Reportagem especial - Orkut é o mais acessado pelos brasileiros
janeiro 25, 2008
Jornalista
Caiu no gosto popular. Hoje em dia, numa conversa entre amigos, ou até mesmo quando você vai conhecer outras pessoas, a primeira coisa que perguntamos é se o outro tem um profile no Orkut. Uma pesquisa feita pelo Ibope/NetRatings mostra que o brasileiro gasta cinco horas para trocar "scraps" e xeretar a vida alheia e apenas uma hora e 40 minutos para mandar e ler e-mails por mês. O tempo gasto na rede social do Google foi três vezes maior que o utilizado para o correio eletrônico neste ano. Em 2006, o Orkut tomava pouco menos de quatro horas dos internautas residenciais.

A estudante do ensino médio, Thalita Novaes, de 16 anos está nessa estatística. Ela afirma que a maior parte da vida social dela, inclusive ver os amigos e marcar encontro com o namorado acontece pelo Orkut. "Da hora que eu acordo, até á noite, eu fico logada no Orkut. Hoje em dia, você conversa com os amigos, envia parabéns na data certa para as pessoas de quem gosto e, ainda por cima, vejo o que acontece na vida da galera. Como o meu namorado trabalha o dia inteiro na frente do computador, ele vive me mandando scraps apaixonados. Até os nossos encontros são marcados pelo Orkut. Eu adoro ficar online...dá para saber de tudo e conversar com todo mundo...é melhor que é MSN ou e-mail", confessa.

Já o jornalista Tadeu de Almeida, de 27 anos, diz que o Orkut, assim como a internet, é um oráculo da vida moderna. "Tem amigo meu jornalista que tira sarro quando eu falo isso, mas já fizemos excelentes pautas a partir de personagens encontrados no Orkut, oriundos de comunidades engraçadas ou politicamente corretas. Você encontra de tudo no Orkut. Dá última vez, estava procurando uma personagem para uma pauta que iámos fazer sobre crianças que convivem normalmente com asma ou alergia. Econtrei um doutora que publicou uma tese sobre a doença, além de comunidades que ensinam as mães a lidarem com filhos que nascem com asma. É claro que a gente liga, pede sugestão para amigos e conhecidos, mas o Orkut, pelo menos para mim, tem me ajudado muito", revela.
Um dos instrumentos do Orkut explorados nos ataques da Microsoft foi repaginado na semana passada: o álbum. O site introduziu novos recursos de fotos, que agora são agrupadas por meio de pastas separadas. Também criou recentemente "cadeados" para controle de quem pode e quem não pode ver as seções de "scraps", vídeos e fotos de cada perfil. Nesta última quinta-feira (24/01), o Orkut, comemorou quatros anos de existência no Brasil e conta com 23 milhões de usuários brasileiros, conforme o Google.
3 comentários
E assim os relacionamentos interpessoais vão ficando mais e mais distantes...
ResponderExcluirParabéns pelo blog, é muito bom. Abs.
Belo artigo, mano blogueiro. às vezes surgem escaramuças de setores conservadores da sociedade buscando limitar acesso dos jovesn às internet.
ResponderExcluirPura bobagem.
Do mesmo modo que eu escrevi cartas e enviei pelo correio - era o meio da época - as crianças, hoje, têm um meio veloz de se comunicarem com o mundo.
E, ainda que se critique a falta de leitura ou a escrita ruim adquiridas nas escolas, a comunicação através do orkut e dos e-mails é um exercício salutar.
Paz e bom humor sempre
Para minha página o Orkut se revelou muito melhor que o Dihitt.
ResponderExcluir