#Aniversário: Belo Horizonte completa 125 anos e passa enaltecer mais os seus espaços culturais

dezembro 12, 2022

Crédito: Circuito Urbano de Arte (Cura) / Painel feito por Robinho Santana. 

Nesta segunda-feira (12/12) Belo Horizonte comemora 125 anos. Uma das primeiras cidades planejadas do nosso país e que tenta se reinventar a cada ano. É difícil caracterizar a nossa querida Beagá: são muitas em uma só. Mas, uma coisa que tem me chamado a atenção nos últimos tempos, é que a população está se apropriando mais da história da cidade e dos seus espaços culturais.

Perfis no Instagram como @circuitomunicipaldecultura, @belohorizontemg, @oncevai, @pulabh, @culturadoria, @ruasdebh, @vivalagoinha, @ahorizontina, @bhemeupais, @vamosviajareviver, @naestradatur, por exemplo, e tantos outros pelas redes sociais, contribuem e muito para que o belo-horizontino conheça mais a sua cidade, fomentando a cultura, o turismo e a economia local.

Esses perfis fazem um trabalho super importante de levar a programação cultural de BH para mais e mais pessoas, além de enaltecer a nossa mineiridade, mostrando que nem sempre cultura tem a ver com consumo, mas também com informação, solidariedade e empoderamento.

Essas ações que promovem a disseminação de informação de qualidade, fez com que o morador passasse a conhecer mais a sua cidade. Não é muito raro, nos deparamos com grupos de pessoas que moram em BH ou em cidades vizinhas, fazendo passeios específicos por alguns pontos que, nem sempre, entram na rota turística.

Essa nova fase do turismo local me encanta! Em Belo Horizonte, você consegue fazer um passeio com viés histórico, literário, arquitetônico, urbanístico, ecológico, fashion (moda e estilo), socioambiental e, principalmente, culinário.

Ouso dizer que BH possui o melhor circuito gastronômico

É possível encontrar o melhor da comida de boteco, passando pela tradicional culinária mineira aos sabores da comida afetiva e das nossas quitandas (café da manhã e café da tarde) e, sem esquecer, da alta gastronomia, com chefs renomados e que estão fazendo um trabalho diferenciado em suas cozinhas.
Crédito: PBH / Reprodução. 
Nos últimos tempos, em especial, tenho feito muitos passeios por Belo Horizonte! Passeios que são recomendados nos perfis de Instagram que mencionei acima ou, até mesmo, de pessoas que conheceram novos pontos da cidade que nunca tinha me dado conta que existia, e que passei a frequentar.

Por isso, para comemorar os 125 anos de Beagá, fiz uma lista no melhor estilo “BH que BH não conhece” (ou que já conhece, mas que tem muito tempo que não vai) para incentivar que mais e mais pessoas possam (re)descobrir a capital mineira. Parabéns, BH! Acompanhe:

1. Mirante do Mangabeiras

Para quem mora na zona sul, pode parecer uma indicação óbvia. Mas, para quem é de outras regiões da cidade, ir ao Mirante é quase que atravessar toda BH. É muito distante! Por isso, toda vez que vou ao Mirante, valorizo muito estar naquele espaço que possui uma vista MA-RA-VI-LHO-SA. Já fui com o local cheio e com o local completamente vazio. Para mim, é sempre uma oportunidade de meditar e contemplar o nosso “belo horizonte”. Ah, também recomendo ir ao Mirante do Parque das Mangabeiras. Também proporciona uma vista linda da cidade!

2. Cine Santa Tereza

Fica localizado na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. É um cinema antigo que foi completamente revitalizado pela Prefeitura de BH. Toda a programação é gratuita. 
Crédito: PBH / Reprodução. 
Além de contar com uma biblioteca e espaço para a exibição de filmes nacionais e internacionais que, geralmente, não estão no circuito comercial. Outra coisa que me chamou a atenção é a exibição de curtas (e média) metragens de cineastas da Grande BH. Existem várias produções cinematográficas locais que merecem o seu aplauso. Vale a pena conferir!

3. Torresmo

Muita gente fala do queijo mineiro como principal iguaria, mas aqui em Beagá o torresmo de barriga é um dos aperitivos mais queridos! Já comi torresmo em vários lugares da cidade, mas só existem dois lugares que eu recomendo: o torresmo de barriga, servido aos sábados, no Pop Kid (da Rede Redentor), no coração da Praça 7, no centro de BH; e o Rei do Torresmo, no Mercado Central. Aliás, ir ao Mercado, e não comer esse torresmo, é um desperdício…rs. Brincadeiras à parte, o Mercado Central sempre vale a pena fazer um rolê gastronômico.

4. Mercado Novo

De novo, só tem o mesmo nome…rs. É um Mercado antigo na cidade, mas que passou por uma remodelação e se tornou um polo gastronômico muito interessante e diverso. Você encontra bares com cervejas artesanais, sorvete, drinks, sanduíches, pratos afetivos, tira-gosto, vinho, chocolate, massas, enfim… tem muita coisa interessante! É um ótimo lugar para reunir os amigos e jogar conversa fora! Ah, e um detalhe: compre um copo (ou lata) de xeque-mate e saboreie com o petisco de sua preferência. #FicaADica

5. Pampulha

Se você gosta de caminhar, correr, andar de bicicleta ou de patins, o melhor lugar para ir aqui em BH é a orla da Lagoa da Pampulha. Mesmo que você não tenha uma bicicleta, é possível alugar uma em alguns pontos da orla. Lembrando que a Lagoa é enorme, então recomendo passear “pelas bandas” do Parque Ecológico (outro lugar que vale um passeio ou um piquenique) ou do Museu da Pampulha (que, quando aberto, tem ótimas exposições).

6. Nascente

O Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Mas, o que muita gente não sabe, é que nele passa o curso da nascente principal do Ribeirão Arrudas. Isso mesmo, o Arrudas que está sendo tampado em Belo Horizonte para o alargamento da Avenida dos Andradas. Neste link você vê uma expedição pelas nascentes do Arrudas e neste outro link você lê uma matéria sobre a nascente do Parque Burle Marx. 
Crédito: PBH / Reprodução. 
Além disso, infelizmente, o Arrudas é alvo de poluição, pois todo o esgoto da cidade é jogado nele. Revitalizar o Arrudas é um projeto audacioso que precisa ser feito de forma coletiva, uma vez que outros cursos d’água que o alimentam também foram tampados ou poluídos ao longo da construção da cidade. Mas essa é uma outra história que vale um artigo, não é mesmo?


- Bônus track: vale a pena também conhecer a programação cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça 7, e o Circuito Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade. Sempre tem ótimas peças e ou exposições!




E, você: quais dessas dicas culturais você já fez? Conhece outros lugares? Compartilhe suas impressões via comentários aqui ou nas redes sociais. Bora conhecer Beagá?





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários