Belo Horizonte comemora 110 anos

dezembro 12, 2007

Dia 12 de dezembro de 1897. Há exatamente 110 anos atrás nascia a nova capital dos mineiros, Belo Horizonte (BH). Conhecida durante muitos anos como Cidade Jardim pelos inúmeras praças, jardins e parques na área central, BH também é mundialmente chamada de a "capital nacional do boteco". Existem na cidade cerca de 12.000 estabelecimentos - muito mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. Na ausência de mar e praia, dizem os mineiros, o lazer da cidade se dá em seus milhares de restaurantes, bares e botecos.

Belo Horizonte possui 148 bairros. Alguns deles, como a Savassi, são conhecidos nacionalmente por ser uma região tradicional de comércio e de vida noturna, com muitos clubes, restaurantes, casas de shows e boates: UP! Bar, Mary in Hell, A Obra, Pop Rock Café, Chevrolet Hall, Josefine/Roxy, Café com Letras. Engloba a Praça da Liberdade, um grande shopping (o Pátio Savassi), parte da avenida do Contorno e o inicio da Avenida Nossa Senhora do Carmo.

A diversidade de estilos arquitetônicos é a marca do centro da capital de Minas Gerais. A avenida Afonso Pena, um dos principais corredor viário, contém vários exemplos de edificações que marcaram época na capital mineira, por exemplo: o prédio do Tribunal de Justiça, inaugurado em 1911; o luxuoso prédio do Automóvel Clube, da década de 1920; a sede da Prefeitura, em art déco, da década de 1940; Edifício Acaiaca, inaugurado em 1943, estilo art déco e influência Marajoara; e o Palácio das Artes.

O centro abriga, ainda, o Parque Municipal, o Mercado Central, Edifício JK (o mais alto da cidade), a Praça Sete e a Praça Rui Barbosa (conhecida como Praça da Estação), sede do Museu de Artes e Ofícios. Em 2004 teve início o processo de revitalização do hipercentro de Belo Horizonte, a fim de recuperar sua vitalidade econômica e qualidade ambiental.


Para as comemorações dos 110 anos da capital mineira, os sinos das principais igrejas católicas da área central irão soar 110 badaladas, a partir das 12h. Haverá também inauguração de obras, jogos de futebol no Aglomerado da Serra, show para inaugurar árvore de natal da lagoa da Pampulha, missa especial e exposição de textos e fotos da praça 7 e nos restaurantes populares da cidade serão distribuidos pedaçoes de bolo de aniversário saboer queijadinha. Esse ano, a prefeitura optou em comemorar o aniversário da cidade junto com as festividades do Natal.


O maior presente é o povo conhecer a história da cidade para entendê-la.



Veja alguns pontos de Belo Horizonte:



Veja também:







Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Belo Horizonte comemora 110 anos em meio a mtos problemas sociais, principalmente no trânsito. Mas hj é dia de comemoração: parabéns, BH!

    ResponderExcluir