#Muvuca: Toneladas de sementes produzidas na Mata Atlântica serão utilizadas para plantios de restauração

dezembro 13, 2023


Cerca de cinco toneladas de sementes nativas chegam a Minas Gerais e a São Paulo para contribuir com a restauração de parte da mata degradada na região da Serra da Mantiqueira, que compreende um total 115 hectares, área equivalente a 115 campos de futebol

O volume de sementes é um dos maiores já adquiridos pela The Nature Conservancy (TNC) junto ao Redario, articulação que reúne mais de 20 redes de sementes e 1.200 pessoas para potencializar os impactos socioambientais positivos e estruturar a base da cadeia de restauração em larga escala, com comércio justo, ampla base genética e rastreabilidade. 

A diretora para Conservação da Mantiqueira da TNC Brasil, Adriana Kfouri, explica os benefícios desta ação para a agenda de conservação na região, já que adiciona ainda mais valor aos projetos desenvolvidos para restaurar as áreas degradadas e melhorar a renda de quem vive da produção rural.

“Com esta iniciativa vamos gerar impacto socioeconômico positivo às famílias coletoras e técnicos da região. É uma compra recorde de sementes de origem na Mata Atlântica, de produtores dos Vales do Paraíba e Ribeira, em São Paulo. Os municípios beneficiados e que receberão as sementes são Lima Duarte, Itanhandu, Viçosa, Itajuba e Rosario da Limeira em Minas Gerais, e Atibaia, Cachoeira Paulista e Cruzeiro, em São Paulo”, detalhou.

A gestora observa ainda que a ação também será uma oportunidade de disseminar na Mantiqueira a técnica da “muvuca”, que mistura sementes de diversas espécies arbóreas nativas  e “assim contribuir com a recuperação da floresta e conservação da biodiversidade local”

A prática tem sido cada vez mais adotada na região. “Esse é o segundo ano em que a TNC adquire sementes de redes de coletores vinculados ao Redario; em 2022, compramos sementes para o plantio de 60 hectares, e neste ano para 115 ha. A cada ano esse número tende a aumentar à medida que a técnica é aprimorada e assimilada pelos proprietários rurais e verificamos os resultados positivos na restauração”. Para conhecer mais sobre a Mata Atlântica, assista ao vídeo abaixo produzido pela TV Brasil:

Restauração eficiente

Mecanizada ou manual, a técnica permite que os plantios sejam realizados de acordo com as características da área a ser recuperada, o que favorece o desenvolvimento das árvores e facilita as atividades em campo. Segundo Kfouri, nos últimos anos a “muvuca” tem se mostrado um dos modelos de restauração com custo mais efetivo para a realidade da região que integra o bioma da Mata Atlântica.  

“Há mais de três anos estamos atuando na implementação da muvuca e temos acompanhado de perto a evolução dos resultados desta prática para produtores rurais. Para além dos benefícios já conhecidos, a técnica tem se mostrado bem-sucedida e efetiva quanto à redução das perdas e custos de implantação”, comentou.

Atualmente, o Brasil possui mais de 21 milhões de hectares de terra com déficit de vegetação nativa nos seus cinco biomas, mas principalmente concentradas nas bordas da Amazônia, por quase toda a Mata Atlântica e no Cerrado. A diretora da TNC destaca que o dado evidencia a perda de vegetação nativa e o uso desordenado do solo. “Fatores que impactam seriamente a saúde das nossas florestas, provocam o agravamento das mudanças climáticas, perda da biodiversidade, mudanças no regime das chuvas e impacto nos recursos hídricos”, afirma.

A diretora observa ainda que em mais de 20 anos atuando no Brasil, desenvolvendo projetos em restauração florestal, a TNC entende que para escalar a restauração de ecossistemas é necessário atrair e engajar produtores rurais, além de reforçar a mensagem da importância e valor da floresta em pé para que produtores e proprietários se engajem na causa. 

“Hoje, quando fazemos este anúncio de compra quase recorde de sementes nativas de árvores, reforçamos a mensagem da restauração e facilitamos a percepção dos benefícios de soluções como a muvuca. Nosso entendimento é que estratégia de restauração não é efetiva se não for realizada de forma colaborativa. Por isso, atuamos em parceria com diversos atores envolvidos na causa ambiental para desenvolver condições favoráveis para que a agenda da restauração seja possível. É assim que conseguimos promover avanços significativos na mudança de paradigmas e transformar a realidade das nossas florestas”, finaliza.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários