#Storytelling: De que maneira é possível construir narrativas que conectam o público ao produto final?

maio 23, 2021


Quem não gosta de uma boa história? Histórias conectam pessoas. Faz com que o público crie identificação. Dentro do #MarketingDeConteúdo, um conceito tem ganhado cada vez mais espaço nas produções, o chamado #Storytelling. Trata-se da arte de contar histórias relevantes que fiquem gravadas na memória do público de maneira útil, criativa ou afetiva. 

Do ponto de vista técnico, essa ferramenta vai muito além de juntar palavras em sequências e montar uma narrativa, pois é preciso bastante pesquisa para poder trabalhar uma mensagem persuasiva e, ao mesmo tempo, emocional, de modo que as pessoas se sintam conectadas à narrativa e ao seu comando de ação, também conhecido como Call To Action (CTA)

#Storytelling pode ser trabalhado em textos de blog, galeria de imagens, playlist de músicas, peças publicitárias, vídeos, podcasts, posts nas redes sociais, etc. Enfim, as opções são infinitas, tanto no ambiente on-line, quanto no off-line. Porém, para se trabalhar bem essa estratégia, é necessário criar um plano de ação e estudar tanto produto, quanto os clientes.

“É preciso que o empreendedor saiba quem são as suas personas, assim a mensagem pode ser bem direcionada. Um bom exemplo que posso citar são os escritores, por que eles fazem sucesso com o público adolescente? Porque eles buscam referências no universo jovem e trabalham narrativas em cima da realidade deles. Assim se cria uma aproximação e fidelização”, explica a especialista em marketing digital, Jennifer de Paula.

“Com essa aproximação, consequentemente, nem é preciso convencê-los a comprar os demais produtos da sua marca, como: bonés, mochilas, brinquedos, canecas personalizadas, dentre outros”, acrescentou Jennifer de Paula.

Atualmente, empresas utilizam o storytelling para expressar seus valores, ideias e construir a identidade de sua marca. “Uma história bem contada pode gerar conexões profundas, conseguindo atingir o lado emocional das pessoas. Em um mercado onde a concorrência é cada vez mais acirrada, conversar de perto com o cliente pode ser um diferencial”, finalizou. A seguir, Jennifer ensina o passo a passo para montar um bom Storytellyng para sua marca:

1) Crie um personagem (ou dê espaço para um real) que o seu público alvo possa se identificar.

2) Crie a história: busque referências no cotidiano do seu público para elaborar uma trama que surpreenda, coloque o personagem em uma situação de risco que gere ansiedade do espectador.

3) Surpreenda: dê mecanismos para que o público possa conhecer mais a história, de maneira multiplataforma, onde cada ponto complementa o outro.

4) Clímax: elabore uma solução que inverta o curso da narrativa favoravelmente ao personagem central e que desperte a sensação de otimismo quanto ao futuro. Aqui deve estar a mensagem.

5) Conclusão: finaliza a história com gatilhos mentais que estimulem o espectador a adotar ações positivas ao seu bem-estar físico e emocional.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários