Record ameaça Globo: será?

junho 06, 2008

A guerra entre as emissoras de TV Aberta está cada vez mais acirrada. No início desta semana, a Globo sentiu as dores de ter uma emissora concorrente (e irmã gêmea) que consegue incomodar e roubar alguns pontinhos de audiência. O final da telenovela Caminhos do Coração, na segunda-feira (02/06), e a estréia de Os Mutantes - Caminhos do Coração, na terça-feira (03/06), do autor e ex-global Thiago Santiago, na Record, conseguiu incomodar a vênus platinada que estreava a nova novela das oito A Favorita, de João Emanuel Carneiro - jovem roterista consagrado que já obteve excelente indíces de audiência com as novelas da sete Da cor do Pecado (2004) e Cobras e Largatos (2006), também exibidas pela Globo.


Tudo bem que ainda existe um abismo de diferença entre a audiência da Record e da Globo em vários momentos do dia. Mas a briga das duas fortaleceu-se também nas telenovelas do horário nobre. Segundo a média do Ibope, a estréia de A Favorita, nova novela da Globo, exibida às 20h55, amargou 35 pontos de audiência na estréia, nesta úlltima segunda-feira. O pior desempenho de estréia de uma novela das oito, nesta década de 2000. Já Os Mutantes registrou 24 pontos de média, 27 de pico e 34% de share, na faixa das 20h50 às 21h49. Em alguns momentos a diferença entre as duas emissoras foi de apenas de 5 pontos. A emissora do Bispo soltou foguetes de alegria graças ao excelente desempenho.

A chapa começou a esquentar: a novela dos mutantes, mesmo tendo sérios problemas em relação ao texto extremamente didático e explicativo, conseguiu captar um público que estava cansado da mesmice das novelas que se revezam ora no clima carioca, ora no paulichsssta - ou seja, paulistas com sotaque carioca. Enquanto isso, o SBT com suas vinhetas enigmáticas à respeito dos novos programas que entrarão no ar, está anunciando uma possível "arma secreta" para ofuscar a briga entre Globo e Record. O que será? Muitos apostam na reprise da novela Pantanal, sucesso dos anos 1990, na extinta TV Manchete. Como o SBT não tem uma grade fixa, resta conferir a tal "arma secreta" que entrará no ar no dia 09/06, às 22h logo após o SBT Brasil.


E para colocar mais lenha na fogueira das vaidades entre Globo e Record, o jornal "Financial Times" publicou hoje (06/06) um artigo no qual analisa a fórmula de sucesso da Rede Globo no Brasil e afirma que a emissora "corre o risco de ser engolida pelo próprio clone", citando o recente sucesso da Rede Record. Segundo o artigo, assinado pelo correspondente do diário britânico em São Paulo, Jonathan Wheatley, e publicado na versão online do jornal nesta sexta-feira, a Record estaria "copiando a programação da Globo" e tomando uma parcela de sua audiência. "Quem está comendo a parcela da Globo? Aparentemente, não as emissoras rivais mais tradicionais, como a SBT e a Bandeirantes, mas uma recém-chegada, com uma fórmula vencedora que está em vigor desde 2004. A fórmula é: copiar a Globo", diz o texto. (Fonte: Folha Online)


O artigo veio numa hora interessante para colocar a Rede Record nas rodas de dicussões sobre a TV Aberta brasileira. Curioso a imprensa internacional escolher a semana em que a emissora obteve excelentes indíces de audiência, não só com as suas telenovelas, mas com programas como o Hoje em Dia e O Aprendiz 5, que em vários momentos conseguiram ficar por mais de 15 minutos na liderança absoluta. É hora das outras emissoras de TV se enchergarem como concorrentes da Globo e terem mais medo de ousar e de criar propostas mais interessantes de programação. O desafio é criar uma nova proposta sem sair do padrão global de qualidade. Pode parecer difícil, mas a Record tem conseguido. Por que não tentar?




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

16 comentários

  1. E aí, amigão? Acabou de subir o desse sãbado, sobre papel e plástico, dá uma olhadinha lá depois.
    É, a Record foi o primeiro canal do país, tem tradição e estão investindo muito duro mesmo. Na Folha, saiu uma notinha que dizia que nos bastidores da Globo se comentava que, quem não renovava o contrato, ia virar mutante...
    Eu acho que a Globo vai continuar tentando não perder a liderança. O maior problema que todas elas têm agora é a perda de audiência para o computador, principalmente.
    Vivemos uma época de transição,não é? Mas nós, pelo menos, estamos no meio que vai permanecer, no final das contas. ; )
    Beijo!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho pouco provável a Record ter um futuro melhor sobre a Globo...

    Conheça a promoção do Estrondo
    http://estrondo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. opa
    fico honrado em saber que gostou do meu blog, volte sempre que quiser :D
    para nao perder nada assine nosso feed

    abração
    http://blogaragem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que só temos a ganhar, a concorrencia tende a aumentar a qualidade...

    ResponderExcluir
  5. Acho pouco provável a Record ter um futuro melhor sobre a Globo... [2]


    http://netolol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. é realmente uma guerra de emissoras.é
    como o jeremias disse,essa disputa
    aumentará a qualidade das emissoras

    http://esquilodonorte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. E ai Wander,

    Primeiramente gostaria de agradecer pelos comentários feitos em meu blog, isso nos ajudará muito nas decisões que estamos tomando agora. Em breve teremos novidades.

    E quanto ao texto, eu tinha té colocado em meu blog pessoal (Sun Crest) um texto, sobre isso. A record imitando a Rede Globo, no maximo será igual a ela, e quando ela ficar ameaçada irá apelar da mesma maneira que a globo está apelando, com ameaças de colocar beijo gay em novelas e muito mais. Ja cansou também a falta de uma programação fixa do SBT, que era uma vice-líder mais comportada do que a Record. O Bispo está montando uma equipe e investindo em marketing da sua emissora, mas deveria inovar, vai chegar uma hora que novela com mutantes perderá a graça (pra mim nunca teve), e ai? O que ele irá fazer? Estão investindo muito no "A caminho da liderança". E se um dia chegar lá? Como se manterá?


    Excelente seu blog também. Confesso que eu visitava seu blog com uma baixa frequencia, agora estarei aqui mais vezes. Continue assim. Linkei seu blog no meu.

    Abraços
    Cisco
    http://borarir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Wander, acho que o que a GLOBO vive hoje tem que ser pensado com base no fenômeno das TV por assinatura. Houve um processo de expansão desse setor e engoliu boa parte da audiência da classe média brasileira. A partir daí, a GLOBO, que gozava de um status de elite, passou a ter que dividir o pão com outras emissoras populares. Lembra de fenômenos como Ratinho e similares? A Record é uma emissora de tradição que sofreu uma transfusão de dinheiro de uma fonte inesgotável de recursos: a Igreja Universal. Dinheiro bem aplicado, em excesso e uma audiência em franca fragmentação... se cuida GLOBO.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Nas últimas semanas, venho pensado muito nesse assunto e parece que, em muitas vezes, a Record consegue superar a Globo não somente criando uma programação parecida, mas uma programação mais interativa e mais inteligente; passou a apresentar um programa no período taciturno o qual aparece com várias novidades do cotidiano e melhores partes de todos os programas da programação local e, convenhamos, esse programa ganha dobrado do que filmes repetidos como " A Lagoa Azul ", que a Globo não cansa de exibir pelo menos umas dez vezes por ano.

    Já estou até vendo que a Globo vai tentar fazer alguma coisa para vencer a Record - embora ela ainda não tenha perdido - e isso é só uma questão de tempo.

    Em dois ou três anos no máximo vamos acabar vendo a Globo desbancar e dar espaço para mais uma emissora "dominar" o Brasil.

    * comentário da comunidade "blogger" do orkut.

    meu blog: http://cravelhas.blogspot.com

    passa lá se quiser. =D

    ps.: o conteúdo do seu blog está de parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Em relação a novelas, não sou muito fã desses folhetins, dificilmente assisto as que estão no ar hoje. Mas se tivesse que escolher entre Record e Globo, ainda ficaria com a Globo. Acho muito amador aqueles Mutantes (sem dizer que os tais efeitos especiais que eles tanto pregam, não são nem de longe bem feitos)
    Acho que a ultima novela que assisti quase na integra (pq não me prendo a horarios para assistir TV) foi Da Cor do Pecado...
    Parece que sempre falta algo nas novelas da Record. Será que só eu tenho essa sensação? Até mesmo os atores renomados que lá estão me parecem amadores e 'esteriotipados'

    É isso
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Acho que a Record está evoluindo, mas ainda precisa ajustar muita coisa para que suas novelas cheguem perto das da Globo! Os diálogos, por exemplo, são horríveis! A forma como ele fazem suspense também!
    Ainda vai demorar um pouco para a Globo perder a majestade!

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. A concorrência favorece a audência, isso é fato. Mas entre pequenas ameaças em alguns horário e desbancar a Tv da familia Marinho, tem muuuuito chão pro auto intitulado bispo comer. Têm muitas falhas hediondas nos diálogos, nos apresentadores, e no conteúdo que sempre é invadido pelas pregações bíblicas abomináveis. Mesmo pq segundo a pesquisa de audiência geral mais recente, o SBT continua em 2° lugar, nem o Silvio Santos eles derrubaram, ou seja ainda leva um tempão para desbancar a 'vênus platinada', como vc diz. Que fiquei claro que não defendo nem uma e nem a outra. Mas detesto a tv do suposto bispo, pelo estigma que carrega consigo.
    No mais, bem legal seu blog!

    ResponderExcluir
  13. A verdade é que as porcarias das novelas é que estão fazendo a Record crescer mais, o resto é consequencia disso..... as outras emissoras não tem grana pra fazer novelas com a histórias toscas da Globo mas qualidade de cinema e ter um úblico alienado que não perde essa mania de ver novelas....

    http://netesporte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. O mal nesta história é justamente o risco que a Globo corre de ser engolida pelo seu próprio CLONE. Se ainda fosse a oferta do diferente, do realmente original...



    Obrigado pelo prestigio ao [Linfa]! Achei muito interessante os temas tratados aqui no "Café". Vou adicioná-lo aos nossos links.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Realmente a Record tem crescido bastante, mormente em relação às telenovelas!
    Onde será que isso vai parar? rsrs
    Gostei do seu blog!
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Cara não faz muito tempo saiu uma matéria na Veja dessa "guerra" Globo x Record, inclusive foi a capa da revista. Como você bem argumentou ainda há um grande abismo entre as duas.

    A Record tenta aplicar a formula vencedora de fazer TV da Globo e conta com gordas receitas da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o que se torna considerável!

    Sobre Os Mutantes, acho que foi uma forma desesperada de dar audiência em Caminhos do Coração frustrada. Um verdadeiro angú de caroço, ou melhor, um X-men Tupiniquim!

    Em contrapartida, considero o programa Hoje em Dia uma resvista diária bem interessante!

    Abraço!

    http://vasconautas.blogspot.com

    ResponderExcluir