#SigaAntenado: Parabólica digital será distribuída de forma gratuita para população de baixa renda

dezembro 13, 2022


O acesso à TV aberta digital de qualidade e gratuita é um direito de todo o cidadão. Por isso, a população de baixa renda, inscrita em programas sociais do Governo Federal e que possui uma antena parabólica tradicional em funcionamento, terá um importante auxílio para fazer a troca, de forma gratuita, para a nova antena parabólica digital.

Basta entrar em contato com a Siga Antenado — entidade não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para fazer o agendamento da instalação gratuita. É necessário ligar para o 0800 729 2404 ou acessar o site da Siga Antenado e inserir o CPF ou NIS (número de identificação social).

A partir daí, você deve responder a um questionário, cujo objetivo é verificar quem tem direito à instalação. Caso faça parte dos critérios, um técnico irá à sua casa no melhor dia e horário acordado. Lembrando que o kit do novo equipamento da parabólica digital é composto por antena, receptor, cabo, conectores e controle remoto. 

Nesta etapa do processo, o benefício é estendido à população de Belo Horizonte e outros 53 municípios mineiros. Outras regiões, como Juiz de Fora e Uberlândia também já estão recebendo a instalação de antenas. A previsão é que, aproximadamente, 19,2 mil famílias sejam beneficiadas

Desde a liberação do agendamento para instalação da nova parabólica digital, mais de 180 mil pessoas entraram em contato para obter informação e verificar se têm direito ao kit. Confira mais detalhes no vídeo:

O novo equipamento tem a missão de aposentar as antenas parabólicas convencionais, que em breve deixarão de funcionar, devido a entrada da rede 5G. Por isso, elas precisam ser trocadas para que os canais de TV aberta digital continuem entrando nas casas com a mesma qualidade de imagem e som.

De acordo com a Anatel, a mudança é necessária para que essa nova tecnologia possa ser ativada com todo o seu potencial. Como o 5G vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta digital deverá substituir seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku

Sinal de TV

Muitas pessoas que ainda não fizeram a troca para a antena digital, já notaram o apagão de alguns canais ou a dificuldade de sintonia. Para saber como sintonizar a sua TV para uma melhor qualidade de imagem, som e instalação da antena, clique aqui

Ah, se você não se encaixa nas condições para receber a antena parabólica digital de forma gratuita, terá que pagar pelo novo equipamento para não ficar sem o seu sinal de TV aberta

Já existem kits com a nova antena parabólica digital, conversor e cabos disponíveis no mercado. Eles podem ser comprados em lojas de varejo na sua cidade ou através das lojas on-line dos fabricantes. O custo estimado da troca de antena é de R$ 400 a R$ 1 mil, dependendo da região do Brasil.

Gratuidade 

O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”

As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV Paga (por assinatura), mesmo que beneficiárias de programas sociais, não estão enquadradas nas exigências para receber o equipamento e a instalação gratuita. 

Em outubro de 2022, foi iniciada a troca do sinal nas 26 cidades do Brasil com mais de 500 mil habitantes e outras 454 no seu entorno. A entidade prevê que mais de 1,1 milhão de famílias de baixa renda tenham direito ao serviço. Até agora, foram instalados mais de 10 mil kits em todo o Brasil.

“Depois disso, o foco vai ser as cidades com mais de 200 mil habitantes e a região em torno delas – isso até junho de 2023. No próximo ano, até junho de 2024, nós já vamos para as cidades com mais de 100 mil habitantes. Assim esse processo vai se desenvolvendo pro interior do Brasil, até ser concluído em janeiro de 2026, quando acontece a última etapa”, finaliza Leandro.

Rede 5G

Brasília-DF foi a primeira a ativar o 5G. Gradualmente, as demais capitais liberaram o sinal. Mais de 50 milhões de pessoas que vivem nessas cidades poderão ser beneficiadas com a chegada do 5G, o que representa 24% da população brasileira. Conforme o cronograma da Anatel, a limpeza da faixa de 3,5 GHz nessas localidades deve ser feita até janeiro de 2023 para possibilitar ativação do sinal.

A tecnologia permite velocidade de conexão ultrarrápida, até 100 vezes mais veloz do que o 4G, e baixíssima latência, ou seja, curto tempo de resposta entre um comando e a execução da ação. Desse modo, viabiliza inovações digitais em diversos setores, entre eles, comércio, indústria, agronegócio, saúde e educação.

Em tempo

A @sigaantenado é o nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa (EAF), criada por determinação da Anatel. Trata-se de uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal dos canais abertos de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku)

A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz. Além da migração do sinal da parabólica, a Siga Antenado terá de instalar filtros nas antenas para evitar interferências em serviços profissionais de satélite.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários