Rádio Inconfidência comemora 72 anos no ar

setembro 03, 2008

Jornalismo, cultura, informação e música brasileira da mais alta qualidade. Essas são características da Rádio Inconfidência (100,9 FM, AM 880, Onda Curtas 6.010), que também pode ser ouvida pela internet. Hoje (03/09), a rádio completou 72 anos de existência ininterruptos no ar, cujo o programa mais antigo da emissora, A Hora do Fazendeiro, permanece ainda na programação atual - o que já rendeu a rádio uma menção ao Guiness do Record por ter o programa mais antigo do rádio brasileiro, criado cinco dias após a inauguração da rádio.

Criada em 03 de setembro 1936, durante a fase áurea da radiodifusão no país, a Inconfidência é uma emissora do Governo de Minas Gerais que, além de incentivar os artistas brasileiros, traz como forte pilar na sua programação a valorização da arte, principalmente ao divulgar apresentações culturais e ceder espaço para que vários artistas, mesmo os que que participam do cenário alternativo, possam divulgar o seu trabalho. Desde 1978, a rádio adotou o slogam-codinome de Brasileiríssima com claro intuito de ser uma rádio voltada para promover a MPB e a Bossa Nova, sem deixar de lado os estilos regionais de Minas e do Brasil, desde que as músicas tenham qualidade e ressaltem a cultura dos mais variados eixos.

A Rádio Inconfidência também é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus especiais e já ganhou vários prêmios como o Prêmio Ministério do Meio Ambiente/Docol de Jornalismo 2000, na categoria Rádio, concorrendo com várias emissoras do Brasil. Um dos seus programas de maior audiência é o Bazar Maravilha, exibido de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, pelo jornalista e produtor cultural Tutti Maravilha, há exatos 21 anos. Em seu programa Tutti apresenta a boa música brasileira, traz entrevista com artistas, personalidades e músicos, informações sobre o cenário cultural em BH, além de dedicar todos os dias, sempre as 15h, um espaço de três canções para a Baixinha, ou melhor para Elis Regina Carvalho Costa, a nossa eterna Elis Regina, de quem Tutti foi muito amigo. Para o comunicador esse espaço é uma forma de homenagear a artista brasileira dona de uma das vozes femininas mais completas da nossa MPB.

Excepcionalmente no dia do aniversário da Rádio Inconfidência, o Bazar Maravilha foi transmitido ao vivo direto do Expominas, onde acontece uma Feira de Negócios e Gestão. Lá Tutti trouxe alguns artistas locais para homenagear a Rádio, além do repórter Paulo Henrique conversar com especialista sobre as atividades que acontecia na feira e com as pessoas que vieram prestigiar o evento. Tutti com seu jeitão irreverente fez com que as pessoas e os artistas cantassem parabéns para a emissora ao vivo, também como uma forma de homenagear a rádio mais pioneira do Brasil.



:: Veja também






Parabéns, Rádio Inconfidência - cada vez mais brasileiríssima!



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Wander querido, vc acredita que esqueci disso, menino! Se não fosse vc pra me lembrar do aniversário da nossa querida Inconfidência, hein. Vou ligara para o Tutti para parabeniza-lo e também para saber como andam as modas do Bazar. Seu post ficou muito completo. Mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eita...ñ sabia q era a rádio mais velha do brasil...os mineiros tão colocando banca mesmo...hehehehe...abraço :)

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS A RÁDIO INCONFIDÊNCIA!!!

    Eu particularmente ADORO essa rádio que sempre toca a boa música brasileira e é voltada para ouvintes de fino trato, como diz o nosso querido Tutti.

    ^.^

    Adorei o post!!!

    Beijosss xD

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Rádio Inconfidência!!!!

    Eu adoro rádio, acho um meio de comunicação impecável. POis ali temos notícias e músicas, quer coisa melhor??
    Eu andei espiando o portal da rádio e achei show de bolaa!!!
    Parabéns a rádio e parabéns Wander, por sempre trazer essas informações importantes pra nós!!!!

    Beijoooos da Capitã!!

    ResponderExcluir
  5. Moro em Tóquio e escuto essa rádio sempre pela internet. Sou mineiro tb e a Inconfidência está no meu coração. Gostei mto do seu blog. Achei ele por acaso no Google.

    ResponderExcluir