Calor, sensualidade e gincanas animam programação de verão

janeiro 07, 2008

Praia, sol e corpos bronzeados. Esses são um dos ingredientes principais para a programação de verão das emissoras de TV Aberta, no Brasil. Após o término do período de festas de fim de ano, as TVs resolveram investir nesse tipo de programação com o pretesto de preservar os telespectadores que continuaram em casa, apesar do baixo número de televisores ligados nesse período de férias e viajens, com o intuito de aumentar o faturamento comercial com anunciantes típicos desse período: os de cosméticos e moda.


A MTV Brasil é a pioneira nesse tipo de cobertura. Desde os anos 1990, ela põe a praia como principal pano de fundo na programação. Cria programas especiais e coloca os VJs para interagir com os banhistas pelo litoral à fora. Já na TV Aberta, outra pioneira, foi a Rede TV! que até bem pouco tempo atrás tinha uma programação de verão. Com a falta de anunciantes a emissora desistiu de fazer esse tipo de cobertura. A Rede TV! colocava seus repórteres na praia do Guarujá, no litoral paulista, e montava uma estrutura recheada de atrativos para os banhistas, como jogos radicais e blitz da beleza, além de colocar o famoso caminhão-estúdio da emissora a disposição da transmissão e de levar o Super Pop e Pânico na TV para a praia.


A TV Band também já se incursou pela programação de verão na época em que Marlene Mattos, ex-diretora de Xuxa, se aventurou como diretora artística do canal. Na época, Sabrina Parlatore e Olivier Anquier, faziam algumas entradas ao vivo durante o dia, direto de uma casa de verão em Ilha Bela, no litoral carioca. A TV Record também já se aventurou no verão, transmitindo alguns shows gravados em Salvador, na Bahia, apresentado por Adriane Galisteu (hoje no SBT) e Otaviano Costa (apresentador que, atualmente, virou ator e trabalha na novela Amor e Intrigas, da TV Record).


Voltando ao presente, o SBT também investiu esse ano no verão, numa tentativa de driblar a vice-liderança da TV Record. No final do semestre passado, a emissora do Silvio Santos ressurgiu das cinzas o programa Fantasia, que na versão original era transmitido nas tardes da emissora, voltou com a versão 2007 animando as madrugadas do canal. Agora, em janeiro, com as férias de Adriane Galisteu, o Fantasia voltou novamente a ser vespertino. Moças bonitas de biquini, bronzeadas e que brincam no estúdio e ajudam os telespectadores a ganhar prêmios em dinheiro. A fórmula parece simples e batida. Mas tem contribuido para que o SBT não só aumente o faturamento comercial com o valor das ligações para participar do programas, como também estabeleça uma audiência média de 6 pontos de média, cujo a audiência anterior, com Galisteu no comando do Charme, chegava a 3 pontos.


E por falar em aumento, tanto de audiência como de faturamento, a TV Globo descobriu, um pouco mais de cinco anos atrás, a "galinha dos ovos de ouro" da programação de verão: o Big Brother Brasil. Uma superprodução, mais de 500 profissionais envolvidos diretamente para acompanhar a saga de 14 participantes trancafiados numa casa luxuosa, no Projac, disputando R$ 1 milhão e, literalmente, se "descabelando", no difícil jogo da convivência diária entre estranhos. Armações, intrigas, sensualidade e corpos dourados à mostra na beira da piscina, na chamada novela da vida real, vendida no reality show, que estréia amanhã, dia 08 de janeiro. Não adianta fugir! Ligar a TV no verão só pode dar nisso: excesso de sensuliadade e voyerismo - mas há quem goste! Duvido que você não vai dar uma espiadinha...eu vou!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Oi, Wander! Gostei mto do seu blog. Mostra competência e profissionalismo, parabéns! Particularmente, detesto essa programação plastificada de verão. Alugo DVDs...ganho mto mais...rs.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. As garotas de biquini é o q salva o Fantasia...hauhauhau...

    ResponderExcluir
  3. Wander, o "Café com Notícias" é mto bom. Tô impressionada...achei ele por acaso na internet. Sou jornalista aqui no Tocantis e quero parabenizá-lo pela qualidade do blog.

    Hj estréia o BBB8. Tem gente q condena, mas eu adoro assitir esse programa. Aprendo mto sobre valores e relacionamento humano.

    Já assinei o feed e o blog está no meu favoritos!!!Vou voltar sempre por aqui

    Forte abraço

    ResponderExcluir