Café Cidadão - Internet auxilia na busca por pessoas desaparecidas

setembro 24, 2008


A dor que não tem resposta. Familiares aflitos que tem a esperança de reencontrar os entes queridos que desapareceram de uma hora para outra. A partir deste mês, o Café com Notícias resolveu ajudar na campanha de buscas por pessoas desaparecidas. Em Minas Gerais, centenas de mães procuram pelos filhos, num total de 1495 investigações em andamento de pessoas desaparecidas. No Brasil não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos. Anualmente, sabe-se que, no total de casos registrados na Polícia Civil, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, às vezes, jamais são resolvidos.


Além de ser um campanha que o Café pretende fazer alarde, a Revista Diário de Bordo, na qual trabalho como repórter, na sua próxima edição, em outubro, trará uma reportagem especial sobre assunto no qual pretendemos incitar o debate em torno do tema. Durante a apuração de dados para essa reportagem, descobri que existem pessoas que contribuem de forma significativa à causa por meio da internet, de forma voluntária e que merecem o nosso apaluso.


Um dos exemplos de maior repercussão na blogsfera, foi o do blogueiro Nicholas Gimenes, de 23 anos, estudante de administração, que mora na cidade de Campinas, em São Paulo. Nicholas criou widgets - uma espécie de aplicativos com códigos de HTML/Javascript, em que outros blogueiros ou webmasters podem colocar em seu site uma seqüência de fotos de pessoas desaparecidas, atualizadas mensalmente, de acordo com o idealizador. “Todo mundo discute potencial da internet e seu grande alcance em blogs e redes sociais. Pensei: porque não ajudar essas pessoas? È uma prestação de serviço para quem sofre esse drama. Conheço uma pessoa com 30 e poucos anos que não conhece os pais. Sou fã dessas ações de promoção viral, e a partir disso resolvi contribuir com a causa”, revela.


Nicholas recebe a ajuda da artista plástica Ornella* (nome usado na internet como pseudônimo, devido a outros trabalhos que ela atua) militante da causa e que participa de vários projetos envolvendo a busca de desaparecidos e denúncia de exploração sexual infantil, no Rio de Janeiro. Ornella, teve que criar esse nome fictício por ser ameaçada constantemente na internet, quando usava o seu nome real. Ela coordena o site Pessoas Desaparecidas que já ajudou muitas mãe a reverem os filhos, na capital carioca. Inclusive ela é uma das militantes da ONG Mães da Sé. “O que as pessoas não sabem é que existe uma quadrilha especializada em tráfico de órgão que aproveita as fragilidades da nossa legislação para atuar. O drama dos desaparecidos esconde essa face. Muitos casos de crianças desaparecidas acontecem por isso, além do fato da exploração sexual e da pedofilia dentro de casa”, revela. Dos quatro ao nove anos de idade, Ornella foi vítima do tio pedófilo, dentro da sua própria casa.


Conhecer um pouco do trabalho de Nicholas e Ornella* me fez ver o quanto esse assunto é complicado e merece mais atenção de todos nós. Se você é blogueiro ou tem um site, participe dessa iniciativa de divulgar pessoas desaparecidas, basta copiar o código. A ajuda, que pode parecer pequena, quando todos estão envolvidos, pode fazer com que uma família diminua o seu sofrimento. Se você é mineiro, o site de Buscas dos Desaparecidos fornece aos veículos de comunicação e para divulgadores, de um modo geral, como empresários e prestadores de serviço, histórias, propagandas, fotos, cartazes, spots e vídeos da campanha desenvolvida pelo governo do estado de forma gratuita. Cabe aos meios de comunicação, abraçarem essa causa e ajudar nas buscar por todo o Estado.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. A internet sempre pode ajudar em varias coisas. Seu lado de velocidade de informação é extremamente util nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do seu blog, cidadão além de informativo.

    Pssarei por aqui mais vezes.

    Estou começando com meu blog ainda, se tiver algum tempo passa lá pra dar uma olhada. Estou interessado em parceria também.

    http://sinapsemoderna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cumpade, é louvável o seu trabalho. Eu tô pensando em por o widget no Babel tb.
    Se todo mundo tiver essa atitude, a gente ajuda a fazer a diferença sim.
    Beijocas pra vc e vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu blog, esta foi a minha primeira visita, com certeza passarei por mais vezes...

    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  5. Fala Wander!!

    valeu mesmo pelo post e por discutir os problemas que temos no desaparecimento de pessoas e na busca para encontrá-las!

    Assim como você, acredito e no potencial da internet para ligar pessoas e quero usar isso ao máximo para discutir e melhorar esse e outros tantos problemas que nosso mundo enfrenta!

    abração rapaz! a gente se fala :)

    ResponderExcluir