#ConsciênciaNegra: YouTube Shorts faz homenagem ao jogador de futebol Arthur Friedenreich, o Tigre

novembro 21, 2022

O rapper Djonga estrela a campanha em homenagem à Tigre. Foto: Divulgação.

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o YouTube Shorts resgata a história do jogador de futebol Arthur Friedenreich, conhecido como o Tigre. Ele foi um grande futebolista brasileiro que, em 1921, não pôde participar da equipe brasileira por ser negro

Além de criar uma camisa especial comemorativa para ressaltar a importância do Tigre para o mundo do futebol, o YouTube Shorts promoveu também uma série de conteúdos para contar a história do ídolo e um manifesto que destaca a influência da trajetória desse atleta na construção da luta contra o racismo no Brasil. 

Em 1921, às vésperas da disputa do torneio sul-americano que foi realizada na Argentina, o presidente do Brasil à época, Epitácio Pessoa, determinou que apenas atletas brancos fossem convocados para a equipe brasileira, a fim de "preservar a reputação do país no exterior"

Por conta dessa determinação, Arthur Friedenreich, o maior jogador brasileiro no período, foi impedido de compor o time para representar o Brasil, que perdeu a competição naquele ano. Abaixo, assista ao vídeo da campanha:

Ao todo, Tigre marcou 595 gols em 650 jogos em sua carreira, atingindo uma média de gols maior que o próprio Pelé. Além do rapper Djonga, nomes importantes como Iza, Mc Soffia, Fioti, Tasha e Tracie, Luane Dias, Léo Bronks e Jean Paulo, entre outros, também vestem a camisa do Tigre para espalhar a mensagem.   

Djonga, importante voz na luta antirracista, é o responsável por contar a história do Tigre no vídeo manifesto que foi produzido pelo YouTube Shorts. "O objetivo do material é, além de trazer luz à história desse grande ídolo do esporte, ressaltar a importância do Mês da Consciência Negra, para que a data não seja ofuscada pelo início do maior evento do ano", afirma Samanta Yokota, Gerente de Marketing do YouTube Brasil. 

Para encerrar a homenagem em grande estilo, o YouTube Shorts fará uma exposição celebrando Arthur Friedenreich a partir do dia 25 de novembro, no Museu do Futebol, em São Paulo. Além de painéis expondo sua história de vida, camisas utilizadas pelo craque e um espaço interativo onde será possível assistir ao vídeo manifesto. 

A exibição contará com uma réplica customizada pelo artista Massai da taça da Copa América em que o Tigre foi impedido de participar. O YouTube Shorts também irá garantir dez ônibus para levar cerca de 400 crianças de instituições sem fins lucrativos para conhecer a exposição do Tigre e o Museu.   

“Arthur Friedenreich foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e sua história tem um significado enorme, já que marcou a luta contra o racismo e legado esportivo do país. Com esta campanha, salientamos a necessidade de fazer este tipo de retratação histórica, destacando O Tigre como um símbolo de todas as pessoas que ainda lutam contra injustiças sociais”, diz Samanta Yokota. 

“O YouTube permite que as pessoas contem suas histórias e as mostrem para todo o mundo. O que estamos fazendo com esse projeto é aproveitar essa potência da plataforma para relembrar a história desse jogador que foi colocado à margem dos holofotes e trazê-la com destaque para a discussão sobre justiça racial”, conclui.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários