#CaféEntrevista: O ilustrador Daniel Paiva fala sobre o mundo da charge

outubro 20, 2008

A internet tem dessas coisas maravilhosas. Unir as pessoas em em prol de coisas úteis que podem render parcerias interessantes. 

Foi numa dessas andanças pela web que conheci o ilustrador, blogueiro e montador de móveis das Casas Bahia, Daniel Luiz de Paiva da Silveira, de 33 anos, mineiro de BH, e que também atua como editor do blog Charge Brasil.

Ele, que é leitor do Café com Notícias, mandou-me um e-mail oferecendo parceria. Topei na hora, claro! A charge, apesar de usar do humor, está intimamente ligada ao jornalismo, pois consegue enaltecer temas que merecem discussão para a sociedade. 


Então, desde já, está declaradamente a entrada do apoio dele como colaborador deste blog. Seja bem vindo, cara! E para brindar essa nova parceria, nada mais justo do que uma entrevista.

Daniel Paiva possui o ensino médio completo e tem curso técnico de redação e edição de textos, no Colégio Padre Anchieta, em São Paulo. Casado, ele já tem um filho, o pequeno Arthur, de apenas 3 anos, que já indica gostar de ilustração, pois passa horas colorindo os desenhos que o pai-coruja faz para ele.

Na internet, Daniel gosta de ler sites de notícias, blogs, ilustrações e se diz usuário fiel do Orkut, como a maioria dos brasileiros. Na TV, ele curte o CQC, da TV Band e ouve diariamente a Rádio Itatiaia - a rádio de Minas. Musicalmente, os sons que ele gosta são variados, mas já indica um bom repertório eclético que vai desde a Bossa Nova, Blues, Jazz e MPB. Entre os artistas favoristos está João Gilberto, Tom Jobim, BB King, Sarah Vaughan, Amy Winihouse e Norah Jones.

Fã confesso do cinema brasileiro, Daniel recomenda os filmes "Os desafinados" e "O cheiro do ralo", que foram lançados em 2008. Tem o sonho de viver apenas de ilustração, que é a profissão que ama. Mas ele está no caminho certo, vira e mexe faz alguns trabalhos como freela para convites, sites, logotipos e mascotes de produtos. Ele vai longe, tenha certeza! Estuda ilustração por conta própria e, em breve, pretende fazer algum curso para aprimorar a técnica e fazer Belas Artes, como curso de gaduação.

Perguntado sobre um lugar preferido, ele categórico: A cidade de Tiradentes é um caso de amor só. No âmbito pessoal, Daniel admira a dedicação das pessoas e, ao mesmo tempo, desaprova o ser humano que não acredita em si mesmo. Perguntei: "se pudesse mudar apenas uma coisa no mundo, o que mudaria?". Como bom artistas, respondeu: "O fim do mal humor, seria um início para uma paz plena". Concordo, contigo cara. Entre algumas xícaras de Café, lápis, caderno de desenhos, Daniel topou responder algumas perguntas, numa conversa pra lá de descontraída.


:: Entrevista

1) Você disse que é auto-didata no desenho. Como tem sido a sua trajetória como ilustrador?

Desenhar é uma força que quem faz tem dentro de si. É apenas uma facilidade mais apurada que a pessoa possui, uns desenvolve mais treinando e estudando, outros deixam pra lá, e acabam ficando estacionados no que sabem. 

Desenhar é que nem futebol, tem que treinar, senão enferruja. O talento ajuda, mas a dedicação é o principal elemento. E a trajetória verdadeira comecei agora com o Charge Brasil, divulgando e postando meus trabalhos, recentemente. Agora sim com a internet tenho uma vitrine do meu trabalho, não adianta muito fazer as coisas e enfiar numa gaveta.


2) Você está fazendo algum curso ou pretende investir mais nessa carreira?

Ser auto-didata é muito bom, mas a formação acadêmica faz falta sim, e tenho dado conta disso, ultimamente. Pretendo formar em Belas Artes e viso alguns cursos na área gráfica, a partir do ano que vem. Fiquei parado muitos anos, mas um amigo de São Paulo me estimulou a centrar meu foco no que sei fazer melhor, que é ilustrar. E estou melhorando a cada novo trabalho que realizo. Me sinto feliz em saber exatamente o que quero pra mim. E é essa área que vou atuar. Leio muito sobre o assunto.


3) Tem o trabalho de algum ilustrador ou chargista que admira ou inspira? Conte.

Meus dois principais exemplos de poder de comunicação visual são Ziraldo e Henfil. O Ziraldo tem um traço elegante, um estilo de linhas longas e retas que dão um charme único em tudo o que faz. Os trabalhos do Henfil me fascinam pela idéia genial que tinha em cada tirinha que realizava principalmente na época do PASQUIM onde a ditadura imperava contra tudo e todos. Henfil foi gênio. E Ziraldo é mestre.

4) Você também tem um blog onde publica as suas ilustrações. Você acredita no poder da internet?

O blog Charge Brasil começou em agosto de 2008. Está recente ainda, mas com o passar do tempo vou dando forma pra ele. Sobre a internet eu acho que ainda está engatinhando para o que eu acredito que ela vai se tornar. Mas, em pouquíssimo tempo, ela revolucionou bastante. Tudo é imediato, tudo é instantâneo.

