Telefonia móvel - Celular é a nova menina dos olhos

junho 10, 2008

Quando esse aperelho surgiu, em meados da década de 1990, ele era chamado de tijolão e pouco a pouco foi aparecendo alguns recursos que o tornaram mais que um telefone - ele virou um item tão necessário no dia-dia que muitas pessoas, quando ficam sem ele, se sentem vazias ou completamente nuas. O celular é hoje a menina dos olhos da comunicação: nele o usuário pode conversar por telefone, enviar mensagens, ouvir música e rádio, assitir TV e acessar a internet. Muitas operadoras estão investindo nesse novo filão de mercado no qual são oferecidos serviços que vão do entretenimento, bens de consumo à informação.


O celular virou um banco de dados ambulante no qual você pode agregar todos os seus gostos pessoais e ainda por cima ser um termômetro para as empresas de comunicação lançarem seus produtos e saber a repercussão ou aceitação dele, por meio dessa mídia, de forma muito mais veloz. Um exemplo recente disso, foi a cantora norte-americana Madonna que disponibilzou para downloads em celulares a sua música de trabalho "4 minutes", do álbum Hard Candy (2008), para as operadores de telefonia móvel européias. No Brasil, em 2006 o cantor Lattino teve a marca de mais de 1 milhão de downloads com o toque da música "Festa no Apê", marca não atingida por nenhuma outra música nacional até hoje.


E com a chegada da TV Digital no Brasil, muitas empresas de comunicação já começaram a pensar novos produtos específicos para esse novo mercado que tem tudo para dar certo, pois o usuário precisa pagar para poder consumir - ou seja, o lucro é mais rápido e irá permitir saber mais sobre o comportamento do público e tornar o gosto dos usuários cada vez mais personificado.


Prova disso é uma pesquisa publicada na revista científica Nature, nos Estados Unidos, no início de junho, que revela a possibilidade de saber a rotina de muitas pessoas graças ao aperelho celular. Os pesquisadores monitoraram 100 mil pessoas por meio do celular e confirmaram que a maioria se desloca seguindo um padrão previsível: vai para o trabalho, para a escola e volta para casa. Quase três quartos permaneceram seis meses num círculo de 32 km de diâmetro. Além disso, a pesquisa demonstra o quanto que as pessoas se prendem a hábitos rotineiros."Essa semelhança nos padrões de deslocamento permite acompanhar os fenômenos gerados pela mobilidade humana. Inclusive avalia o gosto e a preferência individual dos usuários", dizem os pesquisadores.



Saber quando, como e onde o usuário do celular transita, irá permitir as operadoras de telefonia móvel criarem inúmeros tipos de produtos voltados para um possível nicho social. Um grupo de universitários que frequenta barzinhos e programação cultural de uma grande metrópole poderá, por exemplo, receber dicas e descontos de entrada, via torpedo, para lugares ou festas que irão acontecer neste ou no próximo final de semana, já pensou? Na TV Aberta, atualmente, a maioria dos concursos de premiação é feita via celular por meio do leilão eletrônico do menor preço único. Todo cuidado é pouco: você está sendo vigiado e tem todo o potencial para ser o mais novo cliente, pense bem antes de usar o celular.



24 horas online


Se desconectar da vida digital é uma das mais novas síndromes dos jovens nos dias atuais. O telefone celular moderno permite que você fique conctado o dia todo, seja no trabalho, seja para o lazer. O jornalista Gabriel Reis, de 25 anos, sofre dessa angústia. "Já fiquei dois dias online direto e sem dormir, quando fui cobrir o Pan Americano, no ano passado. Meu celular tem a minha agenda de trabalho e pessoal. Pode parecer um excesso de materialismo, mas não sei se consiguiria viver sem meu celular", desabafa.


Um estudo divulgado pela Academia Americana da Medicina do Sono, em Westchester, nos Estados Unidos, mostra que os jovens que usam em excesso o celular têm mais dificuldade para dormir e sofrem de estresse e fadiga. De acordo com os especialistas, essa faixa etária que usa o telefone de forma excessiva demonstrou um estilo de vida descuidado, maior consumo de bebidas estimulantes, dificuldades para dormir, além de maior suscetibilidade ao estresse e à fadiga. "O uso do telefone celular tornou-se cada vez mais comum. Os jovens se sentem pressionados a estar interligados durante todo o tempo", afirmou Gaby Badre, médico da Academia de Sahlgren em Gothenburg, na Suécia, e um dos autores da pesquisa.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Wander,

    parabens pelas duas últimas postagens, principalmente a da Record X Globo, tive um discurssão com um mulher esse mês porque ela dizia que a Record era uma péssima emissora e que ela não troca a Globo pela Record (acrescento que o problema dela com a Record é mais religioso do que cultural ou político) agora eu que ão gosto muito de nenhuma das duas emissoras, me perguntava se a Record, que vêm a um bom tempo imitando a Globo,contratando os ex-globais pra suas novelas e programas estaria melhor na audiência do que a grande rede de TV brsileira, gostei de saber que eles estão melhorando a disputa e fico triste por também saber que programas, até interessantes como o Hoje em Dia vem abordando temas polêmincos, como por exemplo o caso da menina Isabella com tanta prosmicuidade só pra ganhar audiência e também não me conformo com o fato dos brasileiros darem força a esse péssimo habito de ver tragédias e ficar revendo fatos que deveriam ser respeitados em nome da familia das vítimas, quanto ao celular, eu não consigo ficar longe do meu, ainda mais agora que estou desempregado.

    Abraço e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Realmente não tem como mais viver sem um celular. As vezes quando eu saiu de casa sem ele, parece que estou pelado. É muito ruim.

    O celular para mim tbem substituiu o relógio. De primeiro eu não vivia sem , depois que inventaram o celular, diz adeus aos relogios. Agora só celular. FAz tudo e vai fazer mais coisas ainda. Essa tecnologia é fogo.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia seu blog, mas gostei muito, vc aborda os temas em profundidade e com muita propriedade.
    Realmente o uso do celular ja faz parte da nossa cultura, eu mesmo não fico sem o meu...

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, celular não faz tanta falta assim.
    A não ser quando eu saiu, se eu não levar minha namorada enche meu saco.
    Mais mesmo levando ela enche o saco me ligando. hahaha
    Gostei do seu blog. (:

    ResponderExcluir
  5. Wander, eu acho que sou a única pessoa no planeta que não tem celular! \o/

    Até minha sobrinha de 8 anos tem!

    http://28onze82.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Primeiro lugar otimo texto, bom apesar de eu ter 22 anos, penso bem diferente do pessoal da minha idade, para mim ceulular foi feita para receber e ligar para outras pessoas.
    O meu por exemplo não tem camera, nao tem mp3, nada, so recebo e faço poucas ligações, infelizmente o celular se tornou objeto de sonhos e ate de status social

    Espero sua visita
    http://tvcinemaemusica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, compadre! E aí, tudo belezinha nessa segundona braba? rs Não é fácil,não?
    Então, sobre o celular, eu ainda não fui irremediavelmente picada pela mania, o meu é bem basicão, mas quando o IPhone se instalar definitivamente por aqui, aí acho que o bicho vai pegar... rs
    Sobre o segundo tema, pois é, eu ando sofrendo dessa síndrome tb, mas fazer o que? O pior é que é parte fundamental do nosso trabalho. Ainda é a adaptação à nova era.
    Lindos os posts, como sempre, viu?
    Duas coisas: tem post novo lá, dá uma olhadinha quando puder. Outra, venha para o diHITT! Menino, vc não tem noção, põe todos os outros diretórios de blogs, inclusive o Orkut, no bolso! Não faz uma semana que tô lá e tá bombando. Qualquer coisa, me escreve um e-mail.
    E o HW? Tá funcionando?
    Beijão!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Com certeza a publicidade (principalmente a brasileira) ainda tem um vasto território para explorar nos celulares....

    Eu sempre fico atento aos lançamentos de pequenos eletronicos, acho que é um vício...hehehehehhehehehehehe


    flw!

    ResponderExcluir
  9. Excelente post!!

    Gostei bastante do texto.. Sabe, o celular hoje em dia é mesmo mais do que um mero telefoninho portátil... Alguns, alias, devem usar o aparelho mais como máquina fotográfica ou mp3 do que como telefone... E é impressionante como a tecnologia está avançada e rápida.. Há pouco tempo, celulares com câmera eram raros.. lembro que no fim de 2005 pageui R$ 400 em meu motorola C650, com câmera e pouco mais de um mega de memória.. Hoje, com essa grana dá para comprar um que filma, tem mp3 e quase 1 giga de memória... e não tem nem 3 anos...

    Gostei do blog! Virei mais vezes e espero mais visitas suas!

    abços!

    ResponderExcluir
  10. Digamos que eu, assim como muitos outros, não conseguem, viver sem a tecnologia. Isso é bom e rui, tem o lance da rotina enfadonha, mas também tem a vantagem de ter a praticidade à mão!
    Não tenho celular, mas não vivo sem tecnologia de jeito nenhum!

    http://peidaesaipoeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Hoje eu não aguento mais celular. As vezes "esqueço" até de carregar!

    APaula
    http://ofedor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. E aí, cumpade? Tá gostando do diHITT? Depois precisamos trocar figurinhas sobre ele.
    Quando puder, dá uma olhadinha no post do Babel, tá enoooorme hehehe mas o tema merece.
    Feliz dia dos namorados!
    Beijos!
    Letícia.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que eu ainda me surpreendo como o celular caiu no gosto dos brasileiros.

    E é o futuro, a tendência é que todos os aparelhos irão convergir no celular.

    abs

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Adorei as fotos! Tudo bem planejado, palavras certas sem excesso! Muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Realmente o celular se tornou uma mania no Brasil , com suas funções extras como MP3 , camera digital e etc...

    Gostei do Blog , um abraço !

    ResponderExcluir