Pirata Virtual rouba dados no Chile

maio 14, 2008

Todo cuidado é pouco quando o assunto é dados na internet. Por ser um meio no qual existe a possibilidade de trocas de dados com certa facilidade, vira-e-mexe vemos casos de pessoas que tiveram senhas, fotos ou números de documentos roubados por criminosos na internet. Essa semana, uma notícia internacional a esse respeito, colocou em xeque o incentivo à exposição que a internet redefiniu como padrão de comportamento social - e diminuiu, ao mesmo tempo, a nossa privacidade enquanto cidadãos.

No Chile, um pirata virtual identificado apenas como Covarde Anônimo conseguiu furtar informações pessoais de 6 milhões de usuários e às postou na internet como forma de protesto para provar o quanto o sistema de bancos de dados do país está indefeso. De acordo com o criminoso, qualquer um pode ter acesso a inúmeros dados destas pessoas, inclusive o endereço residencial - no qual é possível gerar um mapa virtual no Google Earth ou no Google Maps para descobrir a localização real destes indivíduos.

Na lista de "vítimas" está incluída a filha da presidente do país, Michelle Bachelet. Há também foto e nome de alunos de uma importante rede de ensino do Chile, mas a publicação não não continha outros dados importante. O jornal local El Mercurio, que teve acesso ao banco de dados furtado, afirma que em um dos arquivos o pirata virtual diz que tomou essa atitude para mostrar como informações pessoais são mal protegidas no Chile e que ninguém se preocupa em reverter este quadro.

O chefe de polícia chilena Jaime Jara confirmou que o furto dos dados inclui o nome de pessoas com seus números de identidade, endereços, telefones, e-mails e informações acadêmicas. Ainda, por meio de nota distribuída à imprensa, a autoridade disse que as informações foram pegas, na última sexta-feira (09/05), dentro do sistema do banco de dados dos servidores do Ministério da Educação e de Departamentos eleitorais e militares. Ainda não se sabe quando as informações pessoais foram publicadas na internet, mas a primeira denúncia sobre a fragilidade dos bancos de dados deste país foi feita no sábado (10/05). Somente na segunda-feira (12/05) é que as investigações começaram.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Com toda essa tecnologia hoje em dia, ainda existem governos que não se protegem desse jeito? O governo teve sorte de não ser um racker que roubasse pra fazer mal a essas pessoas, ele só fez isso como uma forma de alerta.

    ResponderExcluir
  2. e estamos ai, novamente vitimas da pirataria on line... incrivel como o mundo está cada vez mais sucetivel a crimes como este e como os meios de proteçao nao sao usados adequadamente e as prudencias nao tomadas vertem nas consequencias... enfim...
    parabéns pelo blog

    PS*comente no meu o ultimo texto postado por vanessa bandini... adorarei seu comentario lá... beijo...
    http://banzooo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que a internet, ao mesmo tempo que facilita e muito as coisas, atrapalha às vezes também.
    Na dúvida, muitas coisas eu prefiro fazer longe dela. É mais seguro

    ResponderExcluir
  4. Pow valeu pelas orientações realmente eu já cai nessa... fiz um trabalho na escola com um texto da net que tava todo errado tirei um Zerãoooooo


    hsuahsuahushuaa

    ResponderExcluir
  5. é, tem coisas que a internet não constroi algo favoravel

    ResponderExcluir
  6. Será que é só no Chile?
    Aqui neste nosso país, tão capenga, tão desprovido de investimentos em áreas não virtuais, provavelmente seja a segurança virtual tão fragil quanto a chilena.
    Este mundo moderno nos trouxe e continua trazendo meios para facilitar, aproximar a vida das pessoas, mas como sabemos há tempos, toda ação tem uma reação. Toda dose de utilidade tem a sua cota de prejuízo. :(

    ResponderExcluir
  7. Pessoas com esse conhecimento e preferem fazer essas coisas do que utilizar par bens mehores como investigar pornografia infantil entre outras coisas. E como pode em 2008 um governo nao esta preparado para "ataques" como esse

    Espero sua visita ao meu blog
    http://tvcinemaemusica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu to boquiaberto com essa notícia. Não é a toa que eu não confio em tecnologia e a disconfiança aumentou (e muito) agora.

    to com textos novos no Meus Pensamentos e Eu Torço Contra o Vento.

    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Menino, que loucura, não? Todo cuidado é pouco quando se trata de Internet e o problema é que ainda é um sistema recente e, pelo que parece, vai continuar penetrável.
    Adorei seus comments lá no Babel, como sempre, viu?
    Beijão!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, amigão! Passa lá no Babel que tem presentinho pra vc!
    Beijão!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. pelo menos teve a decência de se autodenunciar.

    os sistemas mais bem protegidos são aqueles desenvolvidos por hackers, que são contratados justamente para invadi-los.
    Parece que o governo chileno não se preocupa muito com isso...

    ResponderExcluir
  12. Isso é normal no nosso mundo de hoje. Estamos sujeito a isso.

    Ele deveria só ter arrumado um nome melhorzinho ein.

    ResponderExcluir
  13. Wander, inexperinte nesta parada blogueira, tentei comentar aqui um monte de coisas sobre este espetáculo q vc está dando no "Café"...bom...perdi a postagem por problemas no PC...ou por plena ignorância.

    Vou repetir em hora oportuna tudo, depois, num e-mail, pessoal.
    Sabe como é? Qdo vc escreve inspirado e perde o q escreveu? Pois é...

    Contudo, sintetizando, agradeço demais a sua visita. Vc já está linkado lá no Caxambau.

    Estou mto impressionado (muito mesmo) com o q vc fez com esse espaço em tão pouco tempo.

    Feliz de ver a Karina aqui. (O Richard é o "Richard", nosso companheiro?)
    Enfim, camarada, parabéns. Estou completamente feliz por ver o nível q vc atingiu.
    Dê-me algumas dicas sobre esse sucesso.

    Bom...aproveitando...quero sugerir duas pautas (pensamentos)...existe um provérbio árabe que diz..."os cães ladram, e as caravanas passam". E um inglês, lá do séc.XIX disse algo parecido com:" o pessimista reclama dos ventos; o otimista espera q os ventos melhorem; o realista ajusta as velas".
    Que Deus lhe abençõe eternamente.

    Carlos

    ResponderExcluir