve uma mobilização por parte dos torcedores do Grêmio FBPA, que, creio, sentem-se prejudicados pelos comentários irônicos de Milton Neves e de Paulo Roberto Martins. No entanto, também é interessante considerar que o programa não é ofensivo contra ninguém. Os jornalistas revelam suas opiniões, mas algumas pessoas carregam-nas para o lado pejorativo. Para quem acha o programa uma baixaria, basta observar os comentários de Mauro Beting, um primor de sensatez e de conhecimento de causa. Alguns dos programas da Rede TV! mereciam, sem dúvida, aparecer à frente do Terceiro Tempo, da Bandeirantes.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Wander,

    As palavras do Daniel Leite fizeram-me refletir sobre acerca do Terceiro Tempo. E mantive meu posicionamento: o programa tem, salvo o brilhante e sensato Mauro Beting, uma equipe de comentaristas bastante imparcial e tendenciosa, além de um apresentador que exerce a profissão sem uma formação adequada para tal. Milton Neves explora ao máximo o merchandising, apropriando-se, às vezes, de maneira indevida.

    Quanto à RedeTV, espera-se que sua programação, de fato, atenda ao que se espera de uma televisão: conteúdo informativo, educativo, entretenimento de qualidade e prestação de serviços. A baixaria já passou dos limites neste canal, campeão em programas apelativos da mais baixa estirpe. Infelizmente.

    Abraços e adorei ver esse lado "humano" da Renata Vasconcellos, no JN. Sempre vemos os jornalistas em serviço. Essa quebra é importante!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lucas e Daniel!

    Concordo com vocês: o "Terceiro Tempo" entrou de gaiato nessa história, por que tem programas piores na TV Aberta que mereciam estar no topo do rankink.

    Só espero que a Rede TV!, que se aproxima da sua primeira década, repense o modo de oferecer conteúdo de qualidade. Não só ela, mas como as demais emissoras de TV Aberta.

    Valeu pelos comentários que somoram ao conteúdo proposto. Também agradeço aos de mais visitantes que fazem o Café crescer a cada dia.

    Abraço,

    Wander Veroni
    editor responsável do Café com Notícias

    ResponderExcluir
  11. Gostei dessa coluna do blog. É isso ai Wander sempre com uma boa sacada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. De fato a Rede TV! Consegue ser um lixo! Não q as outras sejam tão melhores assim... mas nesse caso, a Rede TV! nivela por baixo

    ResponderExcluir
  13. oi wander ,legal , gostei do seu relato do menino de rua parabem vander lucio.

    ResponderExcluir
  14. A rede TV ja investe muito em tecnologia, mas falta o que uma emissora mais precisa: Conteúdo.
    A marta confundir o Datena com o Faustão foi engraçado!

    ResponderExcluir
  15. Café quente: realmente a Rede TV bateu todos os recordes, levando 4 "troféus baixaria", um dos motivos de não assistir este canal, assisto uns poucos programas da Band e uns poucos da Record.
    É por isso que nós homens ficamos com o controle remoto.

    Café frio: o Carvalho como sendo o dono da emissora deveria ser o último homem a falar sobre a arrogância do Dória Jr. uma vez que foi ele quem o contratou.

    Café Expresso: é o que todos esperam, conteúdo de qualidade, porque a Rede TV, só faz baixo sensacionalismo até o momento.

    Café amargo: infelizmente estas coisas acontecem em nosso país, são pessoas despreparadas, mal informadas e sem censo, ou estamos voltando a viver na ditadura.

    Café com leite: ainda bem que sou vacinado contra pishing e spammers em geral. Sempre aconselho os usuários a não entrar neste barco furado, pois os links sugeridos sempre levam para outra direção, e o prejuízo pode ser grande.
    Estes sujeitos estão cada vez mais espertos querendo detonar todos a qualquer custo.

    Café com creme: cometer gafes, equívocos até são aceitáveis, porque infelizmente isto pode ocorrer com todos nós, mas o problema é grave quando vem desta pessoa ilustre que na minha opinião já ganhou do Maluf em gafes e polêmicas.
    Esta D. Marta tem cada uma que não dá pra aceitar.

    Capuccino: Muito estranho este acontecimento, onde sabemos da rigidez da globo para com os funcionários, isto se deu no posto de trabalho, e bem no horário da apresentação, mas entendo as mulheres e sua vaidade, ela esta linda e ficando mais linda ainda e tem censo de humor.

    Grande Wander, parabéns pelas cafeinadas.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  16. A televisão aberta brasileira está se transformando num antro de inversão de valores: estimulação da sexualização precoce, desrespeito aos direitos humanos, incitação à violência, ridicularização das pessoas, escárnio das diferentes opções sexuais, fotos da Playboy mostradas em programas no horário da tarde, uso da imagem da mulher como um mero objeto sexual de uso e desuso, dançarinas seminuas em programas de auditório, dançarinas que recebem o foco das câmeras em suas partes íntimas, nudez obscena, pornografia disfarçada de entretenimento e/ou comédia!

    Programas que veiculam esses valores deturpados: Zorra Total, novelas em geral Pânico na TV, Super Pop, Domingo Legal, Caldeirão do Huck, Tv Fama, E MUITOS OUTROS!

    BASTA!

    Precisamos, podemos E DEVEMOS denunciar!
    O telefone para denúncias de qualquer tipo de baixaria na tv é o 0800-619-619, ou pelo email eticanatv@camara.gov.br!

    Vamos fazer nossa parte!Denunciar e passar essa informação adiante!

    ResponderExcluir