Café Rapidinhas - Brasil perde Dercy

julho 20, 2008

Café de Luto: No sábado à tarde, uma notícia pegou todo mundo desprevenido. A comediante Dercy Gonçalves faleceu às 16h45, no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, devido a uma peneumonia que se transformou numa parada respiratória. Aos 101 anos, completados no último dia 23 de junho, Dolores Gonçalves Costa, nome de batismo da atriz que tinha contrato vitálicio com o SBT, terá o corpo velado neste domingo na Assembléia Legislativa Fluminense.

Dercy será sepultada em Santa Maria Madalena, cidade natal dela, que fica na região noroeste, cerca de 200 km da capital carioca. A comediante costumava dizer ter dois anos a mais que a idade oficial, pois seu pai teria demorado a registrá-la. A humorista foi uma das pioneiras do palavrão na televisão brasileira. Entre as novelas de que participou estão Que Rei Sou Eu? (1989) e Deus nos Acuda (1992), da TV Globo. O Café com Notícias está de luto, mas sempre irá ficar na memória a artista que não tinha papas na língua e que falava palavrões sempre de uma maneira muito honesta e irreverente. A Dercy viu a os meios de comunicação nascerem no Brasil: é uma história viva da nossa cultura midiática que merece respeito e toda nossa homengem. Valeu, Dercy!


Café de Luto 2: Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, o ex-prefeito da capital mineira Célio de Castro, vítima de uma parada cardíaca. Ele foi internado na última sexta, em decorrência de uma arritmia. Segundo os médicos, uma infecção urinária, seguida de uma infecção generalizada, agravaram o quadro clínico do ex-prefeito. Na manhã deste domingo, Célio teve a primeira parada cardíaca por cerca de 1 minutos, mas foi reanimado. Logo em seguida, entretanto, teve nova parada e veio ao óbito. O velório terá início às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O enterro acontecerá no Cemitério Parque da Colina. O horário ainda não foi confirmado. Médico e político influente na capital mineira, Célio de Castro nasceu no município de Carmópolis de Minas, em 11 de julho de 1932. Elegeu-se deputado federal em 1986 e vice-prefeito, em 1992, na chapa de Patrus Ananias (PT). Nas eleições de 1996, ficou conhecido como fenômeno das urnas, ao começar a disputa com apenas 2% das intenções de voto e derrotar os dois dos maiores partidos da capital mineira, o PSDB e o PT. Conhecido como "Doutor BH", Célio era um político que se sensibiliza com as necessidades do povo. À frente da administração municipal, trabalhou pela melhoria das condições de saúde da população e enfrentou a crise dos perueiros, quando a PBH proibiu o transporte alternativo nas ruas da cidade. Em 2001, sofreu derrame cerebral, o que o levou à licença médica e ao afastamento da vida pública. Célio de Castro deixou seu legado político ao vice, Fernando Pimentel, que assumiu a prefeitura em seu lugar. FONTE: Portal Uai.


Café Quente: Apesar de toda polêmica envolvendo a Lei Seca (11.705), que passa a considerar crime quem conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo, o fato é que acidentes de trânsito envolvendo motoristas alcolizados terá punição prevista na legislação vigente - o que até a bem pouco tempo atrás não existia (de forma mais drástica) e era uma luta de milhares de pessoas que perderam seus entes queridos vítimas de "criminosos" disfarçados de motoristas. A punição para quem não cumprir a lei será considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. A suspensão por um ano do direito de dirigir é feita a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos). Antes da Lei Seca, somente motoristas com mais de 6 decigramas de álcool por litro (o equivalente a dois chopes) de sangue eram punidos.


Café Frio: Revolta e indignação. Essas duas palavras sintetizam o sentimento de milhares de brasileiros que acompanharam neste mês a ação da Polícia Federal nos principais noticiários. Com o intuito de realmente fazer uma varredura na corrupção, a PF investigou e prendeu o banqueiro Daniel Dantas, na Operação Satiagraha. Porém, graças a Justiça, vimos a mesma soltar o banqueiro por duas vezes, em menos de uma semana. Políticos, empresários e gente do segundo escalão do governo federal podem estar envolvidos até o pescoço com o ocorrido. Mas o fato é que como muitos deles possuem "rabo preso", dar a cara tapa num ano de eleição seria o mesmo que cometer um suicídio político. Para quem não está muito por dentro, a Operação Satiagraha prendeu 17 pessoas, no último dia 08/07, por suposta participação em crime de lavagem de dinheiro. Entre os presos estavam o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Najas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o consultor Hugo Chicaroni e Humberto Braz, assessor do banqueiro Daniel Dantas. Com exceção de Braz e Chicaroni, acusados de tentativa de suborno, todos os demais investigados na Satiagraha foram beneficiados pelo habeas corpus concedido pelo presidente do STF a Dantas. Ainda nesse quiprocó, a Justiça Federal decidiu, por duas vezes, pela liberação do banqueiro Daniel Dantas - o que impressionou pela "cara de pau" dos nossos magistrados. O delegado Protógenes Queiroz, um dos responsáveis pelo caso, sai após concluir o relatório. Para quem está de fora, temos a impressão que ele foi afastado por saber de mais. O presidente Lula pediu, também via imprensa, para que o delegado não abondanar a investigação - depois de ver que o circo pegando fogo, mas não adiantou. O delegado insiste em afirmar que a sua saída é devido a um curso de reciclagem. Tomara que esta investigação não acabe em pizza! Não adinta esquentar esse Café. É preciso fazer outro para ser tomado quente. Chega de impunidade!!! Clique aqui para saber mais sobre a Operação Satiagraha.


Café Político: A candidata a prefeitura de Belo Horizonte e deputada federal Jô Moraes (PCdoB) está à frente na corrida pela sucessão em Belo Horizonte, de acordo com o Ibope. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de julho, segunda e quarta-feira desta última semana. A candidata comunista teve 17% das intenções de voto, contra 14% de Leonardo Quintão (PMDB). O candidato Márcio de Lacerda (PSB), que conta com o apoio do atual prefeito Fernando Pimentel (PT) e do governador mineiro Aécio Neves (PSDB), teve apenas 8% das intenções. Vanessa Portugal (PSTU) teve 4%, Sérgio Miranda (PDT) teve 3%, Gustavo Valadares (Dem), 2% e André Antonio Alves (PTdoB), 1% das intenções. Os candidatos Jorge Perequito (PRTB) e Pepê (PCO), não chegaram a 1% das intenções. Brancos e nulos somaram 19%. A margem de erro da pesquisa, encomendada ao Ibope pelo jornal O Estado de São Paulo, é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TRE/MG sob o nº 46239/2008. Ao que parece, nem toda a visibilidade de Aécio e Pimentel nos noticiários estão ajudando a dar impulso a candidatura de Márcio Lacerda. E olha que a campanha mal começou, hein!


Café Saudável: Passar mais de uma hora, sem intervalos, em frente ao computador, escutando música com fone de ouvido ou até falando ao celular, pode gerar problemas de saúde como LER (lesão por esforço repetitivo) ou tendinite. Além disso, muitos internautas sofrem problemas de vício de internet, tornando-se dependentes psicologicamente do computador e da internet. O médico norte-americano Jerald Block que estuda que essa dependência e escreveu um artigo sobre o tema no livro de referência da Associação Americana de Psiquiatria, que categoriza e diagnostica doenças mentais, afirma que o vício de internet pode ser caracterizado como uma depedência química e social como o cigarro e as bebidas. Em São Paulo, um grupo de estudiosos sobre o tema já desenvolvem tratamento especializado no Centro de Estudos de Dependência da Internet, ligado ao Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, do Hospital das Clínicas. Em três anos de funcionamento, o centro já atendeu 30 pessoas e uma nova turma começará em agosto. Para se submeter ao tratamento, que dura 18 meses, é preciso se encaixar em pelo menos cinco dos oito tópicos apresentados na página do instituto de pesquisa. Entre eles, necessidade de aumentar o tempo conectado para ter a mesma satisfação de antes, colocar trabalho e relações sociais em risco pelo uso excessivo da rede e mentir para os outros em relação ao tempo que passa conectado.


Café Xpress: Kate Moss deu uma declaração polêmica para a imprensa inglêsa. A modelo disse que a profissão de modelo "danifica o cérebro". A polêmica top model inglesa fez a declaração durante uma entrevista exclusiva concedida à revista "Vogue" e reproduzida pelo tablóide britânico "Daily Mirror". A modelo confessa que não deseja ainda mudar seu estilo de vida, mas se sente compromissada com o papel de mãe de família. E por falar em modelos, o reality show As Gostosas e os Geeks, exibido no canal Multishow, da TV Paga, confinou em uma mansão sete nerds (homens) e sete modelos (que são as gostosas) numa mistura de jogo da convivência e competições de conhecimento gerais cujo prêmio é de US$ 250 mil. O curioso do programa é ver as modelos se estressarem com os nerds e se esforçarem para aprender e ganhar as provas. Também há declarações irreverentes dos nerds sobre nunca ter ficado tanto tempo perto de mulheres tão exuberantes. Pelo menos nesse programa, ser modelo e não "danificar o cérebro" pode render uma boa grana...hehehe...rs



Café na Diversidade: A 11ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontece neste domingo, a partir das 12h, com o lema "Quem defende a vida criminaliza a homofobia". O evento espera receber 100 mil pessoas no centro da capital mineira. A concentração inicial está prevista para às 16h, na Praça da Estação, onde serão distribuídos preservativos e gel lubrificante. Os manifestantes seguirão pela rua da Bahia até a Professor Moraes, no Bairro Funcionários, região Centro-Sul. Trios elétricos acompanharam a multidão, além de uma bandeira com 50 metros de comprimento. O público irá protestar contra a homofobia e o grupo da militância homossexual se vestirá de branco e, equipados com balões da cor que simboliza a paz, que serão soltos para representar o número de assassinatos contra homossexuais. O movimento também exigirá do Congresso a aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/05, que acrescenta os homossexuais na norma que considera como crime o racismo. A caminhada encerra a programação da semana "BH sem homofobia", organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos).


Café Amigo: Para encerrar a nossa coluna, o Café com Notícias parabeniza a todos os internautas que visitam o blog e, principalmente, aqueles que se transformaram leitores-amigos. Feliz Dia do Amigo! Para quem não sabe, a data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Vários países, como Brasil e Argentina comemoram a amizade neste dia, apesar da amizade não ter dia, e nem hora para nascer, não é verdade!?!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

17 comentários

  1. E dale atualização, hein amiguinho? Hehehe Muito bem!

    Sobre o ex-prefeito de BH eu não sabia, sobre a Dercy, já era uma incógnita a permanência dela por aqui, não era? Mas é um ícone, sem dúvida.

    Ah depois vc me conta quantos foram a parada de BH. A nossa já ta no Guinness. Rsrsrs

    E essa candidata? O que vc pensa dela? Em off, claro.

    Sim, danifica o cérebro dela, todo de pozinho branquinho, né? Ossos do ofício...

    Falando em ossos do ofício, eu tento seguir a recomendação de uma hora de pc, 10 minutos de descanso, mas quase nunca dá. Algumas noites durmo com dor no braço direito, tenho tentado cuidar melhor disso.

    E, pela quarta vez hoje, FELIZ DIA DO AMIGO!!! hehehe

    Beijão procê!

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito obrigado pelo comentário na TV Chafariz!

    Passei pra ler o seu, e gostei do que vi. Muito bem escrito. O que me deixa mais feliz pelo seu comentário!

    Eu tenho um blog "escrito" mesmo, dê uma olhada depois, http://chafariz.blog.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara fiquei muito triste quando soube do falecimento da dercy,ela era uma pessoa incrivel,irreverente,sentirei saudades dela

    ResponderExcluir
  4. bem, bem, bem... dercy morreu neh depois de tanto tempo... 103 aninhos =D, qr fazer parceria?

    http://tutoriaisfelipe.blogspot.com/
    http://tutoriaisfelipe.blogspot.com/
    http://tutoriaisfelipe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu nem acreditei quando me falaram q dercy tinha morrido...=\

    ResponderExcluir
  6. Não gostei da morte da Dercy :\
    Vou ser Jornalista sabia ?
    então...
    Brigado cara *-*
    Você me deu maior força.
    Eu e minha mãe estamos muito melhor do que antigamente e tal...
    Meu pai é um ignorante mas esse é o jeito dele :~

    www.problematizando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto voltou com força total rsrs´!
    É tanta coisa para comentar que vou resumir: Com relação a Dercy o que posso dizer é que ela viveu bem, isso literalmente falando, aqui no Rio morreu tbm uma ex rainha da bateria da mangueira uma pena, linda e nova! Com relação a nova lei seca sou totalmente a favor, realmente é um crime beber alcoolizado! Já a internet é um problema, aqui em casa tento fazer o possivel para que meus filhos fiquem o menor tempo possivel e é uma briga feia rsrsr! Acho muito show a parada gay, soun hetero e ja fui em uma lá onde nasci em Macaé muito legal e divertido!
    E aproveitando te desejo tbm feliz dia do amigo!
    http://zanny10narede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o blog wander, leituras atentas e em dia.

    dá uma passada também em

    http://bibitcanus.blogspot.com
    quadrihos, humor

    ResponderExcluir
  9. Primeiro: Feliz dia do Amigo pra vc tmb!
    Aqui tmb estou de luto pela Derci e confesso que não sabia da Morte de Célio de Castro. Como parece esatr na moda parada cardiáca, neh?
    Teve aquele esportista de 36 anos por estes dias tmb..
    Quanto a Lei SEca.. me nego a comentaR!
    Gostei da declaração da Kate Moss..
    Sei lá... vou com a cara dela eu acho...
    Ahh. gostei muito da informação do café saudável! vou tentar me vigiar melhor!!

    heheh

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  10. Obrigaqdo, por nos linkar, já fiz o memso, se quiser trcar barneres seria uma honrra.
    http://gruposaberviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Puutz, como disse a Letícia: "Dale atualização".

    Sobre a Dercy, não é insensibilidade nem nada, mas depois de ver hoje no YouTube um vídeo dela no programa "Nada Além da Verdade" cheguei a conclusão que ela já estava fazendo hora-extra. Mas sem sombra de dúvidas, seu legado é extenso e merece respeito.
    Sobre o Célio de Castro, foi luto em minha família: o ex-prefeito era primo de minha avó, que já morreu. O Célio era um homem de inteligência e preocupação com o social fora do comum! Grande perda para a política mineira. Vale lembrar que ele foi o guru do Pimentel.
    E para finalizar meus comentários sempre gigantes, rs, rs: ADOREI ver a pesquisa do Ibope para a prefeitura de BH. Acredito que a vitória de Jô Moraes vai ser um golpe duro de ser engolido por Aécio, Pimentel e Lula. Claro, há muuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo pela frente, mas é só a candidata manter o foco, e seguir firme rumo a vitória.
    Ah, só não rola Leonardo Quintão para a PBH, pelamordeDeus! Chega de retrocesso!

    Abraços Wander!

    ResponderExcluir
  12. Wander,

    Acredita que existem grupos na internet que já se mobilizam contra a lei seca. Alegam que é um direito constitucional que eles têm o de beber e dirigir. Alegam também que não tem a obrigação de gerar provas contra si ao se submeter ao bafômetro e estão buscando habeas corpus preventivo para poder encher a lata, pegar o carro e não pode ser submetido ao exame...

    É lamentável.
    E ainda dizem que os seres humanos são iguais... se eu fosse iguais a esses caras teria dado um tiro na boca aos 18 anos...

    Lamentável.

    P.S.: Um dia quando você for editor de uma revista/jornal, escrevo uma coluna para você com todo prazer. rs..
    Um abração

    ResponderExcluir
  13. acho q café com noticia eh uma das melhores combinações. adorei a idéia o conteudo. acredito q seja um lugar na qual quero frequentar varias vezes. te convido a fazer parte dos meus parceiros/amigos.

    aguardo!

    sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Acmpanho meu nobre colega Lucas Catta Prêta e a Letícia,

    "Dale atualização". Bem, quanto a Dercy, uma perda sentida, pelo Brasil e por ela, que já parecia prever o acontecido meses atrás.

    Bem, quanto ao Dr. Célio de Castro, digo: o país perde um político com sensibilidade social. Um homem franco, simples e popular.

    E por fim, tenho que acompanhar meu colega de SF. Para ser sincero, adorei o tapa que Aécio e Pimentel tomaram nas pesquisas, através de Lacerda. Ora, o candidato do PSB está envolvido com escândalos de corrupção e eles ainda apóiam tal político.

    Lamentável! Menos o Café é claro.

    Voltou com tudo, Wander! Excelente.

    ResponderExcluir
  15. Compadre, tem mimo pra vc lá no Babel, dá uma passadinha lá...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. é a dercy vai fazer falta....
    Mas temos bom comediantes ai ainda

    ResponderExcluir