E percebo dois extremos: pessoas que ficaram anos sem se ver, se reencontram e falam pela internet; e pessoas que se encontravam sempre agora deixam de se ver, pois tem essa facilidade de se comunicarem trancados em suas casas. Buscar o equilíbrio nisso é importante senão fica estranho ter vida social apenas virtualmente. Mas, a internet precisa e vai se popularizar ainda mais. E tudo ficará ainda mais rápido e globalizado.

5) Atualmente, você trabalha em outra profissão. Como consegue conciliar as duas atividades? Sente vontade de se dedicar mais a ilustração? Como tem sido essa experiência?

Estou num momento de "transição", reciclando meus conhecimentos na ilustração e aprendendo novas técnicas. Sempre busco conhecimento, inclusive com outros ilustradores que conheço pela internet. Acredito que com isso muito em breve não terei tempo para poder dividir entre duas profissões, e claro escolherei o que gosto de fazer. Por enquanto dá pra conciliar, pois minha hora de desenhar é à noite, eu o papel e um xícara de café. Só preciso de 5 horas de sono: é mais que suficiente.

6) Como você vê o mercado de ilustração aqui no Brasil. Há muitas ofertas? A profissão está mais valorizada? Existe preconceito?


O mercado é vasto, tem espaço para todo tipo de trabalho. Mas se destaca mais os que tem compromisso de entregar no prazo, e claro, os que divulgam o trabalho. Alguns dizem que o mercado é fechado, outros dizem que somente os feras que sobrevivem nele. 

O mercado é gigante. Ilustração não é apenas para livros, revistas e jornais. Ilustração pode ser usada em muitas outras coisas, como folhetos explicativos, manuais, o marketing usa muito ilustração, lojas comerciais e daí vai. A profissão é valorizada porquê os ilustradores que conheço de certa forma impõe respeito - senão não seria. O ilustrador é um profissional como outro qualquer. Ilustrar dá trabalho, e muito. 

O preconceito existe, pois algumas pessoas dizem: "Tá você ilustra, mas trabalha com o quê?" Isso acontece pois a maioria das pessoas associa ilustração com mera recreação e isso não é verdade. Futebol algumas décadas atrás também era assim. Acredito que os ilustradores brasileiros além de serem os mais criativos do mundo, estão criando um espaço respeitadíssimo no mercado de trabalho.


7) A charge ou ilustração no jornalismo tem o papel de crítica, ligada com o humor, muitas vezes. O que você acha necessário para se criar uma bom desenho? É preciso ficar atento aos noticiários? Só o talento resolve?

Na ilustração é muito bom ter um visual bem elaborado e uma textura agradável aos olhos. Mas ainda acho que a idéia do desenho vale muito. Henfil fazia um humor ímpar e as vezes usava uma linha no desenho. A charge deve ter o papel de causar o riso seguido de uma reflexão sobre o que está sendo comentado. Com humor as coisas são fixadas mais facilmente na mente das pessoas, a ideia fica bem gravada. Atenção ao que está em alta no momento é coisa de publicitário, de jornalistas e desenhistas também. Honestamente, ter talento ajuda muito, mas não basta. Talento sem exercício não vale de nada. Neste tipo de trabalho, todos os ilustradores estão aprendendo e se desenvolvendo sempre e sempre, sem parar. Técnicas e conhecimento nunca são demais.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Ótima entrevista e parabéns pela excelente parceria ... não conhecia o trabalho do Daniel e gostei muito das charges aqui no café.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o trabalho do Daniel. As charges e o blog dele são muito bons. Produção de primeira qualidade.

    Parabéns por descobrir esses grandes "personagens", Wander. Um bom blog se faz assim, com apuração, pesquisa e, sobretudo, conteúdo diferenciado. Continue investindo em postagens que mostrem personagens que não têm espaço na TV nem na grande mídia.

    Ah, votei no Café com Notícias no Prêmio Peixe Grande. Boa sorte lá!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista. As caricaturas do Daniel são incrível!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa, compadre, o Daniel é muito talentoso! Que achado, hein, parabéns! Adorei o blog dele, estou até com algumas idéias... ; )
    Beijocas pra vc, meu amigo, estou aqui, viu?

    ResponderExcluir
  5. Poxa Wander muito bom o material.
    Gostei de ver, a entrevista ficou muito interessante.

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que o Post é um pouco antigo, mas não pude deixar de comentar.
    As caricaturas do Daniel são simplesmente sensacionais!
    E a entrevista também ficou ótima!

    ResponderExcluir
  7. Caro Wander, uma bela parceria, o Daniel manda muito bem nas charges, estas caricaturas são fantásticas, vou querer uma minha.
    Já passei no blog do Daniel e já linkei também lá no BM, o vídeo do desenho do Cartola ficou simplesmente 10.
    O rapaz tem talento mesmo, estou torcendo por ele para que consiga fazer uma bela graduação na Belas Artes, o rapaz merece.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraços,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com/

    ResponderExcluir