#Cultura: Belo Horizonte ganha novo espaço com foco em negócios voltados para arte e artesanato

novembro 24, 2022


A partir do próximo sábado (26/11), a partir das 8h, Belo Horizonte ganha um novo empreendimento com foco em negócios voltados para arte e artesanato: é o Mercado Mineiro de Arte e Artesanato (MMAA), localizado no coração da capital, onde funcionava o antigo Cine México, na av. Oiapoque, nº 202. 

A inauguração vai contar com a presença do Papai Noel e shows com a banda Studio Retrô e o Projeto Weber canta Marrom. “O novo espaço foi planejado para oferecer conforto e segurança aos clientes”, explica Paulo Favaretto, administrador e curador do MMAA que está há 35 anos à frente da Feira Hippie.

Segundo ele, o mercado é composto por 200 unidades de negócio, entre lojas, estandes e quiosques, divididos entre diferentes segmentos como moda, beleza, perfumaria, brinquedos, bijuterias, artesanato e gastronomia. O empreendimento é da empresa BHC, do Grupo Funchal, e a expectativa é que gere cerca de 200 empregos diretos e 300 indiretos.

O centro comercial vai abrigar expositores de feiras como a Hippie, do Mineirinho, da avenida Silva Lobo, do Eldorado, da Economia Solidária, além de lojas de outras cidades e/ou regiões mineiras, como Ouro Preto, Tiradentes e Vale do Jequitinhonha.
“O propósito do MMAA é trazer o melhor das feiras e associações ligadas ao nicho para um empreendimento com estrutura de shopping, funcionando durante toda a semana, fomentando a cultura, o lazer e o comércio local. Com o diferencial da curadoria voltada para produtores independentes e artistas. Sabemos da necessidade de se criar um espaço com essas características para mostrar o valor e a qualidade dos produtos artesanais”, comenta Paulo.

A curadoria se preocupou em “selecionar os expositores que se completem entre seus produtos, gerando uma grande diversidade e ao mesmo tempo uma concorrência sadia e benéfica tanto para os clientes quanto para os expositores”, conta.

O espaço

O prédio, de 3 mil m²de área construída, possui três pavimentos com espaço para 200 lojas, 10 quiosques, área de alimentação, duas varandas panorâmicas, área kids, corredores amplos e bem sinalizados, estacionamento, segurança 24h e acessibilidade com dois elevadores e banheiros adaptados em todos os andares. 

O estacionamento tem vagas para 50 automóveis (fica na Av. do Contorno, 124, também no centro de BH). Tombado pelo Patrimônio Cultural de BH, o edifício foi todo recuperado com o objetivo de manter os traços da sua história e os elementos arquitetônicos da década de 40. 

Benefícios

O MMAA adotou a Praça da Contorno - juntamente com o seu canteiro central na área de trás do prédio, a fim de cuidar e trazer vida novamente para o local. Para isso, vai contar com o apoio de jardineiros contratados por meio do programa da Prefeitura de BH que promove a reinserção de pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho. O Mercado também cuidou da poda de árvores do entorno.  

Ação social 

Junto ao MMAA está sendo criado o Espaço Cultural Mercado Mineiro, um local destinado para que produtores de música, de arte e artesanato possam trabalhar, dar cursos e fazer uma inserção com a sociedade. 

“A nossa ideia é que aqui também funcione com um espaço de fomento para projetos culturais e eventos dessa área. Vamos ter um estúdio para gravação de podcasts, por exemplo; um galpão para shows e festas e nossa programação cultural vai colocar o MMAA nas principais agendas da cidade”, explica Paula Favaretto, diretora do Espaço Cultural MMAA.

Serviço 

Mercado Mineiro de Arte e Artesanato (MMAA)
Local: Av. Oiapoque, 202 - Centro, Belo Horizonte - MG
Funcionamento: a partir de 26/11, às 08h.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários