#VidaNoExterior: Dicas importantes para brasileiros escolherem a moradia certa em Portugal

novembro 25, 2022


Proximidade com o idioma, oportunidade educacional e melhor qualidade de vida. Estes são alguns dos atrativos que fazem de Portugal uma alternativa para brasileiros que decidem ir morar na Europa. Além disso, muitos brasileiros fazem o pedido de cidadania portuguesa por terem parentes em primeiro grau que vieram ao Brasil como imigrantes no século passado ou por resolverem ter moradia fixa no país por um longo tempo.

Um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), publicado em 2021, estima que cerca de 29% dos estrangeiros que vivem em Portugal são brasileiros, sem contar os que estão ilegais. A pesquisa mostra ainda um perfil bastante heterogêneo de brasileiros, sendo a sua grande maioria estudantes de Mestrado e Doutorado, trabalhadores qualificados e, principalmente, aposentados.

Assim como qualquer lugar do mundo, em Portugal também existe preconceito, racismo, machismo e xenofobia. Nas redes sociais, há vários relatos de imigrantes que escutam "piadinhas" sobre os brasileiros, sobretudo com as mulheres. O @brasileirasnaosecalam é um perfil no Instagram criado para dar voz a esses casos de preconceito, sexismo e misoginia. Não é à toa que muitos brasileiros, quando encontram um conterrâneo em Portugal (ou latinos e africanos), acabam formando uma amizade mais próxima e de colaboração mútua.

Mas, por que tocar neste assunto? Porque muitas pessoas romantizam a vida do imigrante. Ao mudar de país, é importante lembrar que, por mais que se tenha uma boa condição financeira, amigos ou até familiares em Portugal, você sempre será visto como estrangeiro/imigrante. SEMPRE. E, por isso, você pode sofrer dificuldade de conseguir um emprego na sua área de formação e, até mesmo, comprar ou alugar um imóvel. Dito isso, após decidir mudar de país, é importante observar um outro ponto: como escolher a moradia certa?

Para Giovani Oliveira, da Oliveira Imóveis, empresa especializada em consultoria para brasileiros que decidem morar em Portugal, o imigrante precisa encontrar um imóvel que condiz com a sua realidade financeira e com o seu objetivo. "Portugal tem regiões que agradam a todos os gostos, uns gostam mais de natureza, outros já preferem o agito da cidade grande. É importante entender a situação atual e o perfil de cada um para pesquisar a moradia que mais se adequa, afinal nossa casa é o lugar de descanso e nosso cantinho para espairecer", explica.

É importante levar em conta um detalhe: Portugal é muito menor que o Brasil e, por isso, muito brasileiros já sentem a diferença na mudança. A população inteira de Portugal hoje está em pouco mais de 10 milhões, número este menor que a população da cidade de São Paulo, que gira em torno de 12 milhões.

Giovani alerta ainda que antes mesmo de iniciar a mudança, o imigrante precisa já escolher a região que mais te agrada e o tipo de moradia que vai atender suas demandas. Para isso, uma consultoria ajuda muito a tirar as principais dúvidas deste início. Mas como escolher o lugar para morar? Listamos aqui algumas dicas para ajudar nessa escolha, respeitando o estilo de vida de cada um. Confira:

Baladeiros

Para os solteiros, que gostam do agito da cidade grande Lisboa é uma das melhores opções. Como toda capital, a cidade reúne gastronomia, turismo e baladas. Mas os mais agitados também gastam mais. Lisboa é a cidade com o custo de vida mais caro do país.

Universitários

Lisboa, Porto, Coimbra, Avero, Braga possuem ótimas universidades, sendo a de Braga uma das melhores do país.

Famílias com crianças 

Braga é a queridinha dos brasileiros. O clima do interior tem atraído os que preferem a calmaria com a família e principalmente para cuidarem das crianças com mais qualidade de vida.

Menor custo de vida

Guarda, Castelo Branco e Covilhã são regiões mais frias mas com o custo de vida mais baixo. Lá é possível ter uma boa qualidade de vida e, principalmente, gastar menos.

Trabalhadores

Já para os que pretendem ir para trabalhar, cada região tem suas peculiaridades e áreas de atuação. Viando Castelo abriga a indústria naval, metalúrgica e solda. Setúbal possui as montadoras automotivas e Braga a indústria têxtil. Já para os que são da área de hotelaria e gastronomia, Algarve é mais procurado na primavera e no verão, mas as outras cidades também possuem roteiros turísticos que também podem ser explorados.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários