#NovoNormal: Pandemia obriga TV a investir em reprises de novelas em todas as suas faixas

março 02, 2021


Neste mês de março, completa um ano que a TV aberta brasileira está sem exibir novelas inéditas no horário nobre devido ao Novo Coronavírus. Há mais de cinco décadas, desde que a telenovela passou a ser o principal programa da grade da TV, é a primeira vez que o telespectador se viu sem uma trama inédita para chamar de sua, para descansar no final do dia e relaxar. Ficar sem novelas inéditas abriu caminho para que a TV Globo investisse em reprises em todas as suas faixas de teledramaturgia diária, algo que nunca tinha acontecido. 

No principal horário das 21h, depois do Jornal Nacional, na TV Globo, tivemos a reprise de “Fina Estampa” (2011) e a “A Força do Querer” (2017). As escolhas desagradaram boa parte do público que esperavam outros sucessos do horário. Com diálogos repletos de preconceitos, a história de Aguinaldo Silva foi considerada um sucesso na época que passou, mas só mostrou ao público que algumas coisas não funcionam mais. Já a novela de Glória Perez é recente e ainda está fresca na memória afetiva do público, e não repercutiu como o esperado. 

Nas rede sociais, o público queria ver outras histórias. Mas o fato é que desde “Avenida Brasil”, “Império” e “Amor à Vida”, a TV Globo não tem muitos títulos de sucesso que mereceriam uma reprise. No Twitter, uma parcela do público mais ousada, chegou a sugerir a repise de novelas das 23h, como “Verdades Secretas”, “O Astro” ou “O Rebu”, às 21h, mas a Globo ignorou esses pedidos. 

Já às 19h houve o acerto da reprise de “Totalmente Demais”, porém teve a escolha equivocada de “Haja Coração” para suceder. Já em “Malhação”, a reprise das temporadas “Viva a Diferença” e “Sonhos” tem agradado o público juvenil. Inclusive, a primeira serviu de trampolim para divulgar a série inédita “As Five”, no Globoplay.

Somente agora, um ano depois, a Globo resolveu ouvir o público e topou reprisar “A Vida da Gente”, sucesso de Lícia Manzo, na faixa das 18h, enquanto não pode retomar as gravações de “Nos Tempos do Imperador”, novela que seria uma espécie de continuação de “Novo Mundo” que, curiosamente, foi reprisada no início da pandemia, mesmo quando o público pedia para ser “Além do Tempo”, uma das novelas mais assistidas do Globoplay. Foi enfiado goela abaixo do público a reprise da insossa “Flor do Caribe”, cuja a repercussão foi nula.

Retomada

Com o final da reprise de “A Força do Querer”, o público já começa a acompanhar as chamadas do relançamento de “Amor de Mãe”, da faixa das 21h, na TV Globo, que foi interrompida quando começou a pandemia. Os vídeos emocionam não só pela história que precisa acabar de ser contada, mas principalmente por mostrar os atores, diretores e profissionais da técnica em cena, em meio a diversos protocolos de segurança, sem poder se encostar, abraçar ou beijar.
 
Eles tiram a máscara apenas quando o diretor grita ação. Em alguns momentos, um acrílico transparente está no meio de dois atores em cena. Pode parecer algo simples, mas chega a cair uma lágrima nos olhos. A pandemia mudou tudo para todos. E, por mais que a vacina seja uma realidade, ainda estamos longe do final de tudo isso. Até o mundo da teledramaturgia teve que se adaptar ao Novo Normal. Abaixo, assista o vídeo da volta das gravações de "Amor de Mãe":





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários