#NovasMídias: Lula vai ao Podpah, quebra recordes na internet e mostra a força do Podcast entre os jovens

dezembro 03, 2021


Um dos assuntos mais comentados esta semana nas redes sociais foi a participação do ex-presidente Lula no Podpah, um dos podcasts de maior audiência do Brasil com mais de 4,40 milhões de inscritos. Apresentado por Igão e Mítico, o Podpah tem batido recordes de visualizações no Youtube e no Spotify, principalmente entre o público jovem e periférico. 

Portanto, se você acompanha as tendências da internet e ainda não escutou um podcast, provavelmente vive em outro planeta. Sem sombra de dúvida, 2021 foi o ano desta nova mídia que, se pararmos para pensar não é tão nova assim.

O podcast foi criado em 2004 pelo ex-VJ da MTV dos Estados Unidos, Adam Curry. Ele criou o primeiro agregador de podcasts, pensado inicialmente para blogs no formato de RSS que postavam posts com áudio. Porém, o sucesso desse tipo de conteúdo foi tão grande que, rapidamente foram se espalhando pelas plataformas digitais. A palavra podcast é junção de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast (radiodifusão).

De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil podcasts no país. Ou seja, cerca de 40% da população que usa internet no Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros já ouviu um podcast. Portanto, segundo o site #Trendings, "há bastante espaço para que esse conteúdo qualificado e diversificado, cresça ainda mais nos próximos anos, sobretudo no Spotify e no Youtube, plataformas de grande alcance do público".

Podpah

Igão e Mítico, apresentadores do Podpah têm um carisma fora do comum. Eles falam a mesma linguagem dos jovens de periferia e não tem a pretensão de fazer entrevistas cabeçudas: querem apenas conversar com os convidados, trazendo pessoas que possam acrescentar algo de valor ou que possam ser engraçadas, sem ser pedante ou “cagando regra”. 

O programa nos dá uma sensação de uma roda de conversa entre amigos, utilizando gírias ou linguagens típica da periferia paulistana. É importante lembrar que Igão e Mítico já trabalhavam como youtubers, além de terem entrada no mundo do rap, hip hop e trap, ritmos que fazem sucesso entre a molecada. Para entender um pouco mais sobre a história deles e de como surgiu o Podpah, clique aqui. Abaixo, assista um documentário sobre o sucesso do podcast:
 

Renovação

Quando o ex-presidente Lula vai ao Podpah, um podcast que é ao vivo no Youtube e tem uma audiência jovem e periférica, ele está dando um sinal de mudança, de renovação de público. Dificilmente, Lula teria a abertura para falar de amenidades e de coisas sérias ao mesmo tempo em um programa da mídia tradicional, por exemplo, que usa uma linguagem que não conecta com a população mais humilde.

Quando Igão e Mítico conversam com Lula, ao vivo, no podcast, é uma forma do público jovem conhecer um pouco mais de política. E para o Lula é uma forma de atingir uma audiência que, até então, nunca conseguiu entender o que ele tinha para falar.

Não é de hoje que a esquerda é criticada por não conseguir falar com os mais jovens, principalmente com a periferia. No podcast, o próprio ex-presidente reconhece isso. Em algum momento da nossa história recente, o discurso da esquerda parou em uma parte da classe média e da elite, sobretudo nas universidades e não conseguiu dialogar com os mais pobres e com a periferia. E isso abriu um espaço enorme para que a direita ultraconservadora pudesse se alinhar a ideologia pentecostal e, com isso, atingir os corações e as mentes de uma parte do povo.

É inegável que a população mais pobre, principalmente, usufruiu das políticas sociais e do milagre econômico do governo Lula que levou a classe C à ascensão no Brasil, entre 2010 e 2012. Uma parte do público que tem acesso à informação e a educação reconhece esses avanços. Mas, a parte mais pobre, nunca foi atingida por esse discurso e não consegue ligar política à inclusão social, apenas a falcatrua e roubalheira.
 
Essa parte da população, infelizmente, precisou viver o Governo Bolsonaro para “cair a ficha”! É inegável do quanto o preço dos alimentos, da gasolina e da perda de diversos direitos trabalhistas destruiu o poder aquisitivo do brasileiro. Fora a perda de várias políticas sociais que são acusadas de serem assistencialistas, quando na verdade são de justiça social e distribuição de renda

Sejamos sinceros: pessoas que não passam por fome, que tem a possibilidade de uma educação pública de qualidade e assistência a saúde tem muito mais chance de crescimento social. E, por incrível que pareça, existe uma elite no Brasil que não quer ver esse tipo de equidade ou qualquer tipo de inclusão. 

Por isso, o bate-papo do Lula no Podpah foi tão importante: foi apresentado para o público que as decisões de um parlamentar ou de um presidente podem sim interferir na sua vida e na forma como você ou os seus pais "vão ganhar o pão de cada dia". Precisamos eleger políticos que tem compromisso com o povo, com os mais pobres e, principalmente, com o trabalhador!

Audiência

O Podpah bateu recorde de visualizações simultâneas do canal nesta quinta-feira (02/12), no episódio que recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa com Lula chegou a registrar, às 20h26, pico de 292.325 visualizações ao vivo, sendo a maior audiência da história do canal.

O episódio de Lula no Podpah já está em alta no Youtube entre os 20 com mais visualizações. Até às 9h30 desta sexta-feira (03/12), 3,4 milhões de pessoas já haviam assistido a entrevista. Essa foi também a maior audiência de um podcast brasileiro no Youtube

O maior pico registrado na plataforma por um canal do país até então havia sido do canal Podcats, com 290 mil acessos simultâneos. O bate-papo entre Igão e Mítico com o ex-presidente Lula teve duração de duas horas e meia e abordou diversos assuntos, tais como futebol, política, inclusão social, família e a candidatura dele ao Planalto em 2022. Abaixo, confira o bate-papo com o ex-presidente Lula:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários