Reportagem especial - FAN ressalta a importância da cultura negra

novembro 23, 2007

O Dia da Consciência Negra (20/11) é marcado por muita festa e debate sobre a inserção social do negro na sociedade. Na semana do dia 19 a 25 de novembro, Belo Horizonte sedia a quarta edição do Festival de Arte Negra (FAN), que contará com importantes artistas nacionais e internacionais vindos da Nigéria, Senegal, Mali, entre outros países africanos.

Serão sete dias de intensa programação com cortejo, shows musicais, exposições, espetáculos de teatro e dança, mostra de cinema, entre outras atividades. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, o FAN é o maior evento nacional dedicado à arte e à cultura negra. O Festival nasceu em Belo Horizonte, capital do terceiro maior estado brasileiro em densidade populacional negra, em 1995, integrando as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares.

Em 2007, o FAN volta novamente o seu olhar para a África, em especial, para a parte ao norte da linha imaginária do Equador como Nigéria, Senegal, Mali e seus vizinhos. O Festival pretende estabelecer a ponte entre os diversos caminhos que a arte negra percorre nos tempos de hoje. Um dos seus objetivos é celebrar acordos e parcerias entre Brasil, a África e os povos das diásporas. A curadoria e direção artística é assinada pelo ator e diretor Adyr Assumpção e pelo bailarino e coreógrafo Rui Moreira. O evento acontecerá na Praça da Estação e na Casa Conde, na área central de Belo Horizonte.



Veja também:

:: Guia da Semana




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários