#Novelei: TV Globo e YouTube se unem em projeto para comemorar os 70 anos das novelas
dezembro 06, 2021Como seria o Brasil se as novelas nunca tivessem existido? O que mudaria na sociedade? E se um pequeno grupo de influenciadores digitais e talentos do humor e da teledramaturgia fossem responsáveis por refazer algumas das obras mais emblemáticas da TV? É neste curioso e bem-humorado universo paralelo que o público poderá conferir o "Novelei", primeiro projeto envolvendo TV Globo e YouTube, e que abre caminho para novos formatos e parcerias entre as marcas.
Com criação e produção do Entretenimento da Globo, a série tem o selo YouTube Originals, frente da plataforma que investe em conteúdos originais e destaca criadores e parceiros em produções criativas e inéditas, e conta com direção de Felipe Joffly e roteiro assinado por Bia Braune. As gravações começaram em novembro e vão até final de dezembro nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.
Idealizada pela ViU Hub, unidade digital de social media da TV Globo, a série ganha o selo YouTube Originals e ficará disponível no ecossistema Globo na plataforma. "É um projeto inovador em todos os sentidos. Primeiro, pela parceria de duas empresas muito relevantes em seus mercados de atuação, que estão lado a lado para presentear o público e homenagear um dos símbolos mais tradicionais da cultura brasileira: as novelas. Segundo, pela linguagem autêntica que traz a essência do conteúdo digital e promove o encontro de grandes nomes da dramaturgia com produtores de conteúdo digital. E, ainda, pelo grande potencial comercial do projeto, que é capaz de atingir diversos segmentos de público", comenta Vanessa Oliveira, diretora da ViU Hub.
"A Globo fez com que a dramaturgia brasileira se tornasse um produto ímpar em qualidade de produção e valor afetivo para seus espectadores. Este projeto faz história pois permite que os criadores de conteúdo do YouTube possam participar de um formato tão querido pelos brasileiros, unindo o melhor das novelas e dos novos formatos digitais, em um projeto exclusivo YouTube Originals. É um prazer firmar essa parceria com o Grupo Globo e combinar nossas expertises em uma produção tão divertida e que tocará diferentes gerações de brasileiros. Estamos muito animados", diz Phillipe Carrasco, Gerente de Parcerias de Conteúdo do YouTube.
Com pegada de remakes cômico-dramáticos de novelas, "Novelei" contará com nove episódios, que serão disponibilizados semanalmente, e trarão no elenco nomes consagrados da TV, como Tony Ramos, Cláudia Raia, Susana Vieira, Cauã Reymond e Paulo Vieira, e mais um time de peso de youtubers e influenciadores entre eles, Whindersson Nunes, Diva Depressão, Thalita Meneghim (Canal Depois Das 11), Kéfera, Babu Carreira, Gusta Stockler, Phellyx, Evandro Rodrigues e Livia La Gatto.
Juntos, eles terão a missão de recriar com muito humor, no melhor estilo "suecar", novelas como "Avenida Brasil", "Senhora do Destino", "O Cravo e a Rosa", "Laços de Família", "Vamp", "Torre de Babel", "Mulheres de Areia", "O Clone" e "Vale Tudo". Tudo para recuperar e eternizar o histórico do gênero que em dezembro completa 70 anos no país.
Especial
O especial "70 anos Esta Noite", da TV Globo, vai relembrar momentos inesquecíveis, vilanias e finais felizes que marcaram a história da televisão brasileira. Com roteiro de Bia Braune e Celso Taddei, supervisão de texto de George Moura e direção geral de Henrique Sauer, o especial faz uma viagem através da memória, relembrando as histórias e personagens que nos marcam há tantos anos.
A atração será exibida no dia 21 de dezembro, logo após a novela das 9, "Um Lugar ao Sol", na TV Globo, e no dia seguinte, 22 de dezembro, no canal Viva, às 18h30. Também no dia 21, Tati Machado traz curiosidades sobre as novelas em pílulas curtas e temáticas do site Gshow, que prometem alegrar os noveleiros de plantão e esquentar a programação ao longo do dia.
Já no Globoplay, quem não perde uma novela irá descobrir uma nova forma de consumir esse formato consagrado da teledramaturgia nacional: maratonando seus títulos preferidos quando e onde quiserem. Para comemorar os 70 anos, a plataforma de streaming irá trazer títulos que marcaram época, tais como: Tieta, Vale Tudo, Fera Radical, Laços de Família, Avenida Brasil, entre outras.
Ainda em dezembro, o Globoplay irá fazer uma homenagem a um dos maiores nomes da teledramaturgia, o autor Gilberto Braga, falecido em outubro deste ano. A plataforma lança o documentário original "Gilberto Braga – Meu Nome é Novela", que revisita a obra do roteirista e relembra os projetos e personagens mais marcantes. Imagens de arquivo das novelas se misturam com entrevistas concedidas pelo próprio escritor, que narra passagens emblemáticas da sua história.
Multiplataforma
Tendo como fio condutor o conceito "Contar uma história", os canais TV Globo e VIVA e o Globoplay exibem campanhas que homenageiam os 70 anos de novelas no Brasil. Sob o mote "Posso te contar uma história?", a emissora veicula, no intervalo de sua programação, um emocionante filme revivendo os melhores momentos das telenovelas brasileiras.
Mexendo com a memória afetiva do público, o canal VIVA apresenta a frase "Posso te contar uma história inesquecível?", que vai mostrar como o canal tem um jeito diferente de contar essas narrativas adoradas pelo público, nesse encontro entre passado, presente e futuro, misturando imagens marcantes do acervo de novelas antigas com a linguagem da internet.
"Posso dar play numa história?" será o tema da campanha do Globoplay, também veiculada no intervalo da programação da TV Globo, que vai mostrar que a forma como as pessoas consomem novela muda, mas não muda a emoção que ela transmite. Os filmetes também podem ser conferidos nas redes sociais dos canais.
Já o site Gshow vai pontuar a sua homenagem às histórias que emocionam o público há sete décadas, inserindo o selo de 70 anos de novelas em seus conteúdos. Abaixo, confira o vídeo "Posso te contar uma história?":
Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
Jornalista
0 comentários