Café nas Eleições 2008 - Acusações, politicagem e informações de bastidores esquentam campanha eleitoral em BH

outubro 21, 2008




Uma verdadeira bomba nas mãos. E quem está prestes a ganhar essa bomba é o belohorizontino. Qual será o destino político da cidade nos próximos 4 anos? Se na TV o debate está frio e no restante da imprensa, há um nítido apoio ao candidato da aliança, onde o público poderá ver os dois lados da moeda? Surge então a internet. Lá sim, o debate está pegando fogo entre militantes que são anti-lacerda e anti-quintão. Em ambos os espaços, os editores se declaram não apoiar os respectivos adversários - só querem alertar a população sobre o verdadeiro debate político que há por detrás de cada candidatura. O mais interessante é que são blogs que resolveram tomar esse caráter panfletário e inflamado. Na contra-mão desses espaços não há nada de jornalismo autoral, só clipping. Apenas um recorte de tudo o que já foi postado na internet e, às vezes, a opinião acalourada sobre os candidatos que estes se propuseram a descer à lenha. Seria um engajamento político ao voto nulo incentivado pela web mineira?


Mais um vez os analistas que consideram o debate eleitoral morno em BH, ainda não acordaram para a alta temperatura que está nos bastidores, principalmente na internet. A Eleição de 2008, pelo menos aqui na capital dos mineiros, está sendo a mais plugada de todas: nunca se viu tantos debates e acusações pela internet. Correntes de e-mails, vídeo no YouTube, blogs e até mesmo informações oficiais (um tanto ofensivas) de ambos os comitês. Não tem como: infelizmente, o belohorizontino está prestes a ganhar uma bomba depois da apuraçãos dos votos no dia 26 de outubro. Se essa bomba vai estourar no início do primeiro mandato do novo prefeito ou nas eleições presidenciais de 2010, só Deus sabe.


E por falar em bomba, a partir de hoje, o ilustrador Daniel Paiva irá colaborar, de forma fixa, com charges para o Café com Notícias, sempre com temas relevantes e de acordo com o debate atual de pautas que possam ser discutidos aqui neste blog. Para conhecer mais o trabalho dele, veja na entrevista abaixo ou clique aqui.



Daniel, seja bem vindo ao Café! Essa parceria já é um estouro!!!


* * *


Debate na Record Minas



Mudança de postura e menos debate político. Esse foi o tom do debate entre os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, promovido neste último domigo (19/10), às 21h, pela TV Record Minas e mediado pelo jornalista André Vasconcelos, apresentador e editor responsável do telejornal MG Record, exibido de segunda-feira a sábado, às 19h30. Na semana de reta final, Márcio Lacerda (PSB) adotou uma postura mais agressiva e estava mais seguro. Não mostrou os tiques e foi muito irônico ao criticar a candidatura do aniversário.


Já Leonardo Quintão (PMDB) transpareceu mais intimidado com os ataques e não quis entrar na onda de acusações propostas por Lacerda, optou por apenas falar do seu projeto político baseado estruturamente no diálogo entre as entidades de classe. Além disso, Quintão afirmou ter sido vítima de militantes do adversários nos debates da Fumec e UFMG, e ainda ter sido ameaçado de morte. Acusações essas graves, que foram debochadas por Lacerda. Os jornalistas Carlos Viana, da Rede Record e Rádio Itatiaia, e Carlos Lindemberg, do Jornal Hoje em Dia, foram os profissionais da imprensa convidados para fazer perguntas aos candidatos.


O debate ainda não está muito focado no debate político para a cidade, ficou mais na troca de farpas e no discurso futurológico do que cada um pode fazer "se" ganhar. Ainda tem mais debate na TV: nesta quarta-feira, às 22h30, a TV Alterosa, realiza seu primeiro debate televiso político, aqui em BH, em parceria com os veículos de comunicação do Diários Assossiados, mediado pelo jornalista Benny Cohen, apresentador e editor responsável do Jornal da Alterosa.


Pirata da web


Na noite de sexta-feira (17/10), o site do candidato Marcio Lacerda (PSB) foi atacado por hackers. A mensagem, além de muito agressiva, linkava para um blog que têm informações agressivas ao candidato da aliança. Mais uma vez, a internet tem sido um meio panfletário para esse tipo de acusação e mostra, ao mesmo tempo, que a liberdade (e a libertinagem) de informação migrou para este espaço - uma vez que muitos veículos mineiros dão mais espaço para um candidato, do que para outro, é só reparar. Mesmo assim, o Café com Notícias é contra crimes virtuais e acredita que a internet pode ser um espaço para o debate, e não para o ódio.


Chute na bunda


Com uma tentativa de difamar Quintão por meio da edição de imagens, a equipe de Lacerda usou uma gravação de Quintão, num comitê, onde ele gritava, de forma bastante desequilibrada, que iria chutar a "bunda deles". Veja o vídeo aqui. Daí, o leitor pergunda: a bunda de quem? Do Lacerda? Dos corruptos? Independente de quem for o felizardo desse chute, essa campanha foi muito infeliz e mostra o desejo pelo poder a qualquer custo. Nota zero para o dono das palavras e para quem achou que o "chute" poderia ser uma munição eleitoral.

Poder


Enquanto Quintão se estagnou no discurso emotivo e no bordão "gente cuidando de gente", Lacerda saiu da defensiva e foi para o ataque pesado. A mudança de postura mostra claramente que os "padrinhos" não estão com essa bola toda em BH, como mostram as pesquisas. A ideologia histórica dos partidos não foi respeitada. Especialistas e formadores de opinião alertam o eleitor para essa guerra do poder a qualquer custo. Em conversa com um importante colunista político, horas antes do Debate da Record, por telefone, e que pediu para não se identicar, ele admite a omissão da imprensa em alguns pontos da cobertura eleitoral. "Os jornalistas mais politizados ficam numa cruz danada: de uma lado o TSE fiscaliza a nossa opinião, de outro os donos dos veículos já orientam os repórteres e editores sobre quem merece ser enfatizado. E o jornalista que pensa faz o quê? Paga o pato". E com isso, mais uma vez, a imparcilidade jornalística vira utopia....

