Café Literário - Livro O Bispo mostra biografia, fé e empreendedorismo

outubro 15, 2007

Após 17 anos de silêncio a respeito dos bastidores de sua prisão, o Bispo Edir Macedo concedeu entrevista com exclusividade a Paulo Henrique Amorim, jornalista e apresentador do "Domingo Espetacular", da Rede Record. A entrevista faz parte de todo um processo de divulgação e de maratonas de entrevista que Macedo fará esta semana para divulgar o livro "O Bispo" - biografia escrita pelo Diretor Nacional de Jornalismo da TV Record, Douglas Tavolaro e a repórter de política da TV Record - DF, Cristina Lemos.

Edir Macedo é proprietário da TV Record, fundador e líder espiritual da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus e também dono de uma série de veículos de comunicação que incluem rádios, jornais impressos, revistas e portais de internet. Na entrevista concedida a Paulo Henrique pode-se perceber um Edir Macedo tranqüilo e solicito nas respostas e, ao mesmo tempo, um empresário visionário e emprededor.


A entrevista foi bem feita. Uma narrativa da prisão ocorrida há 15 anos atrás, ilustrada por uma dramatização que pôde dar a visão de como o Edir, a esposa e as filhas se sentiram ao ver os Policiais cercarem o carro, arrancá-lo de forma agressiva e levá-lo para delegacia, sem ao menos, explicar o motivo da prisão, naquele momento. Segundo a reconstituição, um deputado estadual (na época) viu a cena da apreensão, tentou impedir por meio da sua autoridade, mas os oficiais não deram bola. Somente na delgacia, que o Bispo soube que estava sendo preso por charlantanismo, curandonismo e feitiçaria.

O Brasil é um país de diversos credos, apesar da maioria católica. O modo como a prisão foi anunciada, independente da crença de cada um, foi um desrespeito e uma humilhação. De certo, é injusto condenar quem acredita ou deixa de acreditar nos preceitos da IURD, mas temos que, no mínimo respeitar, um homem que há 30 anos fundou uma nova religião e possui mais 170 igrejas espalhadas pelo mundo. Fé não há como provar se é charlatão ou não. As pessoas acreditam e pronto. Não tem explicação.

Não seja pré-conceituoso: Edir não é um novo Jesus Cristo! Acredito que ele não tenha essa pretensão toda. Ele é um homem normal. Aliás, normal não. Edir fez a diferença, descobriu o segredo. Calma! O segredo que falo é, basicamente, 70% do que é pregado no documentário "The Secret" + Doutrina Cristã da Biblía. Com esse resultado, Edir Macedo fundou uma nova religião e, paralelamente, virou empresário de comunicação.

O Bispo usa frases de efeito, citações da bíblia e as associa com os dias de hoje. Ele prega que os homens não devem se contentar com pouco, "se temos um Deus rico, que é o nosso Pai, como seremos pobre?". Num paradoxo grosseiro, os Presbiterianos europeus também pensam dessa forma: porque a Igreja Católica prega o lucro como um pegado?

A IURD nasceu assim, na contra-mão do proibido: líder religiosos podem casar, constituir família; a camisinha, o aborto, as DSTs, as drogas, o capitalismo, são os ingradientes para atrair as pessoas que sentem "oprimidas" e as convidam para descobrirem um Deus Cristão mais condizente com a realidade delas nas palavras de um líder religioso, que não as exclui, pelo contrário, as ama e os fazem irmãs. Porém, há o dízimo. Parte fundamental das reuniões, do culto, dos encontros. Porcentagem que os fiéis repassam a Igreja como forma de agredecer a Deus pelo lucro obtido ou as graças alcançadas.


Na época da compra da TV Record, em 1990, eu era muito novo, tinha apenas 5 anos. Mas essa imagem das centenas de milhares de sacos de dinheiro saídos do Estádio de Futebol por meio das contribuições dos fiéis ficará na minha memória para sempre. Já a minissérie "Decadência" descrita na entrevista de Paulo Henrique, que foi exibida pela TV Globo, em 1995, que contava a história de um pastor charlatão que enganava os seus fiéis e usava a sua condição de líder espiritual para se aproveitar sexualmente das "irmãs" da Igreja, isso eu não lembro, até por que era criança.


Edir sente-se ferido até hoje. Talvez a briga entre Globo e Record tenha começado daí - do ponto de vista histórico. De 2003 pra cá, a TV Record começou ser repensada novamente como empresa de comunicação e abandonou de vez o estigma de emissora evangélica. Virou a xerox da Globo, num primeiro momento.

Depois, tomou prumo. Investiu em tecnologia, gente capacitada, artistas renomados para deixar a programação comercial sem culto. Modernizou o jornalismo, virou a segunda referência em telenovelas no Brasil, comprou campenatos esportivos, alcançou a vice-liderança e criou um canal de jornalismo 24h na TV Aberta. Com tanta audácia, deixou a Globo furiosa...pela primeira vez, na história da
TV Aberta, a Globo tem uma concorrente que tem dinheiro, muito dinheiro vindo da Igreja.


No domingo (14/10) que vem, tem a segunda parte da entrevista. Admiro Edir nesse ponto: como empresário. Não sei se ele viu o "The Secret", mas se eu fosse ele alegaria plágio. Por que nas madrugadas da TV Record o segredo é revelado a todo momento. O Bispo me convenceu: vou ler e comprar o livro!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. hehehe pesam contra o bispo ... aquele velhos vídeos onde ele ministrava captação de dinheiro fiel ... hehehe ... mais q ele é um empresário de mão cheia isso sim ...bom blog cara ...se quizer coferir algumas charges dá uma passada no meu ...abs

    ResponderExcluir
  2. fala mano já te linkei no meu blog ...pode colocar sim as charges no Café ...abs

    ResponderExcluir
  3. gente .. vcs ficam surpresos .. com o bispo como empresario .. mas na realidae toda a sua inteligencia .. capacidade é dada por Deus .. ele é um Homem abençoado por Deus...

    ResponderExcluir
  4. Caro Wander:

    Apesar de sermos agora "parceiros" em nossos blogs, parece que encontramos uma pequena incompatibilidade que, espero, não venha a atrapalhar a política de cooperação entre nossos blogs: O cidadão Edir Macedo e a sua IURD. Condenamos veementemente e somos totalmente contrários aos seus métodos, ao passo que você, parece ser um admirador daquele líder religioso.

    Da nossa parte, as únicas qualidades que podemos atribuir a Edir Macedo são a sua inegável inteligência e, como você disse, o seu "espírito empreendedor". Mas de que adiantam essas qualidades se são usadas em proveito próprio e para iludir os fiéis incautos? Acompanhe a vida pregressa de Edir! Leia o livro (se conseguir achar, porque ele recolheu)"Nos Bastidores do Reino", escrrito por um ex-pastor da IURD e que conta toda a verdade sobre a parte oculta da IURD.

    Isto é só uma observação. E se a fiz foi para que você conheça melhor as minhas convicções religiosas e saber também que a grande maioria dos que acompanham os blogs da rede DDD são ambientalistas, debatedores políticos e irreligiosos. E esse povo poderá começar a visitar o Café com Notícias. Espero que você os acolha, a despeito de suas convicções.

    Não obstante essa pequena incompatibilidade, admiro demais a você e ao seu trabalho e como não sou radical (temos até em nosso blog um colaborador que apelidamos de "nosso crente de estimação"), espero que isso não prejudique nossa mútua cooperação, durante a qual evitaremos falar em "religião", a não ser quando tiver conotações políticas.

    Por favor, dê-me a sua opinião, pois já estou começando a campanha que combinamos,

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivo!

    Não acompanho nenhuma religião, mas respeito quem segue alguma. Tirando toda a suspeita de corrupção e charlatanismo que possam envolver Edir Macedo, creio que ele é sim um homem visionário e empreendedor. E, somente nesse ponto, acho que a sua história de vida, pode ser um exemplo positivo.

    Não só os evangélicos, mas católicos, judeus, muçulmanos, indianos, etc., todas as religiões tem as suas qualidades e defeitos. Acredito em Deus, mas não pertenço a nenhuma religião, pois creio que a religião (do jeito que está atualmente) limita muito a fé, ao invés de ampliar.

    Fique tranquilo pq respeito toda forma de visão, ok!


    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Wander! Você agora realmente me tranqüilizou. Confesso que estava com um certo receio de que você fosse crente e que, de repente, pudesse sentir-se ofendido a respeito de nossas opiniões. Agora você demonstrou ser inteligente omo, aliás, sempre tiver certeza que era.

    A bem da verdade, acho que nós administradores de blogs, na podemos radicalizar e tomar nenhum partido nesse assunto tão delicado que é a religião. Podemos, sim, ter nossas convicções e até externá-las, mas temos de dar o direito do contraditório e estar abertos a receber os comentários de qualquer um (desde que não firam os princípios éticos do blog). É assim que temos feito lá no DDD. E muitos crentes entram lá e nos xingam à vontade, "em nome de Jesus". Mesmo assim, publicamos seus comentários enquanto não descabam para ofensas pessoais diretas acima do que é normal.

    Como o seu blog não trata de religião, você está livcre disso. Quanto a mim, já estou acostumado com os percalços. Mas que dá trabalho controlar a crentaiada fanática, lá isto dá.

    Bação, companheiro. Aguarde as novidades! A única coisa que vai alterar é não publicar as chamadas na reede "Irreligiosos", para evitar possíveis contratempos. No mais, vale tudo o que combinamos.

    ResponderExcluir