Café Olímpico - Pequim 2008: Judô traz medalhas de bronze ao Brasil

agosto 12, 2008



Fortalecer a mente, o físico e o espiritual, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Essas são as características do Judô, esporte olímpico que mais trouxe medalhas ao Brasil na história das Olímpiadas - ultrapassando a vela e o atletismo, com 15 medalhas no total. Em português, Judô significa caminho suave na tradução literal do japonês. Suave? Pode até ser, mas muito, muito custoso para os nossos atletas que conseguiram três medalhas de bronze, em dois dias de competição, aos chutes, arranhões e até mesmo uma mordida - foi o que relatou Leandro Guilheiro, em entrevista ao Jornal Nacional (11/08).

A primeira alegria veio de Ketlein Quadros, atleta do Minas Tênis Clube, em Minas Gerais, que trouxe a primeira medalha brasileira nesta edição dos Jogos e, conseqüentemente, a primeira medalha individual feminina deste esporte. Minutos depois, Leandro Guilheiro também conquistou o bronze. Hoje (12/08) pela manhã, foi a vez de Tiago Camilo que também trouxe mais uma medalha de bronze, na categoria acima dos 81 kg.


Padrão de Qualidade


Semana passada, pegou mal o visível mal-estar entre Galvão Bueno e Sônia Bridi, durante a cobertura olímpica da TV Globo. Apesar da emissora carioca negar o estresse, a produção resolveu evitar o máximo o encontro dos dois no vídeo, principalmente ao vivo. Galvão que é conhecido por ter uma personalidade difícil, anda colhecionando inimizades entre os colegas de profissão.


Audiência


De acordo com a Folha Online, a audiêncida da TV Globo com a Olimpíada de Pequim 2008 subiu consideravelmente na madrugada. Apesar da mídia ter comprado a idéia de falar dos jogos quase um mês antes de começar o evento, o telespectador resolveu deixar a televisão ligada no final da noite e início da manhã. Quem está mordida é a TV Record, que anda espalhando aos quatro ventos a sua exclusividade de Londres 2012. O Café é contra o monopólio e acredita que isso não é bom para a prática do jornalismo televisivo - quem vai perder é o público nessa história que vai ter apenas uma visão na cobertura da TV Aberta.


Exclusividade


Cerca de de US$ 10 milhões. Foi com esse o valor que a Rede Record adquiriu também com total exclusividade a transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011, na cidade de Guadalajara, no México. O contrato seguirá também o mesmo esquema da aquisição da Olimpíada de Londres 2012, no qual a emissora detém direitos de rádio, TV e web. Ano passado, a Record já havia anunciado a exclusividade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver (Canadá) e da Olímpiada britânica - eventos que transmitirá sozinha. Será que estamos correndo o risco de sair de um monopólio da informação para cair em outro?


Poesia


Tadeu Shimith se superou. Não por ser um dos melhores jornalistas esportivos do Brasil, mas porque consegue inovar os enfadonhos chavões da cobertura esportiva, independente da modalidade. Na edição de ontem (11/08) do Jornal Nacional ele fez uma matéria sobre a importância da era das imagens na edição atual da Olimpíada. "A imagem impressiona, emociona e, por meio da super cãmera lenta, faz com que cada movimento ganhe um novo colorido, um novo sentido. Juízes dão vitória aos atletas por milésimos de segundo", disse Tadeu no off da reportagem.


E o Brasil?


O Jornal Nacional (11/08) caprichou na cobertura dos jogos olímpicos. Trouxe duas entrevistas, uma ao vivo e outra gravada, caprichou nas entradas ao vivo e, até o momento, tem a melhor edição de matérias sobre os eventos. A produção caprichou. Mas, e o Brasil? O quê? É, onde está os fatos mais importantes do dia. Tudo bem, houve uma matéria sobre a Guerra entre Geórgia e Rússia, a agenda do Bush, uma ou outra matéria nacional, mas onde está o Brasil no jornal que era para ser nacional? Desse jeito, Elis Regina no seu cantar tinha razão: "O Brasil não conhece o Brasil!".


Jornal Olímpico


A Rádio Itatiaia, que é a única rádio do Brasil com equipe em Pequim e também está dando um show na cobertura da Olimpiada. O Jornal Olímpico, que entra durante o Jornal da Itatiaia - 1ª edição, que começa todos os dias 06h30 e vai até às 09h da manhã, traz pílulas informativas super completas sobre os jogos. Por ser um jornal radiofônico de grande duração, a equipe esportiva interrompe a programação normal sempre que o Brasil se destaca em alguma competição. Para quem não conhece a rádio, ela pode ser ouvida também pela internet.


Mais do mesmo


No post do dia 09/08, o Café com Notícias publicou um erramos sobre o uso correto do termo Olimpíada: plural ou singular ao falar da edição atual? O professor-doutor em Letras Marcelo Leite, direto Rio de Janeiro, e também um blogueiro de mão cheia - ele escreve artigos, crônicas e contos no blog Sacó de Filó, nos deu a consultoria exata: os dois termos estão certos por se tratar de uma palavra grega. Não há uma regra fixa, isso fica à escolha ou linha editorial de cada veículo. Especialista é isso! Nota 10, professor!


Torcida no Orkut


O Google disponibilizou um aplicativo em verde-amarelo para que os usuários possam torcer pelo Brasil no maior site de relacionamento do país. Quem possui uma conta no Orkut, clica no alto da página em torcida, numa flâmula, e logo a página do site absorve as cores tupiniquins. A idéia é muito interessante, vale a pena conferir!





Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Putz, que legal o lance do Orkut! Não tava sabendo.
    Sobre a saia justa entre Galvão e Bridi. Eu tava assistindo quando aconteceu e não foi tudo isso não, está havendo um exagero só pra ter o que falar. O Galvão é aquela "flor" de educação, como sabemos, e a Sônia só foi firme com ele. Foi a minha impressão.
    Cumpade, checa o teu email!!!
    Beijocas!!!
    Letícia.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as Olimpíadas, é mais um meio de chamar a atenção para a mídia.

    Os jornais, procuram cada um, falar mais sobre o assunto. As revistas? mandam de brinde, edições extras somente sobre as Olimpíadas.

    O Google não dá ponto sem nó...
    como eles têm uma equipe muito boa, fazem com que seus produtos, sejam bem visto pelos seus clientes. O Orkut, por exemplo, agradou aos olhos de muitas pessoas com o visual comemorativo!

    È assim... e continuará sendo!
    E que tragam mais e mais medalhas para o Brasil!


    bom o post!

    abçs


    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Estamos todos juntos com o Brasil nessa!!!! Sucesso!!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que existem as exclusividades, pois do contrário, seria uma disputa horrível or audiência e quem sairia perdendo somos nós, os telespectadores. As olímpiadas é uma parte cutural mundial que deve ser valorizada, pois se trata de educação, superação e esporte.
    Fiquei muito feliz com as medalhas do Judô, mas acho que o esporte no Brasil deveria ser mais valorizado para quem não pudessemos nos contentar apenas com bronze!

    Convido a visitar meu blog:
    www.espelhomagic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi... acredita que eu estou compreguiça de falar dos jogos olimpicos??? heheheheh
    mas gostei muito do que vc escreveu aqui....
    esse lance do orkut foi bom....
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Wander!

    pois então, o simples fato do Galvão já ter perdido sua quase que hegemônica atuação na narração esportiva me deixa feliz, pena que o motivo seja seu gênio e não o reconhecimento da competência dos que estão chegando. mas tem sido ótimo acompanhar os jogos e ouvir muito pouco a voz dele!

    concordo com tua crítica ao Jornal Nacional, mas isso já vem de longa data. um professor de antropologia do esporte fez um estudo que mostra como a Globo usa o Jornal Nacional para pautar a audiência dos eventos mais disputados, como Copa do Mundo e Olimpíadas, que me parece explicar esse "fenômeno" em que somem as notícias sobre o país.

    abração!

    ResponderExcluir
  7. primeiramente o post é até agora o melhor sobre as olimpiadas! eu particularmente aodro assitir as competições de artes amrcias e ginastica , pois ja pra tiquei ambos! e eu nem sabia do mal estar entre galvão e sonia bridi!
    rsrsr
    otimo post , um pouco de tudo sobre o tema!

    ResponderExcluir
  8. De nada Wander... disponha sempre.
    Agora, não é só a Itatiaia não... rs Deixa de ser bairrista, rapaz... rs
    A bandnews também está com equipe em pequim. Ouço direto...
    Abração

    Marcelo

    ResponderExcluir
  9. infelizmente,não posso acompanhar as olimpíadas por falta de tempo mesmo.Mas quanto à questão do monopólio, acho muito difícil alguma emissora ser "boazinha" e dividir os eventos esportivos, sabendo que eles sempre dão boa audiência.

    http://clik.to/otherside
    p.s.:Tem uma nova parte do conto no meu blog, se quiser conferir, é só ir lá.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por visitar o meu blog.

    Seja sempre bem vindo.

    Será que o Brasil consegue organizar uma festa como essa e as demais?

    ResponderExcluir
  11. O painel com as fotos dos judocas ficou excelente. O Café Olímpico está excelente...tô viciada em cafeína...rs...amei!

    ResponderExcluir
  12. Ol� Wander!
    Obrigado pela visita ao Gambetas. Tamb�m n�o conhecia seu blog. Est� muito informativo, parab�ns.

    Se quiser, podemos trocar os links!

    Abrazo!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander!

    Pra começar.. parabéns pelo post! Me agradou muito. É heterogêneo e informativo.

    Concordo que a Globo tem dado um show de cobertura. Porém, assim como você bem abordou no trecho "E o Brasil?".. concordo que as emissoras têm centrado de maneira exacerbada no evento esportivo.. enquanto isso, acontecimentos de extrema relvância para o país têm perdido espaço nos noticiários e jornais. O Jornal Hoje, que é precedido pelo Globo Esporte, trás as mesmas notícias abordadas no GE.. isso é um tanto quanto desnecessário, ao meu ver.
    Refletia acerca disso hoje.. engraçado.

    As medalhas começaram a aparecer.. tomara que consigamos mais!! Acredito que no próximo domingo ganharemos a primeira dourada com o Diego Hipólito, é esperar para ver!

    Wander, você passou lá no SF e disse que estaria agarrado na ginástica ontem.. heheh. Eu também estive. Creio que nossas ginastas evoluirão e conseguirão uma colocação melhor em Paris.

    Tenho acompanhado boa parte da programação nas madrugadas e isso tem me custado muito caro. Meus olhos não páram de arder, estou um trapo.. chego na facu parecendo um zumbi, hilário.

    Boa noite aí!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o blog, Wander. Está de parabéns pelo trabalho.

    A Itatiaia é um dos poucos veículos de rádio que pode sobreviver nessa era multimídia, propiciada pela internet, justamente por investir em esporte. Conta com uma equipe grande e qualificada, além de investir em coberturas especiais, como Pan, Copa América, Copa do Mundo etc. Mas ainda precisa se adaptar às novas demandas do radio online.

    Quanto ao visual verde-amarelo do Orkut, se trata de uma ação de marketing virtual do Comitê Olímpico Brasileiro para divulgar a "Time Brasil", um dos carros-chefe do país para a candidatura olímpica. A ação envolve a abordagem em mídias sociais, como Orkut e Youtube, e é uma das pioneiras do ramo esportivo a investir no marketing virtual, de rede. Estratégia louvável, por sinal.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Enquanto no Nado ... NADA ..(ouro), o JUDÔ Ajudô o Brasil até agora !!kkk

    forte abraço
    www.comunicoavoce.blogspot.com/

    Andre Rocha

    ResponderExcluir