Suspeita de epidemia de febre amarela mobiliza brasileiros
janeiro 14, 2008
Conhecida por ser uma doença infecciosa causada por um flavivírus, a febre amarela é transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na África, América Central e Sul. Apesar de possuir uma vacina eficaz, a doença é adquirida quando uma pessoa não vacinada entra em áreas de transmissão silvestre, principalmente cerrado e florestas. De acordo com o Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma pessoa não transmite febre amarela para a outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um outro indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

Apesar da busca pela vacina contra a febre amarela ter crescido nos postos de saúde da capital mineira, o secretário municipal de saúde Helvécio Magalhães disse, durante entrevista coletiva à imprensa, que houve um excesso de procura pela vacina desde quando o caso foi anunciado pela mídia, mas afirmou que Belo Horizonte tem estoque suficiente para antender toda a população.
Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.
Jornalista
1 comentários
O mais engraçado é q se não há epidemia, pq o ministro vai em cadeia nacional pedir pra quem viajar para lugares de mata ou q ñ tenha tomado a vacina ainda, tome "para evitar transtornos"? Acho q essa situação é mais grave do q a gente pensa....
ResponderExcluir