Café Rapidinhas - JB publica matéria plagiada

agosto 22, 2007

A partir de hoje, o blog inicia uma nova coluna. Trata-se de uma forma de aplaudir ou vaiar o trabalho da imprensa, de um modo geral. A idéia surgiu do seguinte: conversando com amigos meus, que não são jornalistas, surgiu a seguinte pergunta: "Jornalismo tem opinião?". Respondi que sim. Claro, dependendo do formato editorial do veículo, o jornalista pode e deve ter opinião. Mesmo que se tenha este espaço, o jornalista deve estar atento a duas premissas básicas:

1) Um fato ou acontecimento narrado ou comentado pelo jornalista pode existir várias versões de verdade relatada pelas fontes a medida que foram solicitadas;

2) O jornalista que opina deve se desapegar de juízos de valor e preconceitos. Opinar não é falar bem ou mal, mas sim contribuir para formação dessa opinião à sociedade.


Então, vamos lá! Segue abaixo os comentários do dia:


Café Nota 10: Sei que é um tema polêmico e tem muitos jornalistas que vão me crucificar por essa afirmação, mas o elogio de hoje vão aos jornais Super Notícia / Aqui. Não é somente pela linha editorial, dos leads objetivos, da receita que deu certo: cobertura policial + esporte + promoção + mulher pelada. Não é isso. É pela democracia da informação. Informação a R$ 0,25, para mim, é uma forma de democratizar a informação, antes de tudo. Quem dera se todos os jornais fossem tão baratos e que todos pudessem ter acesso a Folha de São Paulo, Estado de Minas, Hoje em Dia, O Tempo, O Globo, etc. A minha crítica aos tabloídes mineiros é a falta de profundidade na cobertura, entretanto isso não está nas mãos dos repórteres, mas sim na linha editorial implantada. Vamos parar por aqui por que isso é assunto pra outro café....


Café Amargo: Como jornalista e público, fiquei desapontado quando li, no site Comunique-se, a matéria do repórter Tiago Cordeiro, que o JB Online, um dos mais renomados jornais diários do Brasil, publicou uma matéria plagiada de um outro site. Plágio é crime de apropriação intelectual da idéia do outro. Não canso de afirmar que as universidades, principalmente, as de comunicação, devem reforçar o combate a essa prática que, no ar da correria, parece ser mais cômoda, só parece. Não é com um crime que o jornalista informa. Se for para escrever a respeito do tema, não tenha vergonha de dar crédito a fonte. Isso é um sinal de respeito ao trabalho alheio e de credibilidade.

Café Xpresso: Ontem (21/08), no Superpop, da Rede TV!, a apresentadora Luciana Gimenez recebeu o jornalista e recém-contratado da emissora, Rodolfo Gamberini, que irá estrar, no dia 27/08, o "Jornal das Seis", com a promessa de fazer um telejornal mais dinâmico e menos sensacionalista no horário das 18h, fim da tarde e início da noite. Gamberini está animado com a idéia e tem um currículo admirável no meio jornalístico. O que me deixou admirado durante a entrevista é que o jornalista com a experiência dele ainda tem sonhos profissionais e almeja crescer ainda mais na profissão. Ele estava na TV Record e, como a Patrícia Maldonado, que agora está na TV Band, se sentiu mal aproveitado e quis ousar novos desafios profissionais. Há alguma coisa estranha na Record. Como explicar a saída de dois profissionais excelentes no mesmo mês? Isso exemplifica que o jornalista não pode estagnar nunca. Sonhar e almejar projetos melhores tem que ser objetivo de qualquer profissional....Tomara que tanto os projetos de Gamberini e Patrícia dêem certo!!! Boa sorte!!!



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Parabéns Wander. A idéia é ótima e certamente serei uma leitora fiel.

    Quanto aos assuntos debatidos...acho que os tablóides são importantíssimos por levar informação à classe menos privilegiada, que até então, se alimentava somente de notícias geradas por empresas tendenciosas, como por exemplo, a rede Globo. Ainda é preciso melhorar o conteúdo, mas acredito que aos poucos vamos chegar lá.

    Quanto ao plágio...é complicado até comentar, principalmente quando o caso envolve um jornalista de um veículo como o JB...é vergonhoso demais!!!

    Bjos

    ResponderExcluir