#Podpah: Podcast se torna um dos mais populares do Brasil e se prepara para se tornar hub de conteúdo

dezembro 28, 2022


Muita coisa mudou para Igão, Mítico e equipe desde 28 de setembro de 2020, data em que foi ao ar o primeiro episódio do @Podpah. O podcast, que se tornou a principal referência deste tipo de conteúdo na internet brasileira, concluiu com sucesso o seu segundo ano de vida e encerra 2022 comemorando números impressionantes que comprovam seu protagonismo.

Com mais de 6 milhões de inscritos no Youtube e uma média de 70 milhões de visualizações por mês, o Podpah conquistou o público com diversidade de convidados e pela conversa fluida. O “casamento” Igão e Mítico não apenas traz diversão à audiência, como também para quem se senta em frente ao microfone. 

Criado durante a pandemia da COVID-19, o podcast surgiu dos Estúdios Flow e depois seguiu seu próprio rumo. A ideia do projeto é similar a outros podcast de sucesso: criar um espaço de liberdade de ideias onde os convidados possam expressar suas opiniões sobre vários assuntos. 

Isso, sem dúvida, é a chave do sucesso: os convidados ficam à vontade para contar as suas histórias de vida e revelam coisas que nunca haviam falado em nenhum outro veículo de comunicação.

Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda, segundo um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE

A pesquisa mostra ainda que 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Com relação às plataformas, o Spotifty lidera com 25% de participação no mercado. O Apple Podcasts fica em segunda posição com 20% e em seguida o Google Podcasts com 16%.

Nova fase

No final deste ano, o canal inaugurou uma nova fase: o Podpah deixou de ser apenas um mesacast para tornar-se um hub de conteúdo com programas e apresentadores diferentes. 

O primeiro deles, foi a estreia do humorista Diego Defante, no programa “Rango Brabo”, que busca misturar receitas simples e bons convidados. Defante foi destaque na Copa do Mundo no Katar como repórter pelo canal do youtuber brasileiro Casimiro Miguel, a Casé TV.

“Embora a gente sonhasse em crescer e acreditasse no nosso trabalho, nunca passou pela nossa cabeça que o Podpah chegaria ao sucesso que é. Sucesso esse que nos permite agora continuar com o podcast, que é nosso carro-chefe, e acrescentar novos programas, novas atrações, com muita gente bacana, sempre com a marca registrada do Podpah, que é a descontração, o entretenimento e a identificação com nosso público”, afirma Mítico.

“Costumamos dizer que ninguém faz nada sozinho. Se estamos hoje aqui produzindo conteúdo, dando um passo à frente, é porque o pessoal nos assiste, nos apoia. Somos muito gratos à nossa equipe e ao público que nos trouxeram até aqui. Seremos agora um canal onde muitas coisas boas e novas vão ser feitas. Estou empolgado com tudo que estamos criando e com tudo que ainda vai acontecer, desde os novos conteúdos até ao novo estúdio”, complementa Igão.

Consagração

E essa naturalidade e identificação das pessoas com os hosts do canal fizeram com que o Podpah conquistasse diversos prêmios ao longo dos dois últimos anos. O último deles, Igão e Mítico foram eleitos pela Bloomberg Linea duas das 500 pessoas mais influentes da América Latina em 2022. O canal também já levou o MTV Miaw, Prêmio F5 (Folha de S.Paulo), Prêmio Contigo!, CCXP Awards e da revista GQ Brasil.  

O mercado publicitário também tem enxergado Igão e Mítico desta forma. Atualmente, o Podpah possui seis patrocínios fixos: Brahma, Chivas, Guaraná Antártica, Itaú, Red Bull e Trybe. 

“Temos uma relação excepcional com nossos patrocinadores. Não só os que estão conosco hoje, como também aqueles que acreditaram em nós durante esses dois anos de Podpah. Ter marcas que são referência em seus respectivos mercados como nossos parceiros, que também são admiradas por nós, é motivo de muito orgulho”, ressalta o CEO do Podpah Victor Assis.

Formatos

Nos últimos dois anos, o Podpah também marcou presença nos principais eventos do Brasil e do mundo, como Carnaval no Rio de Janeiro e São Paulo, Lollapalooza, Festa do Peão de Barretos e Rock in Rio, foram alguns deles. 

No mundo esportivo, o Podpah esteve, entre outros eventos, nas finais da Taça Libertadores e Champions League, além de marcar presença na Copa do Mundo 2022, no Catar.

Desde que o Podpah entrou no ar, o canal também se notabilizou pelas novidades além do estúdio. Nestes dois anos, foram dois episódios de 24 horas seguidas no ar com dezenas de convidados. 

O canal também promoveu programas temáticos, como o Arraiá Podpah, em junho de 2021. Já o Podpah de Verão, realizado em janeiro de 2022, direto da praia de Saquarema, em Alagoas, colocou o Podpah como o primeiro podcast do Brasil a inaugurar a plataforma de vídeo do Spotify no país.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários