Café nas Eleições 2008 - Cobertura eleitoral e últimas informações do voto em BH

outubro 05, 2008



O poder de mudar e melhorar a vida pública da cidade em que mora. Hoje, dia 05/10, podemos exercer a nossa democracia e o direito de decidir os nossos representantes na sociedade. O voto obrigatório é o meio mais eficiente para que a população possa expor o que pensa e decidir entre os candidatos qual deles está mais apto para governar por quatro anos. Muitas pessoas ainda estão indecisas. Isso é normal. Outras preferem anular o seu voto porque não estão satisfeitas com os atuais candidatos e querem dar um voto de protesto. Mais do que justo. Afinal, estamos na democracia. E esse regime é claro em dizer que todos podem opinar sobre qum escolher e, dessa menira, decidir quem irá governar o município.



O Café com Notícias lembra que o VOTO EM BRANCO, significa que o eleitor pouco importa em escolher o seu representante e passa o seu voto para quem está na liderança do pleito. Já o VOTO NULO indica que o cidadão prefere que haja outra eleições, pois nenhum candidato está apto a governar. Pois bem: toda calma nessa hora. Pesquise, pense e reflita antes de votar. Mudar a cara política da sua cidade só depende você. Honre a sua cidadania: vote.


Boa eleição a todos nós!



Você já decidiu em que votar? Não. Equanto você pensa em quem vai votar, o Café com Notícias preparou uma série de destaques sobre os últimos acontecimentos eleitorais, acompanhe:


Encontro


Jô Moraes (PC do B) e Leonardo Quintão (PMDB) protagonizaram um encontro inusitado nas ruas da capital neste sábado (04/10). Os dois candidatos e seus repectivos militantes faziam uma caminhada para agregar eleitores, quando se encontraram casualmente na esquina das ruas Tupi e Rio de Janeiro. O encontro coincidentemente serviu para deixar claro ao público que um irá apoiar o outro em caso de um segundo turno. Os manifestantes chegaram a ecoar gritos pedindo para que os eleitores abrassem essa possibilidade. Além disso, outro fato chama atenção: quem já pôde ver Quintão andando pelas ruas pedindo voto ficou impressionado com a popularidade positiva dele. Pessoas querendo tirar foto e querendo beijá-lo como se fosse uma celebridade.


Boca de urna


E as pesquisam já dão indícios de um possível segundo turno em Belo Horizonte. Pesquisa divulgada neste último sábado (04/10), véspera das eleições, mostra que Márcio Lacerda (PSB) está com 45% das intenções de voto, enquanto Leonardo Quintão (PMDB) está com 36%. Quintão subiu mais de dez pontos depois do último debate realizado pela TV Globo Minas. Considerando os votos totais, com brancos, nulos e indecisos, Lacerda tem 39% e Quintão, 31%. A candidata do PC do B, Jô Moraes, que tinha 13% no último levantamento, tem agora 12%. Sérgio Miranda (PDT) passou de 3% para 2%.


Na internet


O Portal Uai, TV Alterosa, Rádio Gurani e Estado de Minas irão protagonizar uma experiência inédita de cobertura jornalística multimídia em Minas Gerais para as eleições deste ano. Os jornalistas Benny Cohen e Érika Gimenes serão âncoras de uma cobertura especial que terá direito há um programa ao vivo transmitido via internet, que terá sete horas de duração e contará com apoio de vários repórteres do Diários Associados. Os videochats também têm a participação do editor de Política do jornal Estado de Minas, Baptista Chagas de Almeida e das repórteres Bertha Maakaroun e Isabela Souto, que produzem o Blog das Eleições.


Na internet II


Durante a sua carreata no centro de BH, Márcio Lacerda (PSB) deixou escapar que irá processar quem espalhou via internet informações que, segundo ele, são inverídicas a respeito da sua antiga empresa e de dívidas trabalhistas que ele possui. O candidato teme que essa corrente de mensagens via e-mail comprometa a simpatia que os belohorizontinos tem pela aliança. Vamos combinar: os fatos já apresentados neste blog e pelos colegas da imprensa falam por si só! O eleitor comprou a idéia do segundo turno e quer um candidato com atitude política.


Correspondente


Com boletins direto de João Monlevade para a Rádio Itatiaia, o meu amigo e jornalista Breno Eustáquio, editor do jornal impresso A Notícia, pofessor universitário e responsável pelo Blog Antenado, trará as últimas informações quentíssimas sobre a eleição dessa cidade que fica localizada a 110 km de BH. Ainda, a Rádio de Minas vai dedicar uma ampla cobertura para a apuração dos votos das eleições municipais neste domingo, juntamente com o apoio de toda equipe de jornalismo. Não perca!


Voto Sem Fronteiras


A equipe do Blog Sem Fronteiras na Web, formada pelos estudantes de jornalismo, André Martins, Lucas Fernandes e Lucas Catta Prêta, realizaram um debate muito interessante entre eleitores para opinarem sobre as eleições de Belo Horizonte. E esse humilde jornalista foi um dos debatedores convidados. Desde já, agradeço o convite e quero dizer que gostei muito da proposta e das perguntas. Então, para você que está chegando agora no Café ou já é o nosso leitor de longa data, vale a pena ir lá e conferir o trabalho desses garotos que não fica nada a dever aos colegas da imprensa, acesse e confira o debate mais quente da internet.

Fique Ligado!





O Café com Notícias volta a qualquer momento para postar informações quentíssimas sobre as eleições 2008. Não perca!!!



Café com Notícias na cobertura das eleições 2008.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Wander, parabéns pela cobertura realizada aqui no Café. Um show de jornalismo e comprometimento com a causa política. Vc criou um jeito muito agradável de acompanhar os fatos políticos de BH. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Em cidades como Bauru (SP), o voto nulo é a única forma de dizer aos candidatos a seguinte frase:
    "NÃO CONFIO EM SUAS PROMESSAS. NÃO CONFIO EM SUAS PROPOSTAS. ACHO VOCÊS UM BANDO DE GENTE OPORTUNISTA QUERENDO O CARGO PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO". Isso para não dizer outras coisas impublicáveis que eles merecem ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, que chique esses meus amiguinhos fazendo debate na internet, achei o máximo, viu? hehehe
    Cumpadre, adorei que vc explicou a diferença entre voto nulo e branco. As pessoas geralmente não têm a mínima idéia do que um e outro querem dizer.
    Vamos esperar que em todos os lugares, o resultado seja o que permita o trabalho mais sério e melhoras para nossas cidades, não é? Aqui, estamos no aguardo tb.
    Beijo muito carinhoso pra vc, viu?
    Letícia.

    ResponderExcluir
  4. Ótima explicação sobre o voto nulo e branco ...
    Ontem a noite estava vendo uma reportagem que deixava claro a confusão do povo brasileiro em diferenciar os trabalhos dos deputados federais e dos senadores...tbm existe uma gde confusão no voto na legenda e como esse voto vai para o candidato.
    É a educação falha do nosso sistema.

    ResponderExcluir
  5. Também torço para que BH tenha esse segundo turno. O debate ainda foi pouco explorado e os candidatos precisam expor mais as suas propostas. Muito boa a sua cobertura, cara.

    ResponderExcluir
  6. Wander, parabéns pelas análises e pela cobertura. Li todos as matérias com o título "Café nas eleições" e fiquei maravilhada pela qualidade da sua cobertura. Você mostra que é possível fazer jornalismo inteligente por meio dos blogs.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post! Temos que votar conscientes para o futuro de nossas cidades.

    Valeu pela dica! Já coloquei créditos no meu video.

    ResponderExcluir
  8. muito bom esse trabalho que você está fazendo com as eleições. genial seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Wander,

    O momento de afastamento deve-se a sobrecarga de trabalhos, estágios, artigos e afins. Mas aqui estou novamente.

    Primeiramente, obrigado por participar do debate de sábado. Você engradeceu nossa discussão.

    Chamou-me a atenção, o fato de sua postagem explorar a questão do voto nulo e branco. Parabéns! Belo exercício de conscientização e prestação de serviços.

    Quanto ao Lacerda, creio que ele seria uma escolha errônea e perigosa para os anseios da população belo-horizontina, acostumada com políticos, como Patrus e o já falecido Célio de Castro.

    Abraços.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir