Café com Notícias participa do Blog Day

agosto 31, 2008

Foto: iStock / Reprodução.


Eles são um fenômeno de mídia alternativa mundial e a cada dia ganham cada vez mais adeptos e leitores. Estamos falando do blog, que nasceu sob a prerrogativa de ser um diário virtual e que, atualmente, se transformou em sites de simples uso e manutenção fácil. 

O termo weblog apareceu pela primeira vez em 1997, pelo editor Jorn Barger que caracterizou essa nova opção de comunicação como uma reunião de indicação de sites ou links que o internauta mais gostava, ordenados de forma cronológica em posts, também chamados de artigos.

Mas foi em 1999 que a palavra blog ganhou mais popularidade com a plataforma Blogger que deixou a ferramenta com mais notoriedade mundial pelo sua fácil possibilidade de diagramação e edição. 

Atualmente, assim como o Wordpress, o Blogger é uma das plataformas mais usadas pelos blogueiros. No segundo semestre de 2007, houve um notório crescimento de empresas brasileiras que resolveram investir em publicidade na internet, principalmente nos blogs, por meio de programas de afiliados, assim como Google já realiza há algum tempo por meio do Adsense.

Em sua quarta edição, o Blog Day ou - na tradução para o português, Dia do Blog, é um movimento criado pelo israelense Nir Ofir, no dia 31/08, para que blogueiros de todo mundo possam divulgar novos blogs e, dessa maneira, auto-incentivar a leitura desse tipo de mídia alternativa que ganha espaço e visibilidade na internet. 

A comemoração é uma espécie de meme coletivo, no qual o blogueiro participante lista cinco blogs novos e/ou que gostaria de divulgar, produz uma pequena explicação e publica como um novo post. Este dia foi escolhido porque os números da data 31 de agosto se assemelham com a palavra Blog. Hoje em dia existem cerca de 70 milhões de blogs em todo mundo e, aproximadamente, 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.



Café recomenda no Blog Day:


1) http://felipenaaustralia.blogspot.com/ = O Felipe criou um verdadeiro diário de bordo para quem sonha morar fora do país, mais especificamente na Austrália. Mas mesmo assim as dicas deles são úteis para quem ainda não foi ao exterior, como é o meu caso. Ao que parece, o cara é de BH assim como eu, então vale a pena indicar um conterrâneo mineiro. Então, vamos viajar com o Felipe!


2) http://emersoncultura.blogspot.com/ = É um blog pessoal onde o Emerson posta seus vídeos preferidos, além de assuntos relativos a cultura e entretenimento. O que me chamou a atenção é o título do blog: Diário de Bordo, por coincidência é o nome da revista no qual trabalho aqui em BH, que fala de diversos assuntos e temas.


3) http://portalnoticiasbrasil.blogspot.com/ = Trata-se de um blog de notícias, assim como o Café e que, por coincidência, também completou 1 ano. Neste blog a temática é informar alguns dos destaques dos noticiários e por ora, dar ênfase às eleições municipais.


4) http://jeffbaicere.blogspot.com/ = O Jefferson também é jornalista, mas lá do Mato Grosso do Sul. E como o Café adora divulgar os nossos colegas da imprensa, não poderia faltar um blog que fala da nossa profissão. Neste blog, vamos encontrar reflexões sobre a difícil e árdua experiência da nossa profissão perante os recém-formados, além de dicas ou pensamentos do nosso colega blogueiro. E um detalhe bacana: o cara foi para Natal, no Rio Grande do Norte, apresentar um artigo no Intercom, um dos maiores congressos de comunicação do Brasil. Boa sorte lá, Jefferson!


5) http://teleblognews.blogspot.com/ = O Thiago Moraes é um jornalista que tem verdadeiro amor pela profissão. Atualmente ele está no ar na Record News, como apresentador e repórter. Lá no blog dele é possível encontrar vários relatos da difícil tarefa de produzir notícias em uma emissora de TV All News.

* * *


Se você quer participar do Blog Day ainda dá tempo: visite esses blogs recomendados e entre no blog oficial do evento para ficar por dentro dessa festa, ok. Ao visitar um blogueiro, a maneira de deixa-lo feliz é um comentário. Faça muitos e participe dessa festa! Entre, navegue e não deixe de comentar. A sua participação, desde que seja saudável, é o que alimenta a blogsfera e nos estimula a promover a democracia da informação.



Parabéns a todos os blogueiros!



Feliz Dia do Blog!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

24 comentários

  1. Oi, Wander. Parabéns pelo dia do Blog. Cliquei em todos que vc recomendou e um mais interessante do que o outro, em especial o do Thiago, da Record News.

    A história dele é linda. É emocionante encontrar jornalistas assim q ama a profissão. Vc tb é um deles. Nunca vi alguém tão apaixonado pela notícia como vc.

    Wander, seu futuro no jornalismo vai ser brilhante...daqui uns anos (ou dias, quem sabe?) ainda veremos na bancada de um grande jornal, tenho certeza. Beijo grande e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wander... obrigado pelas palavras e pela indicação do meu blog. Sou muito novo no mundo dos blogs. O meu nem tem uma semana ainda...rs
    Parabéns pelo eu blog... e obrigado pela visita.

    Abraços

    Thiago Moraes

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos nós da blogosfera!!!

    Abrazo!!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eeeee!!! Viva!! Parabêns galera!! (Rafael não sabia que hoje era dia dos blogueiros :P)

    ResponderExcluir
  5. eeita essa é nova hj é dia da gente é, nem sabia dessa rs abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que não vou participar do blog day, mas parabéns a você que participa!
    É um ótimo blog dando excelentes sugestões!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por nos Homenagea-las...
    Gostei muito do seu blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Hoje é o Dia Internacional do Blog e, vim até o seu blog para parabenizá-lo por existir, e deixar nosso mundo blogosférico mais interessante com suas postagens. É uma data comemorativa por existir todos os blogs que têm comprometimento e respeito com seus dignos leitores.

    Em comemoração, publiquei no meu blog (Lucas de Oliveira), uma postagem especial e lá, indiquei cinco blogs que não deixo de visitar. O seu, também está nesta lista.

    Seria uma honra receber sua visita para comemorar comigo, o Dia Internacional do Blog.

    Forte abraço,

    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Oi Wander.

    Li seu blog e curti demais!! Parabéns!!
    Assim como vc, também sou Jornalista.
    Agradeço desde ja a indicaçao do meu blog felipenaaustralia.blogspot.com aqui no seu espaço.
    Como vc disse em seu texto, moro em BH, na verdade sou de SP, mas ja estou aqui em Minas ha algum tempo!!

    Continue com suas otimas postagens.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo nosso dia :D

    Seu eu tivesse conhecido seu blog a umas 2 horas atrás, talvez até o citasse no meu bloglist de hoje :D

    Agora vou dar uma checada nos seus links :P

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Feliz dia do blog.
    Muito bom post, vou dar uma olhada para ver se eu participo...
    Muito bom blog, já está nos favoritos, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que hoje era dia do blog! Gostei da data e talvez comemore no ano que vem (hoje estou com um pouco de sono pra fazer novo post,acabei de postar!)

    Mas achei bem interessante a história do blog, e achei bem legala escolha da data ter a ver com o nome "blog".

    http://clik.to/otherside

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS A TODOS OS BLOGUEIROS DO MUNDO!!!

    ResponderExcluir
  14. Amigo periodista, le felicito por su blog y dispersas por los miles en el mundo. Para mí, yo estoy en Mexico es un honor visitar. Mi esposo es brasileño y vive en su país hace algunos años. Una vez más el excelente trabajo que usted nos proporciona en su diario.

    ResponderExcluir
  15. Não acredito que deixei de participar dessa data tão legal...meu Deus! Só agora q fiquei sabendo disso...ano que vem vou participar e mudar meu blog de provedor tb. O Blogger e o Wordpress são bem melhores, vc tem razão.

    ResponderExcluir
  16. Uiiiia, parabéeens!!!
    Ei Wander, deixei uns presentinhos pra vc lá no meu POrto... Postei ontem (31/08) depois tu passa lá e pega... beijoos

    ResponderExcluir
  17. ótimo Parabéns não só pelo dia do blog, mas pelos seus ppost q são sempre de ótima qualidade, e valeu pelas indicações doa blogs estarei conferindo

    t+
    passa lá no meu blog depois e tenha uma ótima semana
    abraços

    ResponderExcluir
  18. WAnder,

    Boas dicas. Recebi sua mensagem no orkut, mas aí já era domingo de noite e sinceramente, eu não sei o que "meme". Já vi esta palavras um monte de vezes e toda vez bóio legal.
    Mas citar com comentário outros blogues é um lance legal.
    Achei bacana a idéia.

    ResponderExcluir
  19. Uai rapá...nem sabia que tinha dia do blog. Mas que coisa boa. Parabéns pelo seu Blog 2 vezes, pelo dia do blog e pelo niver. abraço

    ResponderExcluir
  20. Ah não acredito... -.-
    Ontem eu não tava em casa...
    Fiquei por fora... lol
    ...
    Li ali que ainda dá tempo...
    Depois vou ali ver... :)
    ...
    Bom, cara teu blog é muito show!
    De boa, muito bacana o teu espaço, tem bastante artigos interessantes.
    Conheci o blog na parte final das olimpíadas...! :)

    É isso aí...
    VLW!

    ResponderExcluir
  21. Em primeiro lugar: Eu acho que não sou alcoolico... rsrsrs Brincadeira!
    Legal seu blog! Muito interessante... e pra não destoar do clima eu indico o meu... rsrs

    http://faelmars.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Bacana esse post. Nem lembrava do Blog Day pq ontem fora meu ENEM Day (ando criatiivo pra essass coisas hoje...rs) que me consumiu bastante.

    Participei desse meme do blog day ano passado, alias, foi o primeiro que eu participei quando o blog, na época, só tinha um mês de vida.

    Seu blog é um dos melhores que eu conheço.

    Parabéns, a voce, a mim, a todos nós.

    Abçs!!!

    Confira:

    ----------------------------------
    Sessão Nostalgia 4 - Sai de Baixo

    http://emlinhas.blogspot.com/

    EM LINHAS...
    Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
    ----------------------------------

    ResponderExcluir
  23. Achei o seu blog por acaso na net...ele tava linkado em outro blog q tb tava comemorando o BLOG DAY. Parabéns pelo belo trabalho feito aqui.

    ResponderExcluir
  24. A iniciativa do BlogDay é muito bacana. O bom de tudo é saber que existe vida inteligente na blogosfera.
    Por aqui podemos encontrar informações de qualidade, entretenimento e enriquecimento de opniões.
    Valeu Wander,
    All3X

    ResponderExcluir