Leite adulterado é alvo da Polícia Federal

outubro 23, 2007

O leite é um dos principais produtos da mesa do brasileiro. Trata-se de um composto nutritivo líquido, de origem animal, rico em vitamina A e Cálcio. Particular dos mamíferos, a composição dele é formada principalmente por água, caseína e butrina, duas gorduras específicas, e a lactose, um açúcar típico do produto.

No 1º semestre deste ano, o leite chamou atenção dos consumidores e da mídia pela alta do preço. Entre abril e julho, o leite longa vida subiu em média 72,5% para o consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Apenas nos primeiros quinze dias de julho o preço do produto subiu quase 30%. No início de abril o preço médio da caixa de 1 litro, estava em torno de R$ 1,35 e, na primeira quinzena de julho, o preço chegou a uma média de R$ 2,98.

Essa semana o leite voltou a ser manchete dos principais noticiários. Nesta segunda-feira (22/10), a Polícia Federal (PF) realizou a "Operação Ouro Branco" em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e em Passos, no sul de Minas Gerais, com o objetivo de de combater a adulteração do leite em duas cooperativas: a Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale), em Uberaba, e a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil).

Ao todo, vinte e sete pessoas foram presas sob a acusação de envolvimento com o esquema, durante a operação Ouro Branco. No caso da Coopervale, a Justiça já nomeou um interventor para assumir a administração até que os diretores, que tiveram prisão temporária decretada, sejam libertados. A prisão vale por cinco dias, renováveis por mais cinco. De acordo com a PF, o esquema foi criado por um químico que teria vendido a fórmula para várias cooperativas da região.

Tanto a Coopervale e a Casmil são acusadas de adicionar várias substâncias químicas, que são proíbidas pela vigilância sanitária, para aumentar o volume e a duração do leite. Em entrevista, o delegado Davidson José de Chagas, responsável pela operação, afirmou que as empresas eram investigadas há quatro meses. "A ação ocorreu em duas cidades, ao mesmo tempo, às 6h da manhã, e contou com cerca de 200 policiais. Em Uberaba, por exemplo, podemos constatar um tanque com ácido cítrico, soda caústica, água oxigenada, sal e açucar, que seriam adicionados a 10 mil litros de leite", revela.

Por medida de precaução, até o final do inquérito, o leite das empresas Parmalat, Calu e Centenário foram retiradas dos estabelecimentos comerciais por serem receptoras do leite Coopervale e da Casmil. A alta alcalinidade e a baixa acidez desses leites, apontados por uma análise encomendada pelo Ministério Público de Minas Gerais, revelaram que esses produtos são impróprios para o consumo humano e podem causar problemas gástricos e lesões na boca.

Nas ruas, as pessoas estão preocupadas e temem ser vítimas do leite. Hoje, pela manhã, conversei com a dona-de-casa, Fátima de Souza, 32 anos, que tem dois filhos pequenos, um de 2 anos e outro de 3 meses de vida. Fátima compra leite todos os dias, ao contrário de mim, que consome pouco o produto. Na nossa conversa, ela me relatou que está mais atenta com a escolha do produto na padaria. "Antes comprava leite de manhã pelo preço, sempre procurei o mais barato. Depois dessa notícia comecei a pensar duas vezes. Prefiri pagar mais caro por um produto que não está envolvido com esse escândalo do que comprar de uma marca que ninguém nunca ouviu falar", confessa.

O fato é que mais uma vez o lucro, ao invés das pessoas, foi colocado em primeiro lugar. Quantas pessoas poderiam ter problemas de saúde com essa alteração do leite? É lamentável saber que essas duas cooperativas denigrem um dos produtos de maior relevância comercial do estado, não só para o restante do país, mas para o mundo, com o argumento de que essas substâncias poderiam aumentar a durabilidade do leite. Revoltante!



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. A operação da PF revelou um dado preocupante: ñ só a Casmil e a Coopervale adulteram o leite para durar mais no mercado. Mtas empresas tb estavam colocando água oxigenada e outros produtos químicos no leite. Pouca parte da imprensa tem falado disso. O resultado é q tá todo mundo com o pé atrás de beber um leite q na verdade ñ tem nada de leite. Adorei o blog! Passei um tempão lendo os textos...parabéns.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Parei de beber leite...rs

    ResponderExcluir
  3. "Recomendação da Anvisa: a população deve ficar atenta a qualquer mudança no leite, como cor, textura e paladar. Toda irregularidade deve ser enviada para alimentos@anvisa.gov.br"

    Além de ter a possibilidade de beber água oxigenada ao invés de leite, agora a população tb tem q ser fiscal da Anvisa...ah, tá! Só o Brasil mesmo...

    ResponderExcluir
  4. O seu blogue também está interessante. Tem notícias actuais e parecem-me de um bom trabalho jornalístico. Porquê o título "Café com Notícias"?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruno!

    Obrigado pela visita. O nome "Café com Notícias" surgiu de um hábito que tenho de beber café lendo as notícias da internet e dos jornais impressos...coisas da rotina jornalística...hehehe...

    Abraço

    =)

    Wander Veroni - Jornalista.

    ResponderExcluir