O dia que existe a cada quatro anos

fevereiro 29, 2008

Dia 29 de fevereiro de 2008. O dia que não existe, ou melhor, o dia que existe a cada quatro anos. Desde a infância ficava me perguntando sobre isso, como alguém pode fazer aniversário no único dia a mais do ano bissexto? Eu ficaria revoltado. Entretanto, durante a minha jornada aqui no nosso planeta, tive a felicidade de encontrar pessoas que nasceram no ano bissexto e que não se incomodavam com isso. Achavam até interessante e um quê a mais que só os nascidos desse dia tem em comum. Já perdi contatos com essas pessoas. Não por inimizade, mas porque época de escola, principalmente a da infância, são poucos os amigos que ficam.

A razão de termos um ano bissexto é para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol, também chamado de ano solar. De acordo com o site Nowires, a Terra demora aproximadamente 365,25 dias solares - ou seja, 1 ano trópico, para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum têm 365 dias solares. Portanto, sobram aproximadamente seis horas (0,25 dia) a cada ano solar. As horas excedentes são somadas e, a cada quatro anos, adicionadas ao calendário na forma de um dia (4 x 6h = 1 dia). Este dia extra é incluído no mês de fevereiro, que terá então 29 dias.


Hoje de manhã comecei a filosafar sobre a existência de não existir. Qual o conceito de existir? Tudo que você toca, pega ou sente existe? O que separa imaginação da realidade? O ser humano é um ser pensamente - produzimos mais de 10 mil pensamentos por dia, dos mais variados assuntos, conforme uma pesquisa feita pela Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos.


Daí comecei a pesquisar o que já existiu no dia 29 de fevreiro e encontrei alguns fatos interessantes. O mais recente, por exemplo, fala que em 2004 - Jean-Bertrand Aristide, presidente do Haiti, foi raptado por forças dos Estados Unidos e levado para fora do país. Aristide, nascido a Port-Salut, em 15 de Julho de 1953, é um político haitiano e ex-padre católico, que foi presidente do Haiti em três períodos: em 1991, de 1994 a 1996, e novamente de 2001 a 2004.


Os apoiadores de Aristide o consideram "o primeiro líder democraticamente eleito do Haiti" e também um "amigo dos pobres". Já seus críticos dizem que ele se tornou ditatorial e corrupto uma vez tendo chegado ao poder, e que atingiu por duas vezes uma impopularidade tal que teve que ser afastado do governo: primeiramente através de um golpe militar (em setembro de 1991) e novamente em 2004, através de uma rebelião popular. Depois de sofrer esta segunda deposição, Aristide refugiou-se na África do Sul. De lá, afirmou que ainda era o legítimo presidente do Haiti pois não renunciara, e que forças dos Estados Unidos o haviam seqüestrado para tirá-lo do poder.


Considerando que a situação no Haiti ainda é instável, de acordo com a ONU, ficou decidido estabelecer a Missão das Nações Unidas no Haiti, em 1º de junho de 2004. Foi designado o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do Exército Brasileiro. O efetivo autorizado para o contingente militar é de 6.700 homens, oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.

Uma data singular que mudou a história de uma nação. Hoje, dia 29 de fevereiro, também pode ser o seu dia de mudança. Um dia de revolução. Doe para alguém que precisa, algo que você não usa mais. Arrume a gaveta. Corte o cabelo. Convide a menina que você está de paquera a um tempão para ir ao cinema. O fato de existir e, até mesmo de mudar, só depende de nós mesmo.


Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Pois é muitos acham 29 de fevereiro um dia chato,mas pelo que estou vendo é um dia legal e que tem sua importância,minha avó quase nasceu no dia 29 mas nasceu no dia 28

    bjs

    blog:http://www.squirrel.zip.net

    ResponderExcluir
  2. muito bom continue assim.
    Higor
    www.webtecnologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma amiga que nasceu neste dia..
    Ela fala que o bom é que ela envelece de 4 em 4 anos!! heheh
    Mas, falando sério, adorei a analise que vc fez do dia! Mto bom msm..
    Por vezes me pego filosofando sobre o sentido de existir...
    E, se já é complicado entender isso.. imagine o sentido de viver!!

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Gostei da Campanha para fazer algo especial nesse dia especial .

    bem, não devemos querer fazer algo de demais só no dia especial e sim em todos.

    acho um saco fevereiro ser o menor mês.
    mas...
    :D

    ;[red]*

    ResponderExcluir