MG Record sai do ar por problemas técnicos

janeiro 08, 2008

Momentos de tensão nos bastidores da TV Record Minas. Ontem, dia 07/01, devido à problemas técnicos, o telejornal local MG Record, apresentado por André Vasconcellos, das 19h40 às 20h10, não foi exibido. No lugar, a emissora do bispo colocou no ar, para cobrir o buraco, o sensacionalista SP Record, apresentado por Reinaldo Gotino, exibido apenas na praça paulistana.

De acordo com funcionários da emissora, o clima ficou tenso entre a direção e a equipe do noticiário. Felizmente, o problema já foi resolvido e a estimativa é que o telejornal entre no ar hoje. De todo esse problema, uma coisa ficou muito clara: a qualidade do telejornalismo mineiro é infinitamente superior.

O SP Record tem um formato sensacionalista e evidencia os flagelos sociais de uma maneira um tanto grosseira. Admiro o trabalho do Gotino como jornalista, mas creio que ele "errou a mão" em se prestar a comentar as notícias baseado no calor humano e no senso comum. Ainda no telejornal, há a presença do comentarista policial e jornalista Percilval de Souza que, ao invés de contribuir para esclarecer alguns temos do jargão policial, reforça a idéia do sensacinalismo barato e qualquer custo e angariar bons números de audiência.

O carro-chefe do jornalismo da Record é a cobertura policial e as matérias investigativas. É uma característica positiva para a emissora que tem investido em qualidade, inclusive nesse tipo de abordagem jornalística. Fiquei desapontado com o SP Record. Confesso que esperava mais qualidade. Mas por um outro lado, fiquei feliz de termos um telejornal local muito bem feito e editado como o MG Record. De um ano para cá, a qualidade do jornalismo e da grade local da TV Record Minas melhorou muito, muito mesmo...e ainda vai melhorar mais, aguardem!

O Balanço Geral, que era popularesco ao extremo, virou um telejornal de responsabilidade jornalística e de apoio a comunidade, agora apresentado pelo jornalista e repórter policial Carlos Viana, exibido de segunda à sexta, das 12h30 às 14h, e o único telejornal mineiro exibido ao vivo para o mundo através da TV Record Internacional; o Tudo a Ver MG, apresentado pela jornalista Patrícia Costa, das 12h às 12h30, veio com a proposta de ser uma revista eletrônica com o melhor do jornalismo da Record e, ao mesmo tempo, abrir espaço para matérias locais de comportamento, moda, cultura, agenda cultural e música - mas precisa ainda encontrar o tom certo e não ser apenas um programa de reprises; e por fim o MG Record que ganhou muito com a vinda do André Vasconcellos, não só na apresentação, mas como editor-resposnável pelo noticiário.

Alguns amigos meus jornalistas acreditam que Minas Gerais tem condição de produzir um excelente jornal de âmbito nacional. Eu também creio nisso. Na minha opinião, somos uma praça importantíssima de produção jornalística: não só de conteúdo, mas de pautas. Um relevante exemplo disso é o Jornal da Itatiaia - 1ª edição, na Rádio Itatiaia, das 06h30 às 09h, apresentado por Kátia Pereira e Eustáquio Ramos. É um noticiário que consegue fazer uma cobertura ampla de política, internacional, nacional, local e polícia.

Tudo bem, é um jornal com duas horas e meia de duração e tem bastante tempo para isso. Porém, se você tiver em qualquer ponto do Brasil ou do mundo poderá saber, com excelência das principais notícias do dia. Além disso, tem o quadro Conversa de Redação, no qual os três principais repórteres da rádio, Mônica Miranada, Eduardo Costa e Carlos Viana (que também trabalha na TV Record Minas), comentam as notícias mais relevantes da manhã. Jornalismo tem que ser assim: tem que ter informação e opinião de relevância para contribuir na formação de opinião da sociedade.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Pra variar excelente post! Tb tenho fé q o jornalismo mineiro cresça ainda mais e ganhe maior visibilidade nacional. Afinal, somos um celeiro de bons jornalistas. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã o conversa de redação...o melhor momento do jornal da itatiaia.

    ResponderExcluir
  4. Ei Wander, pra mim, melhor que o Jornal da Itatiaia no Brasil não há. Os meus repórteres morrem de rir de mim na redação porque o toque do meu celular é a abertura do jornal da Itatiaia, hehehehe. Coisas de quem já participou de perto da produção. É apaixonante.

    Sobre o caso Record depois vou me inteirar mais sobre o assunto com o André e com o Celso... Quero saber mais a fundo o que anda rolando na praça mineira. Fiquei feliz qdo a Record criou o Balanço Geral para SP. Mto bom ver um produto de MG sendo levado pro resto do país. Abraço, colega!

    ResponderExcluir