Reportagem especial - Orkut é o mais acessado pelos brasileiros

janeiro 25, 2008

Pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings mostra que o brasileiro gasta cinco horas em site de relacionamento



Jornalista


Caiu no gosto popular. Hoje em dia, numa conversa entre amigos, ou até mesmo quando você vai conhecer outras pessoas, a primeira coisa que perguntamos é se o outro tem um profile no Orkut. Uma pesquisa feita pelo Ibope/NetRatings mostra que o brasileiro gasta cinco horas para trocar "scraps" e xeretar a vida alheia e apenas uma hora e 40 minutos para mandar e ler e-mails por mês. O tempo gasto na rede social do Google foi três vezes maior que o utilizado para o correio eletrônico neste ano. Em 2006, o Orkut tomava pouco menos de quatro horas dos internautas residenciais.


De acordo com os dados apresentados, cerca de 12 milhões de internautas que usam os dois serviços, considerando usuário de e-mail aquele que usa qualquer plataforma de conta, daquelas que podem ser acessadas pelo navegador, apontam que o brasileiro considera o e-mail um serviço mais formal, enquanto o Orkut promove o relacionamento e a "espiadinha" na vida alheia. O Brasil tem 20 milhões de pessoas que entram na internet de casa ao menos uma vez por dia ao mês e 30,1 milhões que acessam a rede de qualquer lugar, como do trabalho e de lan-houses.


A estudante do ensino médio, Thalita Novaes, de 16 anos está nessa estatística. Ela afirma que a maior parte da vida social dela, inclusive ver os amigos e marcar encontro com o namorado acontece pelo Orkut. "Da hora que eu acordo, até á noite, eu fico logada no Orkut. Hoje em dia, você conversa com os amigos, envia parabéns na data certa para as pessoas de quem gosto e, ainda por cima, vejo o que acontece na vida da galera. Como o meu namorado trabalha o dia inteiro na frente do computador, ele vive me mandando scraps apaixonados. Até os nossos encontros são marcados pelo Orkut. Eu adoro ficar online...dá para saber de tudo e conversar com todo mundo...é melhor que é MSN ou e-mail", confessa.


Outro dado interessante é que aproximadamente 2 milhões de pessoas acessaram o Orkut de casa sem olhar sua conta de e-mail. Segundo o Ibope, o público que desfruta mais tempo no site de relacionamento são as garotas de 12 17 anos, que abrem, em média, 2.400 páginas por mês do Orkut de casa. Recentemente, o site de buscas da Microsoft, Live Search, lançou uma campanha de ataque direto ao Orkut. Mensagens próximas ao campo de pesquisa intimam o internauta a deixar o site de relacionamentos do Google e usar o Windows Live Spaces, que se tornou rede social no ano passado. Numa tentativa direta de persuadir os internautas brasileiros a mudarem de site relacionamento.


Já o jornalista Tadeu de Almeida, de 27 anos, diz que o Orkut, assim como a internet, é um oráculo da vida moderna. "Tem amigo meu jornalista que tira sarro quando eu falo isso, mas já fizemos excelentes pautas a partir de personagens encontrados no Orkut, oriundos de comunidades engraçadas ou politicamente corretas. Você encontra de tudo no Orkut. Dá última vez, estava procurando uma personagem para uma pauta que iámos fazer sobre crianças que convivem normalmente com asma ou alergia. Econtrei um doutora que publicou uma tese sobre a doença, além de comunidades que ensinam as mães a lidarem com filhos que nascem com asma. É claro que a gente liga, pede sugestão para amigos e conhecidos, mas o Orkut, pelo menos para mim, tem me ajudado muito", revela.

Um dos instrumentos do Orkut explorados nos ataques da Microsoft foi repaginado na semana passada: o álbum. O site introduziu novos recursos de fotos, que agora são agrupadas por meio de pastas separadas. Também criou recentemente "cadeados" para controle de quem pode e quem não pode ver as seções de "scraps", vídeos e fotos de cada perfil. Nesta última quinta-feira (24/01), o Orkut, comemorou quatros anos de existência no Brasil e conta com 23 milhões de usuários brasileiros, conforme o Google.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. E assim os relacionamentos interpessoais vão ficando mais e mais distantes...
    Parabéns pelo blog, é muito bom. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo, mano blogueiro. às vezes surgem escaramuças de setores conservadores da sociedade buscando limitar acesso dos jovesn às internet.
    Pura bobagem.
    Do mesmo modo que eu escrevi cartas e enviei pelo correio - era o meio da época - as crianças, hoje, têm um meio veloz de se comunicarem com o mundo.
    E, ainda que se critique a falta de leitura ou a escrita ruim adquiridas nas escolas, a comunicação através do orkut e dos e-mails é um exercício salutar.
    Paz e bom humor sempre

    ResponderExcluir
  3. Para minha página o Orkut se revelou muito melhor que o Dihitt.

    ResponderExcluir