Reportagem especial - Data discute a inserção do negro na sociedade

novembro 21, 2007

No Brasil, o dia 20 de novembro propõe reflexão, debate e valorização da cultura afro-americana. Trata-se do Dia da Consciência Negra, celebrado desde a década de 1960. Na semana desta data, vários Movimentos Negros, espelhados pelo país, organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente as crianças negras. Nestes eventos, procura-se evitar, principalmente o sentimento de inferiorização perante a sociedade e o debate de temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, orientação jurídica perante os crimes de ódio, moda e beleza negra, etc.


Por mais que o negro tenha alcançado muitas vitórias sociais, no decorrer das últimas décadas, ainda há um abismo muito grande no quesito de igualdade racial. De acordo com o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

Entre a população negra jovem (no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros. O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

O Dia da Consciência Negra é considerado feriado em 267 municípios brasileiros, num total de 12 estados, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data, que será celebrada em centenas de eventos pelo país, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação. O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras. Segundo o site da Seppir, o estado onde mais cidades decretaram a data feriado é o Rio de Janeiro, com 92 municípios.



Veja também:




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Pois é data que deve ser mesmo marcada, caro Christian.
    Há uma dívida pendente que não deve ser esquecida.
    Ótimo post.
    Paz e bem
    http://walmir.carvalho.zip.net

    ResponderExcluir