Selos recebidos na blogosfera

julho 22, 2008

A divulgação livre e despretenciosa, a chamada propaganda boca-a-boca, é uma das melhores formas de divulgação que existe, pois ela consegue trazer legitimidade a um grupo social perante a opinião de um determinado interlocutor. Como comunicador, sempre observo quais os programas, produtos, músicas ou comportamentos que caem na boca do povo. É um bom termomêtro até para garimpar boas pautas e saber o que as pessoas estão absorvendo da indústria cultural.

Na semana em que o Café entrou de férias (forçadas!) o blog do Philipe Cardoso nos indicou para um meme bastante interessante e que, de alguma forma, não foge da linha editorial do Café com Notícias que é falar de comunicação e jornalismo. A idéia consiste em fazer um propaganda voluntária, sem cobrar nada por isso e incentivar com isso a propaganda boca-a-boca. O meme chama: Algo que eu faço propaganda até de graça. Philipe, o Café demorou mas aceitou a brincadeira e topou o desafio. Entretanto, por ser um blog jornalístico, só será aceito memes futuros que tenham a ver com a nossa proposta ou que de alguma forma levante o debate para algo que seja relavante.

Pois bem, o Café com Notícias, que completou 11 meses no última dia 20/07 - que por sinal era Dia do Amigo, está prestes a completar 1 ano em agosto. Para onde o Café é convidado ele sempre divulga os blogs dos amigos e também aqueles que merecem ser lidos na blogsfera. Falar disso mais uma vez ia ser aquela rasgação de seda, não é mesmo....rs. Então resolvi falar de qualquer outra coisa, envolvendo comunicação, já que o meme anterior ao meu incentivou as pessoas a doarem sangue - que também é um assunto que o Café defende e tem um banner na coluna da direita que oferece mais informações para quem quiser doar, ok. Ah, e por falar em doação (sem querer mudar de assunto, mas já mudando), quero agradecer a minha amiga blogueira e jornalista Letícia Castro, do Babel Ponto Com pelos selos indicados que estão abaixo. Ganhar selo é uma prova de que estamos trabalhando no caminho certo. Adorei o presente!





:: Vou indicá-los para os blogs:







Voltando ao meme sugerido pelo Philipe, algo que divulgo de graça para todo mundo que eu converso e que não sabe nada de informática ou mesmo para aqueles que curtem esse mundo, é o programa Link Brasil, exibido todos os sábados, às 20h, na Record News. Daí você me fala: eu vou perder meu sábado à noite para assitir um programa jornalístico sobre tecnologia e informática? Não. O mais bacana é que você pode assití-lo pelo Mundo Record News, assim como eu. Lá você encontrará as edições anteriores e poderá assitir na hora que quiser.


O Link Brasil estreou no dia 23/02/2008 e é apresentado pelo jornalista Eduardo Ribeiro – que também apresenta o telejornal Record News Brasil, de segunda à sábado, às 21h, na Record News. O jornalista é nascido em Curitiba, no Paraná, e formou-se na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Iniciou a carreira como repórter de rádio e, pouco tempo depois, criou um programa sobre política e cidadania pautado pelos ouvintes em sua cidade natal. Foi âncora da rádio CBN, em Curitiba, até fevereiro de 2006, e repórter do Jornal da Band, na TV Band, em São Paulo, até agosto de 2007 – além de substituir com freqüência os principais âncoras da emissora nos telejornais. Desde setembro de 2007, atua como jornalista e apresentador da Record News – primeiro canal de notícias na TV Aberta. Também podemos ver o Eduardo Ribeiro cobrindo férias (ou folga) do apresentador Brito Jr., no programa Hoje em Dia, nas manhãs da TV Record.

O programa possui meia-hora de duração e aborda diversos assuntos sobre tecnologia, internet, telefonia, blogs e transmissão de conteúdo digital. O programa traz sempre de um a três convidados, dependendo do assunto, para explanarem sobre temas de tecnologia ou informática. Às vezes há inserção de alguma sonora (depoimento do entrevistado gravado previamente pela produção), povo fala ou matéria, para ilustrar o assunto da edição em questão. O Link Brasil possui um blog no qual a produção do programa posta as atrações da próxima edição, além de ser um espaço para a continuação do debate de alguns temas abordados na atração. O blog também permite que os internautas interajam com a produção enviando críticas, elogios e sugestões de pauta.


Espero que gostem dessa dica!


:: Vou indicar o Meme aos blogs






:: Veja também





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Putz, compadre, eu não conheço o Link Brasil, me aguçou a curiosidade!
    Parabéns pelos selinhos pois vc e o Café merecem!
    Beijão pra vc, amigo! E parabéns pelos 11 meses do Café!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens tb!
    fiquei impressionado pela quantidade e qualidade dos seus gadget

    ResponderExcluir
  3. Bem, antecipadamente parabenizo vc por quase 1 ano.
    Impressionante como eles crescem.

    Em segundo lugar, vêm os parabéns pela honestidade. Acredito realmente que blogs precisem disso, num universo tão vil e corrompido como a web.
    Valeu, camarada.

    Continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. De fato, a propaganda boca-a-boca, também chamado de marketing viral, é uma das maneiras mais eficazes para manter algo (ou alguém) no consciente das pessoas.
    Como jornalista, gosto muito dos estudos da folkcomunicação do José Luis Beltrão e José Marques de Melo, que mostra como este tipo de comunicação auxilia a criação de grupos marginalizados pelo status quo.

    ótimo blog.

    Como usei esse tal de openid, vou postar por aqui também o endereço do meu blog.
    http://descobriapolvora.opatifundio.com

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pronto, cumpade! Tá começado!
    Nossa "comu" no Orkut vai bombar! rs
    Beijo!!!

    E quem passar por aqui, entra na mais nova comunidade do Orkut para divulgação de blogs:

    Blogosfera:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=45883016

    Beijo, amigão!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, propaganda boca-a-boca é o que há de mais 'produtivo' em se falando de divulgação de um produto qualquer, pois a "voz do povo é a voz de Deus" Mas penso que se isso é verdade, Deus é burro pra caralho, pois o 'senso' comum se faz sempre presente nesse tipo de divulgação.

    "músicas ou comportamentos que caem na boca do [porvo.]" - Tu errou mesmo aqui, ou foi intencional?

    Nossa... as férias forçadas foram 'complexas' mesmos. rsrsrs

    Sobre doação de sangue, isso é extremamente importante, só que, muitas pessoas só percebem isso, quando estão precisando...

    Parabéns pelo sele e pelo meme... O visão Contrária recebeu uns selos antes de ontem, isso é muito bom, saber que alguem, em algum lugar gosta do que escrevemos, isso da mais ânimo pra continuar.

    Da um confere no meu blog...

    www.visaocontraria.blogspot.com
    www.minhainspiração.blogspot.com (meu novo blog, em homenagem a minha namorada)

    http://incognitasnamedidacerta.blogspot.com/

    E isso ai, abrasss

    ResponderExcluir
  7. Realmente é muito bom, de cada pessoa que gosta do produto ou notícia, fala bem para uma média para 4 pessoas, e se nao gostar fala mal para uma média de 16 pessoas. Hoje(poucos anos) os profissionais estao dando muito valor a isso, porque além de ter muita credibilidade, é barato.

    A sensaçao sentida pela pessoa é passada ao ouvinte, e é despertado inconscientemente uma curiosidade(fala bem de uma amiga sua em uma roda de amigos e vamos ver quantos deles vao querer conhece-la :D).

    Parabéns, muito bom este post.
    http://aartedevender.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O grupo Saber Viver Agradece os selos, que ssão muito importantes, pirncipalmente vindos de um blog como café com notócias, serio e compromissado com uma comunicação séria e honesta!

    ResponderExcluir
  9. Wander,

    Vi o post ontem, mas era meu dia de escrever sobre economia e a questão dos biocombustíveis tomou mais tempo que eu pensava.

    Bem, primeiro, parabéns pelos 11 meses. Sempre passo aqui para saber as quentinhas, como o café.

    Quanto ao Lin Brasil, digo: é um programa fantástico. Rápido, inteligente e conta ainda com Eduardo Ribeiro, um jornalista com o faro dos grandes repórteres. Sempre que possível, assisto o Link, na Record News. Só não conhecia o blog. Vou passar lá e conferir.

    Ah! Obrigado pelo meme. Estamos estudando um post institucional, para agrdecer os selos e aí podemos incluir o meme também.

    Abraços e que venha mais e mais meses!

    ResponderExcluir
  10. Olá Wander, pois é, como estamos chiques em? Eu não tive oportunidade de assistir ao programa quando foi ao ar, mas soube que ficou super bacana.

    Amigo, não sei como pegar o selo, não entendi bem como isso funciona...rsrsrs. Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelos post, fiquei curioso com a historia do propaganda boca-a-boca pois creio que seja mesmo a melhor forma de se propagar algo, seja este bom ou ruim, a fofoca é sempre boa.
    rsrs

    Abraço

    P.S. Estou entrando em tua comunidade.

    ResponderExcluir
  12. Nossa adorei teu post

    Obrigado por Colocar o meme realmente vc fez dele algo muito maior do que era
    parabens por todas noticias gostei mt da dica..

    Atenciosamente
    Philipe Cardoso
    http://www.philipecardoso.com

    ResponderExcluir
  13. Eu ia falar, mas o Michell citou o "marketing viral" como um dos elementos que proporcionam a propaganda boca a boca.
    Tão eficiente quanto o seu contrário: quando se faz algo tosco, sujo, ofensivo, a velocidade de sua propagação pode ser até maior.

    ResponderExcluir
  14. Propaganda boca e boca é realmente a mais confiavel e com certeza a mais eficaz.

    Te indiquei para um selo lá no meu blog. Confira:

    ----------------------------------
    O Que Ficou Pelo Caminho

    http://emlinhas.blogspot.com/

    EM LINHAS...
    Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
    ----------------------------------

    ResponderExcluir
  15. Ei, obrigadaço pelos selos!!

    www.antologiaracional.com

    ResponderExcluir