Lacerda, nesse segundo turno consegiu apoio formal e gravado com várias entidades de classe com intuito de desmoralizar o adversário. Já, do outro lado, Quintão recebeu o apoio de Jô Moraes, do vice-presidente José de Alencar e dos dissidentes do PT e do PSDB que não concordam com a aliança. Daí você pergunta: que aliança política é essa que rachou dois dos maiores partidos do Brasil aqui em Minas? Vai saber. Se Lacerda, como ele mesmo diz, ter sido vítima de calúnia e difamação no 1º turno, agora, na reta final, o mesmo, ao lado do coordenador de campanha e deputado federal Virgílio Guimarães, voltaram toda a munição pesada para Quintão. O ditado popular é sábio: quem com ferro fere, com ferro será ferido.


Apoio


Trazer comunicadores e artistas para campanha eleitoral é a nova estratégia de Márcio Lacerda (PSB). Nomes como José Lino (no 1º turno), Acyr Antão, Antônio Roberto, Skank, Milton Nascimento cantando o jingle e dirigentes esportivos de atlético e cruzeiro declarando apoio ao candidato, no programa eleitoral de rádio. Será que estes artistas lêem jornal e sabem desse debate político aqui na capital? Eles moram aqui e usufruem os programas da prefeitura? Afinal, opinião todo mundo tem sobre algo. Temos que respeitar, mas entender é difícil, viu! Além disso, de forma muito curiosa, os estudantes da capital mineira, representados pelo seus grêmios e diretórios estudantis/universitários, declararam apoio à Lacerda. Neste caso dos estudantes, o que impressiona é que estes esquecem que Lacerda não participou de nenhum debate e que argumentou que só depois da eleição é que toparia dialogar. O mais engraçado é que agora, no 2º turno, Lacerda está em todos os debates. O discurso mundou e todo mundo esquceu. Já Leonardo Quintão tem o radialista e comunicador Elias Santos, no seu programa eleitoral de rádio como apresentador e apoiador.


Eleitora consciente


Estabelecimentos comerciais, como uma padaria, são ótimos para encontrar pessoas com opiniões diferentes. A atendente de caixa Rosana Marques, que trabalha em uma padaria da Savassi, próximo a um importante jornal impresso mineiro, resolveu fazer uma enquete bastante inusitada e sem nenhum cunho científico, apenas conciente. Cansada das pesquisas de opinião que ora estão a favor de um ou outro candidato, ela resolveu fazer a sua própria. Na parte da manhã, que é o horário de pico de qualquer padaria, ela pergunta informalmente para cada cliente em quem votar. A resposta dada, ela faz um risco no seu caderninho e mostra: " Desde o início do segundo turno eu resolvi perguntar para cada pessoa que vem aqui na padaria em quem votar. Aqui vem jornalista, motoboy, gran fino, estudante, dona de casa, executivo, vem de tudo moço! Cada semana eu pergunto e anoto aqui para mostrar para o pessoal que trabalha aqui ou os clientes de que tenho amizade. Olha só, hoje não teve nenhm risquinho pro Lacerda. Aliás, desde semana passada não tem. Acho que o Quintão leva essa, ou pelo menos o voto nulo, - que esta subindo muito aqui na minha enquete. Esse terceiro candidato está assombrando os dois, né...(risos)".

- NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DE LEONARDO QUINTÃO

Observação: O Café com Notícias é um espaço democrático. Todos os envolvidos nesse post, se julgarem no direito, terão o espaço livre para exporem a sua visão sobre o que foi noticiado ou comentado aqui, basta entrar em contato. Fotos usadas do Portal O Tempo. Charge: Daniel Paiva.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Bah tchê!! so petista veio,,, mas me decpcionei ao saber dessa união..e tu sabe disso..pois te falei..agora essa coisa de deabtes mornos...e blogs e sites pegando fogo...não está só aí...em todo lugar tá tendo isso...a net ta ajudando a mostrar a cara dos "bonitos" que estão na TV...

    de qualquer forma...estarei acompanhando esse final...espero que quem não sofra seja o cidadão (hehehe uma utopia isso, não?)

    abraços wander!!!nos falamos!

    ResponderExcluir
  2. O bixo está pegando por aí heim ... táticas de guerra e estratégias digas de campanhas presidenciais....mas aqui em sampa não está diferente, a briga e as acusações tbm estão a mil por hora.

    ResponderExcluir
  3. Acho que vi mais propostas deles neste post do que nos debates ou propagandas eleitorais. Lamentável essas eleições para BH.

    Abrazo!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. não há eleição mais louca que a de Campina Grande, mais informações no meu blog...

    ResponderExcluir
  5. Olha, Wander, também sou de BH e digo que estou indignada com o caos gerado em relação aos candidatos à prefeitura. Votar apenas pela continuidade de um trabalho iniciado pelo Pimentel é um argumento muito vago, admito, pois o candidato fez pouco caso da população belorizontina quando se calou em meio ao barulho que Quintão conseguiu fazer no primeiro turno. Mas a questão principal é que os rumores a respeito de Quintão são péssimos e condizem com a realidade, pelo menos é o que ele tem demonstrado com sua falta de preparo. Pelo sim, pelo não, estou achando preferível dar um voto à "continuidade" do que pagar pra ver.

    Inclusive, daqui a pouco tem o último debate na tv globo. Vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir