#Futebol: Atlético-MG conquista o bicampeonato brasileiro após 50 anos de jejum da última vitória

dezembro 02, 2021


E o Galo? O Galo ganhou! A frase, que virou uma espécie de meme entre a torcida do Atlético-MG, também marca uma nova era no time alvinegro: após 50 anos, o Galo conquista o bicampeonato brasileiro. A última vez que equipe levantou a taça foi em 20 de dezembro de 1971. 

Agora, a estrela que reinava sozinha em cima do escudo preto e branco vai ganhar companhia e deixar a torcida ainda mais orgulhosa. Em ótima fase, o clube já havia conquistado o Campeonato Mineiro no início do ano, a semifinal da Copa Libertadores e chegou na final da Copa do Brasil, que será disputada nos dias 12 e 15 de dezembro contra o Athlético-PR.
Após vencer o Bahia de virada por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), na noite desta quinta-feira (02/12), o Atlético-MG chegou a 81 pontos e se consagrou campeão na 32ª rodada da série A do Brasileirão, mesmo sem completar as 38 rodadas

Isso acontece porque os outros adversários, que irão disputar mais jogos, não vão conquistar a mesma pontuação, uma vez que esse campeonato é de pontos corridos. Mesmo tendo dois jogos pela frente contra o Bragantino e o Grêmio, o Galo já é campeão pelo somatório de pontos na tabela de classificação.

Do ponto de vista financeiro, a taça do Brasileirão garantiu mais R$ 33 milhões aos cofres alvinegros. O ano também foi rentável no que diz respeito à bilheteria. Apesar dos portões terem sido abertos apenas no 2º semestre de 2021, em função da pandemia da COVID-19, o clube ultrapassou R$ 20 milhões de renda líquida, mesmo com dois jogos para fazer no Mineirão

O Jogo

O grito de “É campeão!” já estava entalado na garganta do torcedor desde a última terça-feira (29/11), quando o Flamengo jogou contra o Ceará e venceu. Se isso não tivesse acontecido, o Atlético-MG já teria se consagrado campeão. Os torcedores tiveram que esperar a partida contra o Bahia. Foi aí que a emoção tomou conta de todo o jogo, numa virada histórica, ao segundo tempo

O Bahia abriu 2 a 0, com gols de Gilberto e Luiz Otávio, mas o Atlético-MG conseguiu a virada em apenas cinco minutos. Hulk iniciou a reação aos 27, com um gol de pênalti. E Keno, duas vezes, aos 28 e aos 32 minutos. Foi quebrado um tabu de nove jogos sem vitória contra o tricolor baiano. A última vitória mineira lá foi em 2003 e, desde então, foram dois do tricolor baiano e sete empates.
 

Com o sucesso do meme "O Galo Ganhou!", a TV Galo produziu um clipe comemorativo. Abaixo, assista ao vídeo:

Polêmica

Horas antes da partida entre Atlético-MG e o Bahia, uma polêmica tomou conta das redes sociais. É que um vídeo postado no Instagram da @Anitta mostra o cachorro dela, o @pliniotheboss, uivando emocionado assim que a cantora abriu a porta para entrar em casa. 

Muitos torcedores acreditaram que o cãozinho estava entonando “O Galo ganhou!”. Isso foi o bastante para o vídeo virar uma febre nas redes sociais, gerando vários comentários. Inclusive, muitos internautas passaram acreditar que o mascote deu sorte para o Galo. Será que o Plínio vai se tornar atleticano?

Audiência

Na TV aberta, a partida foi transmitida com exclusividade pela TV Globo Minas. Às 20h10, quando o Atlético-MG já havia se tornado campeão, a emissora chegou a marcar 52,8 pontos de audiência. Um feito e tanto, se pararmos para pensar que a média de televisores ligados tem caído nos últimos anos. Com todo esse sucesso, a Globo Minas não exibiu as novelas das 6 e das 7 (“Nos Tempos do Imperador” e “Quanto Mais Vida Melhor”), e optou por colocar o MG2, telejornal local, no intervalo da partida, só que com uma duração mais reduzida.

Em seguida, o Jornal Nacional também repercutiu a vitória do Galo e a emissora optou por entrar ao vivo, durante toda a programação, com flashs jornalísticos, no intervalo do telejornal e da novela das 9 (“Um Lugar Ao Sol”). Também vale destacar a excelente cobertura da Rádio Itatiaia e do Jornal O Tempo que, brilhantemente, utilizaram as redes sociais e o Youtube para informar o torcedor no pós-jogo.

No dia seguinte a vitória, o jornalista e apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro, mostrou ao vivo na TV o quanto é forte o seu amor pelo Galo. Confira:

Festa

Um clima de “Copa do Mundo” invadiu as ruas de Belo Horizonte (MG). Torcedores foram para a sede do Galo, no bairro de Lourdes, comemorar a vitória. A Praça 7 também ficou abarrotada de gente, principalmente com a promessa de que um trio elétrico, comandado pelo cantor baiano @BellMarques, ia garantir a festa noite à dentro. Além disso, muitos torcedores ficaram esperando os jogadores do Galo voltarem de Salvador, pois eles iriam participar do trio e andar no carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do centro.
Apesar de toda catarse em relação à vitória do Galo, a pandemia da COVID-19 não acabou e as medidas protetivas de uso de máscara e distanciamento social foram completamente ignoradas. Além disso, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o time não pediu licenciamento para fazer um evento na rua e recebeu uma multa pelo ato. Porém, a administração municipal não esclareceu qual era o motivo da multa: aglomeração ou a falta de autorização. A assessoria do clube também não quis comentar o assunto.

Mais Festa

O DJ português Pete Tha Zouk comandará a festa do título do Atlético-MG, neste domingo (05/12), no Mineirão, em Belo Horizonte. Os portões do estádio abrem às 13h. O DJ é um dos mais consagrados da Europa na atualidade, e vai comandar a festa para a Massa Atleticana, das 14h às 15h30, dentro do estádio.

Além da apresentação do DJ internacional, haverá um mosaico especial, show pirotécnico, distribuição de estrelas amarelas no intervalo, homenagem a atleticanos ausentes e também a ex-atletas dos times de 1971, 1977, 1980, 1985 e 1999, que entrarão em campo com os jogadores, entre outras ações.

Na homenagem aos atleticanos ausentes será exibido um vídeo no telão - momento em que os torcedores poderão levantar a foto de pessoas homenageadas. Segundo os organizadores, a presença dos ex-jogadores é para que o clube divida com eles essa conquista e lembre os anos em que o Galo não ganhou títulos do Brasileirão.



Fotos: Pedro Souza / Atlético-MG / Reprodução.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários