#Audiovisual: 6ª Mostra de Cinema de Fama celebra a riqueza do cinema nacional e regional

dezembro 16, 2023


Durante a 6ª Mostra de Cinema de Fama, ocorrida de 1º a 03 de dezembro de 2023, a cidade de Fama - situada na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, transformou-se num vibrante epicentro cultural. A praça central ganhou vida com a efervescência do audiovisual, criando um ambiente onde a arte e a comunidade se entrelaçaram. 

Às margens do Lago de Furnas, a natureza exuberante serviu de pano de fundo para as exibições ao ar livre, intensificando a experiência cinematográfica. Neste ano, a Mostra de Cinema se consolidou, mais uma vez, como um evento significativo no cenário cultural brasileiro. Com a exibição de 43 filmes, empenhou-se em celebrar a riqueza do cinema nacional e regional. No vídeo a seguir, conheça mais sobre a cidade mineira de Fama:

Mostra de Fama

A seleção incluiu categorias competitivas variadas, destacando-se pela pluralidade de estilos e narrativas. Essa  diversidade, tema desta edição, foi destaque no discurso da diretora Aryanne Ribeiro na abertura da Mostra. Ela sustenta que “o cinema, em sua essência, é uma arte que transcende barreiras, une culturas e narra histórias que refletem nossa identidade, nossos desafios e sonhos”.

A edição foi recebida com entusiasmo e apreciação pelo público e especialistas. Os participantes das oficinas destacaram a oportunidade de adquirir conhecimentos e estabelecer conexões com profissionais do mercado. Simultaneamente, cineastas expressaram gratidão pela exibição de seus trabalhos e o intercâmbio de experiências

Para Aryanne, a democratização do audiovisual inclui a realização de eventos como a Mostra de Fama. Ela defende que “a democracia do cinema requer espaços de diálogo e criação que permitam que mais pessoas tenham acesso aos bastidores desta arte encantadora, permitindo a criação de novas narrativas e a descoberta de talentos”.

Homenagens

A Mostra de Fama celebrou três figuras emblemáticas do cinema brasileiro. Bete Mendes, atriz de renome com uma carreira que atravessa várias décadas, homenageada por suas atuações memoráveis e contribuições à arte dramática. Marithê Azevedo, cineasta e acadêmica alfenense, reconhecida por seu trabalho inovador no audiovisual, incluindo filmes premiados que desafiam e expandem as fronteiras da narrativa cinematográfica.

Othon Bastos, uma lenda viva do cinema brasileiro, foi homenageado por seu vasto legado, que inclui papéis icônicos em filmes clássicos e contemporâneos. Essas homenagens reafirmaram o compromisso da Mostra com a preservação e celebração do rico patrimônio audiovisual brasileiro. 

“Eles [os homenageados] são a prova viva que a arte do cinema é uma chama que nunca se apaga, mas se renova e ilumina novos caminhos”, destacou a diretora Aryanne Ribeiro.

O evento ainda contou com a presença de importantes convidados do cinema, incluindo o diretor Guilherme Fiuza Zenha e as atrizes Flávia Monteiro e Paula Braun, que enriqueceram o evento com suas experiências e perspectivas únicas. 

Calçada da Fama

A cerimônia da Calçada da Fama na Mostra de Cinema foi um momento especial de celebração e reconhecimento. Os homenageados deixaram suas marcas literalmente na história do evento, imortalizando suas contribuições para a arte cinematográfica. Ao gravarem suas mãos para a posteridade, simbolizaram não apenas suas realizações individuais, mas também a influência duradoura que tiveram na cultura e na indústria fílmica do Brasil.

Oficinas

As oficinas da 6ª Mostra de Cinema de Fama também foram destaque na programação. A Oficina de Realização de Filmes, ministrada por Daniel Jaber e Luciana Damasceno, abordou temas como desenvolvimento de ideias, roteirização, pré-produção, filmagem, montagem e finalização.

Já a Oficina de Poesia de Guardanapo, conduzida por Lee Kauê, mergulhou os participantes no mundo da poesia, incentivando a expressão criativa e a reflexão pessoal. As oficinas proporcionaram uma experiência imersiva e prática, permitindo a exploração de novas facetas das artes.

Mostras Competitivas

A Mostra de Cinema de Fama destacou produções excepcionais em suas categorias competitivas. Os filmes premiados foram:

Mostra Fama: “Do Tanto de Telha no Mundo” de Bruno Brasileiro, “RAP — Revolução Através da Palavra” de Washington Deoli, “Tereza e Bruno” de Rosane Gurgel e uma menção honrosa para “Lina” de Melise Fremiot.

Mostra Mineira: “De Déu em Déu, Dois ao Léu” de Guilherme Pam e Jeanne Kieffer. Menções honrosas para “Por Uma Memória Editorial” de Letícia Santana Gomes, “Senhores de Aruanda: Umbanda e Resistência” de Caio Barroso e “Antes de Chegar na Sua Mesa, Passa pelas Nossas Mãos” de Erick Maximiano Oliveira.

Mostra Animação Nacional: “Ciranda Feiticeira” de Lula Gonzaga e Thiago Delácio.

Mostra Animação Internacional: “The Grand Mother” de Julia Hazuka.

Belo Horizonte

A 6ª Mostra de Cinema de Fama expandiu seu alcance até Belo Horizonte, onde realizou um recorte especial do festival, apresentando os filmes premiados nas mostras competitivas. 

Realizada nos dias 05 e 06 de dezembro, no Cine Humberto Mauro, essa extensão permitiu que a capital mineira desfrutasse das obras cinematográficas que se destacaram em Fama. A iniciativa fortaleceu o compromisso do festival com a democratização da cultura e da arte, tornando acessíveis produções de qualidade a um público mais amplo e diversificado.

Impacto e Produção

A Mostra de Fama consolidou-se como uma plataforma vital para o fomento, a discussão e a valorização do cinema brasileiro, destacando-se pela capacidade de reunir talentos e promover reflexões sobre a arte cinematográfica. Aryanne Ribeiro, diretora da Mostra, e Marília Ribeiro, da Gesto Produtora, desempenharam papéis fundamentais na realização e sucesso do festival, trazendo uma visão inovadora e um compromisso com a promoção do cinema nacional.

A Mostra de Fama é uma iniciativa da Gesto Produtora, que há 15 anos promove arte e cultura, trazendo eventos inovadores para o cenário brasileiro. Entre os seus apoiadores e parceiros, está o Hotel Náutico, Pop Móveis e Bar da Rita, pelos serviços e suporte; aos patrocinadores, Geleias Minas Gourmet e AR Arquitetura por acreditarem na visão do festival. 

A produtora agradece, ainda, aos parceiros Circuito Lago de Furnas, Ouseria Produção, Prefeitura de Fama, Sebrae, MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, Rede Minas, Rádio Inconfidência, EMC - Empresa Mineira de Comunicação, Lee Kauê, Ribnl Produção, Fórum dos Festivais, Mundo Music 103.9 FM, Linguagens em Convergência e Valentina Mangiapelo.